• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nomes bíblicos citados no legendarium de Tolkien

Oakshield

Usuário
bom, já se perguntaram qual a origem do nome MORIA? pois MORIA é um local citado na biblia, é o monte onde os anjos mandaram Abraão levar o único filho de seu casamento, Isaac, ---- que nasceu como dádiva de Deus pois a esposa de Abraão era estéril, tendo dado luz a isaac em idade nada fértil---- para que lá o pai sacrificasse o próprio filho em homenagem a Deus.

Abro esse tópico, para ver que outros nomes biblicos são citados no legendarium, e qual seria a possível intensão do autor com essas citaçoes. Exemplo, na biblia, Moria é um local de sacrifício, no sda eh o local onde Gandalf se sacrifica, alguma relação? o que vcs acham?
 
Se eu não me engano, Mor é um radical usado para escuridão. Será que ele criou eese radical em cima de Moria, e não vice-versa?
 
Imadofus disse:
Se eu não me engano, Mor é um radical usado para escuridão. Será que ele criou eese radical em cima de Moria, e não vice-versa?

E Iâ é "abismo". Logo, Moria seria "Abismo Negro". É provável que Tolkien tenha utilizado o nome Moria para decompor nos radicais, ou não. É necessário algum trecho para provar isto.
 
Hum... pode ser que o Professor tenha se baseado na Moria biblica( ele era catolico se nao me engano..). E talvez tenha mesmo associado a ideia de sacrificio, a diferença basica seria que Gandalf se sacrificou espontaneamente para salvar a vida dos amigos e Abraao foi sacrificar o filho pela ordem de Deus pelo que eu entendi.. :think:
 
Mesmo sem esse texto do Tolkien, essa carta, eu acho que é só coincidência mesmo, até porque, como já disseram, o radical mor- escuro, foi usado para várias outras palavras, mordor, morgul etc. E todas com um sentido nefasto. Como Tolkien era filólogo, acho q a preocupação maior dele sempre foi com as palavras, criá-las e atribuir-lhes um sentido.
Em relação a nomes eu acho que o que ocorre é mesmo coincidência, mas que há VÁRIAS passagens tanto do Senhor dos Anéis quanto do Silmarillion que lembram MUITO algumas passagens bíblicas, isso há! E eu não acho que tenha sido "sem querer" :wink:
 
Da mesma forma como Gandalf é um nome de anão (lí isso no Valhöl e aqui, em um tópico), Moria é de um local sagrado que surge na Bíblia.

Isso me soa como uma discussão que poderia levar a dois rumos:

1 - Ao criar suas línguas, Tolkien criou "Moria" como sendo o nome de um local (Mor - ia : "Abismo Negro"). O nome pode ser apenas uma coincidência, assim como Amon (esse nome surge em algum lugar do nosso mundo....não lembro aonde; posso estar confundindo com Amun também...). Ou seja: mais uma coincidência vista em excesso nas obras de Tolkien que foi aparentemente desmentida em uma carta já citada.

2 - Tolkien era um cristão e, pelo que tudo indica, um tanto fervoroso. Pode ser que ele criou a Moria de Varda e quis insinuar algo alí, relacionando Isaac a Gandalf. Acho impossível isso.
 
Realmente eu acho que Moria poderia ter muito que ver com a Bíblia, pois Tolkien baseou praticamente tudo na suas obras em coisas que já existiam, apenas modificando-as a seu bel-prazer. Querem exemplos? Só pedir.

A propósito, Idril porque não discutes conosco lá no Línguas?
 
Hyarmen-Heru disse:
A propósito, Idril porque não discutes conosco lá no Línguas?

Porque ultimamente ando meio atolada com criação de banners, administração e manutanção do meu site, cinema, música, atualidades, etc.

Mas começarei a freqüentar mais a área sobre Línguas. :wink:


Querem exemplos? Só pedir.

Manda alguns exemplos aí pra refrescar a minha mente. Eu sei alguns, mas eles fugiram da minha mente.
 
Hyarmen-Heru disse:
(...)Tolkien baseou praticamente tudo na suas obras em coisas que já existiam, apenas modificando-as a seu bel-prazer(...)

Foi bastante, mas eu acho que "praticamente tudo" eu acho um exagero.

E realmente na carta 297 Tolkien desmente essa probabilidade do tópico:

Moria. (...)
As for the 'land of Morīah' (note stress): that has no connexion (even 'externally') whatsoever. Internally there is no conceivable connexion between the mining of Dwarves, and the story of Abraham. I utterly repudiate any such significances and symbolisms. My mind does not work that way; and (in my view) you are led astray by a purely fortuitous similarity, more obvious in spelling than speech, which cannot be justified from the real intended significance of my story.
 
É natural que acha coicidencias, mas penso q não passam disso, ñ são propositadas, tal como o Professor disse. Portanto não vale a pena iventar pararelismos onde não os há.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo