• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

novo anel

Acho que é fundamental para todos entender que não era o anel que era poderoso, mas sim o seu criador, que depositava grande parte de seu poder nele. Assim, se Saruman, por exemplo, criasse um anel, este não seria igual ao Um Anel, pois não é a mesma força e poder. Isso não quer dizer que seja maior ou menor, apenas não é igual.
 
Quer dizer que é menor sim. Saruman tinha um poder muito inferior ao de Sauron. É redundância, mas vou repetir o que já disseram. Sauron não só era mais poderoso como tinha vários fatores a seu favor. Forja, técnica, poder, etc.
 
Bom,

Coloquemos dessa forma:

Saruman podia e FORJOU um anel.
Se ele(o anel de Saruman) tinha poder, não sei, acho que nada é dito sobre ele, então nem podemos dizer que tinha, nem que não tinha.

O fato de Sauron ser mais poderoso que Saruman não impede que Saruman faça um anel de poder também. Saruman era o mais estudioso dos Istari sobre a feitura dos anéis, ele era o que mais detinha conhecimento sobre o assunto, e ele era, assim como Sauron, um maia de Aulë.

Porque forjar anéis de poder?
Bom, aparentemente você consegue obter algum tipo de efeito, ou aumentar o efeito da própria capacidade subcriativa do ainu.

Saruman era conhecido por ser um manipulador. Sua fala era perigosa e pervertia os sentidos das pessoas(veja a passagem que Gandalf fala com Saruman em Orthanc, e veja a reação dos rohirim quando Saruman começa a falar).

Então, Saruman fez um anel, e se esse anel fosse um anel de poder eu aposto que seria alguma coisa relativa a "manipulação" que era uma "capacidade subcriativa" inerente a Saruman.

Sauron fez o Um Anel para dominar a vontade dos outros. Talvez Saruman usasse o anel para manipular "a verdade" e assim se tornar Senhor da Terra-Média.

:mrgreen:

Ou não...muito do que eu disse é apenas suposição. :wink:
 
Naum pq ele teria que ter muito poder para isso (coisa que ele naum tem) ou achar uma nova fonte de pode. outra coisa onde ele forjaria essa anel as montanhas da perdição certamente estariam sendo vigiadas.
Eu acho q isso esta fora de questão!!!
:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
 
>Burgûl-matûrz< disse:
Naum pq ele teria que ter muito poder para isso (coisa que ele naum tem) ou achar uma nova fonte de pode. outra coisa onde ele forjaria essa anel as montanhas da perdição certamente estariam sendo vigiadas.
Eu acho q isso esta fora de questão!!!
:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

Vocês subestimam demais o Saruman.

Quem disse que Saruman não era poderoso? Ele era um Maia, assim como Gandalf e Sauron.

Só porque Sauron era o mais poderoso maiar não quer dizer que os outros não tinham poderes.

Vejam bem, até os elfos, que tinham capacidade sub-criativa muito inferior a um maia, conseguiram forjar anéis de poder. E eles não o fizeram na montanha da perdição, com certeza.
Saruman conseguiu inclusive sub-criar uma nova espécie de Orcs, os Uruk-hai.

Então não subestimem o poder de um Ainu, porque em matéria de poder eles eram os maiores que habitavam a terra-média.
 
Glaurung disse:
Bom,

Coloquemos dessa forma:

Saruman podia e FORJOU um anel.
Se ele(o anel de Saruman) tinha poder, não sei, acho que nada é dito sobre ele, então nem podemos dizer que tinha, nem que não tinha.

O fato de Sauron ser mais poderoso que Saruman não impede que Saruman faça um anel de poder também. Saruman era o mais estudioso dos Istari sobre a feitura dos anéis, ele era o que mais detinha conhecimento sobre o assunto, e ele era, assim como Sauron, um maia de Aulë.

Porque forjar anéis de poder?
Bom, aparentemente você consegue obter algum tipo de efeito, ou aumentar o efeito da própria capacidade subcriativa do ainu.

Saruman era conhecido por ser um manipulador. Sua fala era perigosa e pervertia os sentidos das pessoas(veja a passagem que Gandalf fala com Saruman em Orthanc, e veja a reação dos rohirim quando Saruman começa a falar).

Então, Saruman fez um anel, e se esse anel fosse um anel de poder eu aposto que seria alguma coisa relativa a "manipulação" que era uma "capacidade subcriativa" inerente a Saruman.

Sauron fez o Um Anel para dominar a vontade dos outros. Talvez Saruman usasse o anel para manipular "a verdade" e assim se tornar Senhor da Terra-Média.

:mrgreen:

Ou não...muito do que eu disse é apenas suposição. :wink:

Coloquemos desta forma:

Saruman NÃO PODIA e NÃO FORJOU nenhuma anel.
Podia forjar, talvez, mas nunca nada com poder. ESSE ANEL DO PARÁGRAFO NÃO TINHA PODERES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Podem-me dizer em que é que se baseam para dizer isso?

Saruman nunca criou um anel COM PODER, como muitos querem acreditar.


Vocês subestimam demais o Saruman.

Quem disse que Saruman não era poderoso? Ele era um Maia, assim como Gandalf e Sauron.

Só porque Sauron era o mais poderoso maiar não quer dizer que os outros não tinham poderes.

Vejam bem, até os elfos, que tinham capacidade sub-criativa muito inferior a um maia, conseguiram forjar anéis de poder. E eles não o fizeram na montanha da perdição, com certeza.
Saruman conseguiu inclusive sub-criar uma nova espécie de Orcs, os Uruk-hai.

Então não subestimem o poder de um Ainu, porque em matéria de poder eles eram os maiores que habitavam a terra-média.

Saruman tinha poder, mas não para criar um anel que o tivesse.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Glaurung disse:
Bom,

Coloquemos dessa forma:

Saruman podia e FORJOU um anel.
Se ele(o anel de Saruman) tinha poder, não sei, acho que nada é dito sobre ele, então nem podemos dizer que tinha, nem que não tinha.

O fato de Sauron ser mais poderoso que Saruman não impede que Saruman faça um anel de poder também. Saruman era o mais estudioso dos Istari sobre a feitura dos anéis, ele era o que mais detinha conhecimento sobre o assunto, e ele era, assim como Sauron, um maia de Aulë.

Porque forjar anéis de poder?
Bom, aparentemente você consegue obter algum tipo de efeito, ou aumentar o efeito da própria capacidade subcriativa do ainu.

Saruman era conhecido por ser um manipulador. Sua fala era perigosa e pervertia os sentidos das pessoas(veja a passagem que Gandalf fala com Saruman em Orthanc, e veja a reação dos rohirim quando Saruman começa a falar).

Então, Saruman fez um anel, e se esse anel fosse um anel de poder eu aposto que seria alguma coisa relativa a "manipulação" que era uma "capacidade subcriativa" inerente a Saruman.

Sauron fez o Um Anel para dominar a vontade dos outros. Talvez Saruman usasse o anel para manipular "a verdade" e assim se tornar Senhor da Terra-Média.

:mrgreen:

Ou não...muito do que eu disse é apenas suposição. :wink:

Coloquemos desta forma:

Saruman NÃO PODIA e NÃO FORJOU nenhuma anel.
Podia forjar, talvez, mas nunca nada com poder. ESSE ANEL DO PARÁGRAFO NÃO TINHA PODERES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Podem-me dizer em que é que se baseam para dizer isso?

Saruman nunca criou um anel COM PODER, como muitos querem acreditar.

Prove oq diz... cite um trecho da obra que explicite a ausência de qualquer poder no anel de Saruman.

O 10º membro da Sociedade disse:
Vocês subestimam demais o Saruman.

Quem disse que Saruman não era poderoso? Ele era um Maia, assim como Gandalf e Sauron.

Só porque Sauron era o mais poderoso maiar não quer dizer que os outros não tinham poderes.

Vejam bem, até os elfos, que tinham capacidade sub-criativa muito inferior a um maia, conseguiram forjar anéis de poder. E eles não o fizeram na montanha da perdição, com certeza.
Saruman conseguiu inclusive sub-criar uma nova espécie de Orcs, os Uruk-hai.

Então não subestimem o poder de um Ainu, porque em matéria de poder eles eram os maiores que habitavam a terra-média.

Saruman tinha poder, mas não para criar um anel que o tivesse.

Pq não?

Os anéis do poder foram forjados por Celebrimbor numa arte ensinada por Sauron que havia sido maia de Aulë. Saruman também era maia de Aulë, o ferreiro e com isso com certeza sabia muito da arte da forja pois conviveu com o maior dos mestres nesse sentido. Além disso Saruman passou milhares de anos estudando os anéis do poder e com isso é totalmente plausível e na verdade, até mesmo provável que o anel que ele forjou tivesse algum poder ainda que limitado.

Saruman não se intitularia o Fazedor de Anéis para Gandalf atoa. Ele poderia usar essa simbologia para enganar um homem tolo, mas não o sábio Peregrino Cinzento a quem Saruman conhecia tão bem. Se ele se auto-entitula Fazedor de Anéis é pq aquilo ali significaria algo, até mesmo contra Gandalf.
 
Fingolfin disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
Glaurung disse:
Bom,

Coloquemos dessa forma:

Saruman podia e FORJOU um anel.
Se ele(o anel de Saruman) tinha poder, não sei, acho que nada é dito sobre ele, então nem podemos dizer que tinha, nem que não tinha.

O fato de Sauron ser mais poderoso que Saruman não impede que Saruman faça um anel de poder também. Saruman era o mais estudioso dos Istari sobre a feitura dos anéis, ele era o que mais detinha conhecimento sobre o assunto, e ele era, assim como Sauron, um maia de Aulë.

Porque forjar anéis de poder?
Bom, aparentemente você consegue obter algum tipo de efeito, ou aumentar o efeito da própria capacidade subcriativa do ainu.

Saruman era conhecido por ser um manipulador. Sua fala era perigosa e pervertia os sentidos das pessoas(veja a passagem que Gandalf fala com Saruman em Orthanc, e veja a reação dos rohirim quando Saruman começa a falar).

Então, Saruman fez um anel, e se esse anel fosse um anel de poder eu aposto que seria alguma coisa relativa a "manipulação" que era uma "capacidade subcriativa" inerente a Saruman.

Sauron fez o Um Anel para dominar a vontade dos outros. Talvez Saruman usasse o anel para manipular "a verdade" e assim se tornar Senhor da Terra-Média.

:mrgreen:

Ou não...muito do que eu disse é apenas suposição. :wink:

Coloquemos desta forma:

Saruman NÃO PODIA e NÃO FORJOU nenhuma anel.
Podia forjar, talvez, mas nunca nada com poder. ESSE ANEL DO PARÁGRAFO NÃO TINHA PODERES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Podem-me dizer em que é que se baseam para dizer isso?

Saruman nunca criou um anel COM PODER, como muitos querem acreditar.

Prove oq diz... cite um trecho da obra que explicite a ausência de qualquer poder no anel de Saruman.

O 10º membro da Sociedade disse:
Vocês subestimam demais o Saruman.

Quem disse que Saruman não era poderoso? Ele era um Maia, assim como Gandalf e Sauron.

Só porque Sauron era o mais poderoso maiar não quer dizer que os outros não tinham poderes.

Vejam bem, até os elfos, que tinham capacidade sub-criativa muito inferior a um maia, conseguiram forjar anéis de poder. E eles não o fizeram na montanha da perdição, com certeza.
Saruman conseguiu inclusive sub-criar uma nova espécie de Orcs, os Uruk-hai.

Então não subestimem o poder de um Ainu, porque em matéria de poder eles eram os maiores que habitavam a terra-média.

Saruman tinha poder, mas não para criar um anel que o tivesse.

Pq não?

Os anéis do poder foram forjados por Celebrimbor numa arte ensinada por Sauron que havia sido maia de Aulë. Saruman também era maia de Aulë, o ferreiro e com isso com certeza sabia muito da arte da forja pois conviveu com o maior dos mestres nesse sentido. Além disso Saruman passou milhares de anos estudando os anéis do poder e com isso é totalmente plausível e na verdade, até mesmo provável que o anel que ele forjou tivesse algum poder ainda que limitado.

Saruman não se intitularia o Fazedor de Anéis para Gandalf atoa. Ele poderia usar essa simbologia para enganar um homem tolo, mas não o sábio Peregrino Cinzento a quem Saruman conhecia tão bem. Se ele se auto-entitula Fazedor de Anéis é pq aquilo ali significaria algo, até mesmo contra Gandalf.

E há alguma coisa que comprove que ele tinha poder??? Não, e como Saruman não tinha poder para criar um Anel do Poder... Por que se tivesse para quê andar atrás do Um? Mesmo que ele criasse algo com um pouco de poder, seria suficiente para fazer frente Sauron. Bastava criar exércitos de jeito e conseguiria derrotá-lo.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
E há alguma coisa que comprove que ele tinha poder??? Não, e como Saruman não tinha poder para criar um Anel do Poder... Por que se tivesse para quê andar atrás do Um? Mesmo que ele criasse algo com um pouco de poder, seria suficiente para fazer frente Sauron. Bastava criar exércitos de jeito e conseguiria derrotá-lo.

Você tá misturando as coisas. :stop:

Não existe nada mencionando o fato do anel de Saruman ter poder ou não. Então, um argumento que diz que ele não tem poder é tão válido quanto um que diz que ele tem.
Got the idea? :dente:

Porque Saruman estaria andando atrás do um? Porque mesmo que ele tenha feito um anel de poder, ele provavelmente não se compararia em poder ao Um Anel de Sauron.

Pode ser que o fato de sua condição de Istar tenha sido um limitador para que Saruman conseguisse atingir ou desenvolver toda a sua técnica na forja de anéis do poder. Sauron não tinha esse limitador, ele não estava preso num Hröa, ele não estava sob um tipo de "juramento" de não usar seus poderes "abertamente" (vide Sobre os Istari no Contos Inacabados)

Se bem que como Saruman se corrompeu, acho que esses "limitadores" não se aplicavam mais a ele....
:o?:
 
Glaurung disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
E há alguma coisa que comprove que ele tinha poder??? Não, e como Saruman não tinha poder para criar um Anel do Poder... Por que se tivesse para quê andar atrás do Um? Mesmo que ele criasse algo com um pouco de poder, seria suficiente para fazer frente Sauron. Bastava criar exércitos de jeito e conseguiria derrotá-lo.

Você tá misturando as coisas. :stop:

Não existe nada mencionando o fato do anel de Saruman ter poder ou não. Então, um argumento que diz que ele não tem poder é tão válido quanto um que diz que ele tem.
Got the idea? :dente:

Porque Saruman estaria andando atrás do um? Porque mesmo que ele tenha feito um anel de poder, ele provavelmente não se compararia em poder ao Um Anel de Sauron.

Pode ser que o fato de sua condição de Istar tenha sido um limitador para que Saruman conseguisse atingir ou desenvolver toda a sua técnica na forja de anéis do poder. Sauron não tinha esse limitador, ele não estava preso num Hröa, ele não estava sob um tipo de "juramento" de não usar seus poderes "abertamente" (vide Sobre os Istari no Contos Inacabados)

Se bem que como Saruman se corrompeu, acho que esses "limitadores" não se aplicavam mais a ele....
:o?:

Exatamente onde eu quero chegar, não há nada que diga que ele tinha, e não há nada que diga que ele não tinha. Por isso é uma questão de se acreditar no que se quiser. E eu acredito que ele não tinha poder nenhum, e tenho as minhas defesas da teoria. Vocês têm as vossas. End of this question.

But not of this one here:


Saruman andava atrás do Um porque este mesmo tinha poderes que se lhe fossem conferidos fariam com que ele conseguisse derrubar Sauron e tornar-se ele mesmo senhor da Terra-Média. Esse anel do parágrafo não tem nada a ver. Ele pode ter feito tentativaas de criar um. Pode ter até feito uns anéis, MAS NENHUM COM PODER.
E não acho que por ele se corromper esses limitadores acabavam. Continuavam na mesma. Aliás, a sua corrompção, crei, até fez o contrário: com que eles aumentassem, e daí, quando perdeu a batalha, ele ficou sem poderes.
 
Citação:
"E não acho que por ele se corromper esses limitadores acabavam. Continuavam na mesma. Aliás, a sua corrompção, crei, até fez o contrário: com que eles aumentassem, e daí, quando perdeu a batalha, ele ficou sem poderes."

O fato de Saruman ter se corrompido não afeta em nada sua limitação de Poder, pois ele continuava restrito às capacidades que seu hröa lhe permitia.

Citação:
"Saruman andava atrás do Um porque este mesmo tinha poderes que se lhe fossem conferidos fariam com que ele conseguisse derrubar Sauron e tornar-se ele mesmo senhor da Terra-Média. Esse anel do parágrafo não tem nada a ver. Ele pode ter feito tentativas de criar um. Pode ter até feito uns anéis, MAS NENHUM COM PODER."

Eu também acredito que o Anel de Saruman não tinha nenhum poder significativo, mas não podemos garantir isso, pois, como já foi dito, não é dito mais nada sobre este Anel.

É claro que Saruman não tinha poder de fazer um Anel tão poderoso quanto o Um; pra começar, seus poderes estavam limitados pelo seu hröa. Além disso, Sauron era um dos Maiar de maior poder, e um Maia de Aulë, ou seja, Sauron tinha tudo a seu favor quanto contruiu o Um, Saruman não tinha poder nem perto disso. Isso não é subestimar, é apenas se basear no provável! :obiggraz:
 
Uma coisa que eu acho interessante, é que muita gente se prende apenas aos anéis quando se fala em "gastar poder" e blá blá blá. Elfos, humanos, anões, ainur, e até orcs creio eu, possuíam o dom da sub-criação.

Celebrimbor forjou três anéis com poderes magníficos. O que impediria Saruman, mesmo num hröa, de criar um anel de poder? Afinal, elfos encarnavam hröar. O Anel de Saruman poderia até não ter o poder do Um (e não chegava nem perto), mas para ser citado, provavelmente tinha poder sim (mas isso é coisa para discutir em outros tópicos).

Voltando à sub-criação, vide as espadas. Ferroada brilhava quando orcs se aproximavam. Não é um anel de poder, mas é uma pincelada de poder sub-criativo que ela possui, assim como a "mágica" na lâmina da espada de Merry que feriu o Rei-Bruxo, ou o Elmo de Dor-Lómin...
 
Sem dúvida o Anel de Saruman poderia, sim, ter algum poder. Mas o que está em discussão são os motivos pelo qual ele(Saruman) não poderia ter feito um Anel como o Um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo