• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Donnie Darko (idem, 2001)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    56
gretchen, :lol:, darko, qual DVD você se refere?
Pois a 1ª versão já veio para o Brasil. . .
Está nas locadoras. . .
 
A tá. . .
Pois é. . .
É impreciso dizer. . .
Quem lançou a 1ª versão aqui no Brasil foi a Flash Star. . .
Distribuidora bem fraca e sem infra-estrutura. . .

E o DVD extendido nem está em pré-venda ainda. . .
E como o filme só vai para o festival de Seattle dia 39 desse mês. . .
Fique sempre ligada em: http://www.donniedarko.com/
Sempre rola um pop-up com as notícias. . .

Agora, para o cinema de cá eu ACHO que não rola não. . .
 
Ah, sim. Em algum ponto ae alguém disse q a Jena naum sabia atuar... putz, so not. Ela tah ótima. Tem uma cena dela no filme q tah perfeita: qdo eles taum no quarto, na hora da festa, e ela vira pra ele, tira o capuz do Donnie e diz q algumas pessoas nascem com tragédia no sangue... me deu arrepios a 1a vez q eu vi.

DD soh melhora cada vez q a gente assiste... vi de novo e percebi uns detalhes... o adesivo no ármarios daqles dois delinquentes diz: What Would Satan Do? E na hora da palestra do Jim, Donnie e Gretchen taum cochichando... aw.

O filme naum eh taum difícil de entender. Soh piorou minha cabeça qdo eu resolvi ler o "...Time Travel". Fez foi bagunçar tudo de novo.
 
Bem, bem! Eu não tive o prazer de acompanhar esse tópico e me falta tempo para uma leitura geral, portanto, não sei até que ponto vocês se aprofundaram nas discussões sobre o filme, mas assim como achei interessantíssimo indicar isso no meu blog, também achei inteligente publicar isso aqui.

Estou falando de um artigo de Dan Kois para o Salon.com: "Everything you were afraid to ask about "Donnie Darko""

Dan Kois disse:
With the release of the new director's cut, there are even more questions about the 2001 cult fave. Who's the fat guy in the track suit? What's with the 6-foot rabbit? We answer them all.
O artigo tem conclusões e argumentos que me deixaram de certa forma convencido. É claro que como o próprio autor ressalta, essa não é uma explicação definitiva do filme, mas as fontes que utilizou para chegar a tudo isso (informações das duas versões do filme, de seu web site, do roteiro, dos comentários no DVD, de entrevista com os envolvidos no filme e especulações da internet) levam, no mínimo, a um artigo digno de consideração.

Divirtam-se! :)
 
Nossa, há uma Gretchen Darko no Fórum e eu nem sabia :lol:

Depois de uma década vi o filme :grinlove:

Parece que o estendido não ajuda muita coisa pra explicar o roteiro :o?:


Ah sim algumas curiosidades. O filme levou 28 dias pra ser feito, o mesmo número de dias para o "fim do mundo".
A irmã do Donnie no filme é a irmã dele na vida real também.
A cena que eles resolvem dar a festa tem uma espécie de abóbora na cozinha igual o rosto do coelho.
 
Vou postar uma teoria, acho que seria a que estava no link da Find mas que tá quebrado agora.

Here we go:

Peguei alguma coisa do Cinema em Cena e coisas que eu andei lendo.

Existem vários universos paralelos. Nós vivemos no universo 'real' por assim dizer. Raramente pode acontecer de uma anomalia do universo ocorrer e acabar por criar um 'efeito dominó' que pode levar ao fim do universo.

O que acontece é que quando a turbina cai na casa do Donnie Darko, ela é um artefato vindo do futuro. Isso causa um rompimento na barreira entre os universos, e a partir daquele momento, o universo real passa a se tornar o universo TANGENTE. Universos tangentes tem uma duração curta, que no filme, virá a durar 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos e depois acabar. O momento da virada seria quando o relógio marca meia-noite.

Quando esse universo terminar, ele irá consumir tudo ao seu redor, inclusive o universo real, dando fim à toda existência.

Existe uma teoria que fala sobre o rompimento de barreiras no espaço tempo no filme, chama-se 'A filosofia da viagem no tempo' escrito por Roberta Sparrow. No livro ela explica que pode acontecer de um artefato vir futuro - Teoria de Einstein - (que pode acontece em qualquer hora e qualquer lugar, segundo o filme), e criar um universo tangente paralelo.

Quem estiver perto do artefato quando ele cai, torna-se o Receptor, e é a função dele fazer com que o artefato volte ao seu local de origem, fechando o círculo. Ou seja, o Receptor deve fazer com que todo o ambiente seja
favorável para que o artefato viaje no tempo mais uma vez, fechando o 'wormhole' criado pela primeira vez, e assim salvar o universo (as partes do livro que explicam isso dá pra achar no site oficial).

Todas as pessoas ao redor do Receptor (o Donnie) passam a se tornar os Manipulados, pois eles serão manipulados por Donnie para que ele possa fazer o que for necessário. Além dos Manipulados Vivos (seus pais, amigos, professores ,etc...) há também os Manipulados Mortos, que são pessoas mortas no Universo Tangente que detêm o poder de voltar no tempo e ajudar Donnie em seu caminho.

O manipulado morto do filme é o coelho Frank. Ele tem a função de fazer com que Donnie faça tudo funcionar, para tal ele manda Donnie cometer atos que virão a ter uma consequência importante para o fluxo do universo!

O livro também explica que o Receptor passa a ter poderes sobre água e fogo, entretanto o Manipulado Morto terá mais poderes pois ele servirá de guia (isso eu achei um pouco de viagem).

No filme:

Frank salva a vida de Donnie pela primeira vez, para que ele possa fazer com que a turbina volte no tempo mais uma vez e feche o círculo.

Frank manda Donnie inundar o colégio para que ele possa conhecer Gretchen, que terá um importante papel, pois ela será a garantia de que Donnie faça seu trabalho, e também fará com que ele acredite que não irá morrer sozinho (seu maior medo).

Frank faz com que Donnie incendeie a casa do guru para assim eles encontrarem o calabouço pornô, e fazer com que a mãe de Donnie tome o avião de onde o artefato será extraído (outra garantia). Isso todo mundo deve ter pego.

Donnie, ainda confuso, mas certo do que vai fazer, vai atrás de Roberta Sparrow pra lhe dizer que ele é um Receptor. No momento em que ela é quase atropelada, ela está lendo a carta do Donnie. E depois que ele atira em Frank ela chega, na versão estendida, e diz pra ele algo como: "Corra que a tempestade está chegando".

Neste momento, quando Gretchen é atropelada e morta por Frank, Donnie percebe que este é um artíficio que faça com que ele cumpra sua missão, caso contrário sua mãe e seu amor serão mortos. Quando Frank faz com que Donnie encontre a arma no armário de seu pai, Donnie percebe depois que ele deve matar Frank, para que naquele ponto (quando ele morre) ele retorne ao passado e ajude Donnie a cumprir a missão., pois ele se torna um morto no Universo Tangente, com os poderes que eu disse acima.

Aí que está: Donnie prepara tudo, o 'wormhole' se abre, criando algum tipo de furacão ou fenômeno, que destroça o avião e suga a turbina para dentro dele (como um buraco negro). Da primeira vez que isso acontece, o buraco fica aberto pondo em risco o universo, então deve ocorrer de novo para se fechar. Ou seja, Donnie NÃO volta no passado, apenas a turbina faz a viagem no tempo.

No livro de Roberta Sparrow ela explica que uma vez que o círculo se fecha, todas as pessoas envolvidas têm a sensação de deja vú ou como se tivessem sonhado com tudo aquilo (por isso que tem aquela cena que todo mundo acorda). Quando acontece o fechamento do buraco, não há mais Frank para acordar Donnie e tirá-lo da casa, e por isso ele morre. Um sacrifício que ele deve fazer para salvar os que ama. Com isso ele evita que sua mãe morra no avião e que Gretchen e Frank morram, e também que o universo deixe de existir, claro.

A dúvida é se a irmã menor morreria de qualquer jeito... talvz ela não fosse na viagem pra Los Angeles se tivesse perdido o irmão.

O homem de laranja que aparece quando Donnie e Gretchen quase se beijam da primeira vez e depois aparece na festa de Halloween é apenas um funcionário da FAA que ficou na cidade para investigar os Darko por causa da queda da turbina.

E parece que na versão estendida haverá um porta retrato da irmã dele com o Frank que é o namorado dela.

O site oficial dá toda a explicação, e ainda dá um extra de coisas que acontecem.
 
A parte do Donnie no fim decidir salar a mãe e a irmã, e de quebra ainda evitar toda a merda que causou no meio tempo faz perfeito sentido.

Isso é até meio óbvio... não óbvio, mas visível se você para pra processar todo o esquema da história.

É aquilo que eu te falei, essa teoria é bem aplicável na história, mas simplesmente não é algo que pareça ter vindo junto com a produção do roteiro.

Toda a parada do filme parece pouco explorada pra mim. Digo, as partes dos professores por exemplo. Me lembrou um pouco Cidade dos Sonhos, dos temas que pareceu que tiveram de ser deixados de lado por força maior.

Mas eu ainda quero ver de novo.
 
Fox disse:
Toda a parada do filme parece pouco explorada pra mim. Digo, as partes dos professores por exemplo. Me lembrou um pouco Cidade dos Sonhos, dos temas que pareceu que tiveram de ser deixados de lado por força maior.
Em que te lembrou Cidade dos Sonhos?

E que força maior seria essa?
 
Acho que o Fox quis dizer que, tanto em Donnie Darko quanto em Cidade dos Sonhos, a resolução final não fecha todas as pontas (deixando várias abertas, na verdade), entregando assim ao espectador o papel de refletir sobre o filme e solucionar possíveis mistérios que ficaram no ar durante a projeção. Essa é a relação entre ambos os filmes, etc.

E quanto aos "motivos de força maior", creio que ele está se referindo ao professor que diz que não tinha permissão para continuar a conversa sobre viagem no tempo porque ele poderia 'perder o emprego'. Bom, para mim ficou um tanto claro... assim que o assunto entrou na esfera religiosa, o professor teria que dar a opinião dele sobre a existência de Deus, o que no ponto de vista de outros poderia significar influência das convicções de um profisional em um aluno, que soaria anti-ético. Daí ele preferiu deixar o assunto de lado. Seria a "força maior".

Aliás, o que vocês acham que significa aquela cena em que esse mesmo professor e a sua mulher, a professora de Inglês (Drew Barrymore), aparecem olhando um para o outro, falando o nome do Donnie e rindo?

E só pra falar, já viram esse pôster foda?

203093.jpg


Alguém me dá de aniversário? :babar:
 
Ristow disse:
Acho que o Fox quis dizer que, tanto em Donnie Darko quanto em Cidade dos Sonhos, a resolução final não fecha todas as pontas (deixando várias abertas, na verdade), entregando assim ao espectador o papel de refletir sobre o filme e solucionar possíveis mistérios que ficaram no ar durante a projeção. Essa é a relação entre ambos os filmes, etc.

Na verdade não.

Eu quis dizer que como a parada toda era pra ser um seriado (Cidade dos Sonhos), o David Lynch teve que esmagar e editar tudo pro filme, por isso várias paradas ficaram meio incompletas, como a parte do diretor que não conseguia expressar sua visão artística... ou algo assim, já num lembro direito mais.

Tive essa mesma sensação em Donnie Darko. Ou isso, ou realmente faltou um pouco mais de raciocínio em cima de detalhes inicialmente interessantes, como os professores. O Ristovsky deu um exemplo bom disso:

Ristow disse:
Aliás, o que vocês acham que significa aquela cena em que esse mesmo professor e a sua mulher, a professora de Inglês (Drew Barrymore), aparecem olhando um para o outro, falando o nome do Donnie e rindo?


Então, num achei o pôster tão legal, meio bagunçado de imagens.. mas se eu achar largado na rua, te dou de presente, tá? :kiss:
 
Ristow disse:
Aliás, o que vocês acham que significa aquela cena em que esse mesmo professor e a sua mulher, a professora de Inglês (Drew Barrymore), aparecem olhando um para o outro, falando o nome do Donnie e rindo?

Essa cena me pareceu estranha sim, mas eu interpretei ela como eles vendo algo que o Donnie tinha escrito em alguma prova, já que eles tavam lendo um papel branco. E as opiniões dele sempre eram "fora de padrão"... mas foi uma interpretação momentânea.
 
Realmente sensacional esse filme. Quem não gostou é pq não entendeu. Ele é um dos meus favoritos, junto com Efeito Borboleta. Alias, vcs tb notaram as similaridades q existem entre esses dois filmes?
 
Khansc disse:
Falar que alguém não gosta porque não entendeu é um ótimo argumento.

Exatamente. Donnie Darko é um filme mais complexo, com muito mais abordagens e nuances. Quem não gostou é pq não compreendeu ou é ignorante sobre determinados assuntos.
 
:lol:
Claro, Donnie Darko carrega a verdade e tal.

Zohar, eu adoro o filme, mas explique-nos, porque não é possível NÃO gostar de Donnie Darko sem ser um idiota/ignorante?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo