• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

6a feira da Paixão e a tradição de ñ comer carne

Essa tradição praticada não só na Sexta-Feira da Paixão, mas também na Quarta-Feira de Cinzas, me intriga muito... Por que nesses dias, segundo a Igreja, não podemos comer carne de boi, porco e frango mas podemos comer peixe?
Se peixe não é carne, é o que então??? :o?:
Aliás, Sexta da Paixão e Quarta de Cinzas são dias de "jejum e abstinência de carne".
O pessoal geralmente não come carne, mas enche a pança de bacalhoada, arroz, sobremesas, etc etc etc... Isso não é louco?

Eu sigo tal "regra" mais por respeito à minha mãe, que é fiel a essas coisas, pq eu não acredito nisso e em muitas outras coisas defendidas pela Igreja Católica.

Como o próprio Jesus disse: "Não importa o que entra em sua boca e sim o que sai dela."

Agora, alguém pode me explicar essa coisa do peixe ser permitido nesses dias?
 
O peixe tem um significado sagrado para os cristãos.. Tem inclusive muitas imagens de quadros e esculturas com o animal.
 
O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando e vivendo o que Jesus havia dito.

Essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. Este símbolo foi escolhido porque a palavra PEIXE, em grego, é um acróstico de confissão de fé: “Jesus Cristo, Filho de Deus (é o ) Salvador”. Esta foi uma das maneiras que aqueles cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.

Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa?

É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto.


Tirei daqui: http://www.grupoemaus.com.br/teatros/pascoa/simbolo_de_pascoa.htm
 
A quarta feira de cinzas inicia a quaresma , periodo que pela Igreja Católica é considerado como de penitência e jejum ( não confundir jejum com abstinência.... ). E a sexta feira da paixão . como o proprio nome diz , é o dia que ocorreu a paixão e morte de cristo. Por isso a Igreja coloca como obrigatório para todos os católicos se abster de carne nesses dias.

E a causa dessa abstinencia tem relação com a Idade média e moderna , onde a carne era algo mais nobre , e que se comia normalmente em dias mais festivos. Já o peixe era algo mais comum na mesa. E também porque para se matar um peixe não se derrama sangue , já para matar um boi , ou galinha , ou qualquer tipo de caça , voce precisa de derramar sangue , e nesse dia em respeito ao sangue derramado na paixão , pede que não se derrame sangue.

Agora claro que infelizmente essa abstinencia se tornou motivo mais para fazer verdadeiros banquetes de sexta-feira da paixão do que como um dia de luto pela morte de Cristo. O que esta errado de acordo com a doutrina católica , pois das 15 horas da tarde de sexta , até a celebração da Vigilia Pascal no fim do sabado , deve ser um dia de silencio , guarda e oração.

Eu sou católico , então sou meio suspeito para concordar ou discordar de algo , mas acho que ninguem é obrigado a deixar de comer carne. Só deixe se você realmente acredita e vê um motivo para isso.
 
Thais Tûk disse:
O peixe tem um significado sagrado para os cristãos.. Tem inclusive muitas imagens de quadros e esculturas com o animal.

O peixe tem um significado especial , pois a palavra peixe em grego formava as iniciais de Jesus Cristo filho de Deus Salvador ( ou algo parecido ). Então na epoca da perseguição aos cristãos , eles se referiam a jesus como peixe. É por isso que existem tantos referencias a Jesus como peixe.
 
Não sei que católicos vc conhece q fazem banquetes hj, tendo em conta que para alem de ser dia de abstinencia (embora se entenda por isto n comer carne, a abstinencia n é so isto claramente) é tambem de dia de jejum, ou seja dia de n se comer. Actualmente o jejum na Igreja Católica n é n comer o dia todo, mas comer apenas um refeição e comer pouco na outra, sem jantar nem pequeno almoço.
A abstinencia, praticada nos outras sextas da quaresma consiste em abster se de carne mas tambem de coisas agradaveis, como doces, vinho, bom peixe (n, marisco n vale) assim como de outros prazeres.
 
Esse negócio de fazer jejum ou não, comer carne ou não, vai da crença e consciência de cada um...
Como eu disse, só faço isso por respeito à minha mãe, pq para mim não tem significado algum.
Isso foi coisa inventada pelo homem, por isso não levo tão a sério.
Mas eu sou católica, digamos assim, por conveniência. Fiz a primeira comunhão,estudei em colégio católico, vou à missa de vez em quando. Não sou uma descrente completa!

Queria mesmo era saber essa história de comer peixe, pois minha mãe não soube me explicar direito e vocês me esclareceram muito bem! Valeu! :D
 
até q enfim alguem explicou direito essa historia, pq todas as pessoas q falaram q nao iam comer carne hj nao sabiam dizer pq, diziam "em respeito a Igreja"...
o mais engracado foi q falei pra minha mae q ia na churrascaria hj e ela quase teve um treco :lol: :lol:
 
E mais em respeito ao sofrimento que Cristo passou durante sua crucificação, sou católica não praticante, mas não vejo mal nenhum em abster de carne por um período, até gosto, porque pra mim peixe é um alimento que gosto muito, e ao contrário é mais raro ver pessoas comendo peixe que carne. Eu fiz jejum na Quinta feira e Sexta santa. Sábado é o dia que se celebra, estou deixando pra me alimentar mais nesse dia. E alguns dos Apóstolos (não sei quais deles ) eram pescadores e um dos milagres de Cristo foi a multiplicação dos pães e peixes, que como disse a Joy foi dado ao povo faminto, logo tem uma ligação direta com o começo da fé e das pregações.
 
Pô o triste é seu o único ateu na família, é muito difícil esses dias pra mim , porque carne vermelha é essencial na minha dieta e eu não gosto de carne de peixe (espinho). :tsc:
 
Eu comi peixe hoje no almoço porque minha madrasta e a mãe dela têm essas frescuras. Então eu aceitei, já que tava com vontade de comer peixe faz tempo. Mas depois que voltei pra casa a primeira coisa que fiz foi me encher de salsicha crua e pastel de carne. :obiggraz:
 
Eu gosto de seguir essa tradição, mas por várias vezes já quebrei, sempre de forma meio arrependida...
hoje mesmo eu tava indo bem... já eram mais de 7 e meia da noite quando aí na tentação e peguei uma pizza de calabresa no Deck
 
Axho interessante seguir essas tradições seculares, mantêm nossa identidade cultural viva.... e eu adoro peixe. Minha família é religiosa e eu ateu mas isso não significa que eu vá querer provar algo comendo um bife mal passado enquanto todos estão em um momento familiar tomando vinho e exercendo sua fé.
 
Minha família é religiosa e eu ateu mas isso não significa que eu vá querer provar algo comendo um bife mal passado enquanto todos estão em um momento familiar tomando vinho e exercendo sua fé.

Cara eu já fiz isso comi otal bIfe e ainda mal passado minha màe ficou uma Arara :lol: Eu tinha chegado de viagem e esqueci q o feriado era Sexta -Feira Santa.
 
O pessoal fica tão preocupado em o que comer... não to falando de ninguém aqui. Me refiro ao pessoal que aparece na televisão.
Tem gente que passa o ano todinho sem comer carne, quando chega a sexta-feira santa, se preocupa para comer peixe...

E so fazer jejum e pronto!!!!

E ovos de páscoa, por que comprar para comer no dia de domingo, e não deixa para comprar depois da pascoa, que estaram mais baratos...

Na minha cidade um mês depois da páscoa ainda vendem ovos de páscoa.

:disgusti:
 
Sublime disse:
Pô o triste é seu o único ateu na família, é muito difícil esses dias pra mim , porque carne vermelha é essencial na minha dieta e eu não gosto de carne de peixe (espinho). :tsc:

Prepare sua própria comida, ué. :)
 
como eu so um catolico ñ praticante eu faria até um churrasco com muita picanha, manhinha e tudo q vc pensar de carne bovina e suina
mas como os meus pais ñ pensam do mesmo jeito q eu
tive q sucumbir ao bacalhau.

eu odeio comer qualquer animal q viva debaixo da agua!!! :puke:

mas eu ñ entendo qual a diferença de poder comer peixe e ñ poder comer outras carnes????
a unica coisa boa da pascoa é o chocolate, pq senão....
 
Interessante. Com essa coisa de "comer peixe" dá para observar bastante sobre hábitos/costumes. Por exemplo, minha mãe sabe que eu não sou católica e que para mim não faz diferença alguma comer ou não comer carne na sexta feira santa. Por causa disso, ela deixou uma lasanha congelada no freezer para mim antes de viajar. :grinlove:

Porém, sendo criada em família (teoricamente) católica, minha vida toda sempre comi peixe na sexta feira santa. Embora não tenha nada a ver com a minha religião, virou um tipo de ritual familiar almoçarmos juntos alguma receita que tenha peixe.

Por isso, independente da minha lasanha congelada, resolvi fazer um peixe assado para mim e para minha irmã. Preservando o ritual familiar, e não o religioso. No final das contas, acho que muitas famílias de católicos não praticantes acabam fazendo o mesmo.

Ah, sim. Meu peixe ficou loco de bom :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo