• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mais poderoso: Manwë ou Melkor?

Bem confusa essa pergunta, pois algumas vezes no livro Tolkien diz q Melkor é o mais poderoso dos Valar e tbém diz q Manwë tbém eh... Mas ai nos deparamos com o fato de Tulkas deixar Melkor de "cara" no chão... E tbém tem o fato de Melkor corromper a todos e Manwë não ter noção disso pq Manwë não sabia o q era o mal e a mentira... Assim então eu acho q Manwë era mais poderoso de poderes, e já Melkor era mais poderoso na palavra...
 
Tambem acho... qdo Melkor era um Ainur provavelmente ele era o mais poderoso, pois se nao me engano isso e dito no livro, agora, depois q foi pra terra e causou toda akela desgraça, alias desde o momento em que estragou a musica de Eru ele começou a perder poder sim, sendo ultrapassado por Manwë... é o que eu penso...
:wink:
 
Vira e mexe esse assunto volta...

Melkor é o mais poderoso... Manwe é o mais poderoso depois de Melkor... isso é deixado claro no Silma...

a grande dúvida é quanto a Tulkas... este na verdade é dos menos poderosos dos Valar... e ainda assmi derrota Melkor... pq?

Bom... pq Poder e Força são duas coisas diferentes no mundo de Tolkien

Qdo Tolkien diz poder... ele quer dizer que havia nele uma capacidade sub-criativa superior a de outro ser... ele era capaz de criar e destruir oq foi criado... de disseminar seu poder.. de controlar coisas... não quer dizer q ele era bom de briga

Tulkas era o melhor em lutas.. e bateria em Melkor 10x... mas ele nunca seria capaz de criar os Trolls ou Orcs como Melkor criou... ou as arvores de Yavanna... Tulkas era o mais forte... mas o menos poderoso
 
Sem duvida Melkor é o mais poderoso, com uma grande diferença sobre Manwë. Concordo com todo que o Fingolfin disse. Poder não esta relacionado somente a luta.
 
Bom, mas eu, às vezes, não imaginei que poder era só barraco, né! :mrgreen:
Nunca imaginei Manwë correndo num campo de batalha empunhando uma espada e gritando: "Liberdadeeeeeeee"...

Tudo bem, exagerei um pouco... :eek:
 
Manwe era o mais poderoso dos Vala... e Melkor dos Ainur, pelo menos eu sempre vi assim.. afinala o titulo de Vala eh tirado de Melkor... mas se botasse tdu nu mesmo saco e mexesse, Melkor eh o mais poderoso, tah claro no Silma...
 
Ah nao tinha pensado nesse tipo de poder que o Fingolfin disse... agora ficou claro a ideia que esta sendo discutida aki e concordo com o Fingolfin...
:D
 
Kell From Seraph disse:
Bem confusa essa pergunta, pois algumas vezes no livro Tolkien diz q Melkor é o mais poderoso dos Valar e tbém diz q Manwë tbém eh... Mas ai nos deparamos com o fato de Tulkas deixar Melkor de "cara" no chão... E tbém tem o fato de Melkor corromper a todos e Manwë não ter noção disso pq Manwë não sabia o q era o mal e a mentira... Assim então eu acho q Manwë era mais poderoso de poderes, e já Melkor era mais poderoso na palavra...

Tolkien responde a sua pergunta: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=761&o=1

:D
 
Fingolfin disse:
Vira e mexe esse assunto volta...
Uma dúvida comum.

Melkor é o mais poderoso... Manwe é o mais poderoso depois de Melkor... isso é deixado claro no Silma...
E depois Ulmo, e Aulë, e Mandos, e Oromë; nos quatro primeiros, repararam, Fogo, Ar, Água, Terra? :mrpurple:

a grande dúvida é quanto a Tulkas... este na verdade é dos menos poderosos dos Valar... e ainda assmi derrota Melkor... pq?
É, eu tinha essa dúvida :eh:

Bom... pq Poder e Força são duas coisas diferentes no mundo de Tolkien
É? :)

Qdo Tolkien diz poder... ele quer dizer que havia nele uma capacidade sub-criativa superior a de outro ser... ele era capaz de criar e destruir oq foi criado... de disseminar seu poder.. de controlar coisas... não quer dizer q ele era bom de briga

Tulkas era o melhor em lutas.. e bateria em Melkor 10x... mas ele nunca seria capaz de criar os Trolls ou Orcs como Melkor criou... ou as arvores de Yavanna... Tulkas era o mais forte... mas o menos poderoso
Durante todos esses anos de leitura Tolkien eu não havia enxergado as coisas dessa perspectiva. Impressionante. :wall: (sinal que ando jogando D&D demais)
 
Tulkas era o mais forte.
Melkor o mais poderoso (ascendia em grandeza)
Ulmo o melhor instruído por Ilúvatar
Manwe o mais sagrado e que melhor entendia os desígnios de Ilúvatar

Então em considerando os prós e contras eu pus o último na chefia. :mrgreen:
 
Acho que é como comparar Gandalf com Saruman. No "contexto da obra" (rs), Gandalf era mais poderoso, porque era sábio, humilde etc, enquanto Saruman era invejoso e ambicioso, apesar de ser "o Branco" e, originalmente, o "mais poderoso".

Esse tipo de coisa acontece.. Melkor era o mais poderoso no início.. Mas desviou seus atos para onde lhe melhor convinha, assim como Saruman o fez.

Nesse caso, eles poderiam até ser mais poderosos no início, MAS tanto Gandalf quanto Manwë foram provando com o tempo que os sentimentos mais puros são a melhor virtude não só de um Maia ou de um Vala, mas de qualquer ser vivo em toda Arda.
 
Melkor era mais poderoso no contexto de força subcriativa sem dúvida. Acho que mesmo com seu poder dividido entre suas criações ele continuou sendo mais poderoso, pois seu poder ainda existia, mesmo espalhado pela Terra-Média.
Manwë era sábio e bom, além de fiel aos designios de Eru, mas em questão de poder Melkor ainda era o maior, pelo menos até a Guerra contra os Valar, onde Manwë havia expandido seus poderes.
Tulkas era quem tinha a maior força física e menos poder.
 
e o mais fofo, charmoso, educado e bom de cama.

E eu pensando quea resposta mais tosca por aqui ia ser a minha... :gotinha:

:D


mas em questão de poder Melkor ainda era o maior, pelo menos até a Guerra contra os Valar

Melkor foi gradualmente dissipando o seu poder. Para cada coisa que fazia corrompendo Arda criada, dissipava um pouco da sua essência nela.
 
Melkor foi mais poderoso(na aurora dos tempos) que Manwe porem quando ele se despos de seu poder pra formar seu Anel(Terra-Media) e foi chamado de Morgoth ai ele se tornou mais fraco que Manwe.
 
porem quando ele se despos de seu poder pra formar seu Anel(Terra-Media) e foi chamado de Morgoth ai ele se tornou mais fraco que Manwe.

Nao entendi esse lance de anel...
E quem dah o nome a ele eh Feanor, nao acho q seja atraves do momento q Feanor o "batiza" assim q ele passa a ter menos poder... acho coisas distintas... Pois Feanor o dah esse nome logo apos a sua libertaçao.... nessa epoca ele ainda andava "mascarado" em Valinor e poderoso...
 
Se Melkor é mais poderoso que Manwë, então Fingolfin mataria Manwë? afinal, msm sendo derrotado, ele deu uma bela surra em Melkor...
 
Se Melkor é mais poderoso que Manwë, então Fingolfin mataria Manwë? afinal, msm sendo derrotado, ele deu uma bela surra em Melkor...

mesmo assim ele continua sendo um elfo... contra um "deus", um "poder"... acho muito, mas muito dificil algum elfo fazer frente a qualquer um dos valar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo