• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

gandalf drogado?

Status
Fechado para novas mensagens.
Tem um tópico beeeeeeeem velho sobre esse assunto. Foi até fechado por a discussão ter sido "concluída". Bom, mas eu nào consigo mais achar o tal link pra discussão....

Como o próprio TOlkien disse, a erva que os hobbits, Gandalf e cia fumam é apenas erva de fumo, semelhante aquela usada por nós em cachimbos. Sabemos que fumo usado em cachimbo, cigarro e charuto causa uma sensação de leveza mas não te deixa "chapado" . Erva de fumo não era uma droga como a maconha, por exemplo.

Por isso, Gandalf não ficava chapadão.
 
Quotando o outro tópico do assunto:

Deriel disse:
Esse tipo de tópico só traz besteiras e é utilizado por muitos para brincadeiras pueris e desnecessárias.

Leiam o Apêndice do Sda, onde está bem claro e com todas as letras que Erva de Fumo é uma variedade de Nicotiana e não tem absolutamente nada a ver com maconha.

:roll:

Esse fica aberto, mas por favor não descambem para brincadeiras desnecessárias pois aí eu vou ter de trancar o tópico :wink:
 
bom, sendo droga ou naum, sabemos q eh prejudicial de algum jeito, neh!?
como Saruman disse pra ele no primeiro filme XD
mesmo naum achando q ele tenha ficado viciado (de jeito nenhum) ou que trenha consumido tanto a ponto de se estragar, naum mesmo!
mesmo assim, ué, tolkien quis mostrar que eles esram pessoas "normais" fumavam, bebiam, etc ^^
 
Naquela época não existia essa preocupação pública e toda essa propaganda anti-tabagismo. Havia sim drogas proibidas, evidente, mas nada desse movimento todo anti--cigarro, ou cachimbo, ou o que seja.
 
depende enormemente de fatores adversos , por exemplo , vc já tomou chá de camomila ? Pronto entaum vc já usou uma "ERVA". Sendo inumeras delas para uso medicinal.
No caso de Tolkien eu acredito que sim , existe uma ligação com o "FUMO" mas não vejo problemas uma vez que livros como " OS KARAS" e muitos outros da literatura portuguesa tb fazem comentarios de personagens usuarios de drogas. Sherlcok Holmes era usuario de cocaína , e para um livro da virada de 1800 para 1900 isso deveria ser até mais polemico que o "atual" ( entre àspas ) SDA.
Cito aqui também que era comum à ingleses o fumo do ópio , sendo que neste país o controle das seringuas e "limpeza" sempre foi superior à nossa.
 
é isso ae Sherlock !!!!! em muitas culturas e em tempos passados , é ou era mt comum o uso de certas ervas e drogas .... mas , segundo oq tolkien escreveu , a erva de fumo era só nicotina certo?! então , eles ñ ficavam ''viajando'' ....
acho q o filme acabo passando uma impressao exagerada de q eles ficavam chapados ... mas acho q eles só ficavm relaxados mesmo :lol:
 
Mestre Gandalf, eu acho q ñ hein :think:
Tolkien era muito politicamente correto pra fazer isso
mas agora se essa historia fosse escrita hoje em dia ele ñ teria o habito de fumar, q mal exemplo seria esse


Agora ia ser legal continuar aquela historia q ta lah na Lothlorien com o SdA na visão de Quentin Tarantino
ia fazer um Gandalf bem chapadão em maconha e Saruman um viciado em cocaina!!!
Gandalf, o Esverdeado
Saruman, o Branco (de pó)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
A erva que Gandalf fumava não era uma droga. Talvez fosse mais forte se comparada com o tabaco encontrado nos cigarros de hoje. No filme, PJ exagerou nisso duas vezes, a primeira é quando Saruman fala que Gandalf tá usando muito a erva do Condado e a outra é na versão estendida das Duas Torres, quando Merry e Pippin estão em Isengard e fica dando risada e fazendo piadas enquanto fumam a erva. No livro eu num lembro se temos essas passagens, creio que Tolkien foi mais rigoroso quando tratou desse assunto. Prá mim essa erva dava um efeito relaxante, ficando entre o nicotina e a maconha.

Ceblanth :mrgreen:
 
A erva dos hobbits não era um tipo de droga...
Os hobbits e gandalf raciocinavam rápido, quem fuma maconha, fica lerdo, bobão...
 
Parece clarissimo que a erva de fumo n era droga. Nem parecido, tabaco para cachimbo. Só nos dias de hj é q se fala em erva e cahimbo e pimba é logo droga. É como dizer que Sam e Frodo são gays, hj em dia dois homens so muito amigos, e pimba são logo gays.
 
Ceblanth disse:
A erva que Gandalf fumava não era uma droga. Talvez fosse mais forte se comparada com o tabaco encontrado nos cigarros de hoje. No filme, PJ exagerou nisso duas vezes, a primeira é quando Saruman fala que Gandalf tá usando muito a erva do Condado e a outra é na versão estendida das Duas Torres, quando Merry e Pippin estão em Isengard e fica dando risada e fazendo piadas enquanto fumam a erva. No livro eu num lembro se temos essas passagens, creio que Tolkien foi mais rigoroso quando tratou desse assunto. Prá mim essa erva dava um efeito relaxante, ficando entre o nicotina e a maconha.

Ceblanth :mrgreen:

A erva dos hobbits é nicotina, palavras de Tolkien. Ele deixou isso claro no Prefácio do SdA, quando fala da cultura dos Hobbits, na parte específica da Erva de Fumo.
E aquela fala do Saruman no filme não foi tão absurda, ele diz algo bem próximo no Contos Inacabados, para o próprio Gandalf. :lol:
A cena do Pippin e Merry eu entendi que eles estavam bêbados, estavam dos dois com canecas na mão.
 
chá eh derivado de várias ervas como o Sherlock disse e soh por issu saum drogas?

os tempos eram outros.....e essa erva era derivada do tabaco...tah nos apendices em algum lugar......... :think:
 
eu acho q era droga sim... como se pode ler no prologo, eu acho q eles fumavam para "relaxar" e ficar chapadoes...
eles ateh viam navios saindo da boca hehehehehehehe(cena do filme sda)
 
Não é uma questão de achar ou não...

Era Tabaco e isso é descrito por Tolkien nos Apendices.

era cigarro como qq outro.
 
na verdade o tolien nao falou tabaco, e sim uma derivação de Nicotinae...conforme visto no prologo.
e pode ser questao de achar sim, pq cada um interpreta de uma maneira. eu vendo o q vi, e lendo o q li imagino q seja uma bela duma "erva" q ele fumava, tanto o gandalf como os hobbits
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo