• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

1ª edição: vale a pena?

Deriel disse:
the huntress disse:
Oi pessoal,

Vi os 3 volumes do SdA à venda por 20 reais cada um (60 no total). É a primeira edição brasileira.. Se não me engano, de 1966.. Gostaria muito de perguntar para vocês se vale a pena comprar..

Sei que é uma raridade e só por isso é legal ter, no entanto, li que a tradução dos livros é esquisita e tudo o mais.

Pleeease, dêem a opinião de vocês, porque estou numa dúvida cruel e gostaria de saber se realmente vale a pena ter.

Bão, a primeira edição nacional é de 1978-79 da Editora Artenova. É uma edição pirata em seis volumes e tem a tradução um pouco... duvidosa. A primeira edição oficial é de 1994 da Martins Fontes, que eu acho que é à qual você se refere. Eu tenho a minha aqui e não troco por edição nova não. Papel antireflexivo, letra de bom tamanho e tudo mais. Só duvido que seja uma raridade :think:

Sim, Deriel, a edição de 1994 da MF, que ficou circulando até 2000 é realmente muito boa de se ler. Mas a edição com as capas originais tem a mesma qualidade. Talvez a letra seja um pouco menor, mas ainda assim é maior que a edição de 2000/2001 (capas verde, azul, vermelha), o que é melhor para se ler, assim como o papel que também é antireflexivo. Além disso, a edição com as capas originais tem... as capas originasi, lógico, só que mais resistentes e tal, como o Gildor citou, e algumas correções de erros cometidos pela MF na edição anterior.
Mas a edição de 1994 é de longe melhor que a de 200/2001 que tem letra pequena e papel brancão ruim de ler. E capas meio que "nada a ver" com passagens do livro, exceto a capa vermelha (RdR).
 
the huntress disse:
Ô dúvida cruel!! hehe

Bom, acho que vou acabar comprando.. Aí posto as fotos aqui p/ vcs verem.

Eu acho que se você dissesse a editora já era suficiente, nem precisava de fotos. Mas é o seguinte, a da Artenova é ruim. A portuguesa dizem que é muito boa, mas a da Artenova é ruim mesmo. Tipo, Fatty virou Gordurinha.
 
Pandatur disse:
Mas a edição de 1994 é de longe melhor que a de 200/2001 que tem letra pequena e papel brancão ruim de ler. E capas meio que "nada a ver" com passagens do livro, exceto a capa vermelha (RdR).
A vermelha é a do As Duas Torres e tem umas montanhas e uns caras estranhos. O Retorno do Rei tem capa verde e um soldado segurando um machado, enquanto que A Sociedade do Anel tem o Gandalf e é de cor azul. :wink:

Edit:

Achei um scan das capas dos meus livros da edição de 94. Se acharem, não deixem escapar. :wink:
livros.jpg
 
Isso aí, Galahan.
Mas eu disse que na edição de 2000/2001, a capa de SdA é verde, a de AdT é azul e a de RdR é vermelha.
Não sei se você não entendeu meu post ou se fui eu quem não entendeu o seu ´pensando que voc~e não tinha me entendido... :mrgreen:
Mas é isso aí...
E eu já tive o SdA de 1994. Troquei pq não achava os outros dois, então, para padronizar a minha trilogia eu fiquei com os três livros da edição posterior... e ano passado comprei o box com Hobbit/SdA contendo capas originais! :grinlove:
Só bobeei em não comprar a edição de luxo...
Bem que a MF podia lançar uma neste ano pra comemorar 50 anos de SdA....
 
Putz, meu... compra!!! Se eu tivesse tempo ($$ :lol: ) eu até comprava, entende? mas se vc pode $$, vai em frente... acho que é bem legal vc guardar em casa uma coisa tão precciosssa... :lol: como essa!!! :wink:
 
Pandatur disse:
Mas eu disse que na edição de 2000/2001, a capa de SdA é verde, a de AdT é azul e a de RdR é vermelha.
Não sei se você não entendeu meu post ou se fui eu quem não entendeu o seu ´pensando que voc~e não tinha me entendido... :mrgreen:
Mas é isso aí...
Fui eu quem leu muito rápido e passei por cima de algumas coisas. Tenho que parar com essa mania. :oops:

Bom, a única vantagem dessa edição de 200/2001 é o tamanho, mais portátil do que os tijolos da edição anterior. Mas, como outros daqui, eu não troco essa de 94 por nada.
 
para os afixionados de plantao...

eu jah vi em um sebo a ediçao que o deriel se referiu... em seis volumes... se alguem estiver interessado.. eu posso ver se ainda estah a venda.. mandem uma mp
 
É, povo, acabei comprando... (rs)

Mas não tenho certeza se vou ficar com eles (se bem que são tão lindos.. ai ai).
Eu li uns pedaços e gostei da tradução. Os nomes não são traduzidos.. ou seja: Rivendell é Rivendell mesmo, Baggins é Baggins, Gandalf NÃO É Gandalfo (rs) etc.

Dentro está a data 1966, mas na capa de trás tem a sinopse do livro e diz assim:

"John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de Janeiro de 1892 (...) e morreu em 2 de Setembro de 1973."

Ou seja, se já tinha a data da morte dele em 1973, o livro não pode ser de 1966!! Coisa de Portugal? (rs)

Mas tá lá, bem escritinho no começo: 1966. Estranho.

Vou pesquisar mais depois, mas a editora é a "Publicações Europa-América".
Tirei algumas fotos; depois coloco aqui.
 
Provavelmente é uma tiragem posterior da mesma edição, de 1966. Sei lá.
E sim, a edição portuguesa não traduz muitos nomes. mas você verá Passo-de-gigante (Passolargo), Língua-de-verme e Facho-de-sombra (Shadowfax), se me lembro bem. Contudo, o próprio Tolkien gostava que traduzissem os nomes...
 
Dentro está a data 1966, mas na capa de trás tem a sinopse do livro e diz assim:

"John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de Janeiro de 1892 (...) e morreu em 2 de Setembro de 1973."

Ou seja, se já tinha a data da morte dele em 1973, o livro não pode ser de 1966!! Coisa de Portugal? (rs)

Mas tá lá, bem escritinho no começo: 1966. Estranho.
:eek:
Vc deve estar enganado quanto a data ou então os caras tinham algum poder de previsão. :tsc:
 
Mithrandir o branco disse:
:eek:
Vc deve estar enganado quanto a data ou então os caras tinham algum poder de previsão. :tsc:

Pô, mas foi o que eu quis dizer.

Dentro do livro, a data é 1966. É a única data que tem.

Na contracapa, onde fala a sinopse e um pouco da vida de Tolkien, fala de sua morte em 1973.

O que eu perguntei foi: Como pode um livro de 1966 já falando sobre algo que aconteceu 7 anos depois???

Não tem cabimento mesmo.

O que eu consegui descobrir, conversando com algumas pessoas, foi o seguinte.. das duas uma:

1) Ou o livro é de 1966 e essa edição que eu comprei é tipo uma edição comemorativa daquela, só que lançada depois de 1973;

2) Ou a edição é de depois de 1973 e aquela data está lá de besteira.

:o?:

Segue a foto:
 
Você tem que observar a edição e a tiragem. Olha a data de tiragem do livro. Os portugueses são excelentes tradutores, mas não videntes. :mrgreen:

E se você comprou a edição da Europa-América, comprou cousa muito boa. Essa eu também queria :P
O grande problema era comprar a tal piratona da Artenova.
 
Maglor disse:
Você tem que observar a edição e a tiragem. Olha a data de tiragem do livro. Os portugueses são excelentes tradutores, mas não videntes. :mrgreen:

E se você comprou a edição da Europa-América, comprou cousa muito boa. Essa eu também queria :P
O grande problema era comprar a tal piratona da Artenova.

A editora é a Europa-América mesmo. : )
e sim, eu comprei em um sebo.

Como eu disse, a data da tiragem está como 1966. Aí é que está o problema, porque na capa de trás está falando da morte do professor, que foi 7 anos depois. :( Entendeu?

A minha máquina não é muito boa, mas dá p/ ter uma idéia. Eis as fotos:

http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/001.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/002.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/003.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/004.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/005.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/006.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/007.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/008.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/009.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/010.jpg
http://planeta.terra.com.br/arte/luamagica/images/lordoftherings/011.jpg
 
Bom, eu acho que se você realmente gostar de colecionar livros, e for uma verdadeira fã das obras de JRRTolkien, deve sim comprar!

É a primeira edição, se eu encontrasse algo assim para vender, com certeza eu compraria. Mas é só um item de colecionador, como já disseram, uma vez que a tradução não é lá essas coisas...

Até mais!

FendiOrc
 
acho legal vc comprar tipo,vc ia ter uma raridade,e recompensador quando vc tem alguma coisa de um idolo ou filme,que ninguem tem,sabe é legal
 
the huntress disse:
1) Ou o livro é de 1966 e essa edição que eu comprei é tipo uma edição comemorativa daquela, só que lançada depois de 1973;

2) Ou a edição é de depois de 1973 e aquela data está lá de besteira.

Existe uma terceira possibilidade: que esses livros sejam de uma nova tiragem da edição de 1966, prensada em 1973 ou depois. O mercado editorial mudou um pouc, hoje qualquer nova tiragem é chamada de "nova edição", no passado "nova edição" só era aplicada quando existia uma alteração qualquer na edição anterior. Se apenas fosse necessária uma nova tiragem, a edição não mudava, apenas a tiragem.

Talvez seja isso :D
 
Deve a ser a versao portuguesa porque ca o primeiro volume se chama "A irmandade do anel". Não sei o ano da primeira edição, mas sei que ja vai em alguns anos valentes, pq meu tio mais velho ja leu o SdA ha alguns anos.
 
Deriel disse:
the huntress disse:
1) Ou o livro é de 1966 e essa edição que eu comprei é tipo uma edição comemorativa daquela, só que lançada depois de 1973;

2) Ou a edição é de depois de 1973 e aquela data está lá de besteira.

Existe uma terceira possibilidade: que esses livros sejam de uma nova tiragem da edição de 1966, prensada em 1973 ou depois. O mercado editorial mudou um pouc, hoje qualquer nova tiragem é chamada de "nova edição", no passado "nova edição" só era aplicada quando existia uma alteração qualquer na edição anterior. Se apenas fosse necessária uma nova tiragem, a edição não mudava, apenas a tiragem.

Talvez seja isso :D

Nhé, foi o que eu quis dizer na hipótese número 1). :)

Deve ser isso, provavelmente. Eu tinha até pensado em vendê-los, mas não vou não. Os livros são lindos e agora eu quero lê-los p/ ver as diferenças de tradução.
 
Nossa eu achei super legal!!! Acho que se eu tivesse visto eu teria me apaixonado!!! Acho legal vc ter a primeira edição!!!! Gostaria de ter mas nunca vi e tb tô gardando dinheiro pra outras coisas que eu tb amo!!! Mas isso é com vc, mas na minha opinião COMPRA!!!! :lol: Vai ser bem legal vc ler algumas coisas erradas pela tradução!!!! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo