• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam e o Anel de Poder

Já pensaram que possivelmente Frodo e Sam não tenham nem sequer chegado à Aman?? É triste essa hipótese, mas não me lembro de ter lido relato algum de sua chegada.
 
Frodo deve ter chego, mas Sam, eu não vi em nenhum lugar onde diga que ele foi, mas sim que:

"(...) Entre eles mantém-se a crença, que se iniciou com Elanor, segundo a qual Sanwise passou pelas Torres, chegou aos Portos Cinzentos e atravessou o MAr, sendo o último dos Portadores do Anel. (...)"

Ou seja, acredita-se que ele tenha ido, mas isso não é confirmado.
 
Se não me engano é dito nos Apêndices inclusive o Ano que Sam se foi. Depois eu dou uma conferida e posto, Edra.
 
Ah é? Ops! :roll:

Agora, com calma, fui lá dar uma olhada: 1482, após a morte de Rosinha, Sam parte de Bolsão. Vai para as Colinas das Torres e é visto pela última vez por Elanor, para quem ele entrega o Livro Vermelho.
E daí vem a citação que você fez. Acredito que ele tenha ido sim para os Portos; não acredito que ele tenha feito isso para morrer isolado em algum lugar!

Valeu, Edra.
 
Se não me engano, no Contos Inacabados!

Mas de qualquer forma, há a confirmação de que ele foi, o que não ocorre com Sam. :wink:
 
Edrahil disse:
Se não me engano, no Contos Inacabados!

Mas de qualquer forma, há a confirmação de que ele foi, o que não ocorre com Sam. :wink:

Não. Nos Contos Inacabados não é dito nada.
 
Quando se fala de Galadriel, não há a passagem que diz que ela somente foi aceita (perdoada) pelos Valar quando intercedeu pelo ingresso de Frodo em Valinor?
 
Edrahil disse:
Quando se fala de Galadriel, não há a passagem que diz que ela somente foi aceita (perdoada) pelos Valar quando intercedeu pelo ingresso de Frodo em Valinor?

O que eu disse foi que não havia um RELATO da sua chegada, algo que foi dito lá acima. Confirmações há, eu sei, já li o livro.
 
Relato não há. Mas podemos ter praticamente certeza de sua chegada. Diferente de Sam, que temos apenas indícios de sua partida.
 
vinialoe6 disse:
Diferente de Sam, que temos apenas indícios de sua partida.

Sim, mas quando Tolkien deixa esse "mistério" a pairar no ar, como se fosse mais lenda, é porque em princípio aconteceu mesmo. Penso que Sam realmente foi para as Terra Imortais.
 
Citação:
"Sim, mas quando Tolkien deixa esse "mistério" a pairar no ar, como se fosse mais lenda, é porque em princípio aconteceu mesmo. Penso que Sam realmente foi para as Terra Imortais."

Por que?!? Eu também acredito que ele tenha partido, mas não podemos ter essa certeza, muito menos dizer que "a princípio aconteceu mesmo". Qual a relação entre ser "um mistério a pairar no ar" e "ter, a princípio, realmente acontecido" ??

Arwen Undómiel12, Frodo não era o senhor dos anéis. E mesmo que Sam fosse muito fiel à Frodo, somente isso não lhe dava o direito de partir com ele para Além-Mar. :)
 
Glorfindel de Valinor disse:
Isildor, Smegol, Bilbo, Frodo, e até mesmo Gandalf, forom seduzidos pelo poder do um anel, mas pq ñ Sam? q Alem de ficar bastante próximo dele por muito tempo, chegou a tocar nele e até usa-lo uma vez?
Acredito que foi porque a amizade de Sam por Frodo era muito grande e por ele não ter ambição, sei-la, acredito que foi porque para ele o que importava era ajudar seu amigo e voltar para seu adorado Condado e cuidar de seus amados jardins... Ele não queria poder e de tanto que queria ajudar Frodo e voltar para casa deixou apenas que esses sentimentos dominassem seu coração.
 
Thais, existem muitos motivos para Sam não ter chegado. Ele pode ter morrido de velhice, de fome, de frio... Ou então seu navio pode ter se perdido nos mares... Ou ele pode até mesmo não ter partido da TM..
Não acredito em nada disso, mas são hipóteses, já que não é dito nada concreto sobre sua partida e chegada.

Sam foi seduzido pelo Anel, sim; seu Amor por Frodo, porém, era maior que essa tentação, fato que impediu Sam de tentar roubar o Anel de Frodo; mas isso não implica em Sam não ter sido seduzido.
 
Mas Sam não foi para Valinor por ter sido seduzido (ou não) pelo anel, mas ter sido o portador por um tempo, não é?
 
Mas Sam não foi para Valinor por ter sido seduzido (ou não) pelo anel, mas ter sido o portador por um tempo, não é?

Sim! :D

Essa história de ter sido seduzido ou não, nada tem a ver com a sua ida a Valinor... que pra mim foi consumada...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo