• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Romantismo

Vamos lá, vocês falaram tanto no tópico que eu resolvi vir aqui falar um pouco. :roll:

Pra começar, eu tenho uma certa empatia. As vezes o humor e situação da pessoa me fazem ficar do mesmo jeito. Até mesmo em situações alterados como... bêbados. :mrgreen:

O caso é que eu sou um pouco romantico. Mas não era tanto, até o meio do ano passado.

O caso foi que no meio do ano passado eu tava sozinho, e fazia um tempo que eu estava sozinho. Conforme eu fui conhecendo alguém aqui do Fórum (que não foi escondido de ninguém) eu fui ficando mais e mais romantico. E eu me surpreendi com algumas coisa que faria e algumas outras que fiz nessa época. Mas não é isso que eu vim falar, é sobre o depois.

O caso é que hoje eu não tenho mais metade desse romantismo. Eu ainda ouço muita coisa, acho tudo lindo bla bla bla, mas numa intensidade bem inferior ao que eu sentia, como se tudo tivesse perdido um pouco da cor. Eu não sei se vou recuperar com a próxima pessoa que eu ficar junto, mas eu não quero voltar ao que era.

Por que? Por que vocÊ fica suscetivel demais sendo um romantico de carteirinha. Você faz coisas possiveis e impossiveis, você esquece dos seus problemas e acaba dando prioridade para outras pessoas. Tudo fica lindo, você fica apaixonado e bla bla bla, mas ninguém (seu patrão, sua mãe, seu professor) está da mesma forma e se você não abrir o olho você acaba se ferrando grandão.

Concluindo, o que eu quero dizer é que é bom ser romantico? É bom ser cavalheiro? É bom fazer charme? É. Mas se não tomar cuidado, isso pode dar muita dor de cabeça.
 
Ainda está lá nossa primeira conversa.
Marcada para sempre, como uma assinatura em uma árvore, ou até que a árvore seja cortada ou a mensagem seja apagada pelo Uglúk ( :lol: :lol: :lol: )
Escreva um livro, para mostrar as pessoas como as conversas na internet não acabam só em morte e sequstros. Uma bela lição de moral :D . Um belo exemplo! 8-)
 
Por que? Por que vocÊ fica suscetivel demais sendo um romantico de carteirinha. Você faz coisas possiveis e impossiveis, você esquece dos seus problemas e acaba dando prioridade para outras pessoas. Tudo fica lindo, você fica apaixonado e bla bla bla, mas ninguém (seu patrão, sua mãe, seu professor) está da mesma forma e se você não abrir o olho você acaba se ferrando grandão.

Falou e disse, Lukaz. Parece q tem um véu nos teus olhos distorcendo tudo o q vc vê.
 
Romantismo é um estilo artístico que cobriu literatura, música e artes plásticas. E também convencionou chamar-se romantismo uma série de praxis sociais de boa conduta e cortejo que se tornaram bastante difundidas particularmente na era vitoriana. :P
 
Eru disse:
Romantismo é um estilo artístico que cobriu literatura, música e artes plásticas. E também convencionou chamar-se romantismo uma série de praxis sociais de boa conduta e cortejo que se tornaram bastante difundidas particularmente na era vitoriana. :P

Ué, mas é pra falar do estilo artistico (que eu não sei PN) ou do romantismo como o amor? :eh:

Glo disse:
Isso que vocês tão falando não é romantismo, é paixão. :P

É, mas a paixão não pode ser romantica também?

Entenda, isso pode ser ocasionado por uma paixão arrebatadora, mas também acontece por alguem que julgar estar amando outro. A pessoa fica suscetivel demais, acha que o outro é o céu e bla bla bla. Faz tudo pro outro, e esquece de si próprio.
 
Lukaz Drakon disse:
É, mas a paixão não pode ser romantica também?

Nã nã não....

Paixão é momentânea, e não tem praticamente nada a ver com o amor. Vc sente apenas desejo.

Claro que a paixão pode vir a virar amor. Mas em raros casos...

A paixão passa! O amor não!

:wink:
 
Lukaz Drakon disse:
Ué, mas é pra falar do estilo artistico (que eu não sei PN) ou do romantismo como o amor? :eh:

Romantismo e amor não são sinônimos. Não há um como o outro. Se a proposta do tópico é essa há um erro de português aqui. :lol:
 
.: Tulkas Astaldo :. disse:
Lukaz Drakon disse:
É, mas a paixão não pode ser romantica também?

Nã nã não....

Paixão é momentânea, e não tem praticamente nada a ver com o amor. Vc sente apenas desejo.

Claro que a paixão pode vir a virar amor. Mas em raros casos...

A paixão passa! O amor não!

:wink:



O amor naum passa.. só morre! Na maioria das vezes sufocado com tanto...nhe nhe nhem!! hahahahah
Foi malz naum resisti!!!!!!!!! :lol:
 
Glorwendel disse:
Hum... Que imaturidade zoar alguém por ser romântico. Isso pra mim é falta de amor. Não entendo esses princípios de hoje em dia, que dão mais valor a um babaca que "pega" várias meninas numa noite do que um namorado que presenteia a namorada com flores.

Eu adoraria receber flores, por exemplo... :grinlove:

Concordo com vc...Plenamente...
Para os caras hj é tão mais importante a quantidade que eles pegam de mulher, que pra uma pessoa como eu, que sou séria e quero ter um relacionamento decente, acabou ficando difícil...

Será que ainda existe nesse mundo algum cara romântico que seja capaz de fazer uma declaração de amor ou de mandar flores pra namorada (ou pra uma mulher que ele goste realmente), mesmo sem uma data especial, só por amor mesmo?

Queria encontrar alguém assim....

Também adoro receber flores!!!

Mas não dá pra reclamar 100% tbm....No dia 8, ganhei um botão de rosas lindo de um amigo!! Uma gracinha, muito fofo ele!!
 
Rinamarthiel disse:
Será que ainda existe nesse mundo algum cara romântico que seja capaz de fazer uma declaração de amor ou de mandar flores pra namorada (ou pra uma mulher que ele goste realmente), mesmo sem uma data especial, só por amor mesmo?
Realmente, é difícil. Os que eu conheço que são assim hoje tem um certo receio de se comportar dessa forma, graças às porradas recebidas pelas mulheres que acham esse um comportamento "pegajoso" ou "exagerado". :|
 
Lóthëlinile disse:
O amor naum passa.. só morre! Na maioria das vezes sufocado com tanto...nhe nhe nhem!! hahahahah
Foi malz naum resisti!!!!!!!!! :lol:

Se vc acha que é possível amar sem ser romântico, então faz uma apostila e vende. Vc vai ficar rica!

:wink:
 
Gildor disse:
Rinamarthiel disse:
Será que ainda existe nesse mundo algum cara romântico que seja capaz de fazer uma declaração de amor ou de mandar flores pra namorada (ou pra uma mulher que ele goste realmente), mesmo sem uma data especial, só por amor mesmo?
Realmente, é difícil. Os que eu conheço que são assim hoje tem um certo receio de se comportar dessa forma, graças às porradas recebidas pelas mulheres que acham esse um comportamento "pegajoso" ou "exagerado". :|

Tá, vamos por partes.
Existir homem assim, existe. São raros e tão em extinção, mas existem.
Como o Gildor falou, eles levam “porradas” da mulherada que considera esse comportamento pegajoso. Só que na minha opinião essa mulherada que age assim é a que concorda com os meninos que acham bonito pegar três a cada noite. Eu, particularmente, acho muito legal esse “romantismo à moda antiga”. Acho legal mandar flores, acho legal dizer “eu te amo” tendo certeza do que tá falando, sem ser só pra levar pra cama, acho legal mandar bilhetinho ou mesmo que seja um email com uma figurinha bonitinha, a lembrança, o carinho sabe? Porrada todo mundo toma... mas eu não diria que são só vcs homens, que costumam levar na cabeça quando agem assim. A gente também toma traulitada. Eu por exemplo sou meio assim, meio abobada, meio grudenta demais quando tou apaixonada. Sou do tipo que liga todo dia, que manda carta toda semana, que manda MP cheia de :beijo: duas, três vezes por dia (o Eduardo bem tá vendo isso), mas tem pessoas com quem vc se relaciona que dá medo de agir assim. Eu já passei por uma situação que eu fui entregar algo que tinha escrito e a pessoa virou pra mim e falou “ah, não vai começar a mandar cartinha né? Isso é criancice!” Dá pra continuar agindo do mesmo jeito depois de uma dessas, não né? O f*** é que a gente fica com medo de agir assim com qualquer pessoa, depois disso.
Eu só me pergunto até quando vão durar pessoas que agem assim, que ainda dão valor pra essas coisinhas pequenas, tipo flores, cartas, essas coisas, vão durar... :osigh:
 
São posts assim que me fazem ter curiosidade de conhecer você, moça. :clap:


Ilyriä disse:
Eu já passei por uma situação que eu fui entregar algo que tinha escrito e a pessoa virou pra mim e falou “ah, não vai começar a mandar cartinha né? Isso é criancice!” Dá pra continuar agindo do mesmo jeito depois de uma dessas, não né? O f*** é que a gente fica com medo de agir assim com qualquer pessoa, depois disso.
Oh boy. :tsc:

Sei bem o que é isso, foi mais ou menos assim que me senti há algum pouco tempo atrás - o que me fez postar esses últimos posts mais desanimados com a vida. Depois de vivenciar uma situação como essa, você tem duas opções.

Uma delas é usar a máxima do "aprender com os próprios erros", e não arriscar mais passar por isso de novo com quem quer que seja. Ok, você vai correr menos riscos de se magoar outra vez. Pena que o preço disso seja deixar de lado coisas que você sente vontade de fazer, e às vezes isso é muito difícil.

A outra opção seria usar o ocorrido como experiência, respeitar você mesmo e manter sua postura de "eu sou sentimental sim". Tentar não se deixar envolver por pessoas desse tipo, e tentar encontrar alguém mais parecido com você. Claro que essas coisas não são fáceis, e você sempre corre o risco de quebrar a cara de novo.

Afinal, relacionamento é um risco e tanto. Você tem grandes chances de se machucar, mas será que o risco não compensa a possibilidade de acertar? :)
 
Eu só me pergunto até quando vão durar pessoas que agem assim, que ainda dão valor pra essas coisinhas pequenas, tipo flores, cartas, essas coisas, vão durar...

Essas pessoas sempre vão existir, como sempre existiu a figura do cafajeste. Aí no final das contas a gente acaba chegando a conclusão de que a coisa funciona muito na base da oferta e procura. É inegável que vieram para o bem as conquistas da mulher no século XX. o esvaecimento dos ideais do romantismo foi um efeito colateral disso. O "amor devotado" do amor cortês perdeu impacto em tempos de não idealização, a ritualização do relacionamento perdeu força com a revolução sexual e uma série de mudanças que estou aqui pincelando muito, mas muito superficialmente mesmo.

Além de levar muita porrada da vida pra "deixar de ser babaca", nós nos deparamos com um mundo onde vemos nossos amigos praticantes do "malandro way" se dando bem... não é muito estimulante. Mas, sobretudo, o que mais complica a coisa não é o fato comparativo, e digo isso assumindo o papel de alguém que não é galinha e que já ficou muito pra escanteio enquanto via amigos passeando com três, quatro... Digo que a culpa é sobretudo das mulheres. Porque? Porque dão trela pros safados, porque topam dividir homem com as namoradas deles, porque compram a fala mansa e descaradamente fingida dos caras, porque mesmo sabendo que eles só querem sacanagem aceitam, e porque em muitos, mas muitos casos mesmo, são tão amorais quanto eles, chifrando os próprios namorados, atacando mais de um ao mesmo tempo, e por ai vai.

Gente, romantismo é via de mão dupla. Romantismo não é amor. Romantismo nem é sinônimo de lealdade e moral, coisas de que estou falando aqui. Mas romantismo está intrinsecamente ligado a isso. Porque? Porque o ideal romântico está ligado a idealização, ao dar valor, como o mundo das idéias de platão. Se não vemos algo que se valha a pena pra dar valor, mingua. Pra que comprar flores que vão pra gaveta? Pra que escrever poemas que serão ignorados, declamar versos que servirão de galhofa? Pra que ritualizar se as mulheres vão pra cama com vários sem nada disso? A coisa é muito, mas muito mais complexa do que o mero desleixo.

Eu, como partidário da teoria do caos e da complexidade (não vou enunciar ela aqui), acredito que pra tudo há muitas causas e cada causa gera muitos efeitos. A questão envolve cultura, sociedade, tempo e relações humanas nas mais inimagináveis formas de manifestação. Não é nada como "vocês se esqueceram como era". Não, as mulheres perderam, e muito, o respeito. Se tornaram fáceis, pouco exigentes, e algumas passaram a agir a maneira dos homens que recriminam.

Resumindo, pras que reclamam da falta de romantismo: Provem que os que não são românticos estão errados, que tal? Parem de cair na conversa deles que vocês sabem de antemão ser roubada. Parem de se relacionar com qualquer um. Ganhem amor próprio e escolham melhor com quem andam. E exigam, acima de tudo, respeito não só deles para com vocês mas de vocês mesmas em relação a vocês mesmas. Aí sim vocês estarão fazendo algo em pró da preservação disso tudo. Estarão fazendo patetas como eu, como o Gildor ou como qualquer outro que por ventura estiver escondido, acocorado num canto, perceberem que eles ainda tem lugar nesse mundo.

E até que isso se torne uma praxis e não um ramalhete de atitudes isoladas, resmungar que o romantismo morreu será tão produtivo quanto dar tiro em defunto ou incitar ideais revolucionários para um saco de areia.

Ufa, fiquei enrolando mas agora eu falei. :D
 
Isso que vocês tão falando não é romantismo, é paixão.

Mas qdo vc só se apaixona, pode deixar pra lá qdo tudo acaba. Não sente tanto numa decepção.

Mas qdo a pessoa tem propensões românticas...aí fica bem mais difícil de suportar.
 
Saranel Morevendë disse:
Isso que vocês tão falando não é romantismo, é paixão.

Mas qdo vc só se apaixona, pode deixar pra lá qdo tudo acaba. Não sente tanto numa decepção.

Mas qdo a pessoa tem propensões românticas...aí fica bem mais difícil de suportar.

Pra isso fica a resposta: Os brutos também amam... :mrgreen:
 
Primeiro: depois de uma ligeira divergência no sentido de "romantismo" ontem no telefone com o Eru, eu tou usando a palavra "romantismo" no sentido do senso comum, de uma série de atitudes, etc etc etc.

Gildor disse:
Uma delas é usar a máxima do "aprender com os próprios erros", e não arriscar mais passar por isso de novo com quem quer que seja. Ok, você vai correr menos riscos de se magoar outra vez. Pena que o preço disso seja deixar de lado coisas que você sente vontade de fazer, e às vezes isso é muito difícil.

Vc deixa de viver como gostaria e fica com medo de arriscar pra não tomar pancada de novo. Eu sei BEM como é isso, agi assim durante dois anos, por medo. Só que chega um momento em que vc invariavalmetne tem que escolher entre ficar dentro de uma redoma ou arriscar novamente. Corre-se o risco de acontecer do mesmo jeito ou pior que de outras vezes? Claro. Mas se vc não arriscar nunca vai saber. Só que tem outra coisa:

Eru disse:
Digo que a culpa é sobretudo das mulheres. Porque? Porque dão trela pros safados, porque topam dividir homem com as namoradas deles, porque compram a fala mansa e descaradamente fingida dos caras, porque mesmo sabendo que eles só querem sacanagem aceitam, e porque em muitos, mas muitos casos mesmo, são tão amorais quanto eles, chifrando os próprios namorados, atacando mais de um ao mesmo tempo, e por ai vai.

Por partes mais uma vez.
1 - Eu não sei se a culpa é sobretudo nossa. Diria 50%. Como em qualquer partilha justa! :mrgreen: Que tem mulher que aceita fala mansa de cara que sabe que não vale nada, existe sim - muitas vezes eles falam justamente o que a gente tá precisando ouvir, por mais que saibamos que eles não valem nada. Que mulher nunca esteve se sentindo um lixo e ficou melhorzinha por causa de um elogio, algo assim, mesmo que fosse do homem mais vagaba que ela conhecesse? Auto estima de mulher é coisa estranha - aliás, mulher é bicho muito complicado. Por saber como é que nós somos que eu agradeço não ter nascido homem. :lol:
2 – Esse lance de “topar dividir homem” é fato. A menina que mora comigo levou um chifre do namorado e terminou tem quatro meses. Teve um rolo com nosso vizinho de apartamento. Aí o fulano tá namorando agora, mas deu uma cantada nela assim mesmo. Ela foi me contar, eu respondi “mas ele tá namorando”. Ao que ouvi “ah, a mulherada não respeita o namorado da gente, porque vou respeitar o delas?”

Acho que aí não entra tanto a questão do romantismo, mas a de um respeito básico pela relação alheia. E tem uma coisa... tem gente que começa a agir assim depois que leva um chifre. Outros aprendem a dar um puta valor pra fidelidade e pra respeito, porque só depois que vc passa por isso é que entende o quanto dói.

Eru disse:
E exijam, acima de tudo, respeito não só deles para com vocês mas de vocês mesmas em relação a vocês mesmas.

Outro ponto complicado... pra mim entra num círculo vicioso. A mulher não é respeitada pelo homem porque não respeita a si mesma, mas não respeita a si mesma porque já foi tratada como objeto, já não foi respeitada pelo homem. É complicado.

Eru disse:
Estarão fazendo patetas como eu, como o Gildor ou como qualquer outro que por ventura estiver escondido, acocorado num canto, perceberem que eles ainda tem lugar nesse mundo.
Ao menos no seu caso eu acho que estou fazendo minha parte... :lol:


bom, talvez eu tenha desvirtuado um pouquinho o tópico, mas tava afim de escrever...
 
Ilyriä disse:
Primeiro: depois de uma ligeira divergência no sentido de "romantismo" ontem no telefone com o Eru, eu tou usando a palavra "romantismo" no sentido do senso comum, de uma série de atitudes, etc etc etc.

Atitudes = Procedimentos = Ritualística :roll:

Eru disse:
1 - Eu não sei se a culpa é sobretudo nossa. Diria 50%. Como em qualquer partilha justa!

A partir do momento em que o objeto da idealização e do cortejo deixa de ser idealizado e se mundaniza, ele tira o propósito de tudo o mais dentro da perspectiva romântica.


Auto estima de mulher é coisa estranha - aliás, mulher é bicho muito complicado. Por saber como é que nós somos que eu agradeço não ter nascido homem. :lol:

Estou muito satisfeito sendo homem. Não transformemos isso em luta sexista. :roll:


2 – Esse lance de “topar dividir homem” é fato. A menina que mora comigo levou um chifre do namorado e terminou tem quatro meses. Teve um rolo com nosso vizinho de apartamento. Aí o fulano tá namorando agora, mas deu uma cantada nela assim mesmo. Ela foi me contar, eu respondi “mas ele tá namorando”. Ao que ouvi “ah, a mulherada não respeita o namorado da gente, porque vou respeitar o delas?”

É, e tem uma amiga minha que acredita que o rolo dela, que tem uma namorada há 8 anos e está noivo, vai largar a dita cuja e ir pra ela, apesar de enrolá-la por anos... :roll:


Acho que aí não entra tanto a questão do romantismo, mas a de um respeito básico pela relação alheia. E tem uma coisa... tem gente que começa a agir assim depois que leva um chifre. Outros aprendem a dar um puta valor pra fidelidade e pra respeito, porque só depois que vc passa por isso é que entende o quanto dói.

Eu não acho que a gente precise passar por isso pra entender o quanto dói e é chato. Eu nunca levei um par de chifres mas só de me imaginar na situação e por ter um pingo de consciência eu não me meto nessa. Até porque se você está com alguém teoricamente esse alguém te completa. Se não completa, termina. Eu expliquei que isso não tinha ligação direta com o romantismo... Mas a questão da vulgarização da relação humana em si. Pessoas que se dão ao respeito acabam recebendo, merecidamente, tratamento diferenciado. Pessoas que fazem essas coisas não conseguem inspirar nem o mais ingênuo dos românticos. Na verdade talvez o Knolex (lembra aquele dia no Rio Sul? :lol: )


Eru disse:
E exijam, acima de tudo, respeito não só deles para com vocês mas de vocês mesmas em relação a vocês mesmas.

Outro ponto complicado... pra mim entra num círculo vicioso. A mulher não é respeitada pelo homem porque não respeita a si mesma, mas não respeita a si mesma porque já foi tratada como objeto, já não foi respeitada pelo homem. É complicado.

Se ela quer algum respeito dela ou do homem por algum lugar ela vai ter que começar. Esperar sentada não é uma boa idéia.


Eru disse:
Estarão fazendo patetas como eu, como o Gildor ou como qualquer outro que por ventura estiver escondido, acocorado num canto, perceberem que eles ainda tem lugar nesse mundo.
Ao menos no seu caso eu acho que estou fazendo minha parte... :lol:


bom, talvez eu tenha desvirtuado um pouquinho o tópico, mas tava afim de escrever...

Nhé ...
 
Romantismo está relacionado com a busca do ideal, do irreal, fantasia, sonho... A busca do ideal ainda existe. Quantas pessoas não esperam por um príncipe encantado??? Ou por uma pessoa perfeita, que além de bonita tem que ser super inteligente??? A busca é eterna, mas sobre o ser romantico (e não procurar o romantico), bem, é verdade que as coisas mudaram bastante, não? A maioria das pessoas não colocam o sentimento no que fazem, no que amam... Ou não amam... Fazem por fazer.... Enfim, elas precisam exercitar a paixão (não só paixão do homem e da mulher, mas também material,...) é bom a gente descobrir do que a gente gosta, e se apaixonar perdidamente por isso. Assim, já estaremos sendo um pouquinho românticos, e daí é só começar a ver isso nas pessoas, e valoriza-las tbm. Fazer só por amor, e não simplesmente por fazer...

Pessoal, aproveitem cada momento da vida de vcs, pq as coisas só acontecem uma vez, e a vida é curta, como dizem os anciãos!!! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo