• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fernando Pessoa

Mas sabem que FP não tem apenas 3 mas 70 heteronimos (ate agora estudos, com muito menor obra que qualquer dos 3 maiores).
É a para de Camões o maior poeta português que existiu. É simplesmente genial.
 
Estamos falando do poeta mais fantástico que existe na minha opnião:clap::clap::clap::clap::clap::clap:.... eu simplesmente amo esse homem e todas as poesias que saem dele... hoje mesmo apresentei um trabalho sobre ele na escola e cada vez mais ele me fascina... cada vez que leio seus livros encontro coisas que eu não havia visto antes.... sou fascinada pela capacidade que ele teve de criar seus heterionomios com tanta perfeição... Ricardo Reis-razão, Alberto Caeiro-sentidos, Álvaro de Campos-emoção e Fernando Pessoa-imaginação... Esse talvez seja o único homem morto que eu realmente gostaria de ter convivido e conhecido bem... ele é tão imprevisível e temperamental que lembro de mim... o fato dele ser geminiano(assim como eu) me fez ter ainda mais simpátia por ele... é uma pena que ele não tenha conseguido realizar seus projetos... é uma pena tambem que ele tenha morrido devido ao alcool que ele usava para esquecer os problemas....(aff... como eu gostaria de ter conhecido esse homem)... eu naum sei porque mas cada vez que eu leio um poema dele é como se alguém me entendesse... consiguisse dizer o que sinto... as poesias dele retratam o que eu sinto e o que sou, por isso ele me encanta tão profundamente...
Tabacaria é lindo... forte...profundo quase uma súplica adoro esse poema assim como Hora absurda, Lisbon Revisited, Eu, Aniversário,Barrow on Furness-I, os poemas para Lídia do ricardo Reis, Opiário....
..sei lá... só sei amo Fernando Pessoa...
 
Fernando Pessoa foi um poeta completo mesmo em todos os sentidos. Tambem sou louca por Pessoa, ele era muito ousado...tanto na criação dos heteronimos quanto no seu projeto do SUPERCAMÕES. Quem já leu mensagem certamente sabe do que estou falando.

Ele particiou da revista Orfeu juntamente com Mario de Sá Carneiro que se não tivesse morrido tão jovem teria rivalisado com ele em genialidade. Depois da Orfeu e de Pessoa todos os Poetas portugues precisaram se opor a ele (em termos teoricos _ questão da quebra de autoria) para ter algum destaque porque tentar se equiparer era e é impossivel.

Bjs a todos
 
Só pra constar.
FP é um dos poucos poetas que considero que valha a pena ser lido.
Um patrimônio da lingua portuguesa.
 
Eu num levava muita fé, quando li por obrigação(aliás, num levava muita fé em poesia em si, pois nunca me acostumei a ler) "Poesia completa de Alberto Caeiro. E meu Deus! Caeiro é a coisa mais sensacionalmente incrível de se ler! Guardador de Rebanhos é magnífico!!!

Também curti, e pretendo ir atrás, assim que sobrar um tempinho, de Ricardo Reis(era esse o engenheiro?)...


Dos outros heterônimos li quase nada...
 
Não conhecia muita coisa do Fernando Pessoa mas depois da aula de Literatura do Gilmar ontem, já vireri fã.
O Gilmar (meu professor de Literatura), deixou os exercícios de lado e ficou uma aula inteira só falando de Fernando Pessoa e de seus principais heterônimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis).
Gosto das poesias de Fernando Pessoa, Autopsicografia é muito bom, mas até agora o que eu mais gostei foi O Guardador de Rebanhos do Alberto Caeiro, esta estrofe é genial :
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...
 
Gosto das poesias de Fernando Pessoa, Autopsicografia é muito bom

Meus professores sempre gostaram desse poema. Aliás, gostavam tanto que de vez em quando algum aparecia com ele na aula, e hoje sei quase de cor.

Não sou uma grande conhecedora de Fernando Pessoa e seus heterônimos, mas gostei do que li até hoje dele. Cito como exemplo "Todas as cartas de amor são ridículas" e "A criança que fui chora na estrada". Dois poemas lindos!
 
Fernando pessoa é um grande nome na literatura portuguesa.
Adoro todos os seus poemas e acho que há muitos poucos poetas como ele, nem mesmo Luis de camoes com o seu livro lusiadas consegue superar este portugues.
Acho que é uma pessoa que todo portugal tem honra de apresentar.
*yams*
 
Gaara o que eu penso é que o problema do Camões é que a poesia dele é desconectada da nossa época. FP é praticamente um contemporâneo nosso, por isso seus textos nos tocam mais profundamente devido a sua linguagem e atualidade. Eu colocaria os dois no mesmo nível, porém atuando em vertentes diferentes da poesia.
 
Gaara o que eu penso é que o problema do Camões é que a poesia dele é desconectada da nossa época. FP é praticamente um contemporâneo nosso, por isso seus textos nos tocam mais profundamente devido a sua linguagem e atualidade. Eu colocaria os dois no mesmo nível, porém atuando em vertentes diferentes da poesia.

Jango ha tanto tempo...:lol:
Voltando ao assunto...
Eu proprio gostei de ler os lusiadas de camoes e achei bastante interessante o modo de escrita do poeta.
Mas eu prefiro uma boa leitura de fernado pessoa, mas longe de mim descriminar luis de camoes...
*yams*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo