• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Paixão de Cristo (The Passion of the Christ, 2004)

'Eu' acabei de comprar meu ingresso pra sexta-feira.

'Eu' também 8-)

Bom, vou ver na sexta também. E estou realmente com expectativas, mesmo com todas as críticas negativas. Se for ruim, bah... uma decepção a mais, uma a menos.

Pelo menos eu babei com o trailer...
 
Acho que vou só na segunda-feira :roll: ....mas não consigo resistir,pois ainda acredito que o filme possa ser realmente bom.

Ainda mais porque é um filme que tem a ver com a minha crença...

E acabei de ver um especial do filme exibido no programa do Otávio Mesquita....e ele entrevistou algumas pessoas que viram ao filme,e TODAS acharam o filme emocionante,e ressaltaram que é impossível não chorar...

SPOILER:

Otavio Mesquita comentou sobre uma belíssima cena:Quando Jesus acaba de morrer,aparece uma lágrima(possivelmente de Deus) caindo do céu e,quando toca o chão,começa o terremoto,sim,o terremoto que está descrito na Bíblia...emocionante!

Agora eu sei porque a maioria dos críticos americanos não gostaram do filme:Hollywood é dominada por Judeus,pelo menos foi isso que disse um crítico conhecido aqui do Brasil,que até esqueci o nome,mas não é o Pablo Villaça nem o Rubens Ewald...
 
Eu só vou na semana que vem, dia de semana, quando o cinema estiver mais vazio... EU, repito, eu estou pressentindo tumultos esse final de semana... :|
 
Eu não gostei tanto do trailer, mas é o tipo de filme que pelo circo que tão fazendo deixa a gente com gostinho de querer ver :grinlove:


Vou tentar ir esse fim de semana e também sinto que vai lotar, mas gosto de ir em cinema lotado :obiggraz:
 
eu tbm acho que vou na sexta,dizem que é muito violento minha mãe já disse que não quer ver.....sei lá tbm se eu vou querer ver :roll:
 
Acho que "A Paixão de Cristo" mexe mais com quem é Cristão...porque um Cristão sabe a história de Cristo,a própria Bíblia;sabe o que Jesus sofreu(segundo as escrituras)e o significado de sua morte,a ressurreição,que carregou os nossos pecados com ele e nos salvou...

É claro que para muitos,Cristo era um Judeu comum,um homem que ensinava coisas boas.Mas Cristo era bem mais do que isso,na verdade,ele é e sempre será a verdade,mesmo que muitos não concordem e tenham uma outra crença(que deve ser respeitada).

O impacto será maior para quem acredita em Cristo,apesar que um ateu provavelmente irá sentir um aperto no coração quando ver Jesus sendo humilhado,chicoteado a ponto de tirar pedaços da carne,a crucificação...

Eu não posso perder esse filme,provavelmente irei chorar AINDA MAIS do que chorei vendo "O Retorno do Rei"....quem leu a Bíblia sabe o que nos espera nesse filme do Mel Gibson,já que,segundo a esmagadora maioria dos reviews,o filme é fiel aos Evangelhos de Mateus,Marcos e Lucas.Vamos ver....vamos ver...
 
alguém viu o programa do ratinho ontem dia 18/03 ele fez uma coisa meio de dois gumes sabe?ele mostrou cenas das mais fortes do filme a paixão de cristo,quem queria ver como a minha mãe,não quer ir mais ,e ele fez mau polêmica,ai tipo quem queria ver não vai ver por causa da violência,só os mais acostumados com essa violência que acham ela legalk que vão ver,sei lá acho que ele queimou o filme ontem,bem antes do lançamento ,sacanagem :eek:
 
Concordo totalmente com o Elendil.
Uma coisa que acho interessante da parte desse filme, é que, por estranho que pareça, a brutalização com que Cristo é maltratado nesse filme aproxima a história da realidade, ou alguém acha que na ditadura militar, nas guerras civis em sessões de tortura as coisas sejam diferentes?Imagine naquela época, em que o filho do imperador se divertia, ainda criança, vendo gladiadores morrendo nas arenas.
Isso, ao meu ver, tira qualquer ar de fábula e força as pessoas a pensar sobre o que realmente estão vendo.
Concordo que a mensagem e a ressurreição sejam mais importantes que a violência da crucificação,
mas o filme de Mel Gibson é justamente a paixão de Cristo, não a vida inteira dele.
E como o Elendil disse, esse filme mexe muito com quem conhece os livros, os leu várias vezes e
principalmente, os leva a sério.
Sinceramente, há algo de sádico em assistir o sofrimento de Cristo comendo pipoca...

Vi os trechos mostrados pelo Ratinho. Realmente ele foi sensacionalista (pra variar),e ainda aproveitou pra ganhar com disk opinião_O cara aproveita todas...

Pretendo ve-lo no cinema em breve. :mrgreen:
 
Primeiro veredicto: Visualmente fortíssimo e impressionante, mas com andamento um pouco burocrático. Mais tarde posto um review completo.
 
Pronto, vi. :dance:

Tá vendo, o filme não é ruim. Mas, como disse o Waters, a partir de um momento também achei o andamento um pouco burocrático. Para ser mais específico, a cena em que Cristo carrega a cruz, além de longa, é um pouco entendiante. Esatava indo muito bem, só achei que o nível caiu um pouco ao decorrer dessa parte (com exceção da cena em que Jesus cai com a cruz e Maria corre para ampará-lo, ao mesmo tempo em que um flashback interpola-se com a passagem).

O filme é forte porém belo. Não achei essa coisa chocante e horrível que falaram - pra ser sincero, só quando ele é chicoteado sem camisa foi de fato impactante; doeu até em mim -, mas é extremamente real e impressionante. Os flashbacks que constantemente eram mostrados serviam pra 'amenizar' o clima e - não sei se chamaria isso de "explicar a história", mas eram úteis também para desenvolver os personagens.

As atuações estão boas, apesar de não apresentarem muita variação, resumindo-se praticamente em chorar o tempo inteiro (imagino que a atriz Maia Morgenstern tenha ficado no mínimo desnutrida ou seca no fim das gravações). Ah, sim, o Diabo (ou 'Diaba'?) ficou bem style.

A visão de Mel Gibson é bem purista. Acredito que um dos maiores dilemas é se Jesus era mesmo um Messias ou só um louco varrido; mas o filme não dá margens a interpretação. Foi um verdadeiro trabalho de espremer o conteúdo de uma história bíblica para depois condensar-se nessa versão cinematográfica. Enquanto alguns podem considerar isso um ponto fraco, eu achei convinvente. Contruibuiu para o enriquecimento de elementos obscuros e densos.

Enfim, é um filme bom, não incrível. Não passei a odiar os judeus, nem vou me converter ao cristianismo. Mas deu pra passar tranqüilamente o tempo dessa tarde de sexta-feira. :obiggraz:

3/5
 
Eu vi. Eu achei muito bom.

Contém spoilers (mas Jesus morre no final! 8O )

Depois da taaanta coisa falando que o filme é extremamente violento, desneceessário etc, dá pra se criar um certo receio. Mas, ué, é violento sim, como foi na época. Ele foi crucificado, pregaram as mãos e os pés, derem chibatadas, pregaram a cruz e tudo mais. Tá tudo no filme, passado realisticamente, como deve estar na Bíblia (eu não li ela toda :roll: ).

O que eu mais gostei foi a construção de imagens/edição/flashbacks/whatever. Desde o que tem Jesus olhando pra Pedro entrecortando com Jesus dizendo que Pedro vai negá-lo três vezes; de Maria soccorendo Jesus quando criança; ele falando na última ceia pra tomar o corpo dele e ele sendo crucificado; ele lavando os pés; Maria Madalena, etc. Todos eles foram ótimos. (ok, menos o de Maria falando que a moda da mesa alta não vai pegar :lol: )
 
Aí vai o meu review completo:

Duas horas sufocantes esse filme. Seriam as palavras certas que eu senti. Apesar de não ter aprovado alguns elementos (as crianças virando monstros, satanás gritando no inferno) a intenção final de Gibson funcionou. Ele queria arrebatar o espectador pela imagem e provocar sentimentos e emoções que elas trariam ao espectador, é tanto que o filme originalmente seria sem legendas, uma espécie de testemunho do que realmente aconteceu naquela época.

É verdade que o filme por si só tem pouca sustentação. É preciso que o espectador vá para lá conhecendo toda a entremeada história e que reaja com as filmagens graficamente explícitas do flagelo de Cristo, coisa que verdade seja dita, finalmente conseguiram transpor com realismo. Não é brincadeira, Jesus não morreu bonito e limpo não, e o pior é que tenho a plena certeza comigo mesmo que deve ter sido assim para pior, a crucificação é uma das piores formas de morte que existem, e os Romanos eram extremamente cruéis. Quem não viu ainda o filme vá de sobreaviso, as cenas são enauseantes (principalmente as do chicoteamento), explícitas, de querer que aquilo tudo acabe logo.

Como eu já havia dito é preciso que o espectador tenha já uma bagagem pelo o que vai ser mostrado, ou seja Gibson fez um filme puramente religioso, denso e implacável no que ele acredita, foi coragem dele. Cinematograficamente pouca coisa talvez traga identificação com o público mais cético as coisas andam de forma previsível e culminam como esperado, o diferencial está na crueza da coisa. Uma cena em especial é emocionante para quem quer que assista: Maria dando vazão a todo o seu instinto materno vai em socorro a seu filho como o fez quando ele ainda era pequeno. De dar lágrima nos olhos, belíssimo momento (aliás que execelente atriz a que interpreta Maria). Estruturalmente no entanto, os flashbacks dizem pouca coisa e tem a finalidade pura e simples de dar um pouco de alívio no impressionante martírio.

Os aspectos técnicos são perfeitos, bem como a caracterização dos personagens, a trilha sonora carrega bem nos momentos certos (principalmente no instante em que os romanos usam o chicote de metal e ossos).

Tem uma coisa interessante que percebi: é muito forte a semelhança de todo o martírio deste filme com a que é descrita no livro Operação Cavalo de Tróia Pt.1. Quem leu deve se lembrar.

O filme é anti-semita? Ah tá bom. Se for assim A lista de Schindler é anti-germânico, A Conquista do Paraíso é anti-espanhol e O Poderoso Chefão é anti-italiano. Grande Bobagem essa discurssão.

Gostei de uma forma incômoda, achei que faltou algo para completar uma coisa aqui e ali, mais gostei, não ofendeu nem revigorou minha fé, mas realmente saí do cinema um pouco triste, não decepcionado com o filme em si, mas imaginando que se tudo aconteceu realmente daquela forma foi ...muito triste.

Nota: 7/10
 
Não foi os milagres ou a mensagem de Jesus que redimiu os pecados da humanidade, mas sim o seu sofrimento e a sua morte.
Nesta época em que nos ensinam que a felicidade é não sofrer nada, e por isso aproveitar cada momento para fazer uma loucura, Mel Gibson mostra o momento supremo de liberdade de um homem, daquele Jesus que abraça (quem ja viu o filme deve ter reparado que ele abraça mesmo) a su Cruz, que a toma como sua, para a nossa salvação. Por isso penso que era essencial o sangue e a violencia para mostrar o preço da nossa salvação.
Grande filme.
 
Pois é... achei muito menos anti-semita doq eu esperava mas com cenas bem fortes.

No mais... um filme relativamente lento e meio chato, porém não chega a ser ruim. Arrastado as vezes mas sem muito conteudo. O fato de sabermos exatamente oq vai acontecer atrapalha um pouco tb.
 
Eu vi o filme.

Mesmo nao sendo cristão eu achei o filme muito bom. A mensagem é muito bem passada, a interpretaçao é otima e o filme é muito fiel à Biblia.

Me emocionei em diversas partes e cheguei a chorar na cena que Maria corre pra socorrer Jesus, que cai na frente dela.

Filmaço 8-)
 
8O

Contém spoilers

Doloroso... é o q tenho a dizer... as cenas são realmentes fortes... deu pra sentir cada chicotada que ele levou... qdo o chicote finca na carne dele dá muita agonia

mas o q me levou a derramar duas lágrimas foram as cenas de Maria...realmente pesaroso se imaginar na pele dela
 
Strider disse:
Contém spoilers (mas Jesus morre no final! 8O )

Eu juro que fiquei chateado quando li isso pensando que relmente era um spoiler :lol:

Eu ia ver hoje mas acabei não indo.

Nunca vi nenhum filme sobre Jesus pelo que eu me lembre, mas hoje no almoço comentei sobre A Última Tentação de Cristo e meus tios disseram que foi super polêmico e fizeram uma cara de respulsa, se nem mesmo ter assistido o filme. Falaram que é meio erótico :tsc:
 
Vamos logo com esse review, e Contém Spoilers( é verdade, ele morre no final, mas depois algo acontece!):
Bem bem, visualmente o filme é muito bonito. O começo ficou muito legal, Jesus aflito, o Diabo lá, etc etc. Daí chegam os romanos: por que precisa ser tão demorado a luta dos discipulos vs romanos? Tá, isso passa. Daí começa a pauleira, Jesus apanha pra chegar até o templo. Mas o que me incomodou foi um leão(?) que sai do lado de Judas, quando ele fica olhando o Messias e aquelas criancinhas que viram monstros(?).
Detalhes à parte, o filme continua. Tá, ele apanha um pouco, aparece uns flashbacks bem legais e ele vai para o Pôncio Pilatos. Agora a pergunta bate: por que o Mel Gibson deixou todos os personagens tão caricatos e exagerados? Sério, tanto os judeus, quanto os romanos, o Pôncio, os próprios discípulos de Jesus, Maria Madalena etc. Não tem profundidade nenhuma.
A primeira cena de açoitação é bem forte e não perde o impacto. Ainda serve para o filme, e ainda é forte. História rola, e mais alguns flashbacks legaizinhos(todos ficaram relativamente legais, principalmente os com Maria). Vamos para o carregamento da cruz. A cena fica totalmente entendiante lá pelo meio, a violência perde os rumos e fica incrivelmente chato. E a violência fica demais também na crucificação. A cena só se salva pelo Jim Caviezel, que está bem no papel.
Daí tem uma enquadração ridícula do céu de Gólgota, só para focalizar uma gota e depois, ela caindo no chão, igualmente sofrível. Depois aparece um cataclisma(?) natural quando Jesus morre, e daí o Diabo gritando do Inferno, realizando a pior cena do filme.
Mas o filme se salva numa das últimas cenas, onde Maria segura o filho morto, como em Pietá, e é aí que o filme deveria ter acabado. Mas não, teve que mostrar ainda Jesus ressucitando, mas ainda de um modo meio estranho, que mais lembra o Exterminador do Futuro.
Apesar de tudo, ainda é um filme legal, principalmente pelo visual. É anti-semita? Poderia se dizer que sim, mas daí a própria Bíblia seria tal.
Não é a versão definitiva, e A Última Tentação de Cristo ainda continua o melhor filme sobre a figura de Cristo. Recomendo à todos.
Ah, e não é melhor que A Vida de Brian!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo