• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batalhas Épicas

Peter Jackson criou um clima ótimo para as batalhas. è realmente um povo e uma cultura que estão em risco ali, por isso elas são tão emocionantes.
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Concordo!

E é por isso que acho a batalha em Pelennor mais emocionante que a do Soldado Ryan.O desembarque em Normandia foi muito frio,apesar da crueldade,não senti muita emoção...

Acho que você não pegou bem o que eu quis dizer.

Emoção é tudo, é o sentimento do momento.

Simplesmente não se pode esperar o mesmo tipo de emoção de uma guerra medieval grandiosa numa história de fantasia e uma guerra de armas de fogo do Século XX extremamente realista.

A emoção no Soldado Ryan é de desespero e tensão fria mesmo, afinal de contas muitos soldados da Segunda Guerra não tinha experiência nenhuma em batalha e vários eram da nossa idade. :|

Não seria realista de outra maneira.

Agora, eu me excedi no lance dos documentários, porque já vi uns que são muito emotivos.
 
Ressuscitando o tópico :mrgreen: !!!!!!!!!!

Em primeiro lugar, gostaria de deixar minha opinião sobre esse negócio de emoção e realismo. São coisas muito relativas e cada um vai ter uma idéia diferente quando assistir à batalha. Eu adoro SdA, por isso as batalhas do Abismo de Helm e a dos Campos do Pelennor são as melhores de todos os tempos PARA MIM, não quer dizer que os outros achem o mesmo. Elas foram emocionantes pra mim pq eu me interessei e me envolvi com a história, mas se alguém por exemplo não gosta de fantasia não há Cristo no mundo que faça ele gostar dessas batalhas. O realismo também é relativo. SdA foi real pra mim no sentido de que os efeitos especiais foram perfeitos e realmente me fizeram acreditar naquilo. Entretanto, Coração Valente e Resgate do Soldado Ryan foram mais reais no sentido de que, além de bem-feitos, retratavam eventos reais. Conclusão: a emoção e o realismo de uma batalha é definido de acordo com os interesses e gostos de cada um.

Dito isso, vamos às batalhas:

1 - A batalha dos campos de Pelennor é simplesmente perfeita :D . Vc realmente sente toda aquela tensão e se delicia com aquele espetáculo visual. A chegada das tropas de Rohan (incluindo o discurso de Théoden), a chegada dos Olifantes e a chegada do Exército dos Mortos são ORGÁSMICOS :obiggraz: !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2- SdA de novo. A batalha do Abismo de Helm foi a preparação para o RDR. Igualmente emocionante e tensa. Destaque para a explosão da muralha e para a chegada de Gandalf e Éomer. Fantástico !!!!!!!!!!!!!!

3- A batalha de Valência no filme El Cid é perfeita. Ela se torna mais emocianante por não haver efeitos especiais (o filme é de 1962) e pela presença de centenas de guerreiros reais 8O . Destaque para a cena final SPOILER: El Cid já morto é colocado em cima de seu cavalo e lidera seu exército, assustando o inimigo que pensa estar vendo uma assombração. EMOCIONANTE !!!!!!!!!!!

4 - Átila, O Huno é outro filme pouco conhecido (mas recente) e que possui cenas de batalhas maravilhosas e bem orquestradas. Os combates entre hunos e romanos são de tirar o fôlego !!!!!!!

Bom, esses são meus favoritos. A corrida de bigas em Ben-Hur é ótima mas eu não considero uma batalha. O recente Tróia possui batalhas bem-feitas, mas não me emocionaram :disgusti: , o destaque do filme são os duelos.
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Ressuscitando o Tópico :obiggraz: !

Só digo uma coisa:depois da batalha em Pelennor,as batalhas nunca mais serão as mesmas!

Antes do RDR,as melhores batalhas que eu já tinha visto num filme era do filme "Ran",de Akira Kurosawa e "Coração Valente",de Mel Gibson!

Mas tudo o que acontece em Pelennor é absolutamente extraordinário.Desde o início,quando eles atravessam Osgiliath,até o final.Temos as catapultas atirando enormes pedregulhos,destruindo Minas Tirith e tb esmagando Orcs;temos os Nazgûl jogando os soldados de Gongor para a morte,o discurso fabuloso de Théoden;os Olifantes,Rei Bruxo x Éowyn,os Trolls invadindo Minas Tirith...enfim,o impacto foi enorme,coisa que nunca senti em nenhuma outra batalha.

Embora não tenha sangue em quantidades absurdas como nas batalhas de Coração Valente e até mesmo O Resgate do Soldado Ryan,a batalha de Pelennor é grandiosa,épica ao cubo,filmada de maneira espetacular!
Isso aí em cima é a opinião minha postada no dia 9 de Março!

Eu ainda mantenho tudo,não mudei de opinião nem trocaria qualquer palavra do post!
 
Pessoal, hoje eu assisti ao meu dvd do RdR e só posso dizer uma coisa. Aquilo que diferencia a batalha dos Campos de Pelennor de todas as outras é a GRANDIOSIDADE 8O . Honestamente, nunca houve antes uma batalha tão grandiosa, tão monumental, tão épica. As batalhas de Coração Valente podem ser reais e emocionantes, o desembarque no início do Resgate do Soldado Ryan pode ser mais realista e violento, mas nenhuma batalha antes filmada se compara ao espetáculo visual de tirar o folêgo que é a batalha dos Campos de Pelennor. Ela é a representação visual e definitiva do verdadeiro significado da palavra épico :mrgreen: .
 
Gondorian Blade disse:
As batalhas de Coração Valente podem ser reais e emocionantes...
Podem ser mais real, mas mais emocional não!
Pelennor ainda é a coisa mais emocionante que já vi num épico1

Muitos me disseram que depois de RDR, voltariam com a onda de filmes épicos.
Tróia veio numa releitura mais realista e nada...
Vamos ver Rei Arthur e quem mais ainda TENTARÁ...
 
A Batalha dos campos de Pelennor tem vários pontos fortes que vão além de qualquer outra batalha já vista):

-variedades de cenas memoráveis(cavalgada dos Rohirrim,Éowyn x Rei Bruxo,Olifantes,Trolls,Grond,Nazgûl colocando medo nos soldados,catapultas imensas,trilha sonora empolgante...)

-a movimentação de câmera(uma cena da batalha resume tudo:os olifantes massacrando os soldados,as câmeras fazem movimentos absurdamente excepcionais,como no "passeio" por entre as pernas dos Olifantes,jogando a toidos que assistem para dentro da batalha,literalmente).

-Grandiosidade(tanto numérica quanto no desenvolvimento)

-Impacto emocional(quando vemos de longe os Rohirrim aparecendo no horizonte,não há outra saída senão chorar de tanta carga emotiva que presenciamos)


Outra batalha que eu posso elogiar é aquela do filme "Joana D´Arc",de Luc Besson!
 
Elendil, vc falou tudo. Eu tenho a mesmo opinião: cenas como a cavalgada dos rohirrim e a chegada dos olifantes eu certamente nunca irei esquecer. O movimento da câmara também foi perfeito, vc se sente dentro da batalha. Destaque para o vôo dos Nazgul (aquelas câmeras girando são demais :mrgreen: ) e choque do exército de Rohan e dos olifantes :mrgreen: (essa é uma das coisas que me fascina em SdA, PJ mostra sem medo e com maestria o choque entre exércitos, coisa rara de ser mostrada).

Impacto emocional(quando vemos de longe os Rohirrim aparecendo no horizonte,não há outra saída senão chorar de tanta carga emotiva que presenciamos)

Eu confesso, eu também chorei nessa parte :osigh: , não teve como segurar, foi o ápice da batalha (desde de ADT eu só fascinado por cavalaria). Não é todo dia que se vê 10 mil cavaleiros (acho q é isso ou um pouco menos, não importa) indo com tudo pra cima do exército adversário. E não é todo dia que um diretor nos brinda com belíssimas tomadas áreas da sequência, dando uma noção da magnitude do momento. 8O
Soma-se tudo isso à bela trilha sonora de Howard Shore e vc tem um épico pra ser lembrado por toda eternidade. :amem:

Outra batalha que eu posso elogiar é aquela do filme "Joana D´Arc",de Luc Besson!

Eu também gostei bastante dessa batalha, tem umas estratégias militares bem legais. Eu gostei muito daquelas bolas de ferro gigantes que esmagavam os guerreiros :D . Não sei pq eu achei q as batalhas desse filme lembram um pouco as de ADT (claro q as de ADT são muito melhores, mas lembram). Acho q é aquela sequência em q levantam umas escadas para subir a muralha, lembra os uruk-ai. Mas venhamos e convenhamos, esse filme tá mais pra terror psicológico. Aquele cara que faz Jesus dá medo, e aquele cena em que ele começa a gritar e sangrar é pertubadora. 8O
 
Muitos me disseram que depois de RDR, voltariam com a onda de filmes épicos.
Tróia veio numa releitura mais realista e nada...
Vamos ver Rei Arthur e quem mais ainda TENTARÁ...

Eu estou muito feliz e empolgado com essa nova onda de épicos, mas, sinceramente, eu sei que nenhum filme vai me emocionar tanto quanto SdA. Se algum desses novos épicos tiver batalhas que me emocionem metade do fizeram o Abismo de Helm e os Campos de Pelennor eu estarei satisfeito. Na verdade, eu acho que só quando fizeram uma trilogia baseada nas Crônicas de Artur é q eu vou me empolgar tanto quanto em SdA.

Ah, e vamos esperar que não apareçam mais épicos como Tróia :puke:
 
Gondorian Blade disse:
cenas como a cavalgada dos rohirrim e a chegada dos olifantes eu certamente nunca irei esquecer. O movimento da câmara também foi perfeito, vc se sente dentro da batalha. Destaque para o vôo dos Nazgul (aquelas câmeras girando são demais ) e choque do exército de Rohan e dos olifantes (essa é uma das coisas que me fascina em SdA, PJ mostra sem medo e com maestria o choque entre exércitos, coisa rara de ser mostrada).
Basicamente é isso que eu penso.

Eu fiquei pensando aqui:daqui há um certo tempo,a tecnologia será bem mais avançada,permitindo aperfeiçoar os efeitos especiais,visuas,etc...

Mas Pelennor já está eternizada como um marco na história das batalhas cinematográficas.Como já dizia Peter Jackson,a maior parte do poder da trilogia(ele falou do RDR)está na história emocional e intimista,e concordo totalmente com a opinião dele.

Um dia poderão criar uma batalha numericamente maior e mais longa,mas NUNCA alcançarão o nível de emoção e dramaticidade numa batalha como aconteceu com Pelennor.
 
Uma batalha que empolga também apesar do pouco tempo é a batalha do começo do filme Cold Mountain. Bem suja e sangrenta.
 
Um dia poderão criar uma batalha numericamente maior e mais longa,mas NUNCA alcançarão o nível de emoção e dramaticidade numa batalha como aconteceu com Pelennor.

Pelo menos pra mim, esse nível de emoção também jamais será alcançado (mas tem aquele ditado nunca diga nunca... :roll: )

Uma batalha que empolga também apesar do pouco tempo é a batalha do começo do filme Cold Mountain. Bem suja e sangrenta.

Eu não vi o filme. Mas pelo trailer essa batalha parece ser show. Aquela explosão...Uau 8O ! Pena que parece q fora isso, o filme é uma m***a. Mas mesmo assim, quero assistir o dvd e tirar minhas próprias conclusões. :wink:
 
Um dia poderão criar uma batalha numericamente maior e mais longa,mas NUNCA alcançarão o nível de emoção e dramaticidade numa batalha como aconteceu com Pelennor.
E eu me pergunto em número, porque vão fazer uma maior? Vendo o DVD e pausando nas tomadas de cima do Pelennor, dá pra pereber que tem MUITA "gente" láááááááááááá trás...

Sei que somos fãs do filme e a tendência é defendê-lo. Mas conscientemente eu digo, NUNCA mais farão uma batalha como a de RDR! nem em número, nem em emoção.
 
Acho que a maneira como PJ idealizou a batalha(obviamente por meio das descrições de Tolkien),é incrivel.

Talvez por ser uma batalha mitológica,não envolvendo humanos contra humanos,é que a batalha do RDR exerce tamanho poder e fascínio nunca vistos antes.

E,algum filme pode até fazer uma batalha numericamente maior,mas a história envolvendo a batalha em Pelennor é inatingível,incomparável,uma batalha que decide o futuro não apenas da Terra-média,mas o futuro dos personagens de uma terra mitológica cheia de humanidade,cheia de ideais,como a amizade,a lealdade,o respeito,a coragem,o amor,e a honra.

Boreli disse:
E eu me pergunto em número, porque vão fazer uma maior? Vendo o DVD e pausando nas tomadas de cima do Pelennor, dá pra pereber que tem MUITA "gente" láááááááááááá trás...
Talvez nunca irão fazer mesmo!

Quem sabe a onda de filmes épicos um dia termine,daí terminará tb o sonho de criarem uma batalha tão sensacional como a de Pelennor.

Mas o segredo da batalha do RDR está no modo como é narrada por Tolkien,um modo único e grandioso,recheado de momentos memoráveis,heróicos!
 
Talvez por ser uma batalha mitológica,não envolvendo humanos contra humanos,é que a batalha do RDR exerce tamanho poder e fascínio nunca vistos antes.

Realmente. O mundo da fantasia tem esse impacto sobre as pessoas. Embora alguns céticos insistam em chamar o gênero de infantil :x :x :x . Arte é arte, e a primeira que devemos fazer para apreciar uma obra-prima é nos desfazermos de todo e qualquer e preconceito. Vc pode até não gostar, mas a sua opinão não tira o valor da obra. É assim que eu me sinto em relação a SdA. Mesmo com todo o sucesso, prêmios e reconhecimento, vem uns babacas e dizem que o filme é infantil. Ah, vá tomar banho :x !!!! Vc não é obrigado a gostar do filme, mas tem que reconhecer que aquilo é algo de valor, um marco na história do cinema. Eu fiquei p***o da vida esses dias, quando assisti ao programa do Jô. Ele tava entrevistando um ator do Cidade de Deus e, acho q pra consolar o cara, começou a dizer q o Oscar era infantil e tinha dado 200 Oscar pro SdA. Vá ser fdp assim no Iraque :evil: !!!! Justo no ano em que Oscar teve uma das premiações mais justas da história, sinceramente. Tem gente q não enxerga o valor das coisas. :nope:

Quem sabe a onda de filmes épicos um dia termine,daí terminará tb o sonho de criarem uma batalha tão sensacional como a de Pelennor.

Bem, eu não quero q essa onda acabe tão cedo. Afinal de contas, durante as tentativas, haverão batalhas muito boas :D (claro, nenhuma q se compare a Pelennor :wink: ).
 
Gondorian Blade disse:
O mundo da fantasia tem esse impacto sobre as pessoas. Embora alguns céticos insistam em chamar o gênero de infantil
É como eu sempre digo:gosto não se discute,lamenta!

Infantil?Como pode ser infantil algo que é levado a sério:os dramas dos personagens,a seriedade na qual é tratada a demanda,as batalhas tensas,os momentos de provação de cada um...a própria narrativa do livro,como Tolkien descreveu,a impressão de que aquilo não é fantasia,mas sim um mundo que parece de verdade,que de alguma forma poderia ter existido.


Pega Harry Potter então,inegavelmente infantil,pode até ter elementos não totalmente infantis,mas Harry Potter só está mudando a partir do Azkaban(o livro),e mesmo assim,em nível de seriedade,SDA é muito mais.Aliás,acho que SDA é um conto de fantasia mais real que alguém já criou,tanto o livro quanto a adaptação.
 
Batalhas épicas? :think:

Nhé, vai minha singela listinha, fazendo agora de cabeça:

Batalha nos campos de Pelennor - O Retorno do Rei - Não tem jeito, é a melhor batalha já produzida no Cinema. A edição é um caso de amor e ódio (tem momentos de estrema perfeição e outros lamentáveis), mas no geral reúne tudo que existe de bom em uma boa batalha: reviravoltas, câmera ágil e se movimentando em vários ângulos diferentes, mortes, trilha sonora perfeita e a melhor cena de todos os tempos, que é a chegada das cavalarias :grinlove:

Batalha espacial de Endor - O Retorno de Jedi - Se SdA já se tornou referência em termos de batalha terrestre, no campo aéreo nada superou a Batalha de Endor até hoje. George Lucas considera a seqüência tão perfeita que não mexeu nela quando fez a Edição Especial. Ou seja, aquilo que você vê na tela é algo 100% sem efeitos digitais, tudo feito à moda antiga, e executado com tamanha perfeição e emoção que, mesmo depois de 20 anos, a batalha continua soberana. Ah sim, detalhe importante: a trilha sonora soberba de John Williams. Nenhuma batalha pode ser boa sem uma senhora trilha...

O Dia D - O Resgate do Soldado Ryan - Realmente muito boa. A fotografia, o som, a violência, o medo estampado na cara dos soldados. Spielberg soube criar o clima perfeito de guerra e faz uma batalha que envolve a gente em todos os sentidos.

Batalha de Hoth - O Império Contra-Ataca - Star Wars merece uma segunda menção nessa lista, pois a batalha em Hoth é também maravilhosa. Novamente, com técnicas absurdas de boas pra época (ele fez algumas pequenas mudanças na EE, mas basta alugar a versão antiga pra ver que já era perfeita antes). A câmera dentro do cockpit das naves, o pessoal correndo daqueles gigantescos e assustadores AT-AT, explosões pra todos os lados e, novamente, a trilha sonora.

Batalha inicial de Gladiador - Chovendo no molhado... edição legal, trilha sonora impecável, emoção do começo ao fim etc. Isso sem falar no som, muito bem utilizado.

Bom, esse foi meu Top 5.. depois eu volto com mais 5...
 
Batalha inicial de Gladiador -
Eu sei que gosto é gosto,mas qualquer batalha de "Coração Valente" é melhor.Essa batalha no início de "Gladiador" é normalzinha,além do diretor ter usado aqueles movimentos em câmera lenta toda trêmula,ficou meio estranho aquilo...

O Dia D - O Resgate do Soldado Ryan
Prefiro a batalha de Hoth do "Império Contra-Ataca"...mas o desembarque nas praias de Normandia está entre as melhores sem pestanejar...

Só que nunca fui fã de batalhas que envolvem armas de fogo...acho que tira todo o encanto e envolvimento emocional.

E outras ótimas batalhas que sempre lembro(que são de certa forma injustiçadas) são de "Ran" e "Joana D´Arc"(Luc Besson),esta última tem aquela cena do cara que tem a cabeça esmagada 8O ,terror puro!

Batalha nos campos de Pelennor - O Retorno do Rei
Tenho até medo de falar dessa batalha,podendo até cometer algumas injustiças.

Então eu resumo em:Espetacular,colossal,magnífica,memorável,emocionante,dramática,impactante,destruidora,imbatível,etc,etc. :obiggraz:
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Aliás,acho que SDA é um conto de fantasia mais real que alguém já criou,tanto o livro quanto a adaptação.

Com certeza. Acho q SdA é o conto de fantasia mais real pq é tão cheio de detalhes e é tão bom, que voce começa a pensar q não seria tão dificil desse mundo realmente ter existido....... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo