• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron e o palantír

Thais Tûk

(avulsa)
Oi pessoal,

Minha dúvida: se Sauron não tinha forma física, como ele poderia "olhar" e se comunicar através do palantír?
 
Olha, eu não acho que ele precisava de "olhos fisicos" para poder visualizar a Terra Media atraves do Palantir. Afinal ele tinha força o suficiente para muito mais.
E o olho de Sauron... :roll: Vem de onde?? :wink:
 
Olha, eu não acho que ele precisava de "olhos fisicos" para poder visualizar a Terra Media atraves do Palantir. Afinal ele tinha força o suficiente para muito mais.
então Sauron podia se corresponder, somente com o seu poder, com outro palantír?
 
Curufinwë disse:
então Sauron podia se corresponder, somente com o seu poder, com outro palantír?

Absolutamente.
Não chamaria de poder somente. Mas, sim.
Ele não faz isso quando Pippin olha no palantir? Fala com ele.
 
Tinha sim... E eu já discuti muito sobre isso num outro tópico do obras... :lol:
Ele tinha forma física sim, Gollum o viu, e disse que na mão negra ele só tem quatro dedos. Ora, se ele tem uma mão, mesmo com quatro dedos apenas, ele tem uma forma física sim.

No filme ele pode não ter forma física, mas todos nós sabemos que o filme não é um bom lugar para se pesquisar, NÃO SABEMOS??? :o?:
 
É, acabei de ler um trecho de uma das cartas de Tolkien que diz que ela tinha forma física muito semelhante à humana, porém de maior estatura, mas não um gigante. E, como já disseram, Gollum viu seus nove dedos. De alguma maneira, na terceira era ele ainda deveria ter forma física.

O Olho de Sauron realmente existia ou era uma metáfora?
 
Isildur £ disse:
Sabemos sim!

Mas ate mesmo no livro, em muitos momentos são citados o Olho de Sauron...pode ser que eu tenha esquecido alguma parte! :)

ate mais...

O "Olho" de Sauron é linguagem figurada, uma forma de expressar como a vigilância de Sauron era forte. E era um "Olho sem pálpebras", ou seja, mostra que esse olho nunca se fechava, de modo a nunca deixar passar nada, nenhuma informação. O Olho era usado por Sauron como sua insígnia para lembrar aos povos-livres de como sua vigilância era incessante.

Além da mão negra com um dedo faltanto, que o Gollum viu, temos esse trecho da Carta 246 de Tolkien:

"(...)em um conto que permite a encarnação de grandes espíritos em uma forma física e destrutível o poder deles deve ser muito maior quando realmente presentes fisicamente. Sauron deveria ser resistente como muito terrível. A forma que ele assumiu era de um homem maior que a estatura humana, mas não gigantesco. Na sua encarnação anterior ele pôde ocultar o poder dele (como Gandalf fez) e poderia aparecer como uma figura dominante de grande força física e de conduta e aparência supremamente reais. "
 
Humm...mas eu me lembro de uma parte de RdR, quando Frodo e Sam estão bem perto da Montanha da Perdição, que eles veem o Olho! Não é referido como uma coisa figurada?

__________
banner_mith.jpg
 
Que parte é essa que eu não me lembro???
O olho não poderia ser visto. :roll:

Veja se não está confundindo e lembrando daquela parte tosca do filme. Q Sam e Frodo veem um farol com formato de olho. :roll:
 
Linda Sacola disse:
Que parte é essa que eu não me lembro???
O olho não poderia ser visto. :roll:

Veja se não está confundindo e lembrando daquela parte tosca do filme. Q Sam e Frodo veem um farol com formato de olho.:roll:
Humm...pode ser! He he he he he...é que eu me lembro de cada coisa idiota! Mas eu acho que o que eu falei é quase certeza. Alguém pode ver isso para mim? Meu RdR não está aqui comigo. =|

___________
banner_mith.jpg
 
Interpretações a parte, pra mim, com ou sem "Olho" Sauron poderia sim usar a palantir tranquilamente, afinal ele era ou não era o Senhor do Escuro ?? :roll:
 
Ser era, mas não tinha direito algum de usar a Palantír, que era de direito de Aragorn. Mesmo sendo o Senhor do Escuro, ele devia fazer algum esforço pra domar a pedra. E não era fácil pra ele, já que quando ele confronta Aragorn no Palantír de Orthanc ele é repelido pelo direito e pela força de vontade do Dúnedain (mais pelo direito do que pela força, diga-se de passagem).
 
Ele tinha sim uma forma física, ele era o Necromante que aparece no "O Hobbit".

Quanto ao "olho de Sauron", é uma metáfora pra se referir ao palantir que ele usa. Através desse palantir, se não me engano, ele podia ver o que quisesse, mas só uma coisa de cada vez. Por isso falavam tanto em desviar a atenção do olho, ou atraí-lo em uma outra direção.
 
Legolas Greenleaf disse:
Quanto ao "olho de Sauron", é uma metáfora pra se referir ao palantir que ele usa.

Ou não! :obiggraz:

Mith disse:
Humm...mas eu me lembro de uma parte de RdR, quando Frodo e Sam estão bem perto da Montanha da Perdição, que eles veem o Olho! Não é referido como uma coisa figurada?

Hum...

Tolkien disse:
[...] então ele viu, erguendo-se negros, mais negros e escuros que que as vastas sombras em maeio às quais estavam, os cruéis pináculos e a coroa de ferro da torre mais alta de Barad-dûr. Durante um momento fugaz, como se emitida de uma janela icomensuravelmente alta, cortou o céu ao norte uma chama vermelha, o faiscar de um olho penetrante; depois as sombras se adensaram de novo e a terrível visão foi removida. O Olho não estava voltado para eles [...]

Agora fiquei com dúvidas....
 
Isso aí era Frodo sucumbindo ao poder do Anel... Lembre-se que a percepção do hobbit foi muito aumentada conforme ele chegava perto de Mordor. Estando tão perto de Orodruim, a percepção de Frodo deveria estar extremamente grande, grande o suficiente pra perceber (ainda que por um breve momento) se eles estavam ou não sendo vigiados pelo "Olho".

Lembrando que o Olho é uma metáfora para Sauron, querendo dizer que nada escapava à sua vigilância (ou melhor, QUASE NADA)
 
Falando sobre o Duelo Aragorn x Sauron pela palantir na carta 246 Tolkien diz

A FORMA QUE ELE TOMOU ERA AQUELA DE UM HOMEM DE MAIS DO A QUE ESTATURA HUMANA, MAS NÃO GIGANTESCA

Acho que aqui não deixa nenhuma dúvida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo