• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como vocês decoram o quenya?

Lobelia SB

His name was Robert Paulson
Bom gente .. eu to estudando Quenya e uma das coisas que dá mais trabalho é ficar misturando as palavras (as vezes sem nenhum verbo , o que dificulta mais ainda!! :mrgreen: ) para poder memorizá-las. Como eu tenho uma certa mania de complicar as coisas eu queria saber como vocês memorizam as palavras. Como?? Como??? :mrgreen:
 
Segundo uma colega minha, cuja habilitação é língua e literatura alemã, a melhor maneira de aprender as palavras de uma língua que não é neolatina (como o próprio alemão) é decorar as raízes ou as palavras raízes e os artifícios de derivasão e composição.
 
Lingwilóke disse:
Segundo uma colega minha, cuja habilitação é língua e literatura alemã, a melhor maneira de aprender as palavras de uma língua que não é neolatina (como o próprio alemão) é decorar as raízes ou as palavras raízes e os artifícios de derivasão e composição.

Ãh??? O que quer dizer isso??
Também tenho esse problema!
 
Eu por incrível que pareça, faço no Word um livro, e ponho em capítulos cada secção do tipo: Cap.1 - Pronomes ou Cap.1 - Verbos!

E assim vou aprendendo mais fácilmente :)
 
Isto quer dizer que quando se sabe por exemplo que a raiz que expressa o conceito de beleza é "van-", fica fácil aprender palavras como "Vanyar" (o primeiro clã dos Eldar), "vanima" (formoso), "vanesse" (formosura), ou de "laur-", "Laurelin", "laure", "laurea".
 
hum... mas eh dificil..... saum mtas palavras.......
eu to tentando mas q eh dificil eh...

qnto tempo vcs demoraram pra aprender quenya?
 
Eo to começando agora, já que o curso passou por uma correção...

E é bem complicado, com aquele monte de nome estranho.
 
como eu to fazendo cursinho e isso ocupa muito o meu tempo.. eu quase não tenho tempo pra estudar quenya.. :( já to na lição 5 mas to revisando as outras lições pra relembrar....aprender por osmose mesmo heuehue mas quando eu comecei (eu naum estava fazendo cursinho) eu estudava uma lição por dia (na média) agora é uma lição por semana heueheuheu :(
 
Comecei faz um tempo a estudar o Quenya, tou na lição 11, mas sabe como eh... o problema ~´e bem comum... Eu tenho uma baita falta de memória, então tou estudando tudo d novo. Me organizo da seguinte forma:

Enquanto eu leio o capítulo (eu imprimo numa pasta minha), eu grifo as coisas mais importantes, e no meu caderno (reservado somente para tengwar e quenya, eh claro=]), eu faço um resumão com as coisas mais importantes.

Em uma outra divisória do caderno eu faço os exercícios propostos, copiando as frases de enunciado e tudo mais, resolvo de lapis. Se eu erro, faço tudo outra vez.

Em uma terceira parte do caderno, faço exercícios meus. Mas eh bem simples do tipo: Vocabulário, tonicidade, plural, dual, e outras formas conforme os capítulos, das palavras q tem pra decorar pros exercícios jah propostos. (agora, se tah certo ou não jah eh um outro problema, mas com o tempo a gente pega a prática e jah vai sabendo corrigir - ateh mesmo algumas coisas escritas no capítulo.. hehehe :lol: )

E, bem, na quarta e última parte do caderno, faço conjugação de verbos (a parte mais crítica...) mas eh legalzinho.

Bom, eh soh uma idéia de como estudar e memorizar. Mas é necessária muita paciência... Eh legal tbm ter arquivos e pastas no computador para pesquisas rápidas, sabe? Tipo das coisas mais importantes, vocabulário (faz um mini-dicionário, sei lah) ou faz resumão no computador...

Idéia aki eh o que não falta... Se alguém aí precisar de orientação, me manda uma MP. E o pessoal que jah tah mais adiante da lição onze, fala comigo tbm, ok? TROCA DE INFORMAÇÕES, pessoal! Socializem! :D
 
O método do lingwilóke é o melhor com certeza. O Quenya tem uma estrutura que auxilia muito nisso, até porque alguns verbos, como lelya- por exemplo acabam se modificando em certos ambientes, o que você só consegue se lembrar decorando mesmo que esse verbo tem o radical lend-.
Mas eu também acredito em outra maneira de decorar: utilize o vocabulário. Eu sei automaticamente que atarinya é "meu pai", assim como tatanya é uma forma mais informal, como "meu papai", que anca quer dizer "mandíbula", que auta- é o verbo passar mas que o seu pretérito é oantë...


Cuio mae!
 
meerah_vanya disse:
Bom, eh soh uma idéia de como estudar e memorizar. Mas é necessária muita paciência... Eh legal tbm ter arquivos e pastas no computador para pesquisas rápidas, sabe? Tipo das coisas mais importantes, vocabulário (faz um mini-dicionário, sei lah) ou faz resumão no computador...

Adorei seu método!! Muito organizado! Mas requer muito tempo heueheue e infelizmente eu não tenho muito mas vou tentar! Juntando esse metodo com o do Lingwilóke acho que fica perfeito! :mrgreen:
 
Primeiro eu me esforço só no vocabulário...palavras soltas mesmo.

Eu tenho facilidade para línguas...certa vez enfiei na cabeça q keria aprender hebraico...em pouco tempo eu já arranhava...só naum levei adiante por q como estava estudando por conta própria naum tive incentivo e deixei de lado

Eu tento sempre estar em contato com o Quenya...seja escrevendo ou falando...depois q vc se sente a vontade com as palavras soltas fica mais fácil encaixar pronomes, artigos, verbos e coisas do genero...

A repetição é a alma do negocio...pelo menos para mim

Naum pode deixar morrer..se vc fica uma semana sem olhar pro quenya qdo vc ainda naum domina...naum adianta...vc eskece uma pá de coisa
 
meerah_vanya disse:
Comecei faz um tempo a estudar o Quenya, tou na lição 11, mas sabe como eh... o problema ~´e bem comum... Eu tenho uma baita falta de memória, então tou estudando tudo d novo. Me organizo da seguinte forma:

Enquanto eu leio o capítulo (eu imprimo numa pasta minha), eu grifo as coisas mais importantes, e no meu caderno (reservado somente para tengwar e quenya, eh claro=]), eu faço um resumão com as coisas mais importantes.

Em uma outra divisória do caderno eu faço os exercícios propostos, copiando as frases de enunciado e tudo mais, resolvo de lapis. Se eu erro, faço tudo outra vez.

Em uma terceira parte do caderno, faço exercícios meus. Mas eh bem simples do tipo: Vocabulário, tonicidade, plural, dual, e outras formas conforme os capítulos, das palavras q tem pra decorar pros exercícios jah propostos. (agora, se tah certo ou não jah eh um outro problema, mas com o tempo a gente pega a prática e jah vai sabendo corrigir - ateh mesmo algumas coisas escritas no capítulo.. hehehe :lol: )

E, bem, na quarta e última parte do caderno, faço conjugação de verbos (a parte mais crítica...) mas eh legalzinho.

Bom, eh soh uma idéia de como estudar e memorizar. Mas é necessária muita paciência... Eh legal tbm ter arquivos e pastas no computador para pesquisas rápidas, sabe? Tipo das coisas mais importantes, vocabulário (faz um mini-dicionário, sei lah) ou faz resumão no computador...

Idéia aki eh o que não falta... Se alguém aí precisar de orientação, me manda uma MP. E o pessoal que jah tah mais adiante da lição onze, fala comigo tbm, ok? TROCA DE INFORMAÇÕES, pessoal! Socializem! :D

Ei, achei essa sua idéia muito boa! acho que vu fazer isso também! XD

Estou querendo imprimir o curso e encadernar, mas tá meio difícil imprimir 363 (Se não me engano, esse é o numero de páginas do curso atualizado em um só arquivo do Ardalambion) páginas de uma só vez, fora que em impressões longas minha impressora dá pau quase sempre...

É VERDADE!!! Temos que socializar!!!!! Assim fica MUITO mais fácil de se aprender...

E eu ainda não entendi o que é radical....
 
Comecei faz um tempo a estudar o Quenya, tou na lição 11, mas sabe como eh... o problema ~´e bem comum... Eu tenho uma baita falta de memória, então tou estudando tudo d novo. Me organizo da seguinte forma:

Enquanto eu leio o capítulo (eu imprimo numa pasta minha), eu grifo as coisas mais importantes, e no meu caderno (reservado somente para tengwar e quenya, eh claro=]), eu faço um resumão com as coisas mais importantes.

Em uma outra divisória do caderno eu faço os exercícios propostos, copiando as frases de enunciado e tudo mais, resolvo de lapis. Se eu erro, faço tudo outra vez.

Em uma terceira parte do caderno, faço exercícios meus. Mas eh bem simples do tipo: Vocabulário, tonicidade, plural, dual, e outras formas conforme os capítulos, das palavras q tem pra decorar pros exercícios jah propostos. (agora, se tah certo ou não jah eh um outro problema, mas com o tempo a gente pega a prática e jah vai sabendo corrigir - ateh mesmo algumas coisas escritas no capítulo.. hehehe )

E, bem, na quarta e última parte do caderno, faço conjugação de verbos (a parte mais crítica...) mas eh legalzinho.

Bom, eh soh uma idéia de como estudar e memorizar. Mas é necessária muita paciência... Eh legal tbm ter arquivos e pastas no computador para pesquisas rápidas, sabe? Tipo das coisas mais importantes, vocabulário (faz um mini-dicionário, sei lah) ou faz resumão no computador...

Idéia aki eh o que não falta... Se alguém aí precisar de orientação, me manda uma MP. E o pessoal que jah tah mais adiante da lição onze, fala comigo tbm, ok? TROCA DE INFORMAÇÕES, pessoal! Socializem!

excelentes ideias.. a do mini vocabulario eu ja tinha adotado... mas vlw pelo restante
 
Krell disse:
Mago do Alvejante disse:
É VERDADE!!! Temos que socializar!!!!! Assim fica MUITO mais fácil de se aprender...

Boa ideia também! O que o Mago sugere??? :mrgreen:

Errr.... Beemmmmmmm.............................................

Ah, sei lá! Não sou bom em começar as coisas! Pode começar vc! XD
 
Bem eu acho q tenho uma ideia só posta ai se da pé ou não
Q tal usar uma sala de chat... eu acho q do Terra seria excelente principalmente se alguem aqui for assinante do Terra dai podia cria uma sala passa pra todo o pessoal a senha e pronto... se naum tive ninguem assinante a gente pode escolher outra sala pouco usada... só q tem um problema as lições q cada um ta.... bem eu to começando a 4... dai eu acho q os q entendem mais podiam ajudar os q naum sabem muito... bem é isso ai... se começar a dar certo eu posto outras ideias ai e talvez crio um topico pro grupo de estudos... :mrgreen:
 
HEuEHuhe eu to imprimindo e colocando umas capinha plastica no curso .... fica muito melhor pessoal... vc se concentra mais .... da pra fazer anotações... se bem q precisa de um investimentuzinhu .... eu acho q pra imprimi e encaderna o curso inteiro vai sai mais ou menos de uns 20 a 30 paus( talvez mais) .... com folha, tinta, as capa, etc.
 
po gostei da ideia da sala de chat, bom.. eu sou assinante dsa UOL ,não sei se lá tem disso.... bom.. o nível eu acho que seria uma barreira mas é soh pegar o jeito... na verdade ia acabar sendo um portuquenya mas mesmo assim ia ser muito bom!! :grinlove:

eu tb vou fazer isso com meu curso de quenya! heuheue vai ficar muito lindo! :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo