• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo Mundial Interclubes/Copa Toyota

Olifante

O Rei dos Bretões
Corinthians fica fora do 2º Mundial de Clubes
(Terra)
Apenas campeões continentais disputarão a segunda edição


O Corinthians não poderá defender seu título de campeão mundial de clubes, a não ser que conquiste a Copa Libertadores no ano que vem. A Fifa divulgou nesta quinta que apenas seis equipes (as campeãs continentais) disputarão a segunda edição do torneio, programada para dezembro de 2005, no Japão.
O torneio irá unificar a competição criada pela Fifa, em 2000, e a Copa Toyota, que desde 1980 confronta os campeões europeu e sul-americano.

O comitê executivo da Fifa ainda deve ratificar a decisão numa reunião marcada para 29 de fevereiro.

Pelo que foi anunciado nesta quinta, seis times participarão do torneio (os campeões de Europa, Ásia, Oceania, África, América do Sul e Américas Central e do Norte).

A competição irá se desenrolar em oito dias (quatro deles com jogos), com sete partidas. Serão dois triangulares, e o campeão de cada chave disputará o título.

Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a curta duração do torneio (o campeão fará apenas três jogos) vai ao encontro das aspirações dos clubes, especialmente os europeus.

"Não há motivos para que ninguém se recuse a jogar no Japão em 2005. O calendário do novo mundial é praticamente igual ao que já ocorria com a Copa Toyota."

---------------------------------------------------------------------------

Se ocorrer isso mesmo todo ano, pra mim seria o mundial perfeito! Sempre em um campo relativamente neutro, com bastante publico, dinheiro, organização, segurança e ja com uma tradição.

Torneio curto, que tera aspecto mundial (pois contara com times de todo mundo), e olhando serio, tera sempre uma final Europeu x S. Americano hehe...

Acho correta a decisao de nao levar o campeao do ultimo campeonato, pois assim impede um time que tenha feito um ano mediocre, sem ganhar nenhum titulo, se sagre campeao, e alem do que, é tendencia, uma vez que nem pra copa o campeão vai.
 
Mais a respeito do Novo Mundial...

Fifa pretende esvaziar o Mundial de Clubes de 2005

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)

O sonho do Corinthians de ganhar um convite para o Mundial de Clubes da Fifa de 2005 praticamente foi por água abaixo nesta quinta-feira. A entidade que controla o futebol mundial divulgou o novo formato da competição, que terá apenas seis equipes, todas campeãs dos torneios interclubes continentais.

Cedendo à pressão dos clubes europeus, o torneio será menor do que a edição de 2000. Serão sete partidas em oito dias, sendo que o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões entrarão somente nas semifinais. A decisão precisa ser ratificada na reunião do Comitê Executivo da Fifa no próximo dia 29, em Londres.

No mês passado, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, havia anunciado que a competição teria 16 equipes. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, começou a fazer lobby para que o Corinthians, campeão em 2000, fosse convidado para a competição.

Mas a pressão dos maiores clubes da Europa, que ameaçaram boicotar o Mundial, fez com que a Fifa resolvesse esvaziar o torneio. Com a mudança, crescem as chances das equipes européias entrarem na disputa.

A idéia da Fifa é que o novo Mundial substitua o Interclubes jogado em novembro ou dezembro no Japão entre os vencedores da América do Sul e da Europa. O torneio, inclusive, seria disputado na mesma época do ano, também em solo japonês.

"Cada time (sul-americano e europeu) jogaria duas partidas em um espaço de poucos dias. Uma solução que iria aumentar o respeito em relação às longas viagens das equipes ao Japão", disse a Fifa em comunicado oficial.

Desde 2001 a Fifa tenta achar uma solução para o Mundial de Clubes. Depois da primeira edição, realizada no Brasil, o torneio desapareceu em virtude da falência da ISL, parceira da entidade.
 
Olha...

eu naum concordo muito com um torneio pequeno...

acho mesmo q pra ter uma proporcao maior o torneio teria que ser maior...

seria bem mais interessante.

E naum vejo pq o calendario eh motivo pros clubes naum irem - seria um torneio como os outros...
 
A idéia é boa, mas se a intenção era essa de fazer um torneio curto já com o campeão europeu e da libertadores garantidos nas semi-finais, seria muito mais fácil e prático aumentar a Copa Toyota que tem quase meio século de tradição do que criar um novo torneio paralelo que teve uma primeira edição pessimamente mal organizada e que até hoje conta com um alto indice de rejeição por parte dos clubes europeus.

O curioso é que na Copa Toyota a FIFA muita vezes indica os árbitros e até o Blatter já esteve presente em algumas finais entregando a taça ao campeão, mas a FIFA insiste em ter a primazia de ter um torneio que leve só o seu nome.

Espero que o próximo torneio seja melhor organizado, pois o primeiro foi uma verdadeira piada de tão amador que foi.
 
Mas esse Campeonato novo é a Copa Toyota expandida, pois inclusive tem o mesmo patrocinador (do grupo Toyota) e será sempre disputada no Japão

Ou seja, É a Copa Toyota, e não um camp paralelo, é a Copa Toyota aumentada, com aspecto mundial e aval da FIFA...

Demorou!
 
Que assim seja

Pelo menos jamais repetirão o mesmo erro de um time sem passaporte e sem nenhuma tradição internacional ganhar esse título sem antes passar pelo verdadeiro vestibular que é a Libertadores.

E por falar nesse time, é melhor antes se preocupar no projeto "Corinthians na 1° divisão do Paulistão" do que qualquer outra coisa.
 
O time é ridiculo, foi ganhar seu primeiro brasileiro e 90...

para mim ta no mesmo nivel que Coritiba, Bragantino, Inter de Limeira...
 
Só ratificando o que saiu no site oficial da FIFA (http://www.fifa.com/es/display/mrel,74291.html)

Establecida la estructura del Campeonato Mundial de Clubes de la FIFA 2005



Zúrich, 19 de febrero de 2004 -La Comisión Organizadora del Campeonato Mundial de Clubes de la FIFA, reunida hoy en Zúrich, estableció la estructura de los torneos previstos para 2005 y 2006, a falta tan sólo de la ratificación del Comité Ejecutivo en su próxima sesión, concertada para el 29 de febrero de 2004 en Londres.
Presidida por Viacheslav Koloskov (Rusia), la Comisión fijó por unanimidad lo siguiente:

- Equipos: 6, el campeón de cada campeonato continental de clubes de ese año
- Partidos: 7
- Días con partido: 4
- Duración: ocho días
- Fecha: diciembre de 2005
- Sede: Japón

Este torneo ampliará la estructura de la Copa Toyota, un torneo que enfrentaba a finales de año en Tokio al ganador de la Liga de Campeones de Europa con el vencedor de la Copa Libertadores de Sudamérica. El Campeonato Mundial de Clubes de la FIFA se jugará en la misma época del año.

En lo que respecta a los equipos de Europa y Sudamérica, que iniciarán su participación en la semifinal, cada uno de ellos jugará sólo dos partidos en pocos días, por lo cual resultan relativas las molestias por el desplazamiento de ida y vuelta para asistir al torneo.

El Presidente de la FIFA Joseph S. Blatter señaló que esta estructura es una solución adecuada, que satisface a todos y es “una muestra de la solidaridad imperante en el mundo del fútbol”.


Daí não é preciso pensar muito pra concluir que demorou, mas a FIFA indiretamente aos poucos está reconhecendo o valor dos mais de 40 anos da Copa Toyota. Eu sempre fui a favor de uma ampliação pra esta competição e com a FIFA aproveitando a estrutura já existente do torneio, acredito que não demore muito a reconhecer o verdadeiro valor dos seus campeões.

O campeão europeu e sul-americano participar somente a partir da semi-final achei justíssimo, pois afinal de contas são os 2 centros mais competitivos do futebol mundial. A exceção da CONCACAF aonde os clubes do México, EUA e o Japão na Ásia que tem uma estrutura razoável pra boa, os clubes dos demais países no geral ainda são muito fracos ou amadores.

Agora só falta a Conmebol ter bom senso e melhorar a Libertadores, porque 36 clubes é demais.
 
Eu acho que não é extremamente necessária a presença de 16 clubes, como parte da FIFA pretendia, pra se fazer um bom torneio mundial. Um representante de cada continente é mais do que suficiente... O mais importante é que os critérios de disputa sejam mantidos! Assim, com o tempo, a lacuna deixada pela ausência da Copa Toyota, será aos poucos preenchida com esse novo torneio.
 
Espero que a FIFA ratifique sua decisão porque a grande dificuldade que teve pra dar sequência a esse torneio em 2001 foi justamente em ter patrocinador forte, até porque os clubes que participam principalmente os europeus não querem jogar de graça. Na época era a ISL e esta faliu.

Desde de 81 a Toyota tem bancado firme o intercontinental, mais do que nunca a FIFA precisa contar com a Toyota como seu aliado e não o seu concorrente como foi em 2000. Em reconhecendo isso e até obtendo mais patrocinios a competição terá tudo pra ter vida longa.
 
E os europeus resolveram botar mais lenha na fogueira.


Principais clubes da Europa vão boicotar Mundial da Fifa

Das agências internacionais
Em Valência (Espanha)

Os clubes mais poderosos da Europa, chamados de G-14, informaram nesta terça-feira a decisão de não disputar o Mundial de Clubes da Fifa, previsto para 2005, depois de reunião entre os dirigentes na cidade espanhola de Valência.

"Nenhum clube do G-14 vai participar desta competição da Fifa. Nós recusamos jogar o Mundial de Clubes e esta é nossa decisão final", disse o presidente do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge. "Estamos satisfeitos com as competições atuais e não temos o desejo de preencher nossos calendários com mais jogos", completou.

A única edição do torneio aconteceu em 2000, com o título ficando com o Corinthians. A competição aconteceria no ano seguinte, na Espanha, mas foi cancelada por causa da falência da ISL, empresa de marketing esportivo parceira da Fifa. Agora, a entidade tem a intenção de ressuscitar o Mundial para a próxima temporada. O novo torneio envolveria seis times, os campeões de cada continente.

O G-14 foi formado inicialmente em 1998, mas se tornou uma associação oficial em 2001. Além de Bayern, Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Liverpool, Juventus, Milan, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, Paris Saint-Germain, Ajax, PSV Eindhoven e Porto completam o grupo.

No ano passado, mais quatro clubes adentraram o grupo: Valencia, Arsenal, Bayer Leverkusen e Olympique de Lyon. O presidente do Valencia, Jaime Orti, informou que a próxima reunião do G-14 acontecerá na Bélgica, em Bruxelas, dia 2 de junho.

Dinheiro
Além do do boicote ao Mundial, o G-14 disse que pretende pedir à Fifa uma compensação financeira para liberar seus jogadores para as seleções nacionais.
 
Os clubes europeus são o maior pé no saco do futebol mundial.

E a FIFA está cada vez mais cedendo a politicagem.

a Copa Toyota com 6 times seria de bom tamanho. Nada exagerado e com maior credibilidade.

os times europeus ficariam 3 dias a mais no Japão e só.

Mas não, eles tem q torrar...
 
O grande atrativo do mundial era justamente poder decidir e ganhar um título em cima de um Real Madrid, Milan, Bayern, Manchester Utd, etc. Se for pra jogar contra times sem expressão de lá não tem graça.

Com 6 clubes e entrando apenas na semi-final seria apenas 1 jogo a mais. Pura frescura por parte deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo