• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

A Frase do Anel está escrita na Língua Negra de Mordor. Você não pode usar o MTP (Modo Tengwar Português) para escrever essas palavras.
O que você pode fazer é escrever em MTP a frase em português mesmo:
"Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão de aprisioná-los"
 
Tpo, me enganei! Achei q os caracteres escrito no anel seriam em Tengwar, mas em lingua negra, q seria a mesma coisa mas com pequenas diferenças!
Então esse MTP não serviria pra mim nesse caso!

Queria saber se existe alguma maneira de transcrever um nome, ou uma pequena frase nessa lingua negra??? Com os caracteres dela!

Pq acho q ficaria legal uma tatuagem com akeles caracteres no braço! =PP

E tpo, não quero o q tem escrito no anel, queria meu nome ou uma frase de efeito bolada por mim!

Obrigado pela resposta!
 
Eu vejo dois grandes problemas nisso:
1) Nosso vocabulário de língua negra conhecido não admite muita flexibilidade na formação das palavras.
2) Daqui a vinte anos você vai olhar para o seu braço e vai saber que provavelmente a inscrição vai estar errada, e em uma língua que até o próprio Tolkien odiava.

Para resolver isso, eu teria duas dicas:
1) Escolha uma outra língua tolkieniana, como Quenya ou Sindarin, que Tolkien realmente gostava e te daria talvez uma sensação bem melhor daqui a vinte anos.
2) Não faça nada muito elaborado. Procure não entrar na área cinzenta dos neologismos. Existem mensagens muito boas que não necessitam invenção alguma, como _Sére_ "paz".

O que eu te diria para finalizar é: na dúvida, não faça, isso é algo permanente, e quanto maior, pior a cirurgia depois se você se arrepender.


Cuio mae!
 
"NEOLOGISMO, s.m. Palavra ou frase nova, ou ainda palavra antiga com sentido novo; nova doutrina; '' mímico: neomimia." (BUENO, F. da S. "Dicionário escolar da língua portuguesa")
 
Tenho uma dúvida e não sei se já foi postada aqui... (eu infelizmente não tenho tempo [$$$] pra ler 5 páginas de dúvidas... Anyway...
eu sei que o 'é' em Tengwar são aqueles dois pontinhos em cima da tengwa (ou do suporte), certo? Eu também sei que escrevemos como pronunciamos... Mas como ficaria a palavra 'também'? O 'e' dela é normal com nwalme no final?
E a palavra 'festa' , por exemplo? O 'e' é agudo, então eu escrevo com a tehta de dois pontinhos?
Thanx
 
No MTP só usamos o tehta de 'é' quando ele aparece graficamente na palavra, ou seja, "também" usaria esse tehta de dois pontos, e no 'm' final seria usado o Nwalme sim.
E de acordo com a explicação que eu dei ali em cima, a palavra "festa" usaria o tehta de 'e' mesmo, sem acento gráfico.

Navaer :wink:
 
Preciso de uma ajudinha dos mais entendidos aqui. Transcrevi a frase "Elen síla lumenn'omentielvo" para tengwar usando usando o KTT ( http://www.tengwar.art.pl/ktt/english.php ) e o resultado pode ser visto abaixo. Como é uma frase conhecida acredito que mais alguém tenha feito isso, mas não consegui encontrar nenhum exemplo. Alguém pode me dizer se a escrita está correta?

elen.png


Para facilitar, coloquei na terceira e quarta linhas, respectivamente, cada tengwa usado para formar a frase e as combinações necessárias para formar essa frase com a fonte Tengwar Cursive.

Ah, é uma das minhas primeiras experiências com tengwar :D
 
Bem, o único erro é que é "lúmenn" ao invés de "lumenn", então você teria que colocar o tehta de 'u' sobre um suporte longo. Mas pelo que pude ver você já aprendeu o modo quenya de escrita e tem a plena consciência do que deve fazer.
Beleza? Se tiver mais alguma dúvida é só falar. :wink:
 
Fonemas?

Os Tengwar são escritas que devem ser Escritas como se pronuciam?
Tipo não se acentuão apenas escrevesse como se ouve e claro usando as regras?
Se alguém sabe por favor me ajudem toda informação para mim é importante devido meu curto tempo para estudar.
 
eu tenho ainda algumas duvidas: o q signifikam dois traços abaixo de um caractere? e o q significa uma haste longa, desde em cima ateh abaixo duma letra?? Vlw!
 
Re: Fonemas?

Manú Arwen disse:
Os Tengwar são escritas que devem ser Escritas como se pronuciam?
Tipo não se acentuão apenas escrevesse como se ouve e claro usando as regras?
Se alguém sabe por favor me ajudem toda informação para mim é importante devido meu curto tempo para estudar.

Na vogal "e", quando tem som de: festa você deve usar o "e" normal mesmo.Já, quando escrevemos "é" , temos que escrever com a tehta de "é". No caso das outras consoantes você deve ir pelo som.Exemplo:
"x" com som de "z": Usa-se Essë ou Nuquerna
"x" com som de táxi: Usa-se Calma + Silmë
"c" com som de "s": Usa-se Silmë
Para o "h" como em "hora": não se usa nenhuma tengwa.
Assim continua. Sempre de acordo com o som.

Eönwë Æ
 
Fëanor ¥ disse:
eu tenho ainda algumas duvidas: o q signifikam dois traços abaixo de um caractere? e o q significa uma haste longa, desde em cima ateh abaixo duma letra?? Vlw!

Qual haste você fala? Você está falando do suporte longo? E os traços, não seriam pontos (em baixo dos tengwar)??
 
tipo... normalmente os tengwar tem uma haste para cima, para baixo ou nenhuma. Este q eu falo tem a para cima e para baixo no msm caractere!! e os tengwar podem ser abertos, ou com akeles traços, certo? entaum, esse outro teria mais um desses traço, abaixo do primeiro! Para exemplo da primeira q eu falei, veja a primeira letra de meu banner (q naum fui eu q fiz!). Para a segunda, veja a 8ª letra (q tb tem o primeiro exemplo junto!!). Tipo... sei lah qq eh isso! :obiggraz:
 
Manú Arwen disse:
Os Tengwar são escritas que devem ser Escritas como se pronuciam?
Tipo não se acentuão apenas escrevesse como se ouve e claro usando as regras?
Se alguém sabe por favor me ajudem toda informação para mim é importante devido meu curto tempo para estudar.
Os modos Tengwar das línguas Tolkienianas certamente funcionam assim. Mas o próprio Tolkien nunca se decidiu se no Modo Inglês dele ele seguiria estritas regras fonéticas ou se simplesmente escreveria tudo com correspondentes ao alfabeto latino. A página de rosto do SdA é um exemplo da última.
O Módulo Tengwar em Português visa ser estritamente fonético, portanto o 'E' de "fresco" é marcado diferentemente do 'E' de "festa". Tudo depende do gosto do autor do modo.

Feanor ¥ disse:
eu tenho ainda algumas duvidas: o q signifikam dois traços abaixo de um caractere? e o q significa uma haste longa, desde em cima ateh abaixo duma letra?? Vlw!
Cada modo os utiliza da maneira que vê melhor. Tolkien utilizou esse telco (haste) estendido junto com dois lúvar (curvas) abertos para a palavra "the", fechados para "of", e fechados e com um traço abaixo do traço que fecha para "of the" no seu Modo Inglês. Tudo varia da necessidade, eu não lembro desses caracteres serem utilizados em qualquer modo Quenya ou Sindarin conhecido.


Tenn' enomentielva!
 
Originalmente, as hastes estendidas serviam para representar sons fricativos vindos do élfico primitivo, mas as línguas do ramos Amanya já não os possuíam (esses sons já tendo se transformado em th, f e ch nos estágios iniciais do quenya).

As hastes são vistas também na inscrição do Anel na língua negra no SdA, nas palavras "ash" e "thrakatulûk".
 
alguem poderia passar a frase:

"Inye tye-méla" em tengwar pra mim? ou ao menos me indicar um local onde eu acho?
 
alfabeto elfico

ola, alguem poderia me mostrar onde posso aprender , ou mesmo alguem poderia me ensinar como escrever utiliando o alfabeto elfico ?
 
Alguém sabe me dizer onde eu pego o Arquivo de PDF do modo Tengwar Português? No link do tópico lá em cima não tá dando...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo