• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10 livros de leitura obrigatoria

Sentinela

.............
pensei q sabia muito de literatura, mas depois que fui no desafio do forum vi que naum sei eh nada. por isso gostaria de uma ajudinha de vcs para saber quais livros q realmente importantes para um iniciante como eu.

vou limitar a dez pq senaum vaum fazer listas interminaveis, e tb gostaria de restringir ainda mais somente para autores estrangeiros, sei q eh pedir demais, mas conto com a ajuda de vcs.

brigadaum

adios :wink: :wink:

:lol:
 
Sentinela, não existe uma lista de livros indispensáveis. Uma boa dica é ir ao tópico "Cantinho dos críticos" ali no Fixo e dar uma olhada nas resenhas da galera, onde todos dão dicas de ótimos livros para se ler.

Uma sugestão que te dou é a série "A obra-prima de cada autor" da editora Martin Claret, onde centenas de clássicos da literatura mundial vem sendo publicados por preços de R$8,90 e R$15,90 (os últimos são livros mais grossos). Vale muito a pena. :)
 
E falando em clássicos, vou citar 10 que já li e considero indispensáveis (afinal, são clássicos):

- Drácula (Bram Stocker)
- Frankenstein (Mary Shelley)
- O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson)
- Macbeth (William Shakespeare)
- Hamlet (William Shakespeare)
- Rei Lear (William Shakespeare)
- As minas do rei Salomão (Henry Rider Haggard)
- O Príncipe e o Mendigo (Mark Twain)
- Édipo Rei (Sófocles)
- Antígona (Sófocles)

É claro que vários grandes clássicos não estão aí, porque eu não os li. Mas pretendo ler mais Shakespeare e as obras de Homero, por exemplo.
Mas acho que os três primeiros da minha lista são grandes clássicos para se ler, e que você não pode perder.
 
Interessante sua lista, Pandatur. Gosto muito dos três primeiros, principalmente pelos 'mitos' que criaram.

Eu até faria uma lista mais completa, mas hoje não vou conseguir arrancar mais nada da minha memória. Então, a minha fica mais ou menos assim:

A Ilíada (Homero)
Édipo Rei (Sófocles)
A Divina Comédia (Dante)
Hamlet (Shakespeare)
Dom Quixote (Cervantes)
Dom Casmurro (Machado de Assis)
As Flores do Mal (Baudelaire)
Os Lusíadas (Camões)
Oréstia (Ésquilo)
Madame Bovary (Flaubert)
Fausto (Goethe)
O Processo (Kafka)
O Príncipe (Maquiavel)
Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe)
Cyrano de Bergerac (Rostand)
Mensagem (Pessoa)
Guerra e Paz (Tolstói)
A Volta ao Mundo em 80 dias (Verne)
Cândido (Voltaire)
O Retrato de Dorian Gray (Wilde)
 
Talvez seja uma grande falha minha, mas nunca me dei bem com os clássicos brasileiros. Li principalmente José de Alencar na escola, mas o Romantismo brasileiro não é para mim, ao que parece...

Nessa sua lista, Ana, senti falta de "A Odisséia". Foi falha da memória ou não é um livro que te agrada? (afinal, A Ilíada está aí, e a maioria das pessoas sempre citam ambos).

Além de mais Shakespeare e as obras de Homero, que eu citei no meu post anterior, "A Divina Comédia" e "Dom Quixote" são sois livro que a Ana lembrou e que pretendo ler também (o de Dante, principalmente). Outro que tenho vontade de conhecer é "Paraíso Perdido" de John Milton.

Acho bom eu acabar com o Harry Potter 5 rápido e voltar a pegar uns clássicos... :roll:
 
Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe)
Classico dos classicos na minha opiniao, livro fantastico principalmente pra quem curte o estilo gothico, muito perfeito.
Hamlet (Shakespeare)
Muito boa a historinha do principe da Dinamarca...

É isso aí sentinela, os dois citaram os grandes classicos, mais nao quer dizer que vc tenha que ler esses livros, talvez eles não te agradem, leia oq vc quiser independente de ser ou não um classico, ler é antes de tudo um hobbie, nao pode ser obrigação sabe? Ou perde a graça, mais te garanto que vc vai curtir Edgar A. Poe, le o conto O gato preto que vc vai ver! :wink:
 
Pandatur Parmandil disse:
Talvez seja uma grande falha minha, mas nunca me dei bem com os clássicos brasileiros. Li principalmente José de Alencar na escola, mas o Romantismo brasileiro não é para mim, ao que parece...

José de Alencar é uma b*
A gente só estuda em Literatura Brasileira porque é o representante do romance romântico (:eek:)
Machado de Assis é literatura obrigatória, ainda mais se for Dom Casmurro. Na poesia, acho que fica no Drummond.

Pandatur Parmandil disse:
Nessa sua lista, Ana, senti falta de "A Odisséia". Foi falha da memória ou não é um livro que te agrada? (afinal, A Ilíada está aí, e a maioria das pessoas sempre citam ambos).

É uma lista de 'literatura obrigatória', não faz sentido citar vários trabalhos de mesmos autores em meio de tanta gente a ser citada. Se eu falo sobre falha de memória, é por ter deixado de citar 'alguém'.

Pandatur Parmandil disse:
Outro que tenho vontade de conhecer é "Paraíso Perdido" de John Milton.

Como por exemplo, "Paraíso Perdido" do Milton :D
 
Clássicos brasileiros? :think:

Acredito que os Machado de Assis são perfeitos, especialmente "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro".

"Casa Grande e Sensala" também é um clássico nacional, assim como "Grandes Sertões, Veredas", "Macunaíma" etc.

São os que eu mais gosto, de fato.

Literatura estrangeira, tirando os que já foram muito bem lembrados em outras mensagens neste tópico pelo pessoal, tem também Oscar Wilde (um dos meus preferidos) e Edgar Allan Poe, que eu adoro.
 
José de Alencar é uma b*
A gente só estuda em Literatura Brasileira porque é o representante do romance romântico ()
Machado de Assis é literatura obrigatória, ainda mais se for Dom Casmurro. Na poesia, acho que fica no Drummond.

Adoro Jose de Alencar... acho Senhora o seu melhor livro, vc nao foi pesada de mais nao??? pq vc nao gosta de Alencar?

nas obras Machadianas eu fico com os contos, tipo Homem Celebre, Alienista, e principalente o meu favorito: "A missa do Galo"...
 
Alencar é fraco porque não procurou inovar, mas sim imitar uma escola que já fazia sucesso. Sua narrativa é padrão, seus personagens são clichê... e por aí vai.
 
Alencar é fraco porque não procurou inovar, mas sim imitar uma escola que já fazia sucesso. Sua narrativa é padrão, seus personagens são clichê... e por aí vai.

Eu sou de opiniao de que ele tentou inovar, foi um dos principais criadores da lingua literaria brasileira, no sentido de praticar ousadias linguisticas na epoca... ele usava estlilos diferentes do Portugues de Portugal...

Alem disso ele fez criticas sociais que sao muito boas ao meu ver, em Luciola e Senhora...

Ele imitou sim uma escola q jah fazia sucesso, mas tentou ao maximo adaptar obras para a nossa realidade psiquica e social...

bom isso eh o que eu acho :wink: :wink:
 
A questão de usar um "senhóra" não quer dizer que Alencar escreveu todo o livro em 'língua brasileira'. O que ele fez com isso foi uma crítica, o que não é exatamente uma inovação, se levar em conta que até livro de Paulo Coelho tem crítica social. :wink:
 
A questão de usar um "senhóra" não quer dizer que Alencar escreveu todo o livro em 'língua brasileira'. O que ele fez com isso foi uma crítica, o que não é exatamente uma inovação, se levar em conta que até livro de Paulo Coelho tem crítica social.

Mas qdu eu penso em Alencar, eu nem posso comparar a Coelho... pense na epoca em que ele viveu! vc acha q as coisas eram assim faceis... mudanças nao ocorrem abruptamente... e Alencar sem duvidas abriu portas por isso foi criticado por conservadores da epoca! Ouso a dizer q ele construiu complicados caracteres femininos antecipando as conquistas de Machado de Assis...

por tudo isso gosto de suas obras...
 
Do mesmo jeito que você não ousa comparar o Alencar ao Coelho, eu não ouso comparar Alencar com Machadão :)

Gosto é gosto, análise literária já são outros quinhentos.
 
Do mesmo jeito que você não ousa comparar o Alencar ao Coelho, eu não ouso comparar Alencar com Machadão

Nao q eu considere o Alencar superior ao Machado... o que quz dizer foi q ele abriu portas... e isso eh analise literaria ao meu ver... estou sendo imparcial hehe

E o Coelho vive em uma epoca aonde critica tem em qualquer escritor de boutiquim...

Gosto é gosto

Com certeza... eu por exemplo, nao tenho como preferido de Machado Dom Casmurro, e sim o conto "Missa do Galo", mas dae eh questao de gosto :wink:
 
lordpas disse:
Nao q eu considere o Alencar superior ao Machado... o que quz dizer foi q ele abriu portas... e isso eh analise literaria ao meu ver...

Não é, afinal:

lordpas disse:
estou sendo imparcial hehe

lordpas disse:
E o Coelho vive em uma epoca aonde critica tem em qualquer escritor de boutiquim...

Como sempre digo por aqui: não confunda 'crítico literário' com 'resenhista de folhetim'. Coisas diferentes, *muito* diferentes. No fundo, é por causa dos resenhistas de folhetim que todo mundo acha que uma análise subjetiva do livro é uma análise literária. :?
 
Como sempre digo por aqui: não confunda 'crítico literário' com 'resenhista de folhetim'. Coisas diferentes, *muito* diferentes. No fundo, é por causa dos resenhistas de folhetim que todo mundo acha que uma análise subjetiva do livro é uma análise literária.

Ok Ok.. realmente eu me expressei mal nessa parte.. :mrgreen:
 
Ana Lovejoy disse:
Alencar é fraco porque não procurou inovar, mas sim imitar uma escola que já fazia sucesso. Sua narrativa é padrão, seus personagens são clichê... e por aí vai.

E ele é chato, muito chato.

Um livro muito bom, e na minha opnião imperdível, da literatura brasileira é O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo. Para quem gosta de sagas então, é uma delícia.
 
Vou citar alguns que indico:

1 - Tolkien (TUDO, sem exceção, Sda, Silma, Contos Inacabados, Hobbit, Roverandon, etc)

2 - 1984 (Esse livro é primoroso, na minha opinião obrigatório)

3 - Admirável Mundo Novo (idem)

4 - A Metamorfose (Melhor trabalho de Kafka, disparado)

5 - Machado de Assis (Obra completa tb, melhor escritor brasileiro que li)

6 - Stephen King (Obra completa, começando pelos contos, espetacular)

7 - Sir Arthur Conan Doyle (idem ao Stephen, os livros do Sherlock Holmes são deliciosos de se ler)

8 - Revolução dos Bichos (incrível, livro com margem para diversas interpretações, não se prenda somente às interpretações acadêmicas)

9 - O Velho e o Mar (Hemingway detona, PRECISO ler Por Quem os Sinos Dobram)

10 - Deuses Americanos (livro fantástico de Neil Gaiman)

Podia citar aí tb a trilogia Fronteiras do Universo, que é magnífica.

Valew
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo