• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Código Da Vinci" (Dan Brown)

Maedhros

Whadahell?
Alguém aí já leu esse livro? Ele anda sendo bastante falado por aí e as críticas andam bastante positivas. No exterior já vendeu dez milhões de exemplares e agora chegou no Brasil. Parece que um estúdio de cinema já até comprou os direitos autorais pra fazer uma adaptação.

Descobri ao ler um folheto numa livraria, onde constavam o prólogo e o primeiro capítulo do livro. O enredo trata de um assassinato ocorrido no Museu do Louvre, em Paris, que traz à tona uma conspiração em torno de uma sociedade secreta existente desde a época de Cristo. Desta sociedade, chamada de Priorado de Sião, já fizeram parte grandes nomes como Victor Hugo, Isaac Newton e... Leonardo Da Vinci! Pra esclarecer o assassinato, entram em cena a criptógrafa francesa Sophie Neveu e Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard. O segredo milenar por trás de tudo envolve a resposta de vários mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.

Pelo menos isso é o que diz a contracapa. Comprei hoje na Saraiva do Shopping Morumbi por R$39,00 (achei razoável, pois o livro é um tijolo de 475 páginas. Conformo eu for lendo, posto minha opinião aqui. O primeiro capítulo já é ótimo!
 
Na Veja da semana passada saiu uma matéria sobre a temática desse livro, principalmente em torno da suposta ligação de Leornardo da Vinci com o Priorado de Sião e sobre as pistas que ele escondia em suas obras. Estudiosos dizem que essas pistas podem representar simbolicamente uma revolta contra a Igreja Católica, reforçando a idéia que Leonardo na verdade não era nem um pouco religioso.

Quanto ao livro, já me impressionei. Das 475 páginas e já li mais ou menos um terço e nunca um livro me prendeu tanto. A narrativa e muito bem feita e tensa, e é sutilmente intercalada com momentos didáticos que explicam muito bem a história de certas obras de arte ou de descobertas científicas que entram em contexto.

Resumindo: até agora está ótimo. Recomendo. :wink:
 
Terminei hoje. E adorei.
O livro realmente prende. Deixa você meio perplexo pelos fatos que vão ocorrendo, relacionados com simbologia religiosa e enigmas bem bolados, além de uma abordagem didática de vários desses aspectos. Isso que mais impressiona no livro: ao mesmo tempo que há uma história tensa e empolgante, também há vários trechos que parecem terem sido inseridos para explicar algo para o leitor (achei muito interessante um trecho sobre o número PHI).

Em certo momento surge um pouco de clichê: surge o típico personagem cuja identidade é descohecida e o leitor fica imaginando quem será. No meu caso, quando tinha lido dois terços do livro, achava que era a pessoa X, depois mudei de idéia totalmente, e no final era mesmo a pessoa X!

Concluindo, é um ótimo thriller com elementos e conspirações religiosas que podem chocar aqueles mais fervorosos. Mas mesmo assim recomendo muito.

8.5/10
 
LI a matéria de que vc se referiu e me deu bastante vontade de ler. Tao logo tiver a oportunidade, lerei. Mas antes preciso terminar ler alguns aqui
 
(mais uma vez tem aqui na livraria do meu pai :lol: )

Pois bem, viram a reportagem sobre o livro numa revista (acho que é a Veja) ? fala de uma figura do Vinci: Num desenho da ceia dele aparece Jesus e um outro "cara" que formam um M, M de madalena... Tambem aparece um punhal numa mão de um outro, representando a traiçao, me parece que é isso... E tambem um triangulo apontando pra baixo, representação do sexo da mulher...

è, tudo sobre o livro, não é ?
 
O Código Da Vinci

Estou lendo esse livro e estou gostando bastante. A trama é bem legal mas o interessante mesmo são as revelações de conspirações do Vaticano, curiosidades sobre símbolos do cotidiano e revelações sobre várias obras de Leonardo Da Vinci.

Eu adoro essa coisa de verdadeira história por trás da Bíblia e também admiro muito Leonardo Da Vinci. Vale a pena ler pois aguça sua curiosidade.

Quando terminar de ler eu dou a nota. Eu detesto essas resenhas, principalmente da Veja que dizem como é todo o livro estragando totalmente a surpresa. Quem quiser ler o livro não leiam NENHUMA resenha.
 
Sr. Cachopardo disse:
(mais uma vez tem aqui na livraria do meu pai :lol: )

Pois bem, viram a reportagem sobre o livro numa revista (acho que é a Veja) ? fala de uma figura do Vinci: Num desenho da ceia dele aparece Jesus e um outro "cara" que formam um M, M de madalena... Tambem aparece um punhal numa mão de um outro, representando a traiçao, me parece que é isso... E tambem um triangulo apontando pra baixo, representação do sexo da mulher...

è, tudo sobre o livro, não é ?

Certo. Inclusive esses detalhes também são revelados durante a trama.

Ah, e pra quem não viu a Veja dessa semana, "O Código Da Vinci" está em primeiro lugar das lista dos mais vendidos (do gênero ficção).
 
SPOILERS, cuidado! (he he)

Ah, e pra quem não viu a Veja dessa semana, "O Código Da Vinci" está em primeiro lugar das lista dos mais vendidos (do gênero ficção).

Parece que já vendeu 2 milhões de cópias no Brasil... :roll:

É realmente muito bom esse livro, pelo que ouvi falar, mas não li ainda... Só a reportagem da Veja...
 
Parece que já vendeu 2 milhões de cópias no Brasil...

posso ter me enganado, pois peguei o livro agora, agorinha! no Brasil pode ter sio isso, não sei... Mas na capa vi que parece 10 Milhões de Cópias Vendidas em Todo Mundo!

Legal...

:)
 
eu jah li o prólogo... 8-)

mas me parece bom...

soh uma duvida, eh todo o livro em torno dakele crime?

de qualquer forma estou decidido a acabar esse livro.....
 
Na verdade o ponto de partida da trama é o assassinato, mas vão acontecendo tantos fatos, tantos enigmas, que chega uma hora em que você esquece do crime. :mrgreen:
 
eu vi a reportagem da Veja e fikei muuuito curiosa pra saber como eh....
aquela pintura da ultima ceia q apareceu na revista com umas explicaçoes me deixou realmente intrigada :o?:
 
O Código Da Vinci

Acabei de ler o livro.

Muito bom. O que não tem em desenvolvimento de personagens tem de história. A parte final do livro é muito boa.

É incrível como a verdade sobre o Graal está tão presente no nosso dia-a-dia.
1the_last_supper.jpg
 
Agora com a imagem podemos perceber alguns significados...

E dá pra se perceber que não há comida no prato de Jesus, o que mesmo que significa ? saiu na Veja...

Tem o M de Madalena, e um triangulo ^ representando o sexo da mulher, dá pra ver claramente...

Valeu Dimitri pela imagem :wink:
 
Acabei de passar dessa parte que fala sobre a Última Ceia, e, putz, esse livro é fascinante! Uma literatura gostosa e não muito complicada... mas o mais interessante mesmo são as revelações tão supreendentes. Fiquei abismado com o número PHI!
 
MaDZ disse:
Já comprei o meu, qdo terminar "O Iluminado" começarei a ler

eita livro ( e filme) bom!

tow quase acabando O Codigo Da Vinci..... eh bom...mas naum eh taaaaaaum bom assim...... :roll:
 
Unh... só tomem cuidado com essas "verdades". Tudo aquilo é teoria, e das mais conspiratórias possíveis.

Há fatos e teorias no livro. É fato que Da Vinci não era exatamente um admirador do Vaticano, e que o Priorado de Sião realmente existiu; mas não há como comprovar, por exemplo que o apostólo ao lado de Jesus seria Maria Madalena. As provas são interresantes: a roupa oposta a de Cristo (o que seria uma suposta harmônia entre o masculino e o feminino) e o jeito ameçador de Pedro, principalmente sua mão. Mas, infelizmente, não há como provar qualquer ligação, nessa, e nas outras teorias apresentadas ao longo do livro.

O "Código Da Vinci" é interresantissimo e tem uma ótima narrativa, cheia de suspense, mas não contém uma verdade absoluta. Já tem muita gente neste tópico afirmando isso e aquilo, tendo como base unicamente um livro ficticio.

Cuidado pessoal. :wink:
 
Só há um coisa que eu não percebo. Se agora eu escrevesse um livro a contar meia duzia de balelas sobre o budismo, pegando numas quantas teorias da conspiração da treta para dizer mal de buda, todos me chamariam de intolerante, anti-budista, etc.
Mais quando aparece um filme que narra a historia da paixão de Cristo de uma maneira fiel aos livros mais antigos e fiaveis que temos sobre o assunto é anti-semita.
Mas qaunda aparece um livro que, atraves de teorias da treta, acusa a Igreja e os santos de coisas gravissimas é uma obra prima, histórica que só é pena é que só agora se saiba.
É vdd q ha intolerancia de alguns católicos, mas é impressionante ver a intolerancia dos que se dizem mais tolerantes...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo