• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal de contas...O que é Gollum/Smeagol?

Ele apodreceu durante 500 anos e virou um tipo de réptil, mas ele era hobbit sim.

-------------------------------------------------------------------


(Clube da Insônia)
 
Réptil? naum acho.......acho q ele era como um hobbit "esticado", como disse o bilbo, falando sobre si mesmo, mas o Smeagollum tava MUITO esticado.......

"Meu pai um dia me falou, para que eu nunca mentisse, mas ele se esqueceu de dizer a verdade...."
[Clube da Insônia]
 
quote:Ele nao tem natureza ma... eh o poder do anel...

Naum..ele tinha uma natureza má sim. Se fosse assim, Bilbo e Frodo seriam cópias do Gollum.

"Então Arwen falou - Bem, este é o fim, Sam Gangi..."
 
Como já disseram, o Bilbo e o Frodo não são fracos como ele, se bem que o Bilbo teve um ataque no filme, vc viu!
Ele não tem natureza má.

-------------------------------------------------------------------


(Clube da Insônia)
 
quote:
Ele é um hobbit sim, é o óbvio!
E ele tem esquizofrenia(assim q escreve?), aquela doença do John Nash em "Uma Mente Brilhante". Tem uma dúvida interna tão grande que conversa com ele mesmo, é dividido entre o bem(smeagol) e o mal(gollum). Muito profundo o personagem. Amei ele.


Mas isso não é esquizofrenia, embora Gollum apresente um comportamento que, em alguns aspectos, lembre esta moléstia. O comportamento de Gollum era resultado de seus anos de isolamento.

Mas, por falar nisso, você viu o filme? Gostei como a doença foi colocada no filme, embora o público tenha reagido ao aspecto cômico de algumas situações, ignorando a verdadeira tragédia da situação. A maquiagem foi boa, mas agora tenho certeza de que SdA leva o Oscar. De zero a 10, nota seis. Humm, pensando bem, o filme é ruim.


Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 03:17:05

Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 15:07:20
 
O Sméagol era mau sim. Os atos dele não encontram desculpa no poder do anel. Quando ele matou Déagol, não foi somente pela influência do anel. A cobiça, a inveja, a violência já estavam dentro dele. O anel apenas se aproveitou disso. Ainda assim, eu tb fiquei triste quando ele morreu. Todos merecem uma oportunidade de redenção, e, graças à amargura da solidão e das palavras rudes de Sam, Sméagol perdeu a dele. Gostaria de tê-lo visto embarcando para Valinor, onde, talvez, ele pudesse encontrar a paz. Ou, quem sabe, ele encontrasse um lugar de paz nas praias da Terra-Média, e viveria comendo peixe sob as estrelas.



Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 11:22:00
 
nao se sabe ao certo oq é gollum, eu acho... pelo q eu li até agora ele é um ser ´parecido como um hobbit, mas muito mais repugnante. e sobre o nome dele, ele ganhou esse nome pelo som que ele fazia. nos textos do senhor dos aneis, quando se ve q gollum esta falando, tem umas partes q ele repete o nome dele. isso na verdade é um som q ele faz co a garganta, parecido como a de como se ele estivesse tentando engolir alguma coisa grande...

Eu faço parte do "Clube dos Solitários da Valinor"

"A história conta o que aconteceu; a poesia, o que deveria acontecer." (Aristóteles)
 
quote:Todos merecem uma oportunidade de redenção, e, graças à amargura da solidão e das palavras rudes de Sam, Sméagol perdeu a dele

Desculpe discordar de vc, mas o Sam naum tem nada a ver com isso. Sendo rude ou naum as palavras de Sam, o plano maquiavélico de Gollum jah estava arquitetado.

"Então Arwen falou - Bem, este é o fim, Sam Gangi..."
 
quote:
quote:Todos merecem uma oportunidade de redenção, e, graças à amargura da solidão e das palavras rudes de Sam, Sméagol perdeu a dele

Desculpe discordar de vc, mas o Sam naum tem nada a ver com isso. Sendo rude ou naum as palavras de Sam, o plano maquiavélico de Gollum jah estava arquitetado.

"Então Arwen falou - Bem, este é o fim, Sam Gangi..."


Mas o Gollum quase se arrependeu quando viu Frodo e Sam adormecidos, pouco antes de entrarem na toca da Laracna. Foi pelas palavras de Sam que ele se perdeu. Por um vago momento, ele voltou a sentir compaixão e necessidade da companhia de outras criaturas e viu a vida miserável que teve enquanto possuiu o anel.
 
ao meu ver, smeágol não era necessariamente mau (com u mesmo) - mas sua natureza maligna era dominante. o que o anel fez foi "potencializar" esse lado maligno, o que acabou sufocando o seu lado bom, que ainda estava lá...

ele seria um "espírito fraco", digamos assim, e o que o "salvou" foi a sua resistência de hobbit aos poderes do anel.

bilbo e frodo levariam mais tempo, mas acabariam por perder o jogo e se tornariam "gollums" da mesma forma...

ah, e eu não senti pena dele quando morreu, mas também não pensei "bem feito" - acho que pela morte ele se redimiu, assim como boromir.
 
quote:
Nossa....vc simplesmente falou o óbvio. Eh..acho que reformulei mal minha pergunta. Vamos tentar de novo. Porque Gollum eh 2 criaturas ao mesmo tempo? Qual sua raça? É isso o que quero saber.

Obs.: Jah li SDA 2x e o Hobbit tb.

"Então Arwen falou - Bem, este é o fim, Sam Gangi..."



)))))))((((((((((((((((((((SPOILER(((((((((()))))))))))))))))



bem, na verdade o gollum eh um bixo que era hobbit nojento obssecado pelo anel e mau...... o smeagol eh um bixo obsecado pelo anel e nojento, mas eh melhor que o gollum, mas isso naum importa..... ele morreu com o preciosssssso mesmo!!!!!

[Clube dos Solitários, Nostalgia e Insonia]

Um Anel para a todos governar, Um anel para encontrá-los
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
 
Na verdade e muito didicio discursar sobre o Mal nas obras de Tolkien, pois ele o trata como uma condiçaum natural a todas as raças, tirando as incorruptiveis. Os anoes saum conhecidos pelo seu egoismo, os elfos foram traidos varias vezes pelo seu orgulho, os Humanos nem precisa falar nada, os Istari tem Saruman( que é um exemplo classico da forma como Tolkien trata o mal, ja que no começo ele naum se volta para as forças de Sauron por maldade propiamente dita, mas mais por uma questaum tatica, ou seja, por achar que Gandalf nunca conseguiria, que Sauron reaveria o anel, e ai meu amigo, naum ia ter para ninguem, o que e ate um pouco sensato por parte dele, e por apostar que ele conseguria por as maos no anel ou forgar um para si propio antes que o um fosse achado). Boromir é outro personagem que mostra como o mal em SDA é muito mais complexo do que simplesmente pessoas boas ou mas. O propio Gandalf naum achava que ele iria durar muito, de posse do anel. Mas uma coisa que é fato no livro é que o anel naum cria maldade nos seres sobre sua influencia, apenas pontecializa qualquer maldade que ja tivessem. Na verdade o poder do anel consiste mais em transformar seu possuidor de tal maneira atraido por seu poder , que aos poucos vai se tornando capaz de tudo para mante-lo. Smeagol era um hobbit egoista e só. O anel apenas se utilizou dessa peculiaridade. Quanto a dizer que Gollum poderia ter mudado de atitude ao ver os dois dormindo, nunca daria certo, pois o objetivo de Frodo era Mordor, e quanto mais perto estivessem de la, pior seria para ele( ja foi dificio para Frodo que mau avia começado a carregar o Anel em comparaçaum com Gollum).
 
quote:
bem celebrimbor, eu já acho que um dos grandes temas de sda é "redenção", um dos elementos cristãos mais fortes na obra...

mas é uma interpretação apenas, o que há de melhor em um livro é o fato dele ser entendido de diferentes maneiras por diferentes pessoas...



Não discordo que a "redenção" seja um dos grandes temas de SdA. Discordo sim de sua comparação da morte de Boromir com a de Gollum, pois o primeiro se arrependeu antes de morrer, ao contrário de Sméagol.
 
quote:
Na verdade e muito didicio discursar sobre o Mal nas obras de Tolkien, pois ele o trata como uma condiçaum natural a todas as raças, tirando as incorruptiveis. Os anoes saum conhecidos pelo seu egoismo, os elfos foram traidos varias vezes pelo seu orgulho, os Humanos nem precisa falar nada, os Istari tem Saruman( que é um exemplo classico da forma como Tolkien trata o mal, ja que no começo ele naum se volta para as forças de Sauron por maldade propiamente dita, mas mais por uma questaum tatica, ou seja, por achar que Gandalf nunca conseguiria, que Sauron reaveria o anel, e ai meu amigo, naum ia ter para ninguem, o que e ate um pouco sensato por parte dele, e por apostar que ele conseguria por as maos no anel ou forgar um para si propio antes que o um fosse achado). Boromir é outro personagem que mostra como o mal em SDA é muito mais complexo do que simplesmente pessoas boas ou mas. O propio Gandalf naum achava que ele iria durar muito, de posse do anel. Mas uma coisa que é fato no livro é que o anel naum cria maldade nos seres sobre sua influencia, apenas pontecializa qualquer maldade que ja tivessem. Na verdade o poder do anel consiste mais em transformar seu possuidor de tal maneira atraido por seu poder , que aos poucos vai se tornando capaz de tudo para mante-lo. Smeagol era um hobbit egoista e só. O anel apenas se utilizou dessa peculiaridade. Quanto a dizer que Gollum poderia ter mudado de atitude ao ver os dois dormindo, nunca daria certo, pois o objetivo de Frodo era Mordor, e quanto mais perto estivessem de la, pior seria para ele( ja foi dificio para Frodo que mau avia começado a carregar o Anel em comparaçaum com Gollum).


Caso obtivesse o Um Anel, Gandalf seria um tirano ainda mais implácavel do que Sauron.
 
quote:
Não discordo que a "redenção" seja um dos grandes temas de SdA. Discordo sim de sua comparação da morte de Boromir com a de Gollum, pois o primeiro se arrependeu antes de morrer, ao contrário de Sméagol.

desentarrando topic,
em relação ao gollum, ele se rendeu antes mesmo de chegarem a mordor, pq ele viu como frodo e sam eram amigos, sendo q sam naum falava muito com gollum, sendo q frodo falava palavras bonitas e doces, para amolecer aquela criatura q era apenas inveja, cobiça, ódio, rancor... e frodo conseguiu fazer isso, e acredito eu q, até na montanha da perdição, gollum domou a criatura e tentou reaver o anel, mas quando ele tomou, smégol voltou a controlar a criatura e viu o dessespero de sam, e a dor q frodo sentira, podesse dizer q o passo vacilante não foi tao vacilante assim, pois gollum sabia q aquele anel poderia causar mtu mais mal para o mestre bonzzzinho se ele ficasse com ele, e olha q frodo o perdoo 2x pelos atos dele... isso sim é que é um ser caido e arrependido
=~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ viva o gollum


"Qualquer coisa em parênteses pode ser ignorada porque se trata de algo imbecil para algum idiota ler (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil que você leu)."
Namarië!


Edited by - omykron on 17 February 2002 10:35:10
 
smeagól era ele um hobbit normal mas depois foi corompido e virou gollum... pode até ver que quando o frodo pega ele nas emyn muil ele fala "semeagól bozinho..." isso quer dizer como se ele não fosse possúido pelo anel...

ex Samwuise o troll

"Clube da Nostalgia"
 
quote:
smeagól era ele um hobbit normal mas depois foi corompido e virou gollum... pode até ver que quando o frodo pega ele nas emyn muil ele fala "semeagól bozinho..." isso quer dizer como se ele não fosse possúido pelo anel...

ex Samwuise o troll

"Clube da Nostalgia"


sméagol nunca foi um hobbit bonzinho, sempre teve tendência malígnas,"gollumáticas", e o anel só o ajudou a ser o que ele se tornou

Quando chegará o dia de nossa vingança?
continuo sendo Anão!!!

<= eu, na "Festa Inesperada"
uin: 8935041
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo