• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

UMA PALAVRA QUE EU JÁ SER FALADA DE TODO JEITO É LEGOLAS.TIPO,O CERTO É A TÔNICA NO LÉGOLAS,CERTO?TEM GENTE QUE FALA LEGOLÁS...
 
Sim, o certo é "LÉ-golas". Essa palavra não tem nenhuma indicação de acento, como ditongo, vogal antes de encontro consonantal, etc.. E todas as palavras que não têm essas indicações recebem ênfase na antepenúltima sílaba.. Se a palavra tiver duas sílabas, a ênfase cai na penúltima sílaba.. :wink:
 
Obrigada Indis pela resposta!!! :mrgreen:

Agora outra perguntinha, se me permitem.....a última.....ihihihihi como se pronuncia os nomes do elfo Glorfindel e do meio-elfo titio Elrond??
 
A pronúncia certa é "glorfí-ndel" (o 'r' soa como em "orelha"; o 'i' não é nasalizado; o 'e' é fechado e o 'l' não se pronuncia como /w/ semivogal) e "êlro-nd" (e não "éurrõdj", como dizem comummente).
 
Lingwilóke disse:
A pronúncia certa é "glorfí-ndel" (o 'r' soa como em "orelha"; o 'i' não é nasalizado; o 'e' é fechado e o 'l' não se pronuncia como /w/ semivogal) e "êlro-nd" (e não "éurrõdj", como dizem comummente).
Ih,eu falo elrondj (estilo carioca de ser..) mesmo e acho o maior barato!
 
Mago do Alvejante disse:
Ei, eu tenho uma dúvida quanto a pronúncia!!
No quenya, como se pronuncia a letra "H", ou ela não é pronunciada?

E mais uma coisa:

Como se pronuncia palavras com 2 "T"? Tipo: "atta".

Está escrito no curso de quenya da Ardalambion, que o "a" longo se pronuncia como em "máquina", e o curto como em azul. Mas os dois são pronunciados igual! Não tem uma palavra que os diferencia melhor?

????????????
 
Sobre a letra H, existem tres tipos de pronuncia para ele, mas eu prefiro naum me arriscar sobre esse daí... Vou ler meu caderno de Quenya e depois coloco aqui proces!

Sobre as consoantes duplas como atta, você simplesmente dá ênfase na consoante, como se ela durasse um pouquinho mais, isso pq vc precisa diferenciar atta de ata, certo? entaum ata sai com mais naturalidade e facilidade. e atta, vc fica um pquinho mais preso no t, ok?

Sobre o a, realmente, é bem parecido. Vc pode 'tentar' diferenciar as duas formas, pronunciando o a longo (á) mais aberto... - experimente dizer ááááááááh, e depois aaaaaaaah - pra quem entende de música, talvez diria que o a longo pode ser pronunciado um tom acima do a curto..

Espero q naum tenha vos confundido mais ainda, e apenas gostaria de ajuda-los. :D
 
Quanto ao "á" e o "a", a pronúncia não está relacionada com o acento agudo do português: em quenya, tal acento é usado para indicar o comprimento da vogal.

A diferença básica entre os dois a's é que o longo (á) é pronunciado com uma duração maior do que o curto (a), ou seja, a diferença estaria no "tempo" que tu leva para pronunciá-los.
 
posso fazer uma pergunta chata pra vcs viciados em quênya? Bom, eu toh tendo certa dificuldade em entender as regras de pronuncia do curso de quenya, assim acho que pronuncio bastante palavras erradas... gostaria de saber se existe algum site/arquivo/qualquer coisa em que se tenha uma melhor descrição da palavra? (ficaria mais fácil de aprender conversando, mas eu sou o unico que manja dessas coisas aonde eu moro)...
 
Lingwilóke disse:
Bom, se eu achar tempo, farei um guia de pronúncia do quenya para os falantes do português do Brasil em uma semana.

Isso iria ajudar muuuuuuito!!!!!

E lá vou eu encher o saco outra vez... Fazer o quê? Iniciante é f***

Nos apêndices do SdA, estão escritos o que seria o mais próximo da pronúncia correta do Quenya.
O livro diz que o E deve ser pronunciado como em "Were" (Uér [que bizarro]), e o curso diz que deve ser pronunciado como em "Cedo" (Cêdo)

Qual é a pronúncia correta? (Vou perguntar isso por aqui várias, vezes, mas vou aos poucos)
 
eu queria saber sobre a pronúncia das letras em sindarin...quenya e muito dificil...sindarin é mais simples e eu to doido pra aprender... :wink:
 
O livro diz que o E deve ser pronunciado como em "Were" (Uér [que bizarro]), e o curso diz que deve ser pronunciado como em "Cedo" (Cêdo)

Qual é a pronúncia correta? (Vou perguntar isso por aqui várias, vezes, mas vou aos poucos)

Ué, mas WERE se pronuncia "uêr" , e não "uér"....entao o "e" é o mesmo de cedo... "ê" é aberto é em where, se vc tiver falando em inglês.... :wink:
 
Elfa de Valfenda disse:
O livro diz que o E deve ser pronunciado como em "Were" (Uér [que bizarro]), e o curso diz que deve ser pronunciado como em "Cedo" (Cêdo)

Qual é a pronúncia correta? (Vou perguntar isso por aqui várias, vezes, mas vou aos poucos)

Ué, mas WERE se pronuncia "uêr" , e não "uér"....entao o "e" é o mesmo de cedo... "ê" é aberto é em where, se vc tiver falando em inglês.... :wink:

Oooopsssss..... :doh: É mesmo! Burro!! :doh: Brigadão a todos que me responderam!!!! :amem:
 
O Thorondil está com um guia de pronúncia do sindarin que eu fiz, Beren Maneta. Se quiser, me passa um e-mail que eu o envio a você.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo