• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o filme mais fiel?

Bem,vamos lá:

SDA é o mais bem editado e FIEL dos três filmes.
ADT é o que ganhou mais liberdade,e teve uma edição apenas razoável
RDR é quase tão fiel quanto SDA.

Mas eu pergunto:A fidelidade em uma adaptação, interfere na qualidade de um filme?

Eu digo que NÃO!!!

Aliás,se há algo em uma adaptação que pode trazer tanto benefícios quanto malefícios é exatamente e fidelidade.

Pra mim,se os três filmes fossem exatamente como é o livro,seria pior.A maneira como analisamos os livros é diferente de quando analisamos um filme.

O livro,pela sua própria natureza, não é dinâmico,os filmes são,daí a incompatibilidade de uma fidelidade maior num filme.

Quanto mais fiel um determinado filme baseado em livro é,mais arrastado se torna...
 
Mas eu pergunto:A fidelidade em uma adaptação, interfere na qualidade de um filme?

Eu digo que NÃO!!!
Vc tem razao, no meu caso por exemplo e acho que o mesmo acontece com todos que gostam muito de ler, nos sempre achamos o livro bem melhor que o filme, e isso acontece porque livros sao melhores que filmes independentemente do grau de fidelidade do filme, o livro de tolkien sempre vai ser melhor que qqr adaptacao por melhor , mais fiel que ela for , eu vejo dessa forma! :wink:
 
Todos os filmes ficaram perfeitos, mas o que mais se parece com o livro é o Retorno do Rei (o melhor).
Na Sociedade do Anel é praticamente cortado a primeira parte do livro, onde aparece Tom Bombadil, a colina dos tumulos e a floresta velha.
Mas sem dúvidas são os melhores filmes que já vi.
 
acho q sda é sem dúvida o mais fiel, e por isso o q mais agrada aos puristas... mas como o projeto tdo eh apenas "based on Tolkien's book" eu acho q tdu saiu com um pouco de sua essencia! gosto muito dos tres filmes, mas tenho o meu lado purista hehehe por isso fiko dividido na preferencia entre sda e rdr, q ao meu ver não foi tãoooo fiel assim, mas fikou maravilhosamente emocionante!! uma adaptação que captou tda a emoção contida no livro, fez algumas mudanças, mas tdas aceitáveis ao meu ver!!! exatamente pq não foi 100% fiel, mas a essencia foi mantida! entendem? não importa q uma adaptação seja totalmente pura, mas sim que não perca a essencia do livro em que ela foi baseada!!!

por isso :amem: :amem: :clap: PJ!!!
 
exatamente pq não foi 100% fiel, mas a essencia foi mantida! entendem?
Eu concordo, a essencia foi mantida e palmas para PJ, como ja falei e volto a falar nao tem como fazer um filme melhor do que esse que foi feito, pelo menos nao com a tecnologia que possuimos no momento a naum ser que façam um filme de mil horas
 
Eu sempre uso a seguinte expressão:

"Não diga:"Os livros são bem melhores que os filmes."Diga:"Os livros são excelentes e os filmes também"!

Acho INJUSTO dizer que os livros são melhores que os filmes.São veículos diferentes...

Às vezes os filmes até superam os livros em muitos pontos,como no impacto gerado pelas imagens,o som,os efeitos especiais,dinamismo,etc...
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Acho INJUSTO dizer que os livros são melhores que os filmes.São veículos diferentes...

Eu concordo 100% com você. Primeiro por que você disse que a fidelidade n]ao é um sinônimo de qualidade. Eu juro que eu sempre achei que fosse, mas depois que eu vi SdA, eu vi que isso era apenas um protótipo estúpido que eu havia criado na minha cabeça. Assim como aquele protótipo que todo mundo tem de que gosto é sinônimo de qualidade. "Se eu gosto disso, é bom. Se eu não gosto, é ruim".

Bom, a fidelidade existe, e é muito grande, nos filmes do Harry Potter, por exemplo. E eu acho os filmes bem fracos. Bem fracos mesmo. No SdA, se PJ não tivesse mexido, talvez o filme ficaria cansativo. Talvez não desse certo. Pois, como você disse, são veículos diferentes! :wink:

Eu agrdeço o PJ por ter tido coragem de tomar a liberdade pra mexer na obra.

Beijos
Lu
 
FALANDO PURAMENTE DOS FILMES,O QUE EU MAIS CURTO É ADT,MAS O MAIS FIEL É MESMO "O ERTORNO DO REI".ACHO QUE ATÉ POR SER O FINAL DA TRILOGIA,O PETER JACKSON MANTEVE O FILME DE UM JEITO MAIS FIEL AO ORIGINAL DO LIVRO.
 
FALANDO PURAMENTE DOS FILMES,O QUE EU MAIS CURTO É ADT,MAS O MAIS FIEL É MESMO "O ERTORNO DO REI".ACHO QUE ATÉ POR SER O FINAL DA TRILOGIA,O PETER JACKSON MANTEVE O FILME DE UM JEITO MAIS FIEL AO ORIGINAL DO LIVRO.
ainda acho q sociedade do anel é bem mais fiel, e q o retorno do rei é mais emotivo... pegou tda emoção du livro e botou na telona... mas é só opinião...
 
Bom, a fidelidade existe, e é muito grande, nos filmes do Harry Potter, por exemplo. E eu acho os filmes bem fracos. Bem fracos mesmo
Vc tocou num ponto importantíssimo:Harry Potter é fraco porque o diretor não soube adaptar,não soube colocar dinamismo,não soube colocar um bom ritmo e nem mesmo a própria essência do livro,coisa que PJ conseguiu MUITO BEM com SDA.

Harry Potter é,na verdade,uma cópia do livro,não uma adaptação.Uma adaptação funciona infinitamente mais do que uma mera filmagem "fria",sem emoção,como é o caso de Harry Potter...
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Harry Potter é,na verdade,uma cópia do livro,não uma adaptação.Uma adaptação funciona infinitamente mais do que uma mera filmagem "fria",sem emoção,como é o caso de Harry Potter...
Sim, exatamente. Por isso que eu prefiro adaptação, como o PJ fez... O diretor do Harry Potter é um ibecil... ¬¬

Ok, mas isso é pra outro tópico... :wink:

Beijos
Lu
 
A adaptação de Harry é feita de um monte de recortes... perdeu a ligação do filme para se ter mais fidelidade... ainda bem que PJ não fez isso... como já foi citado antes não perdeu a essência.
Agora pra mim A Sociedade é o mais fiel... independente das inclusões e exclusões, o filme segue um ritmo muito fiel ao do livro, o retorno do rei tem invenções bem diferentes, tudo mundo fala da Arwen do SDA e do Tom Bombadil, m,as onde estavam os outros guardiões, o cavalo de Aragorn, a canção de Sam(momento inesquecível), Frodo duvidando de Sam(?), Aragorn aparando a espada do defunto(?), Defuntos lutando em Pelennor(???), sem querer acordar os puristas contra o que aconteceu com Saruman e o Expurgo do Condado...
É verdade acho RDR o melhor de todos, e não me incomodo com as modificações nem um pouco, só que como o papo é fideli8dade... acho que SDA é mais..

Ou pelo meno essa é a minha opinião.
Saudações Cordiais!
 
Sabe povo,

assistindo pela 50° vez ao 1° Batman, do Tim Burton, eu concordo que uma adaptação possa dar sangue novo a uma obra literária, ou, como no caso, quadrinho, dando o dinamismo que o Elendil Senhor de Andúnië citou. O Tim Burton, que pra mim é um ótimo diretor, deu sua leitura para um personagem denso mas que por passar por tantos roteiristas, fica descaracterizado; até pq o Batman é persona dos quadrinhos, e os quadrinhos não costumam respeitar seus personagens.
Mas em se tratando de uma obra que não está em aberto como SdA, a adaptação se torna um meio de, como já citei, dar uma leitura diferente do original.
E, pensando bem, eu perdou o PJ por ter tirado o Tom B. Mas cobro o sumiço do Saruman.

Aliás, com certeza ele estará numa VE da vida, a qual não vou poder assitir pq não tenho DVD... :x :x

Business, business......... :x
 
Vejo tudo mundo reclamando do SdA, que PJ isso, que PJ aquilo, mas todo jmundo se esquece que ele lutou como um louco tentando faze-lo como dois filmes, as grandes empresas não aceitavam seu projeto, falei que era muito arriscado?, queriam apenas um filme com mais ou menos 2 horas, e que ele estava disposto a desistir, quando a New Line ofereceu a chance de fazer 3 filmes ele a agarrou muito disposto.
Se esquecem de atores atuando por 15 meses seguidos para dar o clima de amizade da sociedade, esquecem ou não sabem de Andy Serkis pulando em um rio gelado e de Sam com o pé perfurado, ou Viggo perdendo um dente.
Aulas de esgrima, de arco, de elfico... tudo para tornar a obra mais próxima, vários diálogos respeitados(alguém aqui tem visto adaptações, alguém aqui já viu A Rainha dos Condenados), a mensagem no filme é respeitada e isso é o mais importante...

Ou pelo menos é essa a minha opinião...

Saudações Cordiais!
 
vcs taum esquecendo que o primero filme eh mais facil de ser filmado do que os outros...

no primero filme todos os principais personagens estavaum juntos....nos outros eles estavaum separados...eh mais facil fazer um filme que todos os nove personagens principais estaum juntos do que separados como eh o caso de RdR e AdT...

mas no caso de fidelidade ao livro sda eh melhor....

mas em todos os filmes tiveram coisas desnescessarias..... como elfos no abismo de helm....nda a v......
 
citassaum: Elendil

"Acho INJUSTO dizer que os livros são melhores que os filmes.São veículos diferentes...

Às vezes os filmes até superam os livros em muitos pontos,como no impacto gerado pelas imagens,o som,os efeitos especiais,dinamismo,etc..."

por favor pessoal...
eh claro q um filme supera um livro no som
ateh pq o livro naum tem som (!)
a mesma coisa nos efeitos e dinamismo isso
naum depende de filme ou livro se vc ler o livro
animado, imaginando cada detalhe te garanto q
os efeitos e o dinamismo seraum iguais ou maiores
q o do filme. por ex: a batalha de Helm no livro
para mim pareceu bem mais emocionate q no filme
ou seja, td depende de vc, seu animo, mente, etc.

adios :wink: :wink:

:lol:
 
pra mim SdA foi o + fiel ... apesar de ter cortados muitas partes ... não cortou partes importantes com AdT e RdR... o RdR principalmente! pois eles podiam cortar varias coisas mas não concordo em cortarem o FINAL!! comoooo eleeessss tirarammmm o EXPURGO!!! ¬¬' podem não concordar cmg ! mas eu axO mto importante =P :eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo