• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo: o melhor portador do Anel ?

Ver que Frodo não conseguiria chegar onde chegou sem o Sam é tão óbvio quanto ver que, no final, mesmo o puro hobbit sucumbiria ao poder do Anel; assim como qualquer outro. Para o sucesso da demanda, Sam foi tão importante quanto Frodo e vice-versa; sem um, o outro não existiria.

Qualquer um, ao final das contas, acabaria cedendo ao Anel.

Tolkien disse:
Eu não penso que Frodo foi um fracasso moral. No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto. Frodo tinha feito o que ele pôde e se exauriu completamente (como um instrumento da Providência) e tinha produzido uma situação na qual o objeto da saga dele poderia ser alcançado. A sua humildade (com a qual começou) e os seus sofrimentos foram recompensados justamente pela honra mais alta; e o seu exercício de paciência e clemência para com Gollum obtiveram pra ele Clemência: o seu fracasso foi reparado.

Tem uma frase linda que o Tolkien escreveu sobre o Sam numa das Letters, não lembro qual, que diz:

"Sua vontade estava determinada, e somente a morte a alteraria."

Entretanto, a determinação de Sam repousava na vontade de ajudar e proteger Frodo; ajudá-lo a qualquer custo e em todos os sentidos; o objetivo de Sam nunca foi destruir o Anel, mas sim ajudar Frodo a fazê-lo. Assim, Frodo não seria o que foi se não fosse por Sam, mas Sam também não seria o que foi se não fosse por Frodo. Enquanto o sacrifício de Frodo residia em destruir o Anel, o sacrifício de Sam era de salvar Frodo de qualquer mazela que pudesse surgir. Ambos são fins nobres, mas enquanto o de Frodo é mais amplo, o de Sam era mais particular, de amizade e amor.

PS: Aragorn resistiria tanto quanto muitos outros, mas sucumbiria no final também; todos sucumbiriam. Além do mais, Aragorn estava indo para Gondor com Boromir, não para Mordor.
 
Acredito que frodo foi um portador do anel como outro qualquer foi/seria , é inevitavel à um ser negar-se à destruir algo de poder , eu não teria coragem , por exemplo , de rasgar meu exemplar do senhor dos aneis MESMO QUE me dessem outro ! :|
Bem , voltando , oque quero dizer é que na minha opnião seria indiferente mudar o portador. oque seria efetivo , seria mudar Gollum
 
Bem, se essa coisa de poder q eu estivesse carregando fosse algo do mal eu destruiria, mas OS MEUS LIVROS DO TOLKIEN N DESTRUO NEM Q ME DESSE 4 MILHÕES DE DÓLARES!!! (tvz ai eu pensasse no caso pq eu podeira comprar outros :obiggraz: )
 
Sherlock Holmes disse:
Bem , voltando , oque quero dizer é que na minha opnião seria indiferente mudar o portador. oque seria efetivo , seria mudar Gollum

Eu discordo, Frodo foi o melhor portador do Anel porque ele era o único ser na Terra-Média (tirando o Tom) capaz de resistir tempo suficiente para aguentar o poder do Anel. Qualquer outro, desde Sam até Elrond passando por Gandalf ou Pippin, todos eles teriam sucumbido antes que Frodo e nem teriam chegado até Mordor. A importância de Frodo foi sua pureza e sabedoria, suficientes para levar o Anel até as Sammath Naur, onde o Anel se tornava o maior poder da Terra-Média.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Sherlock Holmes disse:
Bem , voltando , oque quero dizer é que na minha opnião seria indiferente mudar o portador. oque seria efetivo , seria mudar Gollum

Eu discordo, Frodo foi o melhor portador do Anel porque ele era o único ser na Terra-Média (tirando o Tom) capaz de resistir tempo suficiente para aguentar o poder do Anel. Qualquer outro, desde Sam até Elrond passando por Gandalf ou Pippin, todos eles teriam sucumbido antes que Frodo e nem teriam chegado até Mordor. A importância de Frodo foi sua pureza e sabedoria, suficientes para levar o Anel até as Sammath Naur, onde o Anel se tornava o maior poder da Terra-Média.

frodo usou o anel varias vezes , como muitos usariam , uma vez que naum tivemos TEMPO SUFICIENTE para avaliar outros portadores ( retirando é claro , gollum e bilbo ) nunca poderemos dizer se eles seriam tão bons ou melhor tão ruins quanto frodo.
Quem destriu o anel foi gollum , se considerarmos sua tese , oque outro portador faria sem gollum ? Reflita um pouco , é obvio que frodo só levou o anel até lá ( "só" , merece àspas ) coisa que não duvidaria se aragorn o fizesse , nem bilbo , pq bilbo usava pq naum fazia ideia do mal , fordo usava sabendo do mal .
 
Deve ser levado em conta que Frodo portou o anel por quase um ano. Ele se mostrou muito resistente a maldade contida no anel, outros mais fortes que ele cairam ao primeiro contato (vide Isildur).
A ajuda do Sam foi essencial mas o grande mérito é do Frodo. Imagine uma voz incessante na sua mente, dizendo: - Coloque o anel... faça isso... faça aquilo....
 
Na verdade o portador oficial era o Frodo, mas se não fosse o Sam, como ele mesmo disse, não iria agüentar peso do fardo. Frodo teve seus deslizes, mas nada imperdoável ( tá certo, aquela última do "The Ring is mine" foi de matar) Dentre todos da Sociedade, Frodo seria, e foi, o melhor. Se não o tivesse sido, o Anel não teria sido destruído. Sam ajudou muitíssimo, mas precisaria da mesma ajuda de que Frodo precisou, ou até mais se estivesse com o Anel. É claro que ele foi um herói bravíssimo, mas não podemos nos esquecer que ele não tinha o peso do fardo.
Frodo era Portador do Anel, mas Sam era o Portador do Frodo, e os dois foram heróis.
 
Acho que se fosse outro portador não daria certo....
Talvez fosse corrompido, talves chamasse a atenção de Sauroun antes do que Frodo, tb não diria que ele foi o melhor portador do anel....

Ele simplesmente foi o portador certo... :mrgreen:
E com os companheiros certos tb... :mrgreen:
 
Bom acho q Frodo foi o portador certo. O q acontece é q sem o Sam, Frodo não teria chegado lá, e sem Gollum, o anel não teria sido destruído...
 
para mim frodo foi sim o melhor naum sei se Sam depois de um grande tempo com o anel e ainda sendo ferido pelo expectro como frodo foi teria se saido melhor do que frodo.....
 
:P Frodo terminou sua missão,mas claro que houve muitos obstáculos,alguns provocados por sua ingenuidade.Mas era o destino de Frodo ser o portador do Um.Acho que só ele poderia ter dado cabo da missão até o fim,mesmo se outro se apresentasse,não tenho certeza se conseguiria terminar a missão,pois Frodo a terminou depois de ser ferido por um espectro,aferroado por uma aranha e tendo seu dedo amputado por uma mordida.Sim,Frodo foi o melhor portador do Anel.
 
Sou suspeita pra falar, vide minha assinatura...:mrgreen:

Mas ow, uma vez vi uma frase assim num livro: "Fico me perguntando se não dava pra ter sido tudo melhor se eu tivesse voltado atrás. Mas não. Se eu voltasse atrás, tudo seria igual, porque foi assim, e assim seria se acontecesse de novo
O anel foi destruído. Pronto, cabou, isso não era o que importava? Então. Não importa se Frodo fez ou não fez besteiras (todo e qualquer neguinho que levasse o Um as faria, menores ou maiores), e Frodo fez o que pôde. Ele era um hobbit, pomba! Acho até q fez muito.

Antes de qqr um criticar quem quer que seja, tem que ver se seria melhor ou pior do que o tal que está criticando.
 
Frodo foi portador do Anel por mais de um ano... bem mais... não me lembro quantos.... :mrgreen:

O fato é que ele resistiu por um bom tempo (mais q mtos teriam resistido), mas no final ele estava à beira da inconsciência, quero dizer, ele não estava exatamente lúcido do q estava acontecendo, talvez nem do pq ele lutava com o poder do Anel, ele simplesmente lutava e pronto - tanto que a narrativa desses capítulos está sob a perspectiva do Sam. Como Siëlenor disse antes, Frodo era o Portador do Anel e Sam era Portador do Frodo - e não esqueçam que Golum era o guia deles. Eles chegaram a Mordor como um Trio e o Anel não teria sido destruído se algum dos três não estivsse presente.

Então, eu não acho que outra pessoa poderia ter conseguido tudo isso, nem outro trio, ou dupla etc. Afinal, foi a combinação das vontades (ou obssessões) e forças (ou fraquezas) dos três q levaram à destruição do Anel.... 8-)
 
Tolkien diz em suas cartas que qualquer ser mortal não conseguiria se dispor do anel por vontade própria.

Isso inclui Sam. :mrgreen:
 
F¡ngolfin disse:
Tolkien diz em suas cartas que qualquer ser mortal não conseguiria se dispor do anel por vontade própria.

Isso inclui Sam. :mrgreen:

essa afirmação é subjetiva. o portador poderia fazer um esforço em pensar na vontade da coletividade, dos seus amigos, d quem ansiava pela destruição do Anel. :mrgreen:
 
o único jeito de saber é tentar destruir o Anel.

Perái, xô vê se ele tá aki no meu bolso.

Tá sim. Vou ali na Montanha da Perdição e jajá eu volto e te conto. :lol:
 
Anel

Elrond Meio-Elfo disse:
Eu discordo, Frodo foi o melhor portador do Anel porque ele era o único ser na Terra-Média (tirando o Tom) capaz de resistir tempo suficiente para aguentar o poder do Anel. Qualquer outro, desde Sam até Elrond passando por Gandalf ou Pippin, todos eles teriam sucumbido antes que Frodo e nem teriam chegado até Mordor. A importância de Frodo foi sua pureza e sabedoria, suficientes para levar o Anel até as Sammath Naur, onde o Anel se tornava o maior poder da Terra-Média.

Elrond não resistiria por mais tempo que Frodo o poder do Anel?Ou Glorfindel por exemplo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo