• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Ah mas devem estar de sacanagem comigo.
Sou o único que acha esse livro uma porcaria de 5 estrelas?
Tô lendo por obrigação do vestibular.
Odeio esse livro só pelo fato de existir milhares de palavras que eu nunca ouvi falar e nunca vão falar, aí tenho que estar com o dicionário sempre que vou ler este maldito livro.
Caraco, levei para ler no ônibus (sem dicionário), aí aparece um capítulo intitulado "O vergalho".
Mas que catzo?!Ignoro a palavra, depois vem um tal de "tarmelão".
MAS QUE P*@#¨&*!"¨!!!!
O problema não é eu não saber as palavras, o problema é ter de procurar toda hora uma palavra nova.Isso tonar muito lenta a leitura.
E pior que eu não consigo deixar passar uma palavra sem dar uma olhadinha no dicionário, anoto todas e já tenho 3 páginas frente e verso com as palavras e seus significados.

Um dos papéis da leitura é justamente aumentar o vocabulário, além de te ajudar a escrever melhor e aumentar a cultura de uma maneira geral. Esse livro não é complicado não...tente ler, por exemplo, O Ateneu, de Raul Pompéia, e verás o que é um livro complicado e chato de se ler... :twisted:

No entanto, leia, leia muito, só assim poderá "evoluir" e ler livros mais elaborados... :wink:
 
Sméagol disse:
Um dos papéis da leitura é justamente aumentar o vocabulário, além de te ajudar a escrever melhor e aumentar a cultura de uma maneira geral. Esse livro não é complicado não...tente ler, por exemplo, O Ateneu, de Raul Pompéia, e verás o que é um livro complicado e chato de se ler... :twisted:

No entanto, leia, leia muito, só assim poderá "evoluir" e ler livros mais elaborados... :wink:

Pois gostaria de experimentar um vergalho?
Machado de Assis é um néscio em sobejo. :twisted:
 
Se você realmente achou que "Memórias" tem um vocábulário difícil, nem chege perto de "Sagarana" ou "Primeiras Estórias" (Guimarães Rosa). Puro neologismo.
 
Se você realmente achou que "Memórias" tem um vocábulário difícil, nem chege perto de "Sagarana" ou "Primeiras Estórias" (Guimarães Rosa). Puro neologismo.

Realmente, Guimarães Rosa é complicadíssimo. Li apenas Miguilim e Manuelzão, porém Grande Sertão Veredas é de altíssimo nível, muito difícil de se ler...
 
Sméagol disse:
Se você realmente achou que "Memórias" tem um vocábulário difícil, nem chege perto de "Sagarana" ou "Primeiras Estórias" (Guimarães Rosa). Puro neologismo.

Realmente, Guimarães Rosa é complicadíssimo. Li apenas Miguilim e Manuelzão, porém Grande Sertão Veredas é de altíssimo nível, muito difícil de se ler...

Estou enfrentando Sagarana agora, realmente mais difícil que o Memórias Póstumas... apesar das análises psicológicas, do Machado.
Lembro que fiquei bem confusa com o Humanitismo, teoria do Quincas, tive que reler a passagem umas três vezes!
 
Olha, eu compreendo a dificuldade que as pessoas têm com esses livros cheios de hapax legomena, como os do Guimarães Rosa. Mas não é o caso do Machado. A leitura é leve, e os termos não são tão complicados assim, ao ponto de criarem dificuldade para ler.

No mais, vale o que disse o Sméagol: "Um dos papéis da leitura é justamente aumentar o vocabulário".
 
Esse é um dos livros que mais gosto... daquele tipo que te induz a pensar em várias coisas fora do contexto do próprio do livro. Um dos raros do vestibular que eu realmente gostei de ter lido :P
 
Machado de Assis. :grinlove:

Memórias Póstumas é fantástico, sem dúvida um dos melhores livros que já li.
O que me impressiona mesmo é a forma fria e irônica que Brás Cubas expõe sua visão sobre os comportamentos humanos, por meio de "teorias". Uma das mais cruéis e uma das minhas favoritas é a teoria das botas apertados, segundo a qual o bom de calçar as tais botas é justamente o alívio que se sente ao descalçá-las.

A da borboleta preta, que a Nerwen citou lá atrás, eu também gosto bastante.

Ana Lovejoy disse:
Se fosse narrada em primeira pessoa, com o narrador ainda vivo, também não teria nada de diferente. O grande charme de "Memórias Póstumas...", bem como o que faz desse livro algo tão especial, é o fato de que o narrador está morto.
De fato, porque a vida de Brás Cubas não tem graça alguma e ele é uma pessoa chata, prepotente e arrogante.
O livro é mesmo um tesouro por causa da análise que Brás Cubas faz de sua vida e das pessoas que dela fizeram parte.

Ah, e o humor negro dele é simplesmente maravilhoso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo