• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Os nomes dos livros d' "O Silmarillion" seriam estes?

Ainulindale
Valaquenta
Quenta Silmarillion
Atalante Númenóreo
Valacormar ar Lelya Rando
 
Estou precisando um tanto urgentemente de uma tradução para o quenya, mas estou batendo cabeça.
Será que alguém sabe como fica "Guardião de Tesouro" nesta língua?
 
Sorry galahan, não encontrei nada que pudesse ser mais fiel do que o já conhecido Harmavarno :(

Tilion, lingwi, slicer... alguma sugestão?
 
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Algumas dúvidas d quenya ..... ::::

1) existe alguma referência para a palavra "cristal"??? Gostaria d saber como dizer "povo d cristal" ...

2) existe alguma referência para "saquear", "arrasar" ou "destruir" ... ? ñ achei nadinha ... :o?: :o?:
 
1) Se não me engano tem a palavra joias que é míri, então povo das jóias ficaria: mírilië
2) Não achei nenhuma palavra com tal significado, o mais próximo que achei a arrasar foi aterrorizar: ruhta como conjugar-lo em infinitivo eu não lembro, vou dar uma olhada e te respondo depois.
 
Hyarmen-Heru disse:
1) Se não me engano tem a palavra joias que é míri, então povo das jóias ficaria: mírilië
2) Não achei nenhuma palavra com tal significado, o mais próximo que achei a arrasar foi aterrorizar: ruhta como conjugar-lo em infinitivo eu não lembro, vou dar uma olhada e te respondo depois.


-lië é o sufico usado para "povo" ???? qual a diferença para o "nórië", de Numenórië ??
 
Não exatamente o sufixo usado para povo mais sim a palavra povo, porém quando relacionada a um adjetivo ou substantivo se forma uma palavra composta.
Ex.: Eldalië, Povo Elfo

Numenórië significa As terras do Oeste; Númen: Oeste; Nór: Terras; deve ser algum tipo de sufixo genitivo desconhecido por mim.
 
Hyarmen-Heru disse:
Não exatamente o sufixo usado para povo mais sim a palavra povo, porém quando relacionada a um adjetivo ou substantivo se forma uma palavra composta.
Ex.: Eldalië, Povo Elfo

Numenórië significa As terras do Oeste; Númen: Oeste; Nór: Terras; deve ser algum tipo de sufixo genitivo desconhecido por mim.

Eu acho q io "-nórië" é primitivo, agora só se usa o "-nor". Então para o povo deve ser mesmo "-lië". obrigado ... !!
 
#Nórië significa "país", como em sindanórië "país cinzento" no Namárië.

"Terra do Oeste" é Númendor. Numenórië significaria "País do Oeste", embora a forma provavelmente pretendida aqui seja Numenórë "Povo do Oeste", forma essa que era confundida com Númendor e passou a ser a forma usada para o nome completo de Númenor.

#Nórë significa "terra" associada a um povo em particular, embora também possa significar "povo", mas a palavra mais comum para essa última é lië.
 
AJUDINHA EM QUENYA

queria uma boa fraze em elfico para fazer uma tatuagem no pe ,e um nome em elfico para minha filha que vai nascer pode ser quenya ou sindarin ,se alguem tiver alguma sugestao, obrigada. :cheers:
 
Re: AJUDINHA EM QUENYA

Aranel de valinor disse:
queria uma boa fraze em elfico para fazer uma tatuagem no pe ,e um nome em elfico para minha filha que vai nascer pode ser quenya ou sindarin ,se alguem tiver alguma sugestao, obrigada. :cheers:
Nossa nome para tua filha e tatuagem no pé? Ambos muito comprometedores, prefiro deixar para alguém com mais conhecimento. Você poderia especificar melhor o que você quer, talvez eles te ajudem.
 
Hum... disculpe a ignorância, mais não encontrei nada para Edrahil não, talvez no Etimologias ou nos Apêndices possa ser encontrado o significado.
 
Suilad!

Levando pelo pressuposto que este é um composto, os dois elementos devem ser: edra + sil (suavizado para "hil"). O que eu achei de _edra_ foi o verbo "abrir", _edra-_. _Sil_ seria algo relativo ao brilho. Sendo este um nome pré-Etimologias, eu sugiro que você procure nas entradas ED ou ET.


Cuio mae!

P.S.: Esse nome, como a maior parte dos nomes élficos pós-Grande Jornada, é em Sindarin, portanto estamos no tópico errado.
 
Slicer disse:
P.S.: Esse nome, como a maior parte dos nomes élficos pós-Grande Jornada, é em Sindarin, portanto estamos no tópico errado.
sorry ... :oops:

Esses significados você encontrou em Sindarin, estou certo?
 
Sim, estão em sindarin. Note que ele mencionou suavização, fenômeno que ocorre apenas no élfico-cinzento com o nome mais técnico de mutação consonantal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo