• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A função do Expurgo do Condado

O expurgo do condado é um plot point. Ele dá a Guerra do Anel a dimensão de algo que realmente afetou a todos os povos livres e maculou/atingiu a todos. Prova que os hobbits terem se envolvido na guerra não foi uma medida incidental e que o destino conspirava para o envolvimento dos mesmos nos assuntos maiores do mundo. Nem o condado estava a salvo.

Serve para provar o amadurecimento dos quatro hobbits, que após toda a experiência pela qual passaram, tornaram-se capazes de lidar com uma situação daquelas sem o apoio pistolão do resto da irmandade. O expurgo dá maior credibilidade e mérito aos pequenos.
 
Eu achei muito errado não terem posto o expurgo no terceiro filme.Talvez, nào quiseram por,para o filme acabar ,mais rápido, sei lá. Eu até q gostei deste capítulo,porque se toda a Terra-Média sofreu consequencias ruims,porque o Condado não sofreria.
 
é interessante ver que depois de todas aquelas batalhas Incrivelmente IMENSAS e ÈPICAS, Tolkien descreve com igual ou até mais paixão, as batalhas que os Hobbits travam pra defender suas próprias fronteiras, com bem menos vítimas.
 
é interessante ver que depois de todas aquelas batalhas Incrivelmente IMENSAS e ÈPICAS, Tolkien descreve com igual ou até mais paixão, as batalhas que os Hobbits travam pra defender suas próprias fronteiras, com bem menos vítimas.

Perfeitamente.
 
Metallero disse:
O expurgo vem para o livro não ficar em: E eles viveram felizes para sempre.
discordo. O expurgo mostra inicialmente isso, mas depois de uma releitura, vc sente que o expurgo mostra que o mal nunca vai tar longe da terra. o Mau maior se foi, mas ainda vão existir pessoas com um coração cheio de maldade, corrupção e outros males.

ou seja, a fonte do mau acabou, mas seus frutos ainda vão ser colidos.
 
discordo. O expurgo mostra inicialmente isso, mas depois de uma releitura, vc sente que o expurgo mostra que o mal nunca vai tar longe da terra. o Mau maior se foi, mas ainda vão existir pessoas com um coração cheio de maldade, corrupção e outros males.

ou seja, a fonte do mau acabou, mas seus frutos ainda vão ser colidos.

Exatamente, mostra que mesmo o condado não ficou fora do alcançe da maldade. E mesmo os Hobbits sofreram com ela, e tiveram que lutar para conseguir sua liberdade.
 
eu sempre vi o expurgo do condado como um capitulo que mostra o amadurecimento dos hobbits, qnd eles ali depois de tudo o que passaram mostram amor a terra e lutam sozinhos por ela.
 
O expurgo não é depois da Guerra do Anel... tanto que depois de os hobbits terem expulsado os rufiões e Saruman ter morrido é q Tolkien cita q finalmente a Guerra está terminada... O expurgo do condado é um tipo de "lição de moral", tipo q até msm o mais pacífico lugar é afetado pelo mal, e que os assuntos dos Grandes afetam os Pequenos (oq se pode ver na economia mundial)... e seria mto finalzinho de história da Xuxa se eles voltassem ao Condado e vivessem felizes para sempre.... como se eles tivessem viajado no tempo e voltassem de volta, sem nenhuma consequência....
 
finalzinho de história da Xuxa

:D certamente seria. O expurgo é vital e não importa quem discorde pois Tolkien deixa claro que faz parte da obra e ele ficaria irritadíssimo com certeza se visse Pj excluindo o expurgo como fez.
 
Ai Glorfindel Totalmente certo manu eu ouvi isso ja de outra pessoa e quando uma coisa é dita 2 vezes identicas é pq esta certa!!!
 
Para mim, o Expurgo é sensacional porque:

1) É surpreendente.

2) É anti-clímax.

3) "Quebra" a idéia de "e tudo volta a ser como era antes", pois significa que todas as coisas mudam.. Mesmo o paraíso dos hobbits estaria alterado depois de tanta coisa. E outra: eles lutaram por tantas coisas.. Agora teriam de lutar sozinhos por algo que realmente era deles. Era a grande prova final.
 
eu sempre vi o expurgo do condado como um capitulo que mostra o amadurecimento dos hobbits, qnd eles ali depois de tudo o que passaram mostram amor a terra e lutam sozinhos por ela.
É o q eu penso tb. E mostra q o Condado tb sofreu na Guerra do Anel.

O lado ruim é q é anti-clímax demais p aparecer no filme... :disgusti:
 
Ecthelion disse:
eu sempre vi o expurgo do condado como um capitulo que mostra o amadurecimento dos hobbits, qnd eles ali depois de tudo o que passaram mostram amor a terra e lutam sozinhos por ela.
É o q eu penso tb. E mostra q o Condado tb sofreu na Guerra do Anel.

O lado ruim é q é anti-clímax demais p aparecer no filme... :disgusti:

Não seria popular, entente? O povo em geral que vai no cinema não vai pra ver final "triste", nem pra ver coisas muito profundas. Mesmo os filmes tendo sido "cortados" como foram, conheço mta gtente que ficou sem entender lhufas. O povo vai mesmo é pra se divertir, então ia ser ruim financeiramente falanso, pra quem produziu.

Gostei do expurgo. Deu um ar de que aquele lar dos hobbits estava transformado, a pior provação deles. Quem acompanhou desde O Hobbit até o SdA, já pegou familiariedade com Bolsão e o Condado. Ver tudo destruído depois nos dá uma impressão de tristeza, uma amostra do que os personagens tiveram.

Ouxi chega de viagem por hje heheheh
 
Acho que o expurgo do condado é importante sim, pois é um jeito de mostrar também como foi o fim de Saruman que já estava um pouco desaparecido na história, e também um jeito de mostrar q o Condado naum é intocável, e que ele sofreu muito com a guerra! Esta é minha opinião, e sei q virão muitas contrarias a essa. :wink:
 
Ué, o Expurgo tem a função de dar dimensão à Guerra do Anel, dizer que ela não ocorreu apenas em Gondor e regiões anexas.
Uma coisa que eu acho interessante, é que ele representa uma maneira de se iniciar a Guerra no Condado e terminá-la lá também.
 
Ah... eu num li direito o Expurgo do Condado. hauha.. eh q eu ja tava moh cansada (pq eu li praticamente o RdR num dia soh) ai eu queria acabar meio que logo e fiz soh uma "leitura seletiva" do capitulo... Mas a intenção do Tolkien ateh q eh legal de colocar uma batalha soh para os hobbits, tipo, mostrar q ateh as racas q parecem ser mais frageis naum saum naum e q ninguem esta imune ao mal...
e tb q se ele num falasse nada ia ficar meio estranho o comeco do livro, tipo, todo aquele stress do q q o Frodo ia fazer com o Bolsão tals num ia ter sentido...ai ele tb acabou com varios personagens maus do filme, o Saruman, o Grima... o Lotho achu q tb Neh (num lembro qdo q ele morreu, droga :disgusti: e se ele morreu... :eek: ).. ah...
 
Barlach disse:
Com toda essa história do expurgo ter sido tirado do filme, eu comecei a pensar qual seria realmente a intenção do professor com o capítulo...

Se a gente for pensar bem, o expurgo naum tem influencia nenhuma na história mesmo da guerra do anel, tanto q acontece depois q a guerra acaba.... É um total anti-clímax. Vc pensa q tudo já acabou e é só uma questão deles voltarem para casa e viverem felizes para sempre e aí vem um capítulo enorme (um dos maiores do livro) sobre algo q naum tão necessário para a história, mesmo sendo um dos capítulos preferidos de mta gente....

Acho q o expurgo serve mesmo para q os quatro hobbits passem a ser reconhecidos em casa e para q naum pareça q os hobbits são, como povo, um pessoal q naum faz nada de importante e vivam às custas das glórias dos outros povos.....

Eu imagino q o tolkien chegou no final do livro e percebeu q a sua raça favorita, a única q foi realmente criação unicamente sua do início ao fim, naum tinha ajudado em nada na guerra do anel e tentou dar algum heroismo aos pequenos......

Acho que o expurgo que esplicar o que é "serem felizes para sempre"! e mostrar que o condado foi também maltratado pelas forças do mal e mostrou as tramas de Saruman e como finalmente ele morreu, como puseram ourdem em tudo. Pode até ser que seja um anti-clímax eu sempre quis saber dos finalmente e como depois do depois do aparente "felizes para sempre" sempre achei essa estoria muito vaga e um li o "misterio da feiurinha" que mostra o "feizes para sempre" de Branca de Neve, Rapunzel e outras e achei bem legal pois o que vinha depois sempre me deixava curiosa.
Não que Tolkien um grande escritor escreviria por escrever ou mesmo que escrevesse algo que consideraçe sem importancia e desse a isso um dos mais cápitulos de sua grandiosa obra. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo