• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Revolução dos Bichos" (George Orwell)

eu nunca li o livro mas tenho muita vontade de ler, mas vc sabia q o album "Animals" do Pink Floyd foi baseado nesse livro?
 
Eu li alguns livros do Orwell ( Mantenha o Sistema; 1984... ), mas sem dúvido se este não é o melhor, com certeza é mais leve e até engraçado. Os outros são excelentes, mas claustrofobicos. São bons de se ler, mas não prazeirosos como o A Revolução dos Bichos... mas como li aos 13/14 anos não lembro tanto assim... irei roubar um de alguém e ler novamente para comentar mais.
 
Foi esquecido um dos personagens mais importantes do livro. Eu não lembro bem o nome dele mas era um porco que fazia alegoria à imprensa. Era ele quem convencia todos os outros bichos que os porcos sempre faziam a coisa certa e que eles mereciam todos os privilegios que tinham por "serem dotados de maior inteligencia"
 
Eu li Revolução dos Bichos, mas em inglês.

Achei muito bom. Muito interessante como cada animal reprensetava uma parte da nação, e da história. Gostei bastante também do final. Muito bom mesmo. :D

Ah, o porquinho que era a imprensa era o - em inglês - Squealer. Ele que ia lá, e toda hora dizia que era nada daquilo que eles tavam pensando e blá, blá, blá, enganando, distorcendo os fatos: imprensa. :roll:
 
Eu li A revolução dos Bichos e 1984 de Orwell e Admirável Mundo Novo e O regresso ao admirável mundo novo (onde o autor comenta o seu proprio livro) de Adous Huxley. eles influenciaram e muito meu modo de pensar (até comprei o RPG Paranóia tb).
O Admirável Mundo Novo sem dúvida é o melhor deles mas a Rev. dos Bichos é ótimo p adolescentes acho, jah q eh "fininho". se eu fosse prof de portugues ia recomendar este livro ( mas isto jah eh um outro tópico..), jah q ele trata de totalitarismo, comunismo e tem umas tiradas ótimas sobre o sistema.
 
Revolução dos Bichos é interessante se ler como alegoria à Revolução Russa, mas acho que tem mais coisas por trás...

Foi uma sorte eu ter lido isso quando tinha lido V de Vingança.

Acho que Revolução dos Bichos transcende apenas a Rev. Russa. Lembram da Rev. Francesa?

Sem querer, Orwell conseguiu fazer duas coisas. Ele critica a corrupção pelo poder, sim, mas também critica o fato de que a revolução pode ser feita pelo povo, mas "eles voltam a forjar grilhões".

Aconteceu o mesmo na Rev. Francesa. O povo tirou o rei, mas os burgueses tomaram as rédeas do governo. Por que? O simples raciocínio de sempre: o povão não sabe tomar conta de si mesmo.

E o povo não quer tomar conta de si mesmo. Tem medo. Prefere que outro escolha o que é melhor para ele.

Então a revolução não serviria apenas como uma nova versão do "Pão e Circo"? O pão porque pegam o que estava na mesa da elite anterior, e o circo pela liberação de uma revolta alimentada por anos?

As revoluções abruptas não resolvem o problema. O povo continua pobre e faminto, mas com a falsa impressão de que algo mudou. Apenas uns poucos percebem que os porcos ficaram parecidos com os humanos/vice-versa.

Em todas as revoluções, o povo foi usado como instrumento para a mudança. Mas nunca incluiram o povo para também mudar seu antigo comportamento servil, nunca investiram para se tornarem cidadões. Dessa forma, sempre irão surgir os "Big Brothers" para tomar conta deles.

Ou seja, podemos pensar no livro fala sobre revoluções em geral também. Do porque as revoluções sempre tornam-se fracassos.
 
Ditador disse:
Foi esquecido um dos personagens mais importantes do livro. Eu não lembro bem o nome dele mas era um porco que fazia alegoria à imprensa. Era ele quem convencia todos os outros bichos que os porcos sempre faziam a coisa certa e que eles mereciam todos os privilegios que tinham por "serem dotados de maior inteligencia"

Pois é, tem o Garganta (se não me engano) ! É o porco mais bom-de-papo que eu já vi na minha vida. Ele conseguia convencer os outros animais de qualquer coisa, por mais absurda que fosse.

Se eu fosse político, queria este porco como meu marketeiro :mrgreen: !
 
Eu tinha aberto outro tópico sobre esse livro. Esse pesquisar não funciona mais mesmo :?

Deixa eu postar aqui o post q eu tinha feito lá

Eu vi o tópico sobre 1984 e me lembrei da Revolução dos Bichos.

"2 patas bom, 4 patas ruim"

"Todos os bichos são iguais, mas alguns são mais iguais doq os outros"

Numa excelente sátira da Revolução Russa, George Orwell conta todo o inicio, o nobre pensamento da revolução e até onde ela chegou.

Nesse meio tempo, mostrando uma fazenda de bichos ele faz analogias a 2a Guerra Mundial, aos nazistas e o relacionamento dos Bichos com os americanos.

Mostra o crescimento de Stalin, comparando os líderes da Revolução com Porcos.

Um dos mais fantásticos livros que eu já li. Daqueles que dá pena por terem acabado, é também uma pena que Orwell escreveu o livro a tanto tempo atrás e não tenha podido continuar a critica até o fim do comunismo.

O melhor desse livro é que você o encontra para vender por não mais doq 6 reais em grandes livrarias.

Ah... o filme tb é altamente recomendado!
 
acho que certamente a identificação do livro com o comunismo é inegável, mas é importante frisar alguns aspectos:
o livro é uma crítica ao dito "comunismo real", e não aquele idealizado peo K. Marx e F. Engels.
o livro é uma crítica a toda forma de totalitarismo como foi o já citado comunismo real, ou comunismo soviético(definição que eu acho mais acertada), ao facismo italiano, ao nacional-socialismo, etc...
a identificação de Trotsky como Bola de Neve, Stálin como Napoleão(sem contar na ironia desses dois nomes, napoleão por motivos tais quais a soberba, e a postura executiva, e bola-de-neve tanto pelos efeitos como pelas causas de uma bola de neve, ou seja, o desastre por conta de quase nada, fantástico), e até do Major com Lênin ou K. Marx... mas também temos que lembrar da atenção que é dada ao porco porta-voz de napoleão...parece-me muito com Goebbels, o ministro da propaganda nacional-socialista de Hitler...
é sem dúvidas um livro fantástico, um dos melhores e mais gostosos que eu já li.
deveria ser leitura obrigatória se eu naum fosse contra isso!
 
Golgo13 disse:
George Orwell é um escritor fantástico, após Tolkien ele é 'O cara' !

V disse:
Na minha opinião ele tá anos-luz à frente de Tolkien.

Na minha opinião um não tem nada a ver com o outro, o que impossibilita comparação. É como comparar chocooky com Coca-Cola, são propostas e universos simbólicos muito distintos. Cada um competentíssimo no que se propôs a fazer.

Sobre o livro, como o Faramir disse, é uma aula de alegoria. E em se considerando a época em que foi escrito, era de se esperar que assim o fosse. Sob a pena de Orwel ser pego pra bode espiatório em tempos de Guerra Fria em caso contrário.
 
Ressucitando esse tópico... :lol: Recentemente (ontem) eu vi o filmer e gostei muito.. Gostei até do final q eles acrescentaram, traçamndo paralelismo com a queda do Muro de Berlim embora para mim o final original do livro já retrate muito bem a situaçào atual da Russia: ex-burocratas que se tornaram donos de tudo e mandam e desmandam livremente (inclusivemente a mudança do nome do lugar)....

Em, suma, embora curto, o livro é perfeito e não seria melhor se fosse maior...

Ps: Anigel, o Napoleão só retrata o que ocorreu com o Satalin, na verdade, ele É o Stalin assim como o Bola de Neve é o Trotsky...
 
ah, sim, eu li esse livro em 2002 acho....... AMEI, ótimo! descreve mto bem a sociedade, usando animais! mto legal.......... qto ao filme, eu nem vi....
 
depois de memorias de sargento de miliacia esse foi o livro q eu mais gostei de ler por obrigação
essa ideia do livro é super surrealista, mas mesmo assim é super instigante o livro
e vc se sente dentro dele
 
Alanië!

Bem, sou novo no pedaço, mas ofereço aqui uma leitura alternativa para quem quer ler o que está além do óbvio em "A revolução dos Bichos". Se é bem explícita a referência à Revolução Soviética, vamos encarar agora a possibilidade de adequação da alegoria à Golbalização imposta pelo Capitalismo Corporativo e Especulativo que estamos vivenciando:
1- O que é "A nova ordem mundial" anunciada por Bush pai, além da transformação do mundo em uma granja onde os grandes conglomerados fazem seus lucros?
2- Após a queda do União Soviética, porquê a necessidade imperativa de se encontrar um novo mal oculto (no caso agora o terrorismo) que motive ações militares por todo o globo e legitime os desmandos e assassinatos cometidos em função do "combate ao terror", que movimenta eficazmente a grande indústria armamentista mundial?
3- Que dizer das massas que, se não tem mais um ideal, uma utopia, agora seguem confiantes as promessas vazias de assenção social e reconhecimento cultural com que lhes acena a globalização, enquanto na verdade tudo consome e despersonifica em nome da ignóbil economia de mercado, que hoje é mais importante que o bem estar dos indivíduos e mesmo das nações?

Acho que a crítica de Orwell, se bem que na época certamente tivesse como alvo o comunismo, acerta em cheio nosso momento, histórico atual ... meus Deus, por quê será??????
 
Atualmente estou lendo "O Anel: A Herança do Último Templário" do Jorge Molist...
O livro é legal, mas só interessa mesmo no finalzinho, perto da página 250 (das 406) e em algumas partes mais fortes... Tais como uma pequena intromissão de uma missa secreta, destinada aos NEOTEMPLÁRIOS... E tb um rito íntimo e sofisticado pagão, mesmo levando em conta termos cristãos a cerca de alguns personagens... Ali, para muitos, o bom é se divertir...

Nota? 7
 
ah, sim, eu li esse livro em 2002 acho....... AMEI, ótimo! descreve mto bem a sociedade, usando animais! mto legal.......... qto ao filme, eu nem vi....
O filme é chocante. Eu o assisti tempos depois de ter lido o livro. Fiquei tão traumatizada quanto quando assisti "A Mosca".
 
Quando li este livro, fiquei até emocionada pq ele coloca em pauta uma questão que eu acredito: a idéia de que o poder corrompe o indivíduo.

Voltando ao livro, eu li A revolução dos Bichos pq ele seviu de base para o livro Fazenda Modelo do Chico Buarque. Na época eu estava estudando todas as obras do cantor e pude ver as claras semelhanças entre a Revolução do Orwell e a Fazenda Modelo do Chico.

Como muitos aqui disseram, acho que a triologia Revolução dos Bichos, 1984 e Admirável Mundo Novo sejam os livros mais interessantes sobre as temáticas da organização social e do poder.

MAS, ouso colocar entre estes três o Fazenda Modelo porque além de carregar toda a filosofia social de A Revolução dos Bichos, ele tb contextualiza essa idéia em um ambiente familiarmente brasileiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo