• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Teve uma epoca q eu treinei so Wing Chun
Wing chun é um dos estilos que eu mais tenho vontade de aprender mas ao mesmo tempo é um dos que mais me desanima por causa das constantes brigas entre as linhagens. Mesmo alguns mestres que foram discipulos diretos de Ip Man e deveriam se dar mais ao respeito repetem aquela ladainha "só para mim o mestre Ip Man ensinou o verdadeiro wing chun". Isso me leva cada vez mais a querer aprender uma linhagem "não Ip Man".

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Jujustu e Jiujitsu ( esse segunda pronuncia eu uso pra diferenciar o dos Garcie, do original).
Sim. Mas também há diferença entre os antigos ryu de Jujutsu e o Jujutsu moderno, praticado principalmente na Europa, e que deriva em grande parte do Judo (acrescido de mais algumas coisas dos estilos antigos), assim como o Jiujitsu é apenas a parte de chão do Judo, embora os jiujuteiros (como eles gostam de se autodenominar) insistam em afirmar que a arte deles é a que deu origem a todas as outras, a mais antiga, mais completa, mais eficiente, mais blá, blá, blá....

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Sobre o Kung Fu em si, eu fui me interessar mais afundo depois de um tempo, quando eu conheci o Boxe Shaolin dos estilo Luo Han, Xiao Hong, Dao Hong e tudo mais...
Toda vez que eu pesquiso sobre kung fu shaolin eu me deparo com estes estilos. Mas onde entra nisso aquela história do estilo de 172 movimentos de Kwok Yuen divididos em 5 estilos animais, que eu nunca encontrei? Estão extintos ou nunca existiram? Ou eu que não procurei direito?
 
faz tempo que não posto aqui.


To praticando Jiu jitsu agora. É legalzinho. Estou na cademia "Godoi Sports".

im. Mas também há diferença entre os antigos ryu de Jujutsu e o Jujutsu moderno, praticado principalmente na Europa, e que deriva em grande parte do Judo (acrescido de mais algumas coisas dos estilos antigos), assim como o Jiujitsu é apenas a parte de chão do Judo, embora os jiujuteiros (como eles gostam de se autodenominar) insistam em afirmar que a arte deles é a que deu origem a todas as outras, a mais antiga, mais completa, mais eficiente, mais blá, blá, blá....


Olha num sei muito da questão histórica, mas o Jiu jitsu não se assemelha o judo e vice eversa.

Quem faz jiu jitsu é bom ter uma noção de judo apra lutas em cima, mas acho muito diferente. Eu to curtindo porque Jiu jitsu tem que usar a cabeça, vc pode até criar seus golpes. Tem muito de física mecnaica, alavancas e talz.

Acho que fazem uma confusão grande não so do jiu jitsu como de outras artes marciais devido ao comportamento de alguns ditos praticantes.

Jiu jitsu na minha opinião é uma arte marcial forte. Princiaple,mten no solo. Do mesmo jeito que kung fu é uma das que predominam em pé...

pra mim tha send bom. memso a 4 anos sem praticar karate, to tendo uma formação de solo e em pé.
 
Bom eu gosto bastante d fazer esportes. Eu pratico capoeira há 8 anos.
( já sou professora) mas morro d vontade d fazer judô tb.
 
NeoDeSampa disse:
Olha num sei muito da questão histórica, mas o Jiu jitsu não se assemelha o judo e vice eversa.
Engano seu. Pegue qualquer livro de newaza (luta de chão do judo) e compare com as técnicas do jiujitsu, você verá que são as mesmas. Evidentemente em quase um século de jiujitsu foram criadas e acrescentadas técnicas que não se encontram no judo, como determinadas raspagens e chaves. Mas tirando isso o resto é igual. Obviamente a habilidade de um lutador de jiujitsu no chão é muito maior que a de um lutador de judo, já que as próprias regras do judo moderno restringem em muito este tipo de combate ao ponto de alguns faixa preta mal saberem lutar no chão.


NeoDeSampa disse:
Jiu jitsu na minha opinião é uma arte marcial forte.
E eu nunca afirmei o contrário. Sei que o jiujitsu é extremamente eficiente no chão. O que eu não gosto é da atitude de menosprezo em relação às outras artes marciais, assim como da distorção histórica em nome da autopromoção (aquela história de que kung fu, karate, taekwondo, aikido, judo, etc, foram criados como desmembramentos do jiujitsu e são apenas as partes de atemi, torção e quedas desse, tendo como objetivo não ensinar aos ocidentais a arte mais completa e eficiente (jiujitsu), apenas as versões "de enganação" (todas as outras artes marciais) realmente dói no ouvido, principalmente quando você sabe que não é verdade). E sinceramente, o jiujitsu não precisa disso, ao contrário, isso apenas prejudica a arte.
 
Sim, do mesmo jeito que o grupo com pit bulls e orelha almofada tb.

Mas quando eu digo que jiu jitsu e judo naum são semelhantes é comparando eles na atualidade, já quenão conmheço a parte histórica..
 
NeoDeSampa disse:
Mas quando eu digo que jiu jitsu e judo naum são semelhantes é comparando eles na atualidade, já quenão conmheço a parte histórica..

Na atualidade o próprio judo não é semelhante ao praticado no começo do século XX, cujas regras eram mais próximas do jiujitsu e havia menos restrições à luta no chão, embora as técnicas sejam as mesmas.
 
Antes de eu falar sobre a msg do Angelo, sobre Kwok Yuen. Vou fazer os devidos comentarios da discuçao do Jiu Jistu ou sei la do q ja estão chamando hj em dia...

E q me foi revelado em fonte de pesquisa, tanto cinêtifica como empirica:

Akijujustu, arte marcial q faz parte do Bujustu, objetivo de minar os ataques adversarios atraves de tecnicas de travas, torçoes e contra articulaçoes em chave, assim como as imobilizaçoes terrestres - a luta no chão.

Akijujustu se divide em Jujustu e Aikijustu, a separaçao e o pq nao chega a importar agora entao vamos para o q se sussedeu:

A reforma do "DO" toma o japão, Bujustsu se torna Budo, em resposta a evoluçao da tecnica ao meio esportivo e competitivo da coisa...

Então a parte q era Jujutsu se tornou oq??? Claro, Judo... Nada mais óbvio. Então a ligaçao é clara. Judo esta para Jujutsu assim como Kendo esta para Kenjutsu.

Porem!!! Eu disse em outro topico q esse nomes sao mais reptresentativos, e nao devemos pensar logicamente na existencia delas como elas mesmas. Então oq eu disse sobre o lutador de Kendo q derrotou o lutador de Kenjutsu e valido aqui.

Eu ja vi, lutadores de Judo destruirem e humilharem lutadores de Jujutsu, mas o vice verça tb acontece. E um questao de adapataçao e inteligência pessoal.

Agora vamos ao q eu chamo de Jiujitsu e alguns ja deixaram esse nome mesmo. Em meados do inicio do sec. XX, como o Angelo disse, chegou um Jujustu aqui no ocidente, porem muito dele já não era igual ao q surgira do Aikijujustu. Mas tb nao fugia da proposta origina q era: derrubar e imobilizar adversarios maiores tanto em luta de pé quanto no chão, e o mais importante, sem a utilizaçao de força fisica, so tecnica, ou seja, uma luta para praticantes com pouca força fisica desavantajados fisicamente.

Então vamos para o ponto de partida do "Jiujitsu". Um aluno de um dos mestres de Jujutsu no Brasil, Hélio Gracie era um dos desavantajados físicamente, ele era fraquinho e nao conseguia nem levantar os adversario do chão, pulando toda parte dramatica da historia vamos ao ponto em q ele desenvolve um jeito em q o jujutsu fica mais eficiente para pessoas fracotes, um jeito em q as tecnicas funcionam de acordo com o biotipo dele. Foi nesse ponto q nasceu o "Jiujitsu"... Porem ele ainda poderia ser chamado de Jujutsu, porq a idea principal ainda era contida na maneira de lutar...

Mas ai o tempo passou... esse metodo de jujustu foi passado a diante, ate q um belo dia surge o octagon, e nele um lutador desse metodo de jujutsu e feito campeao. Pronto... ja era, todo mundo, principalemente pit boys quer aprender essa luta.

Porem aconteceu uma coisa interessante, esse caras eram tão burros, mas tão burros q não conseguiam aprender... eles nunca conseguiam aplicar as tecnicas com a eficacia principal e ai oq eles fazem?? Simples tentam ficar fortes fisicacamente pra darem porrada e fazer as tecnicas a força, bem... o resultado disso foi q a tecnica foi totalmente disvirtuada para essa nova forma de se treinar a arte, entao.. se a idea principal foi disvirtuada, nada mais logico do q seguri a sujestao dos proprios Gracie chamar de JiuJitsu e nao de Jujutsu, afinal é uma arte marcial diferente em seu conceito...
E dai pra frente, muitos outros surgiram falando q praticavam o tal Jiujitsue e q aviam criado um metodo novo do tal, tinha misturada aquilo e isso... e por ai foi. Então esse é o Jiujitsu e nao o Jujutsu.

Mas bem, tenho q fazer uma observação, não vejo o motivo de se treinar uma arte hj em dia com o objetivo de surrar uma adversario, ou matar, ou alejar. Porem não dispenso esses conhecimentos dentro da arte, por q foi assimq elas forma criadas e esse era o objetivos primordial... Porem esse pensamento hj em dia, como dizem, o sangue no zoio de fazer isso... E realmente pura burrice, se eh pra isso eu concordo com os Ze Ruela q dizem q andar armado e o q liga... se o nego é forte, bala no cara, pra que perder anos de academia? afinal é mais facil ne?

Então existe um motivo a pra se treinar um arte marcial hj em dia... e quem pratica sériamente e com alguem sério sabe muito bem qual é...

Ok... agora so depende dos q estao contaminados pela propria visão cairem no empirismo e aceitarem estudar para nao ficarem ogros q podem morrer com tiros na cara facilmente.

Ahhh... bem! Sobre sua duvida, Sr. Angelo.. hehehehe. :obiggraz:

Olha só, a historia do Kowk Yuen e todo o lance dos estilos existe sim, eu nao me lembro exatemente o livro q vi... Mas eu acho q na net realmente é porqueira de achar. Mas te dou um dica, procure mais em sites q falam sobre budismo na china do q arte marcial, sao menos tendenciosos e dizem as linhagens historicas com mais fidelidade, os de arte marcial viajam muito...

Mas me lembro de um livro q eu li, chamado The History o Chinese Martial Arts escrito pelo professor de historia da universidade de Pequin e membro do conselho internacional de Wu Shu, Porf. Lie Je. Mas eu acho q so existe em ingles esse livro, e eu nao li no brasil nao...hehehe.

Mas vou te adintar e falar um pouco dessa parte q muito é disvirtuada na historia do kung fu q nem era chamado assim ainda...hehehe.

Bem, fato q Budharma veio da India para o templo Shaolin na china, mas vamos pular os detalhes, outra hora eu falo sobre o incontro dele com Sheng Hua q veio a se tornar Ho'kuo. E toda a parte da montanha...

Bem, Budhdarma chegou no templo com mais 16 acompanhantes.... todos sabiam um pouco de Vajramushiti, e havia mais dois monges no templo q já sabiam metodos de combate militar chines, o Wu Shu antigo.... Budharma juntou os 18 e misturou tudo...hehehe. Pois ele sabia q era preciso defender o templo, e esses 18 entao, aprenderam uam forma de luta baseada no Vajramushiti e no Wu Shu antigo, cada um dos 18 desenvolvei uma forma diferente para treinar essa tecnica, eles eram os guardioes do templo, os porteiros... Porteiro em chines é Luo Han, entao nasceu o Luo Han Quan, o Boxe dos Porteiros, mas como eles defendiam o templo a traduçao mais popular foi o Boxe dos Guardiões de Buda.

Bem, ai pulando os detalhes sabemos q essas 18 foram evoluindo ate charem nas 172 formas ou 172 mãos de shaolin... Porem nessa época o Budhdarma ja tinha saido do templo, ele foi embora e nunca ninguem mais o viu... Então foi ai q tomou a lideraça do grupo o Kowk Yuen, porem foi bem conturbado isso... Ele chegou a ser expulso do templo um época por q o abade de um certa linhagem nao aceitava mais monges guerreiros no templo e tal... Essa expulsao do Kowk Yuen nao foi ruim pra ele! Pois ele viajou muito e conehceu outros estilos de luta, e varias tecnicas diferentes... e entao quando o templo reconciderou o lance de nao ter monges guerreiros no templo, Kowk Yue voltou e ensinou muuita coisas e adapatou muito mais dentro de todas as formas nelas estavam Xioa Hong, Dao Hong, Ier Fu Kown alem dos Luo Han Quan...

Então, nesse periodo como monge guerreiro chefe, ele decidiu q seria interessante dividir a "turma" em 5 sessões diferentes.... E ai, ele se lembra q o Budhdarma treinava uma forma terapeutica baseada nos movimentos espirituais dos animais, A FORMA NÃO ERA PARA COMBATE, informação interessante levando em conta q todo mundo acha q foi Budhdarma q criou os estilos de luta dos 5 animais de shaolin. Pois, entao... baseado nisso, Kowk Yuen fez uma homanagem a Budhdarma e criou as 5 sessões onde seriam separados as 172 mãos de shaolin. Porem agora vem outro fator q muitos confudem, não era q cada uma treinava oa estilo de animais determinados mas sim as proprias formas de Shaolin antigas as mesmas ainda... Porem cada estagio era regido por um dos 5 animais... Então a partir desse momento Kowk Yuen acabou desenvolvendo formas baseadas realmente nos animais para cada sessão.. e nesse ponto surgem as formas de combate baseada nos movimentos dos animais, claro, tb levando ejm concideraçao oq Buddharma avia ensinado sobre o 5 punhos dele, q tinha um valor mais terapeutico... em suma, no de Budhdarma por exemplo, nao existia Garra de Tigre, mas sim movimento do tigre q era algo como os dois punhos para baixo batendo o pé no chão, para representar a força espiritual do tigre.

Ok... após toda essa salada ai.. muito foi reformulado e entao tudo até hj e ensinado em shaolin... e muuuitas, mas muuuitas formas diferentes surgiram apartir dai... Mas o estilo Luo Han e compania nuca deixaram de ser ensinados... sempre estiverma lá. Hj em dia me parece q vc pode escolher q formas aprender, porem o estilos basicos, Luo Han, Xiao Hong e Dao Hong vc é obrigado a aprender antes de qualquer outro dentro de Shaolin...

Bem, outra informaçao interessante é q o Boxe dos 5 animais q agente conehce e ve por ai, não foi Kowk Yue q criou tb nao...hehe. Foi o Fong Sai Yuk, tempos depois com toda historia da destruiçao do templo e tudo mais... Esse boxe dos 5 animais do Fong Sai Yuk ficou o mais famoso por causa do Hung Gar, sim, aquele do Hung Gar é oq Fong Sai Yuk criou, nem uma ligaçao direta com o 5 animais de shaolin....

Fim... :mrgreen:

Qualquer duvida.. estamos ai.. heheh
 
Ok, vamos ver se eu entendi tudo.

Então os 172 movimentos existiram, mas a classificação em 5 animais não era devido às características dos estilos em si, mas uma homenagem aos estilos terapêuticos de Bodhidarma sendo que posteriormente o próprio Kwok Yuen desenvolveu formas baseadas nos animais. O que conhecemos hoje é derivado de Fong Sai Yuk.

Agora a pergunta. Este estilo de Fong Sai Yuk está presente só no Hung Gar ou ele é a base de todos os estilos atuais que usam os 5 animais (ou só alguns deles)? Colocando a questão de uma forma mais clara, quando alguém diz que o seu estilo é baseado nos animais de Shaolin ele está se referindo a esse estilo de Fong Sai Yuk ao invés daquela divisão de 5 animais de Kwok Yuen?

Outra coisa. É possível achar rodando na internet vídeos de formas como o Luo Han, Xiao Hong, etc. Pelo que entendi do seu texto, Luo Han Quan era originalmente o conjunto de 18 formas desenvolvidas por Bodhidarma. Então as formas encontradas na internet correspondem a apenas uma das várias formas de cada quan diferente, ou são só aquelas mesmas? Ou seja, se eu for ao templo Shaolin, o que eu vou aprender é um conjunto de formas para o Luo Han Quan, outro para o Xiao Hong Quan, etc., ou uma forma para cada?
 
Angelo Melo disse:
Ok, vamos ver se eu entendi tudo.

Então os 172 movimentos existiram, mas a classificação em 5 animais não era devido às características dos estilos em si, mas uma homenagem aos estilos terapêuticos de Bodhidarma sendo que posteriormente o próprio Kwok Yuen desenvolveu formas baseadas nos animais. O que conhecemos hoje é derivado de Fong Sai Yuk.

Sim, vc entendeu bem. Na verdade não sei ao certo qaundo surgiram as formas baseadas em animais dentro de Shaolin nem como foi imlantado dentro dos outrs 175, mas não a duvida q fui Kowk Wen q desenvolveu junto com outros monges da epoca, mas o principal era ele. Essa divisao entre 5 era realmente simbolica mesmo. Mas eu sei tb q mesmo dentro das 175 já existiam formas inspiradas em animais ou pelo menos em algumas caracteriticas... E um documento mandando pelo Monge Shin Heng Jungm a pouco tempo por e-mail a um professor do Brasil... Eu li o nome das 175 formas. Estavam em ingles e por isso foi facil identificar.

Tinha coisas como, o Boxe da Espora da Galinha, Boxe do Tigre Negro e o Boxe do Escorpiao...

E no meio tinha umas peridas q fala de Grow, Sepente e tal... Mas os 5 punhos mesmo ta listado como como estilos diferentes, nao sei não.

Fong Sai Yuk se baseou nas de Shaolin para fazer o Boxe dos 5 Animais. As vezes as pessoas acham q esse ;e o de shaolin, mas tem algumas diferenças basicas.


Angelo Melo disse:
Agora a pergunta. Este estilo de Fong Sai Yuk está presente só no Hung Gar ou ele é a base de todos os estilos atuais que usam os 5 animais (ou só alguns deles)? Colocando a questão de uma forma mais clara, quando alguém diz que o seu estilo é baseado nos animais de Shaolin ele está se referindo a esse estilo de Fong Sai Yuk ao invés daquela divisão de 5 animais de Kwok Yuen?

Esse estilo do Fong Sai Yuk e base para o Hung Gar. E como so estilos do Sul ou seja, da familia Nan Quan são baseados no Hung Gar todos os estilos do sul praticamente usam esse boxe dos 5 animais... Por exemplo, o q vc pratica do Choy Li Fah é esse do Fong Sai Yuk...

Então.. agora vc disse q tem pessoas q falam q ensinam / treinam o 5 animais baseados nos de Shaolin... bem, mentido ele não esta.. mas concorda q pode ser meia verdade?? Tipo, TODOS os estilos praticamentes surguram de Shaolin, os animais tb. Mesmo ele tendo sido quase totralmente fundamentalizado pelo Fong Sai Yuk, prem apartri do q ele mesmo aprendeu de seu pai e do templo quando ele esteve lá.
Mas tb acho q muitos usam como truque de marketing, "os 5 animais de shaolin" chama a atençao ne?

Pois é, porem tem uma coisa q passa despercebida... e vou te dizer q muitos, se não todos os q dizem ensinar os 5 animais de shaolin estão realmente pregando uma mentira. Eu ja vi uma cara q dizia ensinar esse estilo, porem quem conhece o Shaolin Quan sabe q não eh possivel isso, em termos...

O q acontece é q muitos acham q os 5 animais de Shaolin é como UM estilo, mas não é não. Um estilo só é o Boxe dos 5 animais de Foing Sai Yuk e do Hung Gar... No boxe dos 5 animais existem formas q englobam todos os 5 alem de formas para cada um, e juntando de dois em dois tb.

Agora em Shaolin não eh assim nao. E tipo, 5 estilos diferentes, e beeem diferentes... Existe mais de 50 formas de Tigre, assim como de Garça, serpente e etc. É claro, existem outros estilos dentro de Shaolin Quan, assim como formas tb q englobam e misturam alguns punhos de animais.
Mas né? Sao bem mais raros do q o Boxe dos % animais do Hung Gar. Q alias essa mesma pessoa q eu vi ensinando isso... fez um forma pra eu ver... e claro, tedectei as irregularidades. Lembra q eu falei q existiam diferenças sutis né? Entao.. uma delas... o Leopardo: Punho meio serrado, atacando com se fose soco mas com as dobras dos dedos ne? Então.. no do Shaolin eu sei q nao eh assim... o Leopardo em Shaolin e quase igaul ao Tigre.. é garra tb, so q mais retraida um pouco, e a diferença dos ataques do Tigre e s velocidade, e muito mais rapido e agil.. fazendo sequencias diretas de ataques com garras...

Ai a pessoa me mostra o Leopardo, esse q é o mais famoso de punho meio serrado e fala q é de shaolin.. ¬¬"

Olha, tb tenho q concordar q num posso duvidar q seja, afinal ja vi coisas q eu jurava q nao existia estilos absurdos e coisas de todo tipo... Mas bem, depois disso ainda a atitude da pessoa tb nao me convenceu..hehehe.

Angelo Melo disse:
Outra coisa. É possível achar rodando na internet vídeos de formas como o Luo Han, Xiao Hong, etc. Pelo que entendi do seu texto, Luo Han Quan era originalmente o conjunto de 18 formas desenvolvidas por Bodhidarma. Então as formas encontradas na internet correspondem a apenas uma das várias formas de cada quan diferente, ou são só aquelas mesmas? Ou seja, se eu for ao templo Shaolin, o que eu vou aprender é um conjunto de formas para o Luo Han Quan, outro para o Xiao Hong Quan, etc., ou uma forma para cada?

Assim, claro q o tempo passou e mudou muita coisa nas formas. Ate te digo q as 18 originais foram perdidas no tempo. Mas as 18 eram unicas, depois de um tempo sei q as derivadas dessas 18 formaram o estilo Luo Han... ou seja, levando em consideraçao q as 18 ainda existissem, uma pessoa para aprender o Luo Han Quan tenha a aprender as 18 formas.

Então nesses videos, eu ja vi alguns, tem geralmente uma ou duas basicas, ams q representam o estilo Luo Han, tipo e aquilo q vc vai aprender se for come;car a aprender Luo Han... Alias, um curiosidade, se for os monges nos videos eles mudam as formas, eles dizem q nao gostam de fazer exatamete como ela é em sua originalidade... hehehe. So se vc ver ao vivo. :P

Mas entao, ai pelo q entendi e como é ensinado q vc tem duvida ne? pois eh... cada um desse Quan dentro de Shaolin são considerados estilos diferentes... Shaolin Quan e na verdade um escola com varios estilos q tem como base o Shaolin no caso o Luo Han q eh a basica de todos... Então teoricamente vc escolhe seu caminho dentro dos diversos dentro do Shaolin Quan... Então, vou dar o meu exemplo: Bem, como eu tive acesso e se era o original é outra historia, mas vamos ao q eh proposto... Eu aprendi duas formas basicas o Ir Fu Quan e o Ear Fu Quan... entao me foi ensinado o primeiro Luo Han... entao logo depois Foh Quan, Xiao Hon Quan e entao aprendi o bastao basico e chamado de Kwan Fah e depois o bastao um pouco mais avançado o Feng Mo Gum... e depois novamente um Luo Han, q eles chamavam e o Grande Luo Han.. e e entao facão, Tatou... e ai ele disse q eu podia escolher o q aprender, se eu queria algum punho de animal ou outro estilo como Ba Qua, Xing I etc etc.. bem.. e pelo q vi dos outros.. as formas basicas todos sabiam.. porem cada uam aprendia coisas diferentes depois de um tempo...

Hmm.. puff.. ok.. isso. :obiggraz:
 
Todos esses estilos que vocês estão falando são sobre Kung Fu certo ? Não imaginava que Kung Fu era assim com tantos estilos , achei realemente tudo isso muito legal .

agora mundando um pouco de arte marcial saindo da china e indo para a Coréia ... Eu sou praticante de Taekwondo ITF a dois anos , estou na faixa azul que no Taekwondo ITF é a terceira faixa no total de cinco com uma ponteira entre elas . Já participei de alguns campeonatos e minha melhor colocação em forma foi um primeiro lugar no carioca do ano passado e em lutas um segundo lugar no brasileiro do ano passado também .

Não sei se fosses conhecem esse estilo de Taekwondo que é um estilo menos divulgado no Brasil onde o Taekwondo WTF o " olímpico" é muito mais conhecido . As principais diverenças entre os estilos ITF e WTF é que no ITF vale dar socos na cara e no peito mas não todos os tipo de socos mas jebs , cruzados e diretos o que já é bem eficiente . Na ITF também não ussamos os protetores de cabeça e torax como no Karatê e sim proteres nas mãos e pés .... alem de nossas lutas e formas serem mais bonitas e as lutas bem mais rápidas e dinamicas .

Bom é isso desculpe desviar o assunto de vocês mas eu não entendo nada de Kung fu a minha praia como podem ver é o Taekwondo ITF mesmo ....
 
A nada nada... duas artes marcias ( ou 500 se depender dos estilos de kung fu hehe) entrelaçadas no assunto e mais interessante....

Eu pratiquei o ITF aqui em sampa por uns 4 anos, aprendi uns "tchiaguis" e etc. Hehehe... cheguei ate a ponta preta na epoca, pratiquei junto com o kung fu Fei Hok Phay... alias lembro q na época varios praticantes de Tae Kown tb faziam Kung Fu. Sei la porq esse fenomeno...

Bem... faz mais de 10 anos a atraz tb, mas lembro q era menor de mais o chutes aéreos, tecnicas com a perna nada ortodoxas...

Mas a historia do Tae Kown sempre me interessou muito! Desde os surgimanto do Hwarang Do ate os Tae Kown Do Olimpico, passando ate pelo Tung Soo Do.e ai no meio o Monge Choi q fundamentalizou o Hapikido...
Eu sei q muitos praticantes nem ligam pra isso...mas eu pessoalmente acho essa parte histrica a mais linda e poderosa das artes marcias...

E afinal, como conhecer o q vc treina se vc nao conehce as raizes ne? hehe
 
Ah então você deve conhecer ou pelo menos já ouviu falar do meu mestre Phellippe Rangel , que atualmente é Sabonin ou quarto Dan.

Eu conheo até que rasualvemente bem a história do Taekwondo e gosto muito dela . Mas tenho uma certa raive e revolta contra os coreanos do sul pelo que eles fizeram com o Teakwondo , querendo mudar suas horigens e pela mintirada todo que eles contam como por exemplo o Taekwondo exisitir a milenios ....essa é uma mentira clássica .... na verdade como vc deve saber o nome Taekwondo foi dado em 1955 mas foi em 1950 que a arte começou a ser desenvolvida pelo General Choi Hong Hi o verdadeiro fundador do Taekwondo e em 1966 foi fundada a ITF . O que existia na Coréia a milenios era o Tae Kyon , o Soo ba gi ( acho que escrevi errado ) e acho que mais uma que não estou me lembrando agora. Então é impossivel que o Taekwondo tenha milenios de existencia.

Aliais o nome Taekwondo foi uma homenagem do General Choi ao Tae Kyon , para reanimar o espírito nacionalista na Coréia depois da 2 guerra mundial .

Outra coisa que vale obeservar é que Taekwondo quer dizer caminhos de mãos e pés ou mais literalmente

Tae= Saltar ,chutar e destruir com os pés
Kwon = socar e destruir com os punhos
Do = caminho e arte

bom esta é mais uma das contradições da WTF que nem insinam o que significa o nome da arte que eles dizem praticar ... eles não ussam socos .... então deviam se chamar Taedo e não Taekwondo .....

vou para por aqui senão vou escrever um livro aqui ... mas o que você disse é verdade como conhecer o que você treina se voce nao conhece as raizes ?
 
Éomer de Rohan disse:
Não sei se fosses conhecem esse estilo de Taekwondo que é um estilo menos divulgado no Brasil onde o Taekwondo WTF o " olímpico" é muito mais conhecido . As principais diverenças entre os estilos ITF e WTF é que no ITF vale dar socos na cara e no peito mas não todos os tipo de socos mas jebs , cruzados e diretos o que já é bem eficiente . Na ITF também não ussamos os protetores de cabeça e torax como no Karatê e sim proteres nas mãos e pés .... alem de nossas lutas e formas serem mais bonitas e as lutas bem mais rápidas e dinamicas .

Bom é isso desculpe desviar o assunto de vocês mas eu não entendo nada de Kung fu a minha praia como podem ver é o Taekwondo ITF mesmo ....

particularmente eu naum acho mais bonito naum...

e tipo, ITF agora virou NTN, soh pra informar...

pratico WTF há 4 anos e meio, estou na faixa vermelha com ponteira preta no Brasil e aqui na Noruega tenho 3 pontas pretas - eh um pouco diferente pq aqui eles sao filiados a T.T.U., "Traditional Taekwon-do Union".


Éomer de Rohan disse:
bom esta é mais uma das contradições da WTF que nem insinam o que significa o nome da arte que eles dizem praticar ... eles não ussam socos .... então deviam se chamar Taedo e não Taekwondo .....

Nisso vc se equivoca...
usamos socos sim, e naum soh socos como uma infinidade de outros movimentos de mao.

So q a arma principal eh o chute mesmo, uns 70%...

as academias filiadas a T.T.U usam muito as maos e ainda assim naum deixam de ser WTF.

A ilusao de q TKD (pelo menos o WTF) eh soh chute eh uma coisa q deve ser evitada...

O taekwon-do existe sim há milenios.

O ponto defendido pelos q defendem essa afirmacao eh q existe em estilos variados - assim como o Kung Fu, q tem seus estilos mas nenhum deles deixa de ser Kung Fu.

Tae Kyon era o principal deles e por isso eh o q eh considerado como milenar, mas todos existiram e eram formas de taekwon-do, naum dah pra negar.

Sendo assim, vê-se o surgimento do taekwon-do com o grupo Hwo Rang Do, liderado pelo general Kim Yu Shin (escrevi errado, mas a pronuncia eh mais ou menos essa).

e no taekwon-do WTF, numa luta, vale dar soco sim.

Nao na cara, mas no peito.

O que acontece eh q o TKD WTF ficou tao conhecido por chutes q eh dificil um juiz valorizar um soco, entao tem q ser um soco muito bem dado pra valer ponto...


Éomer de Rohan disse:
bom esta é mais uma das contradições da WTF que nem insinam o que significa o nome da arte que eles dizem praticar ... eles não ussam socos .... então deviam se chamar Taedo e não Taekwondo .....

Ensinam sim, todo faixa branca qdo vai passar pra faixa amarela eh perguntado sobre o nome Taekwon-do alem de outras perguntas de conhecimento geral. O mesmo acontece no exame pra faixa preta...

outra coisa...
eu naum entendo pq vc esta atacando tanto, pq esse rancor... naum vejo o seu ponto em tentar depreciar a WTF, ainda por cima sem ter muitos fundamentos pra isso...

se for a politica, isso tem pra tudo o q eh lado no TKD, se naum tivesse a ITF naum teria virado GTF pra virar ITF de novo e agora NTN, por exemplo...
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
E um documento mandando pelo Monge Shin Heng Jungm a pouco tempo por e-mail a um professor do Brasil... Eu li o nome das 175 formas. Estavam em ingles e por isso foi facil identificar.
É fácil achar essa lista dos estilos? Você tem acesso a ela?

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Alias, um curiosidade, se for os monges nos videos eles mudam as formas, eles dizem q nao gostam de fazer exatamete como ela é em sua originalidade... hehehe. So se vc ver ao vivo. :P
Isso explica o fato de uma das formas em vídeo não bater com a sua descrição em um texto que eu vi. No início são iguais, mas depois mudam. Provalvemente ambas não são originais.

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu pratiquei o ITF aqui em sampa por uns 4 anos, aprendi uns "tchiaguis" e etc. Hehehe... cheguei ate a ponta preta na epoca, pratiquei junto com o kung fu Fei Hok Phay... alias lembro q na época varios praticantes de Tae Kown tb faziam Kung Fu. Sei la porq esse fenomeno...

Onde eu pratico também acontece isso. Talvez seja um fenômeno mais forte entre os praticantes de estilos do sul, que não tem tanta ênfase em chutes e buscam essa parte no taekwondo, e vice-versa.

Éomer de Rohan disse:
Mas tenho uma certa raive e revolta contra os coreanos do sul pelo que eles fizeram com o Teakwondo , querendo mudar suas horigens e pela mintirada todo que eles contam como por exemplo o Taekwondo exisitir a milenios ....

Uma coisa que eu tenho observado muito ultimamente é uma espécie de revisionismo histórico por parte dos coreanos visando eliminar completamente qualquer menção a influências chinesas e principalmente japonesas no desenvolvimento das artes marciais coreanas. Assim, a importância do aikijutsu no hapkido é diminuída, o taekwondo passa a ter milênios, etc. Já vi um site em que o cara dizia que o taekwondo foi levado para Okinawa dando origem ao karate.

Ogden disse:
O taekwon-do existe sim há milenios.

O taekwondo foi criado em meados da década de 50 pelo general Choi Hong Hi, como já foi dito pelo Éomer

Ogden disse:
O ponto defendido pelos q defendem essa afirmacao eh q existe em estilos variados - assim como o Kung Fu, q tem seus estilos mas nenhum deles deixa de ser Kung Fu.

Tae Kyon era o principal deles e por isso eh o q eh considerado como milenar, mas todos existiram e eram formas de taekwon-do, naum dah pra negar.

Sendo assim, vê-se o surgimento do taekwon-do com o grupo Hwo Rang Do, liderado pelo general Kim Yu Shin (escrevi errado, mas a pronuncia eh mais ou menos essa).

Esses estilos antigos não eram estilos de taekwondo. O taekwondo moderno não é uma unificação de vários estilos antigos de taekwondo, mas sim uma criação baseada em várias artes marciais coreanas diferentes e com alguma influência do karate (maior no tang soo do). O que estou querendo dizer é que se você criar uma arte marcial baseada em, por exemplo, judo, jujutsu, karate, sumo, aikido e chamá-la de Odgen-do, você não pode afirmar que o Odgen-do é uma arte marcial milenar e que todas essas artes eram formas antigas de Odgen-do.
 
ha!

Bom argumento Angelo... mas tipo, a similaridade entre aquelas artes ate onde sei eh grande o suficiente pra se afirmar q elas sao uma variacao do taekwon-do...


o q aconteceu na decada de 50 foi a unificacao dos estilos e o reconhecimento do governo Coreano ao taekwon-do...


eh soh pensar no taekwon-do como uma arte marcial tao...

naum diria basica, mas tem coisas (naum tudo, claro) ali muito simples pra terem sido criadas há 50 anos...
 
Ogden disse:
ha!

Bom argumento Angelo... mas tipo, a similaridade entre aquelas artes ate onde sei eh grande o suficiente pra se afirmar q elas sao uma variacao do taekwon-do...

Não posso afirmar nada quanto a isso. Em alguns textos que li é dito que o subak é similar ao taekyon, em outros, é dito que o subak era um estilo de luta com as mãos, enquanto o taekyon usava chutes (essas duas foram as principais artes marciais coreanas usadas na criação do taekwondo).

Ogden disse:
o q aconteceu na decada de 50 foi a unificacao dos estilos e o reconhecimento do governo Coreano ao taekwon-do...

Esse é o ponto que eu quero enfatizar. Não foi apenas a unificação de alguns estilos antigos. Foi a criação de uma arte marcial nova e totalmente diferente das anteriores. A base dos golpes pode ser a mesma, mas a estrutura formal do estilo, os princípios usados e a didática foram criados em 1955.

O próprio Choi Hong Hi deixou claro em suas entrevistas que o taekwondo não se tratava de nenhum dos estilos antigos, e sim de uma criação baseada em seus conhecimentos de taekyon, subak, karatê, com a ajuda de especialistas em várias áreas como fisiologia, educação física, medicina, etc. Tudo isso visando criar uma arte marcial moderna e, segundo suas próprias palavras, que fosse superior as artes existentes, como karatê e kung fu (se ele conseguiu ou não, aí já é outra história).
 
Não posso afirmar nada quanto a isso. Em alguns textos que li é dito que o subak é similar ao taekyon, em outros, é dito que o subak era um estilo de luta com as mãos, enquanto o taekyon usava chutes (essas duas foram as principais artes marciais coreanas usadas na criação do taekwondo).


bom, eu li q sao similares, bastante...



bom, naum li ou vi nenhuma entrevista com o gen. Hi, mas naum acredito q as modificacoes tenham sido tao grandes assim...

se fossem grandes a ponto de criar uma nova arte marcial naum haveria ponto algum em defener q o taekwon-do eh milenar, como muita gente faz.

Vc pratica taekwon-do, Angelo?
 
Ogden disse:
bom, naum li ou vi nenhuma entrevista com o gen. Hi, mas naum acredito q as modificacoes tenham sido tao grandes assim...

se fossem grandes a ponto de criar uma nova arte marcial naum haveria ponto algum em defener q o taekwon-do eh milenar, como muita gente faz.
Não necessariamente. Se até os Gracie vivem propalando aos quatro cantos que o jiu-jitsu é a arte mais antiga de todas e a que deu origem a todas as outras artes marciais, inclusive taekwondo (muito embora o jiu-jitsu tenha menos de 100 anos e tenha sido criado no Brasil)...

A verdade é o mundo das artes marciais é cheio de brigas do tipo "o meu é mais antigo que o seu" e no caso das artes marciais coreanas, como já mencionei antes, tem surgido nos últimos anos uma tendência a um revisionismo histórico eliminando qualquer influência de países vizinhos e reinvindicando uma origem exclusivamente nacional e antiga para elas.

Vou postar aqui uma tradução livre de dois trechos de uma entrevista do general Choi Hong Hi, publicada na revista Taekwondo Times de janeiro de 2000:

Sobre a criação do Taekwondo:

"Eu incluí a prática de Tang Soo (karate) como parte do treinamento militar. Mas minha consciência estava pesada pela decisão de ensinar karate. Como homem, eu desprezava os japoneses, então como eu poderia ensinar karate para os meus soldados coreanos? Isto foi quando eu comecei minha pesquisa em artes marciais. Eu queria criar uma nova arte marcial coreana que fosse baseada em movimentos científicos e contivesse uma mentalidade que moldasse os soldados coreanos. Eu pesquisei, pratiquei e refinei esta nova arte marcial por nove anos. Em 1955, eu criei a arte marcial coreana do Taekwondo."

Sobre a escolha do nome Taekwondo, depois de uma demonstração ao presidente Rhee:

"A descrição de nossa arte como Taekyon pelo presidente Rhee me fez pensar que o Tang Soo precisava de um novo nome, um que fosse próximo ao Taekyon. As técnicas que eu estava ensinando não eram nem Tang Soo ou Taekyon e eu precisava de um novo nome urgentemente."

Ogden disse:
Vc pratica taekwon-do, Angelo?

Não, atualmente só pratico kung fu, embora ainda esteja nos meus planos praticar uma arte marcial coreana, principalmente por causa das técnicas de chutes. Só não me decidi ainda entre taekwondo e hapkido.
 
certo.

Ainda naum estou convencido, no entanto... :|


É algo como muito vago ainda, CRIAR uma arte marcial assim.

Pra mim é da mesma forma como criar línguas, não é uma coisa a se fazer e modo exato, muito menos sozinho...
 
Ogden disse:
certo.

Ainda naum estou convencido, no entanto... :|


É algo como muito vago ainda, CRIAR uma arte marcial assim.

Pra mim é da mesma forma como criar línguas, não é uma coisa a se fazer e modo exato, muito menos sozinho...

Bem, você está pensando em termos de línguas e artes que evoluem espontaneamente junto com a história de um povo. Mas da mesma forma como existem línguas "artificiais", como as tentativas de criar uma língua universal (tendo o esperanto como o exemplo mais conhecido), em que as suas características e regras foram determinadas de forma exata pelo seu criador também há inúmeros exemplos de artes marciais criadas, como o judo, o full contact, na própria Coréia temos o Hapkido. Fora outros exemplos, alguns mais, outros menos expressivos.

Além disso a criação não foi feita por ele totalmente sozinho, ele contou com a ajuda de vários especialistas em diferentes áreas e possivelmente em suas pesquisas teve contato com vários mestres de diferentes estilos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo