• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tema do Senhor dos Anéis

Há 6000 anos atrás a Terra não era do jeito que o Tolkien descreve no SdA, Skywalker. Existiam as plantas que ele descreve? Eu diria que não. Os animais? Nem todos (montarias dos Nazgûl e olifantes??). A geografia? Certamente não. É claro que a Terra existia já há 6000 anos atrás, mas o passado de há 6000 anos que o Tolkien descreve não bate com o real.
 
Galadriel a Bela disse:
- Mesmo a menor das criaturas é capaz de grandes feitos
exatamente isto é um tema descente.

E é um tema que todos deveriam saber e não desprezar. Neste sentido, é a mesma coisa da mensagem que eu citei.

Muitas mensagens. Por exemplo, que o mal é errado em nossas leis humanas
isto ñ é uma menssagem isto é uma coisa ridicula, e pq Tolkien, criaria um texto cuja sua menssagem é o q todos nós sabemos.

Como já disse Charlie Brown, muitas pessoas ignoram e desprezam esta mensagem.

Vocês estão pensando que tudo na história de Tolkien tinha que ser inovador. Mas praticamente nada foi. E mesmo assim, foi uma história grandiosa, mesmo que alguns pensem que suas mensagens sejam ridículas.
 
O tema central, eu afirmo q ñ é a luta do bem contra o mau, isto ñ é um tema, lembrando q eu estou falando do SdA, e ñ do silma, e do contos inacabados, e c fosse mesmo a luta do bem contra o mau, tudo q era bom teria de ter o seu oposto, Eru ñ tinha seu oposto. E me diga de onde vc tirou a luta do bem contra o mau como um tema do Senhor dos anéis?
Na minha opnião, a menor das criaturas e capaz de mudar o destino do mundo, este é um tema certo, e eu senhor Tilion, posso provar de varias maneiras a vc, mostrando passagens do livro e etc. Até porque, se fosse a luta do bem contra o mau, iria q ter uma grandebatalha entre Gandalf e Sauron, q era os dois opostos no SdA, mais isto ñ acontece pq A MENOR DAS CRIATURAS MUDOU O DESTINO DO MUNDO, usando a sua inteligencia e sabedoria. e ñ sua força e poder.
 
A oposição Bem X Mal jamais se resume ao conflito de duas personificações, uma representando o Bem e outra o Mal. Essa visão é simplista demais. Esse conflito ilustra-se nas mais variadas situações; a própria luta de Frodo contra a vontade do Um Anel já é um conflito Bem X Mal.

Bem X Mal não é mesmo tão somente um tema; é mais que isso; é a oposição semântica fundamental do texto, que cria toda uma base para o surgimento interpretativo dos mais diversos temas que são intrínsecos ao texto; tendo o autor intenção disso ou não. Tudo que é passível de significação é texto, e TODO texto baseia-se numa oposição semântica; sem excessão alguma.

O Tolkien pode nem ter tido a intenção de demonstrar o conflito de Bem contra o Mal, mas o conflito está lá, e mais, é a base para toda a estória narrada. Ele pode não ter querido isso, mas o seu texto possui esse conteúdo. Assim como possui a oposição Ordem X Caos, por exemplo, mas não com a mesma intensidade que Bem X Mal.

É uma simples questão de análise textual; concordando ou não, intencionado ou não, a oposição mais forte e principal é essa, Bem X Mal; os temas que vêm daí são uma questão completamente diferente. A discordância do tópico vem por se estar fazendo uma leitura ideológico-argumentativa do texto tolkieniano; vocês estão tomando posicionamento frente ao texto; uma análise fria não pode ter isso. A análise fria e interna do texto deve basear-se no texto e somente no texto, na sua essência, sem dar espaço nenhum para posturas ideológicas. Por mais bobo e/ou simples que possa parecer, a base do texto é essa.

Justamente por isso que tem gente que faz alegoria do Anel com a bomba atômica e o escambau a quatro. São leituras ideológicas, não internas.
 
Continuo ñ concordando, vc na minha opinião Fëaruin, era quem tinha dado a opinião correta, a menor das criaturas e capaz de grandes feitos, e eu ainda concordo com isto. O bem contra o mau na minha opnião, é apenas os polos de poder da SdA, que seria Gandalf e Sauron. porque toda a base está nas decisões tomadas pela sabedoria. C ñ por que então Tolkien ñ colocou Gandalf para levar o anel para Mordor e destruilo, ai seria uma luta do bem contra o mau, pois irião ter muitos duelos entre sombras e luz.
 
O interessante de uma discussão é a análise das opiniões, e não forçar a sua, ou até mesmo ofender aqueles que não concordam com você. Só um lembrete. :wink:

Acho realmente que o tema é o bem contra o mal. Lógico que diversas outras lições podemos tirar, mas esse é o tema principal.

Essa briguinha que está ocorrendo no tópico é infantil. deixem disso! :roll:

Sim, trata-se de eventos ocorridos no nosso mundo. Isso Tolkien já afirmou dezenas de vezes. Somente o período de tempo é que seria imaginável.

Se o autor da obra já afirmou isso, quem sou eu para discutir? 8-)
 
O que fazemos desta declaração do Tolkien? Se um autor de novelas da Globo, sendo franco, dissesse isso, ninguém se daria o trabalho de desmentir, certo? Por que nós e alguns críticos sérios fazem tanto esforço para desmentir isso, como aliás vimos fazendo desde que o livro foi publicado?

Por que somos autênticos nerds ..... :lol: hehehe, estava me lembrando disso agorinha mesmo: da declaração dele que quis apenas escrever uma história legal. E ponto. E encomendada ainda por cima. Agora, se os leitores insistem em tirar lição de moral de quanto texto ou frase é escrito no mundo ... é até natural, posto que o frágil ser humano vive procurando bengalas em que apoiar as próprias fraquezas. Mas daí a dizer que o AUTOR escreveu a obra com a intenção explicita de transmitir estas moralidades, já é ir longe demais.
Tolkien nada mais fez que repetir os velhos temas da humanidade. O Bem e o Mal no centro, e esses todos citados nas adjacências. E nem mesmo foi o primeiro a fazê-lo, posto que suas histórias já vêm de outras fontes de inspiração. O grande lance é que ele conseguiu transformar estes
" temas" banais da existência numa história bonita, rica e muito bem escrita e imaginada. Logo, o mérito é do autor, e não do tema em si. :wink:
 
Só mais uma coisinha: " tema" quer dizer " assunto". Logo, não confundam tema com lições de moral.
E, no SDA, o assunto é o Bem X o Mal sim, presente em quase todas as obras escritas no mundo ( exceção talvez ao genial Saramago). Sendo que Bem x Mal tem um leque de implicações muuuuuito maior que uma briga entre mocinhos e bandidos. Vamos ampliar um pouco a gama conceitual, minha gente .... senão não tem argumento que se sustente.... :wink:
 
Eu não tenho mais o que dizer sobre isso pois já o havia feito no meu primeiro post deste tópico.

Agora, quanto ao Glorfindel, é só esperar ele ficar online que com certeza ele virá com outra "bela" argumentação. :obiggraz:
 
É, praticamente não tem nada mais a dizer, ainda mais que a Lasgalen disse exatamente a mesma coisa que eu. :|

Mas ainda tenho algo a acrescentar:

Lasgalen disse:
E, no SDA, o assunto é o Bem X o Mal sim, presente em quase todas as obras escritas no mundo ( exceção talvez ao genial Saramago).

A diferença de SdA (e os outros livros da mitologia de Tolkien, só pra não gerar discordância) para as diversas outras obras do mundo é que, nele, este conceito do Bem X Mal é óbvio. E, assim, ele prova uma coisa: utilizar conceitos já intensamente aproveitados em arte não fazem necessariamente um livro ruim.
 
Caramba, Nob .. não foi o que eu quis dizer. Uma obra jamais é ruim por utilizar conceitos maniqueístas, como o Fëaruin bem disse. Pelo contrário, este é e será sempre o eterno tema da humanidade, ao lado do " Balrogs têm asas ou não, Legolas era louro ou moreno, e Quem era Tom Bombadil". :mrgreen:
E em todas elas o conceito é óbvio sim. O que não o desmerece - afinal , " bem" e "mal" têm por sua vez conceituação muito diferente de época prá época, situação, indivíduo. Logo, é tema jamais saturado, sempre atual, sempre revisitado. Onipresente na obra humana, seja em qual aspecto for. E foi aí que eu falei: transformar os velhos dilemas humanos em algo que pareça inovador não é prá qualquer um. E é aí que um autor se destaca - como Tolkien.
Ah, só mais uma coisinha, Glorfindel e adeptos .... o velho moralismo " pequenos são capazes de grandes ações" é mais velho que a serra. Vide a história de Davi e Golias na própria bíblia... ( da qual aliás eu tenho pouquíssimo conhecimento - me poupem.). :lol:
 
Lasgalen disse:
Caramba, Nob .. não foi o que eu quis dizer. Uma obra jamais é ruim por utilizar conceitos maniqueístas, como o Fëaruin bem disse.

E eu não disse que você quis dizer isso :obiggraz: Mas é fato que hoje em dia "faz parte da cartilha" de fazer sucesso com livros utilizar novos temas, não explorados antes.

Só que as pessoas confundem sucesso com qualidade, e SdA, junto com diversas outras obras anteriores e algumas posteriores, prova que os temas amplamente utilizados podem fazer qualidade e sucesso, conseqüentemente.
 
Claro q ñ, o mundo q isto é decorrido é o mundo da Eä, um mundo plano q tem apenas 3 continentes, e mesmo se for em outra fase de nossa imginação ñ deixa de ser outro mundo, pois eu ñ vivo em um mundo q foi construido por Valars, e onde Tolkien dis que é em outar fase da imginação.

Caramba, agora é que eu vi isso... crenças à parte, no começo da existência humana não havia sequer 3 continentes. E eu gostaria de saber - como você não vive num mundo criado por valar (e o mundo de Tolkien não é criado por eles), em qual mundo vc vive? Quem o criou? Qual era sua forma e seus continentes, suas formas de vida? Em suma: QUEM, em plena e sã consciência, pode dizer quem ou o que criou o mundo?

(eu acredito em deuses - adesivo de meu carro hihihihihihihihih). :lol:
 
Samwise Português disse:
A mim parece me do q mais do q o combate entre o bem e o mal, é o combate entre a liberdade do homem e a tentação do mal.
E isso não é conflito Bem x Mal? :o?: :o?: :o?:
:wall:
 
E eu não disse que você quis dizer isso Mas é fato que hoje em dia "faz parte da cartilha" de fazer sucesso com livros utilizar novos temas, não explorados antes.

Essa é a questão: quais seriam esses " temas não explorados" ? Isso prá mim não existe. Não há realmente nada de novo sob o sol ... apenas o velho recontado de forma diferente. Logo, volto a afirmar: o que faz uma boa obra não é o conteúdo em si, mas a forma.
 
Não posso exemplificar, pela dificuldade de ser encontrar um tema novo hoje em dia. Mas sem dúvida eles existem. São muitas combinações diferentes.

E o conteúdo faz uma obra sim; senão todos fariam ótimos livros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo