• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falta de fêmeas pode ter levado dinossauros à extinção

Falta de fêmeas pode ter levado dinossauros à extinção
da Folha Online

O choque de um grande asteróide contra a Terra, há 65 milhões de anos, pode ter levado os dinossauros à extinção não simplesmente porque alterou o clima global e trouxe anos de escuridão, mas porque pode ter influenciado o metabolismo destes animais e reduzido a população de fêmeas.

Segundo David Miller, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, se o mecanismo de reprodução dos dinossauros era semelhante a de alguns répteis modernos, a menor temperatura pode ter influenciado o desenvolvimento de fetos dentro dos ovos e determinado o nascimento de mais machos. Esta mudança populacional pode ter levado a uma extinção.

A maior parte dos cientistas concorda que o impacto de um ou mais asteróides provocou mudanças globais que mataram os dinossauros e muitas outras espécies.

Segundo a teoria, o impacto levantou tanta poeira que encobriu o céu e tornou o planeta mais frio. Além disso, o choque desencadeou atividades vulcânicas que levaram ainda mais poeira e cinza para a atmosfera.

Sexo

Na maioria dos mamíferos, o sexo é determinado no momento da concepção. Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide que carrega um cromossomo Y, será um macho. Se for um cromossomo X, será uma fêmea.

Um mecanismo similar atua na determinação do sexo de aves e alguns répteis, como cobras e lagartos.

Porém, em crocodilos, tartarugas e alguns peixes, a temperatura com a qual o ovo é incubado pode alterar o sexo do feto em desenvolvimento.

Ninguém realmente sabe se a determinação do sexo nos dinossauros era mais semelhante a dos mamíferos ou a dos répteis. Porém, a equipe de Miller considera que, apenas as mudanças globais, não foram suficientes para extinguir estes animais.

"A Terra não se tornou tão tóxica há 65 milhões de anos a ponto de extinguir a vida. A temperatura apenas mudou e estes grandes animais não possuíam mecanismos genéticos para arcar com isso", acredita Sherman Silber, especialista em fertilidade que fez parte do estudo.

Porém, uma peça parece não se encaixar bem na nova teoria. Como os ancestrais dos crocodilos e das tartarugas sobreviveram à grande extinção?

"Estes animais viviam em uma interseção entre os ambientes terrestres e aquáticos, em estuários e leitos de rios que podem ter representado alguma proteção contra os efeitos extremos das mudanças globais, oferecendo mais tempo de adaptação a eles", disseram os pesquisadores.

fonte: Reuters
 
Nossa, eu realmente não sabia q a temperatura pode ter tanta
influencia no desenvolvimento do feto dentro do ovo,
a ponto de decidir o sexo do animal...
mt interessante msm
 
hum....
o sexo dos donossauros...
sera quem com essa falta de dinossauras e dinossauros machos rebolando por tudo que é canto, os dinossauros adolecentes, com hosmonios dinossaurescos em alta tinham crises de homosexualismo dinossaurico???
:o?:
 
Mas não é q faz algum sentido esse lance aí da temperatura?
Eu já sabia q o sexo das tartarugas era decidido pela temperatura na incubação, mas nunca tinha ligado isso a outros animais...

Apesar d q, de acordo com o q a Faia falou num outo tópico, dinos eram mto mais próximos das aves q dos répteis atuais, e tem aquela teoria lá do Jurassic Park d q eles poderiam trocar de sexo... bem, mas acho q atualmente só acontece de fêmeas se tornarem machos, e não o contrário...

D qq forma, ta aí mais uma teoria pro desaparecimento deles.
 
Muito intressante essa teoria. :think:
MAs tem ai isso que impede isto de dar continuidade: Os crocodilos e as tartarugas, entre outros, não se extinguiram. Bom, se pensarmos bem, não estamos apenas a falar da extinção dos dinossauros, mas sim de algumas espécies de mamíferos, répteis aquáticos, pterossáurios ( que apesar de já estartem podres ainda davam para um milhão ou dois ), enfim, e também de plantas. Não apenas de répteis e peixes ( animais em que isto acontecia ). Esta razão sem dúvida alguma influênciou a extinção dos dinossauros, mas foi UMA razão, não A razão. Não houve apenas uma razão para a extin~ção deles, como dizem no artigo. Foram vária, um conjunto delas. A maior parte das teorias está certa. Apenas não estão certas aquelas que involvem fenómenos paranormais, como o ataque de extraterrestres ( por favor gente ). Foi um todo, não um único.
 
bom essa teoria( pra mim) nao é valida. Prefiro a ideia q com a mudança climatica repentina, tenha havido falta de alimento. Os grandes Repteis morreram deixando os menors pra evoluir.
 
Sarcasmo disse:
bom essa teoria( pra mim) nao é valida. Prefiro a ideia q com a mudança climatica repentina, tenha havido falta de alimento. Os grandes Repteis morreram deixando os menors pra evoluir.

Os dinossauros já tinham passado por outras mudanças climáticas, e mesmo assim resistiram. Eles aguentavam esta, desde que não fosse muito acentuada. aliás, estavam a dar-se naquela altura mudanças, mas não o suficiente para os extinguir. O que houve foi uma grande conjunto de fatores que levaram a um atenuamento das condições metereológicas, uma perca considerável da "qualidade" do código genético, a uma facilitação da propagação de doenças, etc.. Essa teoria é válida, mas não sozinha. Como disse foi um CONJUNTO de factores, não factores ISOLADOS. O que focê disse sobre uma mudança climática repentina está correto, mas não totalmente. Os dinossauros eram um grupo demasiado vasto para se extinguir assim tão facilmente. Essa mudança repentina foi causada por algo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo