• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam e Legolas

acredito q sam ficou encantado com tanta coisa q nem deu tempo de se admirar muito. mas qnd ele chega em valfenda ele fica admirado com os elfos sim. 8-)
 
Goba disse:
além de Legolas ser o personagem mais inútil da Comitiva

Tolkien nunca disse que Legolas era o mais inútil. Ele disse que, dentro do papel da comitiva, ele era o menos útil. Temos uma grande diferença aí, pois no segundo vê-se que Legolas foi útil sim. Ler o livro com atenção conta, quando notamos assistências em batalhas ou vigílias noturnas. Dizer que Legolas foi inútil está completamente errado.

É, ele teve sua utilidade sim, mas é que eu tenho meio que uma birra com o Legolas. Eu preferiria que o Glorfindel tivesse ido no lugar dele...

[edit]Sam disse para o Frodo em uma passagem das Duas Torres, quando perguntado sobre o que ele achava dos elfos agora que ele os conhecia. Sam respondeu que "existem elfos e elfos". Ou seja, ele viu que os elfos não são tão perfeitos quanto ele imaginava.
 
Vovin disse:
1-Depois de passar meses em Valfenda ele deve ter se acostumado.

Traduzindo: o que é o Legolas para quem já viu o Elrond e a Arwen.
Mas Sam tinha uma enorme admiração pela Galadriel, e, se não me engano, pediu de presente alguns fios de seu cabelo.
 
Quem pediu fios de cabelo foi o anão Gimli...Ah,sei lá..mesmo sendo um elfo comum,Legolas era um elfo,ora bolas!
Traduzindo:ah,vcs me entendem...
"existem elfos e elfos,senhor,mas todos são bastante élficos"
 
JAQUELINE_S disse:
Quem pediu fios de cabelo foi o anão Gimli...Ah,sei lá..mesmo sendo um elfo comum,Legolas era um elfo,ora bolas!
Traduzindo:ah,vcs me entendem...
"existem elfos e elfos,senhor,mas todos são bastante élficos"

Ops, me atrapalhei legal... :mrgreen:
Mas mesmo assim Sam tinha uma grande admiração pela Galadriel.
 
Todos tinham uma grande admiração pela Galadriel, até mesmo Gandalf. Afinal, ela é ninguém mais que a única descendente de Finarfin que permaneceu na Terra Média, além de ter participado ativamente de todos os eventos importantes desde a 1ª era.
 
Sam adorava Galadriel por causa da corda que os elfos deram para ele em Lothlórien..Pois é,todos adoravam a Galadriel de verdade...
 
Após passar tanto tempo em Valfenda, Sam descobre bastante sobre os elfos, e já não precisa mais ficar admirando-os. Além disso, como pode se perceber, ele passa a maior parte do tempo preocupado com Frodo, do q qualquer outra coisa. E o período em q a comitiva fica junta, é relativamente curto. Na primeira parte do Sociedade do anel, a comitiva ainda nem tinha sido criada, e antes do final do Sociedade ela já estava desfeita... Assim tb não sobrou muito tempo para Sam demonstrar admiração por Legolas :lol:
 
Acho que existe esse distanciamento pelo fato de os hobbits serem um povo caloroso e os elfos serem frios... Sam não se relacionou muito com Legolas porque este deveria ficar muito na dele, distante psicologicamente. Eu diria.. inacessível.

Para o povo do Condado, que é daquele jeitão todo, deve ser difícil achar um elfo simpático. :lol:

Sam devia ter uma idéia vaga do que eram os elfos, e quando os conheceu, viu que eram totalmente diferente do que esperava.
 
Elfos não são frios. Eles demonstram seus sentimentos normalmente. Não é porque o cara quando vai cumprimentar alguém não dá "aquele abraço" que ele é frio.
 
Sam tinha mais com o que se preocupar do que em ficar fazendo turismo com elfos, afora o tempo que, como observaram, passou em Rivendell. Sam estava mais preocupado com a demanda. E além disso, se separou muito cedo, com Frodo, do resto da Sociedade.



2-A narrativa do livro piora com o passar do tempo. O começo do SdA é bem mais bem escrito que o final do RdR por exemplo

Discordo disso, mas é questão de gosto.


E sobre a questão da frieza dos eldar, é mais uma questão de tempera. Nem todos os eldar são assim. Os sindar então, particularmente, são mais contidos e contemplativos. Não imagine de um elfo como Finrod Felagund um semblante igualmente passivo. Legolas era um sinda em um período de decadência em que a era dos eldar acabava e seu coração anelava para o oeste distante.
 
Sam desejava conhecer os elfos e em Valfenda ele conseguiu isso. Devemos nos lembrar que Tolkien sempre procurou mostrar o crescimento dos personagens, assim, é natural que Sam ao conseguir o que desejava se sentisse "satisfeito" quanto a isso e suas preocupações foram centradas em ajudar Frodo a destruir o Anel pois ele passou a compreender melhor todas as implicações que aquela demanda trazia.
 
Acho que o Sam já tinha saciado sua curiosidade por elfos ao ficar por um tempo em Valfenda... E ao saior de lá ele sabia que estava rumando para um lugar perigosos e q provavelmente ele iria morrer... Acho q não seria conveniente ele ficar pensando sobre elfos e observando o Legolas... Ele observava Frodo, pois essa era sua missão... Pelo que eu me lembre ele não despertou tanta admiração pelos elfos depois q saiu de Valfenda, somente pela Senhora da Floresta das Trevas.... :obiggraz:
 
até sam ver legolas ele ja havia visto muitos outros, na Valfenda, por exemplo.
e tb pq ele devia estar preocupado com coisas mais importantes, como seu mestre, por exemplo.
 
Após ter visto um montão de elfos em Valfenda e, logo em seguida, em Lórien, Sam se acostumou, digamos assim, com eles. Pode ser que a presença de Legolas tenha feito o mesmo, surgir uma certa acomodação em relação ao interesse dele pelos elfos.

A preocupação com Frodo, com o caminho que eles seguiam para destruir o anel, também deve ter tido o mesmo efeito, fazendo com que ele desviasse a atenção para com os elfos, voltando-se mais para os seus problemas e os de seu mestre.
Mas é possível ver que ele , vira e mexe, mencionava os elfos em suas conversas.
Conclusão: o interesse diminuiu em consequência de outros assuntos, problemas, mas não foi totalmente esquecido.
 
Sam queria conhecer elfos, e os conheceu antes de Legolas. E ele não trazia nenhuma novidade.

Quando chegaram a Lórien, Sam comentou que queria ver mágica élfica. Ora, ele queria ver as coisas diferentes dos elfos (no bom sentido, é claro).

Legolas era mais um, sem o ar tão élfico que ele queria ver.
 
Depois de encontrar com a companhia do Glorfindel no Condado,e de ter passado quase dois meses em Valfenda,vendo os noldor e ouvindo todas akelas histórias dos antigos elfos, a companhia do Gimli seria mais interessante já q ele ouve e vê bem menos anões

O Legolas num era inútil,aconteceu q no decorrer de história as conversas do Aragorn com o gandalf sobre os inimigos,do Sam com o Frodo sobre os caminhos até o montanha da perdição e do Condado, e as "brigas" entre o Legolas e o Gimli eram mais importantes do que mais um relato de elfo sobre as eras passadas.
 
rcbfp disse:
Depois de encontrar com a companhia do Glorfindel no Condado,e de ter passado quase dois meses em Valfenda,vendo os noldor e ouvindo todas akelas histórias dos antigos elfos, a companhia do Gimli seria mais interessante já q ele ouve e vê bem menos anões

Ele via os anões que visitavam o Bilbo.
 
Celeborn II eu sei q ele via os anões q iam visitar bilbo(tanto q eu disse,"já q ele ouve e vê bem menos anões") e é lógico q ele cenhecia algumas histórias sobre eles,já q Bilbo as contava,mas eu kis dizer q ele naum conversava com os anões q visitavam Bilbo,mas acabou conversando com muitos dos elfos em valfenda,e tbm aoviu muitas músicas,por isso seria mais interessante conversar com Gimli
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo