• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um Feliz Natal em Marte - Pouso da Sonda Beagle 2

Stein

Usuário
Sonda européia prepara-se para pousar em Marte

"Buscaremos por indícios de existência de vida", disse David Southwood, diretor de ciência da Agência Espacial Européia

Darmstadt, Alemanha - A sonda espacial européia Beagle 2 desacoplou com sucesso de sua nave-mãe nesta sexta-feira e deixou os cientistas um passo mais perto de determinar se já houve vida em Marte.

Ao contrário da missão Mars Survey, da Nasa, cujas sondas percorrem o planeta para mapear a geologia, a sonda européia percorrerá o solo de Marte em busca de matéria orgânica. "Buscaremos por indícios de existência de vida", disse David Southwood, diretor de ciência da Agência Espacial Européia.

A sonda Beagle 2 deverá pousar em Marte no dia de Natal. Enquanto isso, os engenheiros alinharão a nave-mãe para que entre na órbita marciana.


Fonte: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2003/dez/19/137.htm

172671.jpg


Simulação de como será o pouso, caso seja bem-sucedido:
http://video.beagle2.com/Descent/descent_a_640x368.mov

Curiosidade: A sonda foi batizada de "Beagle 2" em homenagem ao navio onde Charles Darwin estava ao fazer a sua viagem pelo mundo.

Isso demonstra que não é só a NASA que consegue fazer os seus Pathfinders da vida :mrgreen:
 
se eles conseguirem achar algo a mais do que a pathfinder, ótimo, se naum, foi uma bela viagem
[=
 
Hm, vamos ver se abrimos uma discussãozinha aqui.

Ok, descobrem que teve vida em Marte. E aí? :eek:

Quero dizer, qual o propósito? Eles gastam toneladas de dólares pra montar uma expedição dessas, ao invés de investir em algo útil aqui dentro. Se ao menos houvesse algo benéfico em retribuição (além de 'matar a curiosidade' e inflamamento do ego), seria aceitável.

Será que essas pesquisas em marte valem mesmo a pena?
 
Ristow disse:
Hm, vamos ver se abrimos uma discussãozinha aqui.

Ok, descobrem que teve vida em Marte. E aí? :eek:

Quero dizer, qual o propósito? Eles gastam toneladas de dólares pra montar uma expedição dessas, ao invés de investir em algo útil aqui dentro. Se ao menos houvesse algo benéfico em retribuição (além de 'matar a curiosidade' e inflamamento do ego), seria aceitável.

Será que essas pesquisas em marte valem mesmo a pena?
poderia ser um elo para saber se a vida terrestre tem algo semelhante a marte, ou se eles deram a vida na terra...
 
Na verdade, o principal motivo diso é para descobrir-se planetas aonde a vida humana pode se proliferar. É uma pesquisa importante, sim.

Considerando que nos próximos anos a agressão a Terra continuará igual, nosso planeta não deve aguentar muito tempo não. Visto que Marte é o planeta mais propicio ao surgimento de vida, é importante determinar se Marte tem vida sim. Isso implicará em várias questões, como a provavel opção que já tenha havido água no planeta. E por aí vaí.
 
e a viabilidade de um projeto para a criação de uma atmosfera com oxigênio para a sustentação da vida humana....
 
A mera existência de vida microbiana em Marte já é um evento extraordinário :mrgreen:

Ampliação de estudos referentes à abiogênese e exobiologia.

Existem vários projetos para uma hipotética "terraformização" marciana, que inclui modificações atmosféricas e geológicas para transformar o planeta em uma colônia humana permanente - porém tais projetos são de longuíssimo prazo, e com isso eu quero dizer milhares de anos. Organismos fotossintetizantes levariam dezenas e dezenas de vidas de humanos para tornar a atmosfera respirável.
 
Stein disse:
porém tais projetos são de longuíssimo prazo, e com isso eu quero dizer milhares de anos. quote]

Por isso que eu penso que é muito mais viável investirmos em nosso planeta, reflorestar o meio ambiente, despoluir nossos rios e salvar espécies em extinção.

Antes de pensamos em querer colonizar e morar em outro planeta, temos que salvar o nosso. Um triste paradoxo, mas que infelzimente é verdade. Se Marte ao menos já tivesse uma atmosfera rica em oxigênio, água potável e tudo mais seria ótimo, mas a ambição humana sempre falou mais alto.

Quando o homem foi a Lua em 1969, todos na época achavam que por volta do ano 2000 já teríamos lá pequenas cidades e vôos espaciais regulares como se fosse as viagens de avião, mas a Lua se revelou totalmente inviável.

Hoje Marte é o objeto de desejo, mas após as explorações se nada de interessante for encontrado, pode ter certeza que o planeta vermelho ficará tão esquecido quanto a Lua.
 
Eu também apoio em parte a opinião de desperdício de dinheiro, até porque nós nem conhecemos nosso planeta com grande precisão, sabemos que tem terra, crosta, provavelmente ferro fundido e sei lá mais o que no centro, porém nós nem sabemos o que existe no fundo dos mares, as espécies, se há algo novo muito interessante em algum lugar... As vezes não podemos nem mesmo explicar coisas simples... (não me lembro de nenhum exemplo agora)... Acho que deveríamos aprender o máximo sobre o nosso planeta e tentar conservá-lo também ao máximo e depois partir para outros planetas...
Bom, mesmo achando isso, eu ainda me interesso por viagens espaciais... Principalmente as de pesquisas sobre fonte de energia em órbita da Terra, satélites dinâmicos e inteligentes, pesquisas sem gravidade...

Edu disse:
Hoje Marte é o objeto de desejo, mas após as explorações se nada de interessante for encontrado, pode ter certeza que o planeta vermelho ficará tão esquecido quanto a Lua.
Realmente algo do tipo poderia acontecer, o problema é q como nossa tecnologia espacial não é perfeita, eles poderiam abafar o "não encontramos nada" falando que ouve erros mecânicos, ou falta de recursos... Entre outros, acho q só quando algum humano chegar lá e descobrir que talvez não haja nada eles comecem a desprezar Marte...
 
A Pathfinder que foi a ultima que pousou antes, dessa ainda que de forma precária chegou a enviar dados.

Mas com a Beagle foram mais alguns milhões de dólares investimento que literalmente foram pro espaço.
 
Edu disse:
A Pathfinder que foi a ultima que pousou antes, dessa ainda que de forma precária chegou a enviar dados.

Mas com a Beagle foram mais alguns milhões de dólares investimento que literalmente foram pro espaço.

no caso,euros,né? :mrgreen:
zuera....eu axo importante iniciativas como essa e a chinesa tbm...afinal depois da guerra fria,os EUA passaram a dominar o campo espacial totalmente de modo q se torna necessário investimentos em outros países para haver um poko de concorrência
 
Bom, não foi um Natal feliz :|

Mas lembrem-se das missões mal-sucedidas da NASA até o Sojourner da missão Pathfinder, eu espero pelo menos que a Agência Espacial Européia aprenda com isso :wink:

Quanto à colonização lunar, o projeto mais interessante que eu já vi seria de transformar nosso satélite em uma espécie de "posto de gasolina" espacial, abastecendo sondas e naves com combustível líquido ( existe um isótopo do Hélio em relativa abundância na Lua ).
 
De todos os males, menos mal que não foi uma missão tripulada.

Sempre rolou e até hoje existe uma expectativa em torno de uma missão tripulada a Marte, mas pra isso acontecer é preciso mapear e conhecer muito bem em que terreno se está pisando. E por enquanto é muito mais seguro enviar sondas... chegará um dia que uma delas dará certo e assim todas as dúvidas sobre Marte serão esclarecidas.
 
Uma missão tripulada logicamente contaria com meios de intervir no caso de um problema como parece ter sido o caso (pouco em cratera ou algo assim).

Missões espaciais não são meramente "colonizar/conhecer outros planetas". Grande parte dos desenvolvimentos tecnológicos atuais desde asas-delta , passando por câmeras miniaturizadas e comunicação decente à distãncia são devidos à exploração espacial.
 
Não é sobre o Beagle (afinal, quem mais se importa com ele a essas alturas :mrgreen: ), mas sobre a informação de que já houve água em Marte, e possivelmente vida.

Nasa confirma que houve água em Marte e condições para vida
18h24 - 02/03/2004


Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Parte de Marte já teve tanta água a ponto de permitir que a vida se desenvolvesse facilmente, disse a Nasa na terça-feira.

O robô explorador Opportunity encontrou claras evidências relativas ao principal objetivo da exploração marciana -- provar que a água no passado formava rios ou lagos na superfície do planeta vermelho.

"O Opportunity pousou em uma área de Marte onde a água líquida outrora irrigava a superfície", disse o administrador-associado da Nasa, Ed Weiler, em entrevista coletiva. "Além disso, esta área teria sido um bom ambiente habitável."

Isso não significa que tenha sido comprovada a existência de vida em Marte, mas indica que a vida pode ter evoluído em Marte da mesma forma que na Terra, segundo a Nasa. Significa também que a Nasa pode ir adiante com seu plano de eventualmente enviar pessoas para lá.

O Opportunity pousou no dia 24 de janeiro em uma pequena cratera no vasto Meridiani Planum, perto do equador marciano. O robô passou a maior parte do seu tempo estudando o leito rochoso da cratera, constituído por camadas de minerais.

Os cientistas querem saber se essas camadas foram formadas pelo vento, por rios de lava vulcânica ou por água, e se as pequenas bolas de pedra parecidas com frutas silvestres podem ter sido formadas pela água.

Os especialistas também estão intrigados com a descoberta de um mineral cinzento chamado hematita, que na Terra se forma na presença da água.

A Nasa diz que a presença da hematita, das bolinhas de pedra e de sal na área levam à mesma conclusão -- a existência de água salgada.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2004/03/02/ult27u40956.jhtm
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo