• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Glorfindel...

Imrahil de Dol Amroth

Encantador de Vagalumes
por favor...

Afinal, Glorfindel voltou das terras imortais? Ou ele morreu, e o Glorfindel do SdA não tem nada a ver com o Príncipe dos Noldor? :o?:
 
Vai aí um ótimo texto, tradução de um dos HoME:

Glorfindel

Minha opinião? Sim, os dois Glorfindel eram o mesmo elfo, reencarnado e de volta à Terra-Média.
 
Também acho. Os elfos podiam reencarnar. Provavelmente o Glorfindel da Sociedade do anel era o mesmo do Silma.
 
concordo com o Pandatur....
ha um livro do tolkien que fala melhor disso, se chama "The People of Middle-Earth" :D
 
..:Elessar disse:
Sim...até mesmo no filme ele aparece...para a alegria dos fãs!
:)

mas no filme a aparição dele é praitamente desprezível... uma pena, pq na verdade ele é tão importante

aproveito para amaldiçoar quem escolheu o nick Glorfindel, maldito, eu queria usar esse....
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Eli Nerwen disse:
o fantastico universo de tolkien edição nº7

Essa revista é brasileira? É que se for eu não posso comprar... :cry:

Universo Fantástico de Tolkien. É uma revista daqui do Brasil sim, 10º, mas que parou de circular. Houve 12 edições lançadas, todas muito boas.
 
Helluin disse:
Também acho. Os elfos podiam reencarnar. Provavelmente o Glorfindel da Sociedade do anel era o mesmo do Silma.

os elfos não reencarnavam com essa simplicidade... tinha de haver a benção dos Valar... e eles não voltavam com o mesmo corpo. Nesse ponto, Glorfindel seria uma excessão.
Agora, porque Glorfindel teria voltado de forma tão afortunada? Húrin caiu e não voltou... o mesmo de outros grandes Elfos... tirando o episódio marcante da batalha contra o Balrog, Glorfindel fora um dos Noldor dissidentes... o que sugere outra pergunta: Pq motivo especial Glorfindel obteu, além do perdão dos Valar, retornar com o mesmo corpo em que vivera primariamente? :o?:

isso tá dando um nó na minha kbeça... tirando o Melkor do início de Arda, Glorfindel é um dos meus personagens favoritos, mas eu não consigo o compreender...
 
Tolkien disse:
(...)mas um pedaço de papel no qual meu pai apressadamente colocou alguns pensamentos sobre a matéria, presumivelmente veio entre eles, visto que ele disse ali que enquanto Glorfindel deve ter vindo com Gandalf, 'parece bem mais verossímil que ele tenha sido mandado na crise da Segunda Era, quando Sauron invadiu Eriador, para auxiliar Elrond, e embora (ainda) não mencionado nos anais que relatam a derrota de Sauron, ele representou um notável e heróico papel na guerra.' Ao final desta nota ele escreveu as palavras 'navio Númenoriano', presumivelmente indicando como Glorfindel poderia ter cruzado o Grande Mar.

Tolkien também fala do motivo do perdão dos Valar:

Mais importante: Glorfindel sacrificou sua vida na defesa dos fugitivos da destruição de Gondolin contra um Demônio fora das Thangorodrim (nota 10), assim permitindo que Tuor e Idril filha de Turgon e seu filho Eärendil escapassem e buscassem refúgio nas Fozes do Sirion. Apesar de não ter percebido a importância disto (e teria defendido-os mesmo sendo eles fugitivos de qualquer nível), este feito foi de vital importância para os desígnios dos Valar (nota 11). Está então inteiramente de acordo com o enredo geral de 'O Silmarillion' a descrição da história subsequente de Glorfindel. Após sua purificação de qualquer culpa que tenha incorrido na rebelião, foi liberto de Mandos, e Manwë o restituiu(...)

Terminando, Glorfindel deve ter vindo auxiliar Gil-galad e Elrond contra Sauron na Segunda Era:

Seu retorno deve ter sido para o propósito de fortalecer Gil-galad e Elrond, quando o crescente mal das intenções de Sauron foi finalmente percebido por eles.
 
Vale lembrar que após cumprir o tempo determinado a cada um em Mandos após a morte, TODOS elfos têm o direito de reencarnar em um novo corpo, semelhante ao que fora morto (a renascimento como criança foi descartado por Tolkien, apesar de constar no Leis e costumes dos Eldar).

E os Noldor receberam sim o perdão dos Valar após a Guerra da Ira. Aqueles que quiseram puderam voltar à Aman. Só ficaram na Terra-Média os que assim desejaram.
 
Todos os elfos têm direito de voltar à vida porque essa é a sina deles; habitar Arda até que ela finde. Todos deviam passar um certo tmpo em Mandos, uns mais, outros menos, de acordo com suas ações quando encarnados.

Os Valar tinham o "poder" e a autoridade de reconstruir o corpo do elfo em questão de acordo com a memória desse corpo gravada no fëa do elfo; se não me engano, o Tolkien fala sobre isso naquele texto sobre as Terras Imortais, em que ele também discute o que poderia acontecer com um mortal se a graça da imortalidade fosse adquirida só indo até Valinor (o que não acontece!!!).

Mas o negócio é esse mesmo; todos os elfos renascem; é direito deles, garantido por Eru; os Valar só podem julgar o momento.

Existem, claro, o caso de algum elfo não querer renascer. Outras limitações se incluem nessa retenção temporária, além do tempo pré-determinado em decorrência de um eventual crime que o elfo tenha cometido em vida; por exemplo, um elfo não pode ter duas esposas vivas. Finwë, quando morreu, deixou Míriel reviver; com Míriel (a primeira esposa de Finwë) e Indis (a segunda) vivas, Finwë não pode reviver; mas foi ele que escolheu isso.

Imrahil de Dol Amroth disse:
Húrin caiu e não voltou...

Húrin não era elfo, camarada; era um homem. :wink:
 
Não me lembro direito... mas acho que os Homens simplesmente morriam e abandonavam Arda. Tipo, morreu, cabou... :?

Isso é outro assunto, que tá na lista de discussões... mas acho que os homens foram um pouco negligenciados por Eru, em comparação aos elfos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo