• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

GOLLUM "um mal necessário?"

I am Gandalf disse:
Foi um acaso. Gollum tomou o Anel e tropeçou. E se ele não tivesse tropeçado?

(minha 1º assinatura mostrava isso)
- Precioso, precioso, precioso! - gritava Gollum. - Meu Precioso! Ó, meu Precioso! - E assim, no momento em que erguia os olhos para se regozijar com sua presa, deu um passo grande demais, tropeçou, vacilou por um momento na beirada, e então com um grito agudo caiu. Das profundesas chegou seu ultimo gemido, Precioso, e então ele se foi.


Seguindo a idéia de regozijar com sua presa então não haveria como não tropeçar. A questão é se ele não tivesse comemorado por ter pego o anel, Gollum, no momento, estava tão feliz com o Anel que poderia vir Sauron para pegar o anel que ele continuaria ali adimirando.
Se Gollum fosse mais esperto então sairia dali correndo e pela lógica Sauron ou seus amiguinhos do mal o encontrariam e tomariam o Anel. Gollum morreria e tudo mais fracassaria. Gollum realmente foi um ponto importante na história, pois acabou destruindo a coisa que ele mais gostava, o seu precioso...

Legal ? :wink:
 
Eu acho simplesmente que não ocorreria nada disso que você falou, Nob. Acredito que os servos de Saruman ou Sauron achariam rapidamente o Anel e o levariam a um dos dois, antes de serem corrompidos ou de descobrir algo sobre o poder dele.
Combates não haveriam pois além de aquela região não ser muito habitada, não se sabia o que estariam os servos fazendo lá , nem nada sobre o Anel, então não haveria motivos pra combaterem. E mesmo que uma possível tropa de homens passasse por lá ou pelos mesmo caminhos que os servos, e não fosse com a cara deles, isso teria que ocorrer no tempo em que realizava-se a busca, que seria na minha opinião relativamente curto, caso o Anel ainda estivesse no Rio.


O 10º membro da Sociedade disse:
Não, não...
:stop: :nope:

Não foi isso que Tolkien disse!!!!
Veja isto aqui e depois comente:
http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=8&o=1

Tolkien disse isso sim, leia a Carta 246.
 
I am Gandalf disse:
Alguém com boa índole, como Boromir, poderia ter realizado este feito. E, mesmo sendo um mal, não apenas Gollum poderia fazer isso. Era o mais indicado, mas não o único.
Gollum não fez nada. Quem fez foi o tropeço dele. Ninguém ia destruir o Anel por livre e espontânea vontade.

Você não entendeu o que eu disse, certamente. Entenda os feitos como tropeçar e fazer o que o acaso teve com Gollum.

Hansi disse:
Eu acho simplesmente que não ocorreria nada disso que você falou, Nob. Acredito que os servos de Saruman ou Sauron achariam rapidamente o Anel e o levariam a um dos dois, antes de serem corrompidos ou de descobrir algo sobre o poder dele.

A corrupção e curiosidade não levam dias para acontecer. E, além da corrupção, poderíamos acrescentar o fato de que os servos têm mentalidade e geram discórdia entre si.

Combates não haveriam pois além de aquela região não ser muito habitada, não se sabia o que estariam os servos fazendo lá , nem nada sobre o Anel, então não haveria motivos pra combaterem.

Acredito que rivalidade e ódio sejam uns dos principais motivos para combate.

E mesmo que uma possível tropa de homens passasse por lá ou pelos mesmo caminhos que os servos, e não fosse com a cara deles, isso teria que ocorrer no tempo em que realizava-se a busca, que seria na minha opinião relativamente curto, caso o Anel ainda estivesse no Rio.

I - Não é tão fácil achar um Anel em um lugar tão vastp.
II - Os outros fatores também contam. É difícil discutir com alguém que sempre ignora os argumentos anteriores na produção de um novo.
 
Nob, apesar de seus argumentos, acho que isso não aconteceria, mesmo havendo rivalidade e ódio e uma possível corrupção, sendo os servos orcs ou de semelhante mentalidade. Ainda acho mais provável que tudo se passasse normalmente, e o Anel parasse nas mãos de Saruman ou de Sauron.
Mas poderia acontecer também de Saruman e/ou Sauron nem mandarem servos dessa estirpe, capazes de brigar entre si ou de arranjar briga, arruinando a busca.
 
Você não entendeu o que eu disse, certamente. Entenda os feitos como tropeçar e fazer o que o acaso teve com Gollum.
Certamente eu não entendi o que você disse. Principalmente essa última frase, que ficou um pouco embolada. Elabore por favor.
Seguindo a idéia de regozijar com sua presa então não haveria como não tropeçar. A questão é se ele não tivesse comemorado por ter pego o anel, Gollum, no momento, estava tão feliz com o Anel que poderia vir Sauron para pegar o anel que ele continuaria ali adimirando.
Se Gollum fosse mais esperto então sairia dali correndo e pela lógica Sauron ou seus amiguinhos do mal o encontrariam e tomariam o Anel. Gollum morreria e tudo mais fracassaria. Gollum realmente foi um ponto importante na história, pois acabou destruindo a coisa que ele mais gostava, o seu precioso...
Eu concordo. Principalmente com ess última frase(em negrito). Era uma das coisas que nós tinhamos dito no outro tópico(eu já disse que os tópicos são muito parecidos?).

Esse é um bom "se":
Tolkien disse:
Sam quase não poderia ter agido diferentemente. (Ele afinal atingiu o ponto de piedade(pág. 1000)4 mas tarde demais para o bem de Gollum.) Se ele tivesse, o que poderia ter acontecido então? O curso da entrada em Mordor e a luta para alcançar a Montanha da Perdição teriam sido diferentes, bem como o fim. O interesse teria passado para Gollum, eu penso, e a batalha que teria ocorrido seria entre seu arrependimento e novo amor de um lado e o Anel do outro. Embora o amor estivesse se fortalecendo diariamente ele não poderia ter se livrado do domínio do Anel. Acho que de algum modo estranho e lastimável Gollum teria tentado (não talvez com intuito consciente) satisfazer ambos. Certamente em algum ponto não distante do fim ele teria roubado o Anel ou tomado-o a força (como ele faz no Conto real). Mas com a “posse” satisfeita, acho que ele então teria se sacrificado para o bem de Frodo e se lançado voluntariamente no abismo de fogo.
Bem justificado.
 
I am Gandalf disse:
Você não entendeu o que eu disse, certamente. Entenda os feitos como tropeçar e fazer o que o acaso teve com Gollum.
Certamente eu não entendi o que você disse. Principalmente essa última frase, que ficou um pouco embolada. Elabore por favor.

O que eu quis dizer é que os "feitos" os quais falei anteriormente seriam, dentre outras criações do acaso que envolveram Gollum, houve o tropeço deste na Montanha da Perdição.

Hansi disse:
Mas poderia acontecer também de Saruman e/ou Sauron nem mandarem servos dessa estirpe, capazes de brigar entre si ou de arranjar briga, arruinando a busca.

Eles não seriam capazes de prever isso. E seriam poucos, mesmo que pudessem. Assim, seria bem mais difícil recuperar o Anel.
 
Tomo como minhas as palavras do Frodo:

"- Sim - disse Frodo - Mas você se lembra das palavras de Gandalf: Até mesmo Gollum pode ter ainda algo a fazer? Se não fosse por ele, Sam, eu não poderia ter destruido o Anel. A Demanda teria sido em vão, no fim de tanta amargura. Então vamos perdoa-lo! Pois a Demanda está terminada, e com sucesso, e tudo está acabado. Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam."

Senhor Dos Anéis, A Montanha da Perdição.
 
Nob: Ok, os "confiáveis" poderiam ser só alguns. Porém, caso Saruman e/ou Sauron mandassem servos "briguentos" em quantidade (provavelmente orcs), a fim de acelerar a busca, eles poderiam ter ordenado a eles que não brigassem nem fizessem qualquer coisa além de achar o objeto e o levar a seu mestre.
 
Justamente por não serem amigáveis que eles ordenariam que não brigassem nem nada, pra dar certo a busca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo