• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

OQQQQ....TOLKIEN QUIS DIZER COM ISSO:...

Tolkien, quando escreveu o SdA, imaginou que quem teria traduzido o livro em inglês teria sido um marinheiro britânico que tinha alcançado inesperadamente Tol Eressëa, e traduziu o livro a partir do seu contacto com os elfos de lá. Ou seja para tolkien a Terra-Média não seria apenas a Grâ-Bertanha, mas todo o planeta ( senão a Inglaterra seria redonda, quando Eru separou a terra abençoada e arredondou o resto.) É nesse contexto que deve ser intrepertada a frase, explicando assim o porquê de hoje não vermos os hobbits!
 
Sim, a Terra-Média seria todo o planeta... mas o local aonde se passa a maior parte da história do SDA, Hobbit, Silmarillion seria apenas um dos continentes... o qual foi associado com a Grã-Bretanha...
:)
 
na verdade a terra-media seria a europa..... tanto que antigamente era com esse nome que aquela regiao era conhecida, e um resquicio disso ainda pode ser percebido em "mediterraneo" (medi-terraneo, meio da terra). existem alguns mapas-mundi onde estao representados os tres continentes de Arda, e pode-se perceber que a terra-media recebeu esse nome por se encontrar no meio.
 
na verdade a terra-media seria a europa..... tanto que antigamente era com esse nome que aquela regiao era conhecida, e um resquicio disso ainda pode ser percebido em "mediterraneo" (medi-terraneo, meio da terra). existem alguns mapas-mundi onde estao representados os tres continentes de Arda, e pode-se perceber que a terra-media recebeu esse nome por se encontrar no meio.
sim...sim...isso pode ser lido..(ou visto) em "O atlas da terra media" lá isso é bem esplicado é tem eta imagens mostrando o mundo de hoje comparado com o mundo da TM..

Ei Ei todos contra mim ...(oras bolas eu tenho uma imaginação fertillll...hehe...) q q custa eu poderia mto bem acreditar nisso tudo...e acredito q em algum lugar desse mundo algum "doido" (talvez naum doido) acredita e bota fé de q existem hobbits, elfos...etc.....
ja pensou existir um "caçador de hobbits" hehehkjhdjnbxkljchahahauhauahua :lol:
 
Não têm gente que acredita que realmente existiam armas químicas no Iraque????
Porque não acreditar em Hobbits????
:lol: :lol: :lol:
 
Primula disse:
Pense que primeiro ele inventou essas estórias para seus filhos (crianças), e que depois quando "compilou" o legendário para fazer a mitologia das mitologias, queria fazer com que fosse crível.

Só pra pentelhar, ele começou mesmo bem antes de ter filhos, ainda em 1917. Fazia histórias pra ele mesmo, basicamente.

2) acreditar piamente que todos os relatos mitológicos de todos os lugares do mundo continham uma verdade em comum.

Até onde vejo, foi um exercício de imaginaçào em juntar todos os imaginários. Se ele acreditasse mesmo nisso, o resultado não seria tão bom a meu ver. (a racionalidade iria para o saco e as continuidades ficariam comprometidas perigosamente)

Disso eu discordo. A idéia era exatamente essa. Mitos não são mentiras, mas deturpações da Verdade original, fragmentos estraçalhados da Luz original. Uma idéia bastante racional pra quem crê em uma Fonte única para tudo que existe.
 
Não têm gente que acredita que realmente existiam armas químicas no Iraque????
Porque não acreditar em Hobbits????
Disso eu discordo. A idéia era exatamente essa. Mitos não são mentiras, mas deturpações da Verdade original, fragmentos estraçalhados da Luz original. Uma idéia bastante racional pra quem é crê em uma Fonte única para tudo que existe.
agora sim estamos falando corretamente....hehehehe :D
 
Sinceramente... acho que estamos filosofando demais sobre este assunto.
Não creio que Tolkien acreditava no que criava. Ele era um gênio, mas não esquizofrênico.
 
bom, acho que anoes eles não viraram, como ja disseram os anoes devem estar cavando até hoje, provavelmente adiquiriram tanto ouro que resolveram ficar por lá mesmo com medo de assalto...
:mrgreen:
eles devem estar melhor do que nós
 
imagina as manchetes "Operários da Vale do Rio Doce são assassinados por anões após escavar suas minas".


medo
 
Olá para todos vcs. Sou novo aqui no fórum mas gostaria de lançar uma pergunta para vcs. Sabe-se que existiam várias palantir na TM, mas depois do fim da Terceira era parece que Todo o mundo esqueceu delas. Por acaso a palantir de Osgiliath, a de Isengard e de Minas Tirith ainda são mencionadas nas Eras posteriores ou elas tb desapareceram???
 
ronaldo henrique disse:
Olá para todos vcs. Sou novo aqui no fórum mas gostaria de lançar uma pergunta para vcs. Sabe-se que existiam várias palantir na TM, mas depois do fim da Terceira era parece que Todo o mundo esqueceu delas. Por acaso a palantir de Osgiliath, a de Isengard e de Minas Tirith ainda são mencionadas nas Eras posteriores ou elas tb desapareceram???

Olá Ronaldo. Seja bem vindo!!! :)

Na verdade existe pouquissima informação do que aconteceu após o fim da Terceira Era. O que sabemos é aquilo que consta nos apêndices de Senhor dos Anéis. E lá não consta nada de nenhum dos palantir. Pelo menos até onde me lembro.

Então realmente não se menciona o que aconteceu com as pedras videntes na Quarta Era.
 
A maioria já tinha se perdido antes do fim da TE. Das que sobraram, uma foi levada para Aman quando os portadores foram, e os de Isengard e Minas Tirith foram recolhidos por Aragorn. O de Minas Tirith quase se inutilizou, por causa do suicídio de Denethor, mas os dois devem ter sido separados, sendo um enviado para Arnor. Esses devem ter se perdido ao fim do reino unificado.
 
Se existem ou não, isso depende de cada um acreditar... eu acredito que sim, eles existiram, que nem Tolkien os citou, assim como os elfos, e eu acredito q eles continuam a existir, e q a terra média foi a grã-bretanha daquela época, e a américa latina (como está em Atlas da TM) era Valinor. Mas enfim, tem gente q acha isso besteira..
 
Acreditar que duendes existem é uma coisa, deixar-se emocionar pela mitologia recriada por Tolkien é outra, completamente diferente.

Uma coisa que dá para admitir é que um dos artifícios mais geniais utilizados por Tolkien para dar verossimelhança para as suas histórias foi justamente escrevê-las num estilo muito próprio das lendas germânicas que ele tanto adorava (e bem conhecia), mas que não existiam em inglês.

A leitura do "Letters of JRRT" permite entender melhor por que as histórias de Tolkien "parecem verdade": elas são propositadamente construídas para dar essa sensação.

Isso porque uma das maiores frustrações do professor era não encontrar lendas heróicas em inglês antigo em quantidade suficiente que satisfizesse o seu voraz apetite por esse tipo de coisa.

O que ele fez foi inventar lendas inglesas, com a mesma "liberdade poética" e o mesmo estilo mitológico daqueles velhos textos que estudava em línguas germânicas antigas.

Mas nesse processo ele foi integrando fragmentos e se valendo de elementos que realmente existiam no pouco de "mitologia inglesa" que de fato existia. Para tanto, ele tinha de "isolar" as lendas da "influência católica" que posteriormente havia se depositado sobre elas. Só que nessa tarefa ele acabou (especialmente no fim da vida) reconciliando os mitos germânicos com a mitologia católica (na qual ele acreditava sinceramente), e dando a tudo uma tremenda coerência que nos convida a "acreditar que poderia ser verdade".

Acho que, quando foi ficando velho, Tolkien fez as adaptações necessárias para permitir que a sua obra não fosse em nenhum ponto incompatível com o mito católico.

E é aí que está, no fundo, a principal (e mais perigosa) vertente do "fundamentalismo tolkieniano". Ao que me parece, Tolkien certamente não acreditava que as suas histórias fossem verdadeiras, mas ele deixou as portas abertas, por assim dizer, para que um ou outro leitor se deixasse enveredar por esse caminho. Porque ele, Tolkien, acreditava de fato no mito católico, e fez questão de compatibilizar o seu próprio "mito britânico" com ele.

Assim, embora Tolkien não fosse "tolkieniano" (da mesma forma que Marx não era marxista... :lol: ), parece-me que essa porta ficou aberta.

De minha parte, sei que não existem hobbits, mas existem pessoas hobbitescas. Assim como, metaforicamente, há muitos "orcs" por aí... :roll:
 
Ah, pode parecer viagem mas as vezes eu tb acredito sim... Sei lá, por mais genial q Tolkien seja, é difícil acreditar que ele criou td isso com tanta perfeição, as histórias, as línguas, td... É quase impossível criar uma história dessas sem base em uma coisa real, além disso, como mamãe dizia: "Existem mais mistérios entre o céu e a terra do q julga nossa vã filosofia" :mrgreen:
Não digo que existem, mas tb não posso afirmar q não são reais...
 
Se é pra filosofar, então vamos lá...

Como a Cacau Tinúviel falou (aliás adorei esse seu nome) oq mais fascina nas histórias do Tolkien são a riqueza de detalhes e a complexidade do mundo que ele "criou".

((Aperta o cinto que agora a viagem começa!)) Como vcs sabem, as mais recentes teorias dos físicos modernos determinaram que o nosso universo é uma espécie de membrana (teoria das branas) e que ao redor dessa nossa membrana existe uma infinidade de outras mebranas, ou seja, uma infinidade de outros universos, não necessariamente iguais ao nosso.

Diante desse fato, não seria plausível acreditar que um dentre estes universos pudesse conter um lugar como Arda? Afinal quem somos nós pra entender um ser (Deus ou Eru) que cria algo como nosso universo pra dizer que não seria possível.

Aceitando-se esse fato, não seria muito difícil acreditar que se pudesse "viajar" entre esse universos, já que de certa forma estão conectados.

Agora, ( aumentando um pouco mais a pira, oq até daria pano pra um livro) não se sabe ao certo qual é o destino que Eru tem para os homens, nem os Valar sabiam sobre isso. Então, seria totalmente improvável dizer que Tolkien não viveu em Arda como homem e, depois de morrer, teria nascido como homem outra vez, mas agora no nosso universo, sendo a dádiva de Eru para homens a viagem entre os universos? Ou ainda, poderia ele ser um Ainur, viajando entre universos paralelos? Além da imaginação... :lily:

Respostas a essas perguntas, bem como a muitas outras, teremos apenas no dia da nossa partida, é claro. Por enquanto, nada sabemos, nem sequer idéia temos, do que nos espera. Então só nos resta divagar e usar nossa imaginação da maneira como acharmos melhor.

PS: Só porque escrevi isso não quer dizer que eu acredite. Simplesmente adoro filosofar e extrapolar limites. Talvez só quem goste disso também não vá pensar que eu sou maluco... Tbm não bebi, fumei ou cheirei qquer substância alucinógena, tá...? :doido:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo