• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Bowser disse:
Eh isso aí, pau no c* de quem investe na educação dos filhos! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Em mais um episódio raro eu sou obrigado a concordar com o Bowser. Pra que estudar e se esforçar pra entrar na faculdade, pagando o que se tem e não tem por isso, se podemos ir pra uma escola pública de m****, receber uma educação de m****, não estudar e passar pela aprovação automática (outra medida ridícula) e confiar na sorte pra pegar uma das muitas vagas que serão disputadas exclusivamente por caras de formação tão m**** quanto a minha? E sim, vamos pra faculdade tentar recuperar tudo do zero, e se não recuperarmos, atrasamos o curso e aí todos, ricos e pobres, preparados ou não, seremos uns m***** de graduandos, seremos uns m***** de profissionais e o nosso país vai ser mais m**** ainda do que já é.

Essa decisão só podia partir de um cara que nunca foi pra faculdade e nunca vai entender que ensino superior não é como fast food que você vai, come rapidinho e vai embora satisfeito. De um cara que se diz trabalhador mas passou 20 anos vivendo de política, sem apertar um parafuso ou fazer um trabalho sequer, mamando nas tetas da Odebrecht.

Muito bem... Mais uma coisa da qual o estado vai nos privar, mais um encorajamento pros que querem sonegar impostos, mais um serviço público jogado na latrina.


e a mesma coisa para os que não tem chance de investir nem na vida dos filhos...

Jogar um ignorante na universidade não vai dar futuro pra eles.
Eu se fosse empregador não contrataria um cotista como estagiário ou ex-cotista como funcionário. E não me digam que isso é preconceito. É precaução... Não se faz caridade no mercado como querem fazer nas universidades públicas, último sustentáculo da educação pública de qualidade no país.

O mais engraçado é que acho que a totalidade das vagas aqui no Rio vai cair na mão dos alunos dos CAPs e dos Pedro II, que aliás tem muito aluno de classe média e alta. :clap:
 
Se alguma coisa mudou em mim depois deste anúncio de 50% de vagas para estudantes de escola pública, foram duas: sentimento de um pouco mais de racionalização dos políticos e sentimento de falta de ciência dos mesmos no absurdo que é 50% de vagas em uma universidade.

Algo que depende das universidades no sucateamento das mesmas é a entrega do diploma aos alunos. Se a universidade é boa, não deveria formar alguém que não aprendeu nada, ou pouco, em seu ensino anterior. Então, baseando-se nisso:

Eru disse:
Eu se fosse empregador não contrataria um cotista como estagiário ou ex-cotista como funcionário. E não me digam que isso é preconceito. É precaução... Não se faz caridade no mercado como querem fazer nas universidades públicas, último sustentáculo da educação pública de qualidade no país.

Se eu não tivesse certeza da qualidade da universidade, poderia contratar um cotista (ou ex-cotista) com uma condição feita antes: ele teria que me provar que realmente mereceu o diploma de ensino superior.
 
Algo que depende das universidades no sucateamento das mesmas é a entrega do diploma aos alunos. Se a universidade é boa, não deveria formar alguém que não aprendeu nada, ou pouco, em seu ensino anterior.


A questão é, numa turma onde a maioria não tem base, a aula não rende.


Se eu não tivesse certeza da qualidade da universidade, poderia contratar um cotista (ou ex-cotista) com uma condição feita antes: ele teria que me provar que realmente mereceu o diploma de ensino superior.


E como faria isso? Só se você desse o estágio pra ele.

Eu tenho mais medo ainda de começarem a querer implementar a aprovação automática nas universidades por conseqüencia da piora no nível dos alunos e as naturais reprovações (vai começar a velha ladainha das salas cheias e outros problemas que sem esse empurrãozinho do governo já eram uma dor de cabeça).
 
Sistema de cotas nas universidades... O q vcs acham?

Eu queria muito discutir isso, pois estou em ano de vestibular e acho esse um assunto atual e controverso. Quando falo de sistema de cotas me refiro às cotas raciais e às cotas reservadas para colégios públicos.

Em relação às cotas para o ensino público, só a favor até certo ponto. Realmente os alunos de escolas públicas têm menos chances do q os q estudam em colégios particulares (eu estudo em colégio particular), pois a qualidade do ensino público é muito precária. Em contrapartida, eu não acho q essa cota deveria ser superior a 50% (aqui no Amazonas é de 60%). 50% estabeleceria um equilíbrio e daria chances iguais a todos, afinal nossos pais se matam para poder pagar as mensalidades exorbitantes de uma escola particular.

O problema é q o governo prefere utilizar a solução mais fácil. Em vez de criar esse sistema de cotas, ele deveria era melhorar o sistema de ensino público. Isso sim seria a solução ideal e daria chances iguais a todos.

Agora, em relação às cotas raciais sou TOTALMENTE CONTRA. Antes de mais nada digo q sou branco (ou pardo, sei lá) e acho uma verdadeira discriminação esse sistema. Em vez de acabar com o preconceito, só vai aumentá-lo. Me desculpem, mas esse sistema é a mesma coisa q dizer q os negros/índios não tem capacidade pra entrar na faculdade sozinhos, q eles precisam de privilégios para poder alcançar o ensino superior. Sinceramente, eu acho isso uma afronta aos negros e indígenas desse país. Se já existe o sistema para colégios públicos, pra q criar as cotas raciais ?! Existem muitos negros inteligentes e bem de vida q tem capacidade para passar no vestibular sem esses privilégios. Essas cotas foram criadas para atingir a igualdade, mas elas só vão aumentar a discriminação.

Ufa !!!! Foi bom ter escrito tudo isso, eu precisava colocar isso pra fora. É isso aí, pessoal, gostaria q nós criássemos uma discussão civilizada e sem preconceitos sobre esse tema, q na minha opinião ainda vai dar muito o q falar...
 
Eu sou contra por que no meu ver, as cotas pioram a qualidade das Universidades, já que alunos com um preparo menor passam a entrar nelas. Os professores do meu colegio ano passado só aconselhavam a UERJ(que usa o sistema de cotas ha algum tempo) pra quem queria fazer Direito, por que segundo eles os outros cursos estariam perdendo credibilidade por causa do mal preparo de alguns alunos.

O Governo deveria começar por baixo, nao por cima...
 
Eles não acham afronta. Veja, agora que eles estão tirando uma suposta vantagem da discriminação (entrar na faculdade por cotas não vai fazer alguem ser mais inteligente), eles não são contra... que coisa neh?

É uma pena. Pois eles deveriam se revoltar e exigir reformas realmente significantes, e não apenas se acomodar...
 
Esse assunto esta realmente me "atormentando" a algum tempo, vou tentar me expressar então. Eu também estudo em colegio particular e isso não quer dizer que pago um colégio de mais de quinhentos reais aqui em Belo Horizonte em MG e continuo com dinnheiro pra comprar tudo que quero. Minha familia paga um colegio caro porque acha que desta forma estarei mais bem preparada justamente para entrar numa boa faculdade e então... chega o sistema de cotas! Nesse caso me refiro a cotas pra colegios publicos. Se é assim entao é muito facil, eu deixo de pagar um colegio de mais de quinhentos reais e vou para um colegio publico, as minhas chances lá, ou em um colegio caro serão quase as mesmas :disgusti:

O problema é q o governo prefere utilizar a solução mais fácil. Em vez de criar esse sistema de cotas, ele deveria era melhorar o sistema de ensino público. Isso sim seria a solução ideal e daria chances iguais a todos.
Perfeito, falou tudo. Isso que o governo esta fazendo nao passa de "tampar o sol com a peneira" digamos. Jogam todos na boa universidade atravez desse sistema e pronto, oportunidades iguais , mais isso é o que eles pensam, concordo que o nivel das universidades irá cair. Querem dar oportunidades iguais então devem é melhorar o ensino de todo o país desde o ensino fundamental ao medio. Para que então todos possam concorrer de igual pra igual e ingressar em boas universidades.

Agora as cotas raciais. Também nao acho certo não, isso acaba sendo preconceito de uma forma ou de outra, resolvem um preconceito jogando outro preconceito por cima, não deveria ser assim.

É mais ou menos isso a minha opiniao, qualquer coisa que eu lembrar e tal eu edito :wink:
 
o problema naum eh o fim, q eh muito nobre alias, mas os meios.
eh logico q muitas pessoas naum tem oportunidade de estudar decentemente, porem isso naum depende soh da rassa. alem do mais isso eh inconstitucional (todos os cidadauns saum iguais perante a lei). a solussaum real e definitiva msm eh bem mais complicada e dificil de ser atingida: ou melhorar a qualidade do ensino superior ou criar vagas universitarias suficientes para todos.

adios :wink: :wink:

:lol:
 
Gondorian Blade disse:
Eles não acham afronta. Veja, agora que eles estão tirando uma suposta vantagem da discriminação (entrar na faculdade por cotas não vai fazer alguem ser mais inteligente), eles não são contra... que coisa neh?

É uma pena. Pois eles deveriam se revoltar e exigir reformas realmente significantes, e não apenas se acomodar...
'Eles' quem???

Ninguém acha nada. Isso não é brincadeira. Criaram essa desigualdade maldita, e ainda criam medidas populistas para tentar 'abafar' o caso.

Deviam melhorar o sistema de ensino, mas não farão isso agora. Deviam muita coisa, que não farão agora (talvez nunca).

Não fale pelos outros, sem saber o que passam.
 
Deviam melhorar o sistema de ensino, mas não farão isso agora. Deviam muita coisa, que não farão agora (talvez nunca).

Não fale pelos outros, sem saber o que passam.

Eu sei, não tive a intenção de ofender ninguém. Mas como vc mesmo disse o governo dveria era melhorar o sistema de ensino, e não criar cotas. Eu entendo perfeitamente q a vida não é fácil, e q muito passam por dificuldades q eu nem imagino, mas não acho q esse sistema seja a solução correta. Como já disse alguém, é tapar o Sol com a peneira. Infelizmente, o nível das universidades vai cair e o ensino superior público também irá por água abaixo.
 
O governo toma medidas desse tipo simplesmente porque elas são mais eficazes pra angariar votos do que melhorar a educação pela base, já que isso levaria bastante tempo, não somente 4 anos, eh bem melhor pro governo tomar uma medida que "resolva" o problema de uma vez, sem pensar direito nas besteiras que faz...
 
Bom quanto a questao medidas tomadas pelo governo... para quem acha que eh necessario um fortalecimento do ensino, este projeto jah existe, se vai funcionar eh outra coisa, mas a intensao existe desde FHC, e olha que geralmente eu nao gosto de seus planos.

Estou falando do Fundescola, que como o nome diz eh um programa de Fortalecimento da Escola, "a missão é promover, em regime de parceria e responsabilidade social, a eficácia, eficiência e eqüidade no ensino fundamental público das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio da oferta de serviços, produtos e assistência técnico-financeira inovadores e de qualidade, que focalizam o ensino-aprendizagem e as práticas gerenciais das escolas e secretarias de educação.

O programa tem como estratégias aperfeiçoar o trabalho, elevar o grau de conhecimento e o compromisso de diretores, professores e outros funcionários da escola com os resultados educacionais, melhorar as condições de ensino e estimular o acompanhamento dos pais na aprendizagem de seus filhos".

Mas falando do PROUNI, Programa de Universidade para Todos, existe um Artigo, o Terceiro, que fala que o programa deverah considerar os resultados do ENEM.

Bom, por ora nao vou falar nada, vou deixar o link aqui, para que vcs tirem suas proprias conclusoes: PROUNI, o arquivo estah em PDF.
 
Kabral o falso disse:
Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.
Lamentável!!!
Ainda tem gente que se esquece que existem brancos pobres, categoria que estou incluído.
Legal isso, né! Então quer dizer que um negro rico tiver a mesma pontuação que a minha eu danço???? :twisted:
Acho que deveria ter cotas é para os bem dotados financeiramente (em torno de 10%) e o resto para a população de baixa renda.

Quanto à herança dos europeus, não tenho nada a ver com isso, os ibéricos (malditos), são dignos de desprezo, pois ainda tem muitos deles mandando aqui e os brasileiros fazem questão de lamber suas solas.

Ass.: Khronos
 
Ignorar ou não ignorar? Eis a questão....

Amigo, vc se esquece que a maioria da populção negra é pobre e sofre preconceitos de uma sociedade ignorante? Seja sensato e não se baseie por "achismos" e sim por números. "Negros ricos" são uma minoria absoluta.

E quanto a herança, vc tem tdu a ver com isso, se vc continua a usar-se dela e de seus preceitos morais. O povo tem sempre que se auto-denominar não parte da sociedade. Isso é um problema. Vc faz parte da sociedade e então comoce a agir como cidadão responsável. Quanto aos "Íberos Malditos" vc está generalizando algo e tirando mais uma vez conclusões precipitadas.

cansei.
 
Homem Foice disse:
Kabral o falso disse:
Pelo histórica desigualdade que os eurpoeus institucionaram nesse país (e no resto do Mundo), vcs nos devem essa.
Lamentável!!!
Ainda tem gente que se esquece que existem brancos pobres, categoria que estou incluído.
Legal isso, né! Então quer dizer que um negro rico tiver a mesma pontuação que a minha eu danço???? :twisted:
Acho que deveria ter cotas é para os bem dotados financeiramente (em torno de 10%) e o resto para a população de baixa renda.

Quanto à herança dos europeus, não tenho nada a ver com isso, os ibéricos (malditos), são dignos de desprezo, pois ainda tem muitos deles mandando aqui e os brasileiros fazem questão de lamber suas solas.

Ass.: Khronos

:zzz: ...hã? quê? onde? :roll:
 
de fato esta questão é delicada..sinceramente acho que medidas populistas feitas para ganhar votos e em purrar com a barriga medidaas reais como a de se fazer um ensino público de qualidade....

em todo caso estou prestando vestibular esse ano e estudo em colégio público aqui no Rio de Janeiro(PedroII) e por mais que eu ache que esta medida de uma cara d epau incrível....não tenho o direito de falar...já que isso me beneficia... :wink:
 
pow minha mãe veio com um papo de que eu deveria entrar nessa pq tenho parente índio..
Fiquei meio assim :roll:
Tipow eu sempre estudei em escola boa(apesar de continuar burro :lol: ). , tenho condição financeira decente.
REALMENTE acho que essa oportunidade deve ser dada aqueles que merecem.
 
Acho que não leram o meu post, um pouquinho antes... Muito, mas muito cuidado ao chamar as coisas de "medidas populistas"...
 
lordpas disse:
Amigo, vc se esquece que a maioria da populção negra é pobre e sofre preconceitos de uma sociedade ignorante? Seja sensato e não se baseie por "achismos" e sim por números. "Negros ricos" são uma minoria absoluta.

Então, se é pra criar cotas, então q criem para os desafortunados financeiramente. Dessa forma vão ser beneficiados todos os q precisam, independente de ser branco, negro ou índio.

Ash Nasg disse:
Eu sou contra por que no meu ver, as cotas pioram a qualidade das Universidades, já que alunos com um preparo menor passam a entrar nelas. Os professores do meu colegio ano passado só aconselhavam a UERJ(que usa o sistema de cotas ha algum tempo) pra quem queria fazer Direito, por que segundo eles os outros cursos estariam perdendo credibilidade por causa do mal preparo de alguns alunos.

:clap: . Desenterraram o tesouro. Penso exatamente do mesmo jeito. De q adianta empurrar alunos de escola pública pra faculdade se, infelizmente, a maioria deles não está preparado para o ensino superior. Outro dia passou no Jorna Nacional uma matéria q mostrava o grande número de alunos da faculdade q precisam de aulas particulares para aprender mátérias básicas q não foram absorvidas no Ensino Médio. Muitos deles acabam trancando o curso. Imaginem como vai ser agora com o sistema de cotas. Infelizmente é tapar o Sol com a peneira. Em vez de melhorar, esse sistema vai acabar com a qualidade do ensino superior público.
Todos sabem q a solução para os problemas é a melhoria do ensino fundamental e médio público brasileiro, mas os governantes preferem medidas como essa...

pow minha mãe veio com um papo de que eu deveria entrar nessa pq tenho parente índio..
Fiquei meio assim
Tipow eu sempre estudei em escola boa(apesar de continuar burro ). , tenho condição financeira decente.
REALMENTE acho que essa oportunidade deve ser dada aqueles que merecem.

:clap: :clap: . São poucos os põe a mão na conciência e pensam como vc. Parabéns por essa preocupação.
 
realmente não concordo com as cotas.

mas...não é tão fácil quanto parece melhorar o ensino publico brasileiro.

Estamos 50anos atrasados da França, por exemplo.

Digamos que o governa invista todo seu dinheiro na educaçao.

durante esses 50anos, as pessoas que estudam em colegio publico vão ter que futuro nas suas frentes?

essa cota só vai fazer as faculdades públicas piorarem tambem. Infelizmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo