• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que as escolas nos mandam ler livros?

Eu acho que ler é muito importante. Afinal entramos em novos mundos, aprendemos novas coisas e acima de tudo aprendemos a lidar connosco próprios em situações de crise (dependendo claro está do tipo de livros que lemos). Por exemplo, estou agora a ler Saramago, por iniciativa própria (muito interessante, "Ensaio sobre a Cegueira"), mas tenho a certeza de que se me obrigassem a ler na escola eu não acharia piada nenhuma ao livro... porque foi algo imposto.

Mas como poderemos resolver esse problema? Para mim, tem de ser resolvido desde pequeno ou então a pessoa tem de gostar mesmo de ler. Em minha casa nunca se leu muito, mas eu sempre e uma gande paixão pela leitura, o que me faz "devorar" livros... Mas nem sempre é assim... E para evitar que os livros se transformem em meros objectos de decoração tem de se começar nas primárias a incentivar a leitura nas crianças.. leituras pequenas, com desenhos, para depois irem passando para obras cada vez mais complexas... Não é pura e simplesmente obrigar pessoas com 15/16 anos com hábitos criados a lerem pelo menos uma hora por dia para poderem acabar um livro até tal dia...

Por isso, cabe também aos pais ajudarem os filhos a sentirem gosto pela leitura... :wink:
 
Não é pura e simplesmente obrigar pessoas com 15/16 anos com hábitos criados a lerem pelo menos uma hora por dia para poderem acabar um livro até tal dia...

eu conheço ate um caso em que uma mãe contratou uma professora particular para ensinar o filho de 16/17 dela a ler 8O
 
Eönwë disse:
O que SdA critica no mundo real?

O SdA critica no mundo atual as ambições que o homem tem com sua ganância e sede de poder. É logico que na época de Tolkien não existia Bush e as coisas de hoje, se bem que a história se repete sempre. Se formos ver pelo lado em que Tolkien viveu, a história do SdA se encaixou perfeitamente, embora Tolkien tenha dito que não fez relações com a 1º e 2º Guerra. Tolkien perdeu quase todos amigos intimos na Guerra Mundial. Portanto SdA faz uma critica sutil ao mundo em que vivemos, que é povoado por homens ambiciosos.

Eönwë disse:
Qual a relação de SdA com o mundo contemporâneo?

A relação que SdA tem com o mundo contemporâneo é justamente o que eu disse acima: sede de poder do homem. Sauron tinha a vontade de dominar a TM dos filhos de Eru, assim como Bush quer derrotar o Iraque, mas na guerra não há vencedores, apenas perdedores. É como eu digo "A guerra é a negação da raça humana"...

Que análise SdA faz sobre o mundo na época em que foi escrito?

Como Tolkien viveu na época da 1º e 2º Guerra mundial ele pode ter feito uma critica indireta ao mundo e suas batalhas. A Guerra do Anel foi como a guerra mundial, que envolveu mortes, destruições e coisas do tipo.

Eönwë disse:
Que reflexão SdA propõe sobre a realidade?

SdA nos faz refletir sobre a sede de poder que o homem tem em dominar. E outras coisas que esta escrito nas respostas acima. O obra tambem nos faz refletir de outras coisas como: Frodo e Sam --> A amizade supera barreiras, podem haver brigas, mas sempre a amizade continuara; Legolas e Gmili --> Amizade entre raças inimigas, algo do tipo romeu e julieta, sem ser pelo amor, mas pela união entre raças. Como por exemplo o negro e o branco: a sociedade discrimina os negros, mas as pessoas que não criticam, amam outras pessoas sendo normais, portanto não importa cor, sexo, ou raça, o importante é ser feliz. E uma serie de outros fatores...

é isso Eöwë, gostou ? ou ainda vai dizer que SdA não nos faz pensar e refletir ? Se vc critica tanto SdA porque esta aki na valinor ? Somente porque adimira e nada mais ? não, é preciso gostar e dar valor as obras Tolkienianas :wink:

Por isso é imortante ler :D
 
Não acho que seja ruim ler na escola, o problema é os livros que você tem que ler... Acho que se cada um lesse o livro que quisesse seria muito mais agradavel... mas existem coisas chamada "Vestibular" que estipulam o livro que você tem que ler se quiser passar... o pior é que é um mais chato que o outro :gotinha: ... acho que ninguém le livros como "Primo Basílio" ou "Dom Casmurro" por vontade própria, só loucos mesmo :doido: ... acho que todos os professores de Literatura são sadomazoquistas :chibata: ... Iehehe, Flw 8-)
 
o probolema Dark Zephir é que todos tem que ler OBRIGASTORIAMENTE de TUDO... então todos vão ler coisas que não gostam (a não ser que algum cabeçudo vá gostar de tudo o que existe no mundo :roll: até as coisas ruins)
a escola é um lugar onde vc tem que aprender de tudo... é isso :)
 
fico a imaginar um vestiba que só tivesse tirinhas da turma da Mônica.

Ou um vestiba com só com textos do Macaco Simão.

Seria um mundo muito assustador... foi assim que escolheram o secretário da segurança pública do rio, aquele tal de garotinho? (nesse caso foi a bancada evangélica. :eek:)
 
Eu acredito q o objetivo das escolas seja nos interar com aquilo q estamos estudando,como por exemplo,qnd estuda-se o Realismo é bom ler um livro machadiano p/ sabermos o q estamos estudando,é como se fosse a prática da teoria... :wink:
Tá certo q onde eu estudei a maioria nem lia os livros...mas a leitura aumenta o raciocínio. :roll:
 
Dependendo do livro realme é um saco TER que o ler, mas acho que a escola faz isso para insentivar a leitura, pois não são todos que gostam ou tem o custume de ler. Para mim que sempre adorei ler, muitas vezes foi muito chato ter que ler certos livros, mais em outras vezes a escola me proporcionou também conhecer livros muito legais :wink: . Então eu acho que isso, como quase tudo, tem seu lado bom e seu lado ruim. :mrgreen:
 
o grande problema eh q vc jah le pensando na prova q
vai ter q fazer e esquece de curtir o livro. muitas vezes
eu lia os livros tranquilo e na hora das provas eu naum
lembrava de porcaria nenhuma. por isso q acho q o q
faz a gente odiar livro de escola naum eh o livro, mas
as circunstancias da leitura.

adios :wink: :wink:

:lol:
 
Eu gosto de ler, mas ter que ler Macunaíma é o cúmulo!!!
Aí eu pego raiva, xingo a mãe do professor, a banca examinadora da fuvest, chuto a pomba na rua e nunca mais leio nada que tenha a ver com literatura brasileira.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Forfirith disse:
eu adoro ler-esse é meu passa-tempo favorito.mas ,eu nao sei se é birra do meu inconsciente,mas praticamente todos os livros que eu tive que ler na escola (sempre obrigada por causa das provas)eu detestei.

isso tb acontecia comigo, mas acontece e a unica coisa q podemos fazer é ceder e ler esses livros, senao... :twisted: ( o coro come na prova)



ps: 400!Yahoo!
 
mas acho que a escola faz isso para insentivar a leitura, pois não são todos que gostam ou tem o custume de ler
Só que eu acho o seguinte, uma pessoa que não gosta e é obrigada a ler não vai ler novamente sendo que ela vai ter más recordações da ultima vez que ela leu a contra gosto, a não ser que o livro que ela leu seja muito bom (o que eu acho difícil, pois a maioria dos livros que nós lemos na escola vão do nada ao lugar nenhum, com escrita incompreensível e outros impecílios para uma boa leitura). Flw 8-)
 
É, eu não sou muito normal então

dois
:roll:

o grande problema eh q vc jah le pensando na prova q
vai ter q fazer e esquece de curtir o livro. muitas vezes
eu lia os livros tranquilo e na hora das provas eu naum
lembrava de porcaria nenhuma. por isso q acho q o q
faz a gente odiar livro de escola naum eh o livro, mas
as circunstancias da leitura.

eu acho que essa é uma questão que muitas das escolas não colocaram em prática ainda. Os alunos devem começar a ler por livre e espontânea vontade, o que na maioria das escolas passam isso como obrigação. Nesse caso, a leitura se torna chata e horripilante, fazendo com que ningém vá gostar de ler. O que as escolas deviam fazer é 'recomendar' livros a todos e assim fazer com que o interesse do aluno se suprima, fazendo também com que ele descubra os caminhos (os livros que gosta e os que não gosta). :wink:

Eu gosto de ler, mas ter que ler Macunaíma é o cúmulo!!!
Aí eu pego raiva, xingo a mãe do professor, a banca examinadora da fuvest, chuto a pomba na rua e nunca mais leio nada que tenha a ver com literatura brasileira.

:lol:
foi o que aconteceu copmigo quando fui ler macunaíma
a primeira vez foi o cúmulo!
depois que parei pra ler de novo por vontade própria foi a coisa mais cômica do mundo! um dos livros que mais ri quando li!
tanto ri, que a pouco adaptei uma peça de Macunaíma para meu grupo de teatro. (vamos começar a temporada de apresentãções em agosto, com dias exclusivos para escolas :wink: )
Só que eu acho o seguinte, uma pessoa que não gosta e é obrigada a ler não vai ler novamente sendo que ela vai ter más recordações da ultima vez que ela leu a contra gosto, a não ser que o livro que ela leu seja muito bom (o que eu acho difícil, pois a maioria dos livros que nós lemos na escola vão do nada ao lugar nenhum, com escrita incompreensível e outros impecílios para uma boa leitura). Flw

vc pode ver assim agora....
mas quem sabe um pouco mais pra frente vc não vá usar?
(tomara que use porque essa é uma dúvida que me atormenta tb :mrgreen: )
 
Eu fui obrigado a ler livros (que por sinal detesto de raiva a maioria deles), mas os livros que eu gosto partiram de vontade propria eu vi na livraria comprei e li, ou vi o filme e quis ler o livro.

Todos precisam ler livros obrigados na escola é como ouvir a música que toca nos ônibus: conheça o lado ruim para chegar em casa e gostar mais ainda do lado bom.

:clap: OSDA, Fausto, His Dark Materials, O Crime do pe. Amaro, Drácula... :amem:

:nope: A Moreninha :puke:
 
Eu penso que as escolas tem sim que mandar os alunos leram,mas não do geito que eles fazem,eles deveriam começar desde a 1ª série,com livros facinhos,depois vai dificultando um pouco,até que todos no colegial estajam muito acostumados a ler....livros legais é outra coisa importante....li cada livro horrível na escola....tem muitos autores bons por esse mundo....também acho que a escola poderia dar livros de autores do mundo todo(a minha só da de autores brasileiros)....
Acho que ler é importante,mas por prazer,hábito,não obrigação imposta...as pessoas tem que se acostumar a ler desde pequenininhas senão quando crescerem não vão gostar
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Simples porque cai no vestibular e nós temos que passar no vestibular.
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Simples porque cai no vestibular e nós temos que passar no vestibular.

Determinados tipos de livros, isso é verdade. Obrigar os alunos a lerem literatura brasileira, literatura brasileira e determinada literatura brasileira, me parece um método meio raso das provas de vestibular. Deveria haver uma espécie de novas exigências que aproveitassem as aprendizagens literárias do candidato. O vestibular aliás é sempre um problema...

Entretanto, nem preciso repetir que ler aumenta a habilidade de escrever, de se expressar, enriquece o vocabulário, cria condições cognitivas favoráveis, informa, etc; preciso?
 
Re: porque as escolas nos mandam ler livros?

Determinados tipos de livros, isso é verdade. Obrigar os alunos a lerem literatura brasileira, literatura brasileira e determinada literatura brasileira, me parece um método meio raso das provas de vestibular. Deveria haver uma espécie de novas exigências que aproveitassem as aprendizagens literárias do candidato. O vestibular aliás é sempre um problema...

Entretanto, nem preciso repetir que ler aumenta a habilidade de escrever, de se expressar, enriquece o vocabulário, cria condições cognitivas favoráveis, informa, etc; preciso?

:yep: LER é muito bom, essencial para uma mente sã!!
Para mim nada supera um bom livro!:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo