• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

julgamento de Arwen

eu acho que o que a Arwen fez não foi errado.. mas se você for pensar por esse lado, ainda existe alguém que fez pior: Melian, porque ela era a rainha de Doriath, mas quando seu marido (Thingol) morreu, ela abandonou seu reino, deixando-o desprotegido. Caso você não tenha lido o Silmarillion, aqui vai uma explicação: Melian era uma Maia, que se apaixonou por um elfo (Thingol). Por isso ela ficou na Terra-média, como sua rainha. Os poderes de Melian mantinham Doriath "protegida dos males de fora", até que Thingol foi assassinado, e ela decidiu então ir para Aman. Com sua partida, Doriath perdeu a proteção que tinha no passado, foi atacada e destruída :|
 
o pessoal é decidido mesmo quando vai vão mesmo



então façamos assim um julgamento mesmo aonde teremos a defesa e a acusação no final daremos o veredito para a estrela vespertina


eu acuso Arwen Undomiel de deserção e abandono de reinado por motivos de falecimento na familia
defesa......
 
Eu acho q foi um desfecho romantico! Ela se foi do reino humano sofrendo pelo seu amor mortal e tal...

Seria moh chato se ela tivesse morrido de gonorreia ou sifilis :mrgreen:
 
Oi, eturpe. Tô aqui!! :grinlove: Será que daria para eu acusar ela agora? Estou inspirada NESSE momento.
Bem, eis a minha opinião:
Arwen não amava Aragorn tanto quanto Lúthien amava Beren. Se o amasse, morreria logo depois da morte dele... mas nãããão, ela tinha que ir para Lórien e morrer lá, beeeem depois. Além disso, deixou o filho em Gondor, sozinho, com o pai morto. Além de não o amar o suficiente, foi egoísta sim.
Se eu fosse uma elfa casada com um mortal ( :grinlove: ), quando ele morresse, minha vida não teria mais sentido. Não ficaria sofrendo por toda a eternidade, morreria e iria encontrar-me com ele nos salões de Mandos.
P.S.: talvez eu mude de opinião daqui a um tempo, mas ultimamente estou dramática e sensível.
 
Se eu fosse uma elfa casada com um mortal ( ), quando ele morresse, minha vida não teria mais sentido. Não ficaria sofrendo por toda a eternidade, morreria e iria encontrar-me com ele nos salões de Mandos.
foi exatamente o que a arwen fez.
 
Eu não sou absolutamente a favor na Arwen de fato acho-a extremamente inutil :P mas vou dizer uma coisa: O que o Aragorn faz com ela não se faz!!! Ele deita pra morrer e deixa a mulher implorando! que ele viva nem que seja mais um dia ao seu lado... Aragorn foi muito mais egoista com essa atitude do que a Arwen ao deixar Gondor... Ela vira praticamente uma sombra depois que ele morre totalmete deprida... qual a utilidade que ela poderia vir a ter?? Ela amava Aragorn mais que os filhos sim e depois que ele morre tudo acaba pra ela não tem Gondor nem filhos aquilo só existia pra ela pq Aragorn estava com ela... Acho que ela ta mais que certa de ter ido descansar onde queria ela não tinha absolutamente nenhuma obrigação para com Gondor.
 
Hum... não acho que a Arwen foi egoísta. Pelo o que eu sei, antes de ir para Lórien ela deixou Gondor nas mãos de seu filho, e só depois foi embora.

Outra coisa, ela ficou arrasada quando o Aragorn morreu. Acho que foi aí que ela percebeu o peso da escolha que tinha feito, depois de sentir a morte assim tão perto. Seria impossivel ela continuar vivendo em Gondor com a dor e as saudades que ela sentia.

Siëlenor disse:
Além de não o amar o suficiente, foi egoísta sim.

Quer prova maior de amor do que abrir mão da sua imortalidade, para viver com um mortal, sabendo que mais cedo ou mais tarde ele iria morrer? Será que isso é ser egoista?
 
Falou tudo, Gigi...

A Arwen abriu mão de sua imortalidade pelo seu amo pelo Aragorn. Acho que se não fosse pelo amor dos dois, o Aragorn não teria nem virado rei de Gondor pra começar a conversa.

Ela reinou durante muito tempo lá, ao lado de seu marido, e fez o máximo para tomar conta de Gondor. Quando o marido se foi, vendo que estava muito triste e que chegava a sua hora, deixou o reino nas mãos do filho (que tinha total capacidade de controlá-lo), e foi morrer no ligar aonde conheçeu o amor da sua vida.

Nada mais justo.

Beijos
Lu
 
Ah,eu acho que essa é uma atitude além do julgamento.Tadinha,ela sentia muita falta dele,né?E eu acho que tudo em Gondor deveria fazer ela se lembrar dele....Eu acho que foi uma atitude em busca de um alívio.
 
Gigi disse:
Siëlenor disse:
Além de não o amar o suficiente, foi egoísta sim.

Quer prova maior de amor do que abrir mão da sua imortalidade, para viver com um mortal, sabendo que mais cedo ou mais tarde ele iria morrer? Será que isso é ser egoista?

Tá certo, ela amava ele sim, mas não tanto quanto Lúthien amava Beren, pois quando ele morreu, ela morreu logo em seguida, e não foi dar um rolé em Lórien.
Arwen não foi egoísta com o Aragorn, e sim com seu filho, abandonando-o depois do pai ter morrido
 
Acho que o fato da Arwen amar o Aragorn tá acima de qualquer discussão. Ela amava, sim. Mas acho muito nada a ver ela ir embora pra ficar sozinha em Lórien e morrer sem ninguém por perto. Tá certo que o filho já tava criado, mas com certeza ele tava sofrendo também pela morte do pai.
E acho que Lórien também fazia ela se lembrar dele, assim como Valfenda... Onde quer que ela fosse as lembranças iam acompanhá-la, se quisesse ficar sozinha que se trancasse no quarto, mas pelo menos tava por perto do filho e poderia dar apoio pra ele caso precisasse. Acho que por amar tanto assim o Aragorn, ela deu um grande vacilo com o filho... Mas, admito, abrir mão da imortalidade por ele foi um ato lindíssimo!!
 
Eldarion abriu mão da mãe, lembrando que depois da Morte de Aragorn ela ainda ficou anos em Gondor até se sentir preparada pra ir até Cerith amroth e lá morrer sob a queda das folhas de lórien :wink:
 
justamente usemos a logica

quando Arwen perdeu Aragorn ai ela percebeu sua escolha vendo a morte de perto ,mostra alem de tudo que ela era mimada,acho que se Elrond tivesse intervido ela não teria feito essa escolha,acho que como mimada ela foi impulsiva em deixar sua imortalidade pelo o Aragorn.....
e suas obrigaçoes com Gondor ,acho que existem sim.....pois o povo esperava algo dela não que ela saisse no pinotti

a defesa esta inspirada hein......

mas aconselhor que ponderamos em um fato o amor de Arwen.....indiscutivel!mas vamos analisar sem esse ponto agora,sem analisar isso...vcs acham que uma rainha de um reino tão importante como Gondor,iria abandonar o governo com seu filho,que sofreu igualmente com a perda,e sair para morrer?
tcha rããããããããã........................ :eek:
 
achu q naum foi certa nem errada.
vou explicar o pq:
acho que deixar sue povo pra tras foi errado, ela devia estar la pelo menos ateh o filho dela assumir completamnete o trono e por ordem no local,
por outro lado, o lugar dela era com seu povo. intaum fica a duvida......
 
mas acho que ela ir para lórin por que ela queria dar uma de coitadinha e ficar na fossa ,faça me o favor!né ela foi criada com os elfos era meia elfa então era bem superior a isso :eek:
 
Acho que ela vez a coisa certa, por que era o melhor para ela e pra seu filho mesmo que ele sofrese, e em lórien ela sofreria menos e acho que seu filho entendeu a desicao de sua mae e aceitou, ela nao aguentaria ficar em gondor sem aragorn que ela tanto amava e tadinha dela poxa ela deixou de ser imortal para ter uma vida ao lado de seu grande amor ela queria terminar seus dias aonde eles pasaram momentos felizes... :mrgreen: :oops:
 
SÓ FALTAVA TOCAR REGINALDO ROSSI ENTÃO,MAS SE ELA FICASSE AO LADO DO FILHO NÃO ERA UM MODO DE LEMBRAR DE ARAGORN E SER FELIZ VENDO SEU FILHO EVOLUIR E TER EM SEU CARÁTER A NOBREZA DE ARAGORN QUE CERTAMENTE FARIA ELA LEMBRAR DO SEU AMADO COM CARINHO E NÃO COM SEU SOFRIMENTO

ALGUEM ARGUMENTA AGORA CONTRA ISSO?TCHA RÃÃÃÃÃÃÃÃÃ.......

PS:POR FAVOR NÃO VÃO ME ODIAR POR ISSO...... :(
 
Eu não creio que a Arwen tenha sido egoísta ao abandonar Gondor para ir morrer em Lothlórien... a sua missão havia terminado, a luz de sua vida havia se ído. O Olwë lembrou muito bem da escolha de Lúthien e, aproveitando o gancho (ainda que tardiamente), eu levanto a seguinte questão: Será que Aragorn não foi egoísta escolhendo morrer quando ainda lhe restavam bons anos de vida? Arwen abdicara da imortalidade para morrer com seu amado, sabia que a vida que partilharia com ele seria breve e, ainda assim, Aragorn escolhe abreviar ainda mais o tempo que partilhariam?
 
Skywalker até quando tu vai ser arauto da Última aliança? 8O Céus eu deixei a guarda da torre faz séculos! :lol:

Aragorn egoísta? Nhaum... tipo, os numenorianos tem tanto o direito quanto o dom de escolher o melhor momento para morrer. Entendam como eutanásia, morte digna, etc.. Aragorn tinha dois caminhos: ou ele se apegava à vida mesmo sentindo que era chegada sua hora, tornando-se igual a aos reis numenorianos mesquinhos e decadentes, ou morreria após uma longa vida e de forma digna (um bonito cadáver se lhe aprouver, andarilho dos céus :wink:)

Arwen mimada? Arwen egoísta? Nhaum.. tipo, ela poderia ter feito papel de Princesa Leia e salvado o Han Solo só com o Chewbacca (quem fez mesmo essa comparação sobre Luthien e Beren e o cachorro dos valar? :mrgreen:), virado princesa Xena pros puristas ficarem possessos no caso Glorfindel, etc.. Não seria nada espantoso, não sabem?

Mas se tivesse feito isso, com certeza o valor de Aragorn ia pro saco. Elrond ia falar "tudo bem, você é rei de Gondor, mas só porque minha filhinha ajudou". (Lembrando que Beren pôs a mão na Silmaril que foi comida pelo cachorro do Melkor, mas tivemos um adendo para que Beren pudesse mostrar seu valor matando o bicho de Melkor que tava doido com a barriga queimando)

Ficar sentada em casa bordando um estandarte quando lá no fundo há toda uma cultura elfica, uma força e magia que podiam ser usadas a favor do seu amado, demanda uma enorme força de vontade. Fosse uma humana (e decerto, quando se é humana a vida é curta para grandes feitos. Se Eowyn não tivesse feito o que fez, decerto teriamos um Rei dos Bruxos ainda à solta) não teria a visão e sairia feito louca para fazer sua lenda, seu destino, etc.. mesmo quando sua intervenção podia minar o valor de seu amado (que já não tinha lá grande auto-confiança para fazer o que acabou fazendo)

E claro, Tolkien foi sensato para não ficar descrevendo uma Arwen-Morgana-Brumas-de-Avalon, que senão eu ia ter um troço.

Quando da morte de Elessar, decerto ela era a rainha... e teria muitos anos de vida.

Aí vem a visão dela também. Uma rainha sabe também quando é chegado a hora de se retirar, para que o filho e rei possa exercer seu poder, para que o filho possa sentir-se seguro em reinar. Com mamãe do lado, fica sempre muito difícil separarmo-nos daquele sentimento de que eu sou menos sábio que ela, e muito provavelmente isso minaria também a auto-confiança de seu filho. Afinal, ela já era beeem velha quando conheceu Aragorn... imagina o quanto de experiência e sabedoria ela devia emanar para seu filho? Pois para muitos filhos, a mãe é perfeita em todos os aspectos. (tentem chamar a mãe de um menino de puta pra ver o que acontece)

E claro, sendo o filho, mesmo que Arwen sorrisse ele se agoniaria com o sofrimento da mãe. E ela sendo mãe sabe disso melhor que ninguém. Sim, sofre-se com a ausência da mãe, mas sofre-se mais ainda quando vê-se a mãe miserável e tentando parecer menos miserável para o filho. O filho ficaria aflito, tentaria consolar a mãe e saberia que não lograria muito êxito. Pior, Arwen seria uma distração para o novo rei, que ficaria mais preocupado com o bem estar da mãe do que de Gondor.

Netos podiam ser até uma alegria para Arwen... mesmo assim, sobraria o efeito um de Edipo, onde o rei procuraria sempre os conselhos da mãe... minando a confiança do povo na força de seu rei. :roll:

Ela era maior de idade, e seu filho também era um adulto. Fosse uma Julieta que (pasma, eu penso... e se ela estivesse grávida?) sim, haveria o que condenar de um desfecho tão romântico. Mas Julieta era uma adolescente. E Arwen era uma adulta beem madura. (Então condenemos a atitude madura e sejamos condescendentes com uma atitude desvairada e jovem? Não duvido que muitos aqui ainda fiquem suspirando pela tragédia de Julieta ou Titanic, enquanto ficam com raiva da "sonsa" da Arwen) É necessário muita maturidade para uma mãe aceitar que seu filhinho já sabe se virar sozinho, e que pode reinar sozinho seu reino e sua vida.

Foi muita maturidade também aceitar viver sozinha, quando podia ter o consolo de amigos e amados filhos e netos. Quantos jovens de hoje não agem feito aquela menina da novela que escurraçava os avós de sua casa por "invadir seu espaço"? De livre e espontânea vontade, ela deu espaço para seus filhos viverem suas vidas, e não queria que eles sofressem com sua morte quando ela escolhesse o seu momento de deitar-se e dormir.

Se houve um momento de fraqueza quando Elessar decidiu seu momento? Decerto que sim... pois ela não escolheu ser humana? E ela até então não fora forte? Posso entender o breve momento de fraqueza dela, posso entender o breve momento de medo da morte, que muitos mortais experimentaram e ela como imortal jamais teve de encarar. Não apenas a morte do amado, mas o fato de que não poderia seguir logo em seguida como uma Julieta adolescente. Se Aragorn sentiu que era seu momento, Arwen não sentira o mesmo e apressar sua morte seria tão pecaminoso quanto negar a morte. Podem entender a dicotomia de desejar morrer, mas ao mesmo tempo saber que era errado apressar a própria morte? O medo de que se o seguisse logo em seguida não conseguiria encontrar os passos dele, o medo de que a breve separação poderia apagar as pegadas dele e ela não tivesse como segui-lo?

Pois há uma tônica nos contos de Tolkien muito religiosa, e decerto o suicídio não seria algo virtuoso na sua obra. Esse pecado é sutil nas obras de Tolkien, e somente para purgar grande mal pode ser "justificado" (Turin Turambar).

Mas mais que tudo, o grande feito de Tolkien foi não apresentar uma defesa para Arwen.







Quanto à Melian.

Foi bom ter tirado a proteção. Todos os filhos (além de Luthien) já deviam estar crescidos, e podiam tomar conta de si mesmos. Por que diabos ela tem de ficar protegendo marmanjões pelo resto da vida dela? Tipo, que nem os caras de 40 anos que não saem da casa da mãe? :lol:

Ah, ela é uma rainha elfica e tem obrigações, yaddayaddayadda... deram mais um nome para preguiça? Tipo, só contavam com essa proteção e nunca pensaram em fazer mais nada? Ela teria de ser a proteção para sempre, independente de ter outro rei (com outra rainha)? Nhéeee, já posso ver como ia ser frustrante para uma nora não ser a senhora de fato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo