• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo ficou imortal? e a ferida deixou de doer?

Complementando, a morte foi uma dádiva dada aos Homens (incluindo Hobbits) por Eru, e apenas ele poderiam mudar seu destino, não cabia as Valar esse mudança.
 
Pandatur disse:
Heceldamar disse:
Sim, mas não há nada concreto sobre isso. É a velha questão do fea e hroa.

Você diz sobre a vida encurtada? Eu não posso te confirmar nada também porque não sei onde li. Mas se não me engano, é dito no Silma que a luz da Silmaril pode ter encurtado a vida de Beren e Luthien.
Tudo bem que não havia luz das árvores em Aman mais, mas talvez algo lá pudesse sim encurtar a vida deles. mas é só teoria minha, porque não tenho fonte em mãos.

Sim, é próvavel que a luz de Aman encurtasse a vida daqueles com um fea fraco.

É que a partir daí entramos na questão da ligação do hroa com o fea. É um assunto que temos poucas informações, e que não foi muito explorado por Tolkien. Então, afirmar algo sobre o assunto é entrar nos achismos...
 
Simplificando ao máximo a questão, o problema do encurtamento da vida reflete no mesmo motivo do definhamento mais veloz dos elfos nas Terras Mortais: Os elfos definham mais rápido nas Terras Mortais porque não estão no seu lugar. Os mortais, portanto, definham mais rápido nas Terras Imortais porque também não estão no seu lugar.

Aman é "imaculada demais" para os mortais. Em Aman, não há mudança, tudo fica parado, da mesma forma. Isso é insuportável para os mortais, pois o único contentamento dos mortais com a Morte é saber que o Mundo envelhece com eles, isso os faz pensar que, de certo modo, o Mundo fica diferente depois que eles partem; em Aman isso não é verdade; essa tristeza e angústia os sufoca por dentro; como se não fizesse diferença alguma se eles estivessem ali ou não, pois nada muda ao seu redor. Assim sendo, essa tristeza acaba encurtando sua vida. Não é meramente a presença dos Valar, mas isso também.
 
Concordo com Fëaruin Alcarintur ¥, e não havendo "entendimento" entre o fëa e o hröa, a vida se tornaria penosa para o ser, como foi dito por Tolkien no texto "Terras Imortais" (eu acho...não lembro direito...)
 
mas tem isso mesmo, no silmarillion diz que os sábios diziam que as vidas deles foram diminuídas porque o brilho de Lúthien com a silmaril era muito forte para as terras mortais
 
°Arien° disse:
mas tem isso mesmo, no silmarillion diz que os sábios diziam que as vidas deles foram diminuídas porque o brilho de Lúthien com a silmaril era muito forte para as terras mortais
No caso de Beren e Lúthien é dito que o brilho da Silmaril acelerou suas mortes.... e naum que o brilho de Aman.... embora a Silmaril de certa forma reflete o brilho de Aman na época das duas árvores... mas mesmo assim, são coisas diferente...
 
Mas é como o Fëaruin disse, Finarfin: Aman é uma terra imaculada, por assim dizer, para os mortais.
Resumindo: Aman é lugar de gente imortal. Os mortais não têm porque de ficar lá...
 
E como diz no CI (axo) quando os homens de numenor queria ir pra tol eressea...
por mais que eles chegassem la naum se tornariam aimortais, pq naum eh a terra q faz os elfos imortais, mas a essencia deles....assim como os homens estão fadados a morrer, os elfos devem permanecer
 
Certo, mas, se eles iam morrer mais rápido, porque eles foram para lá? Foi por causa do fato deles serem os portadores do Anel, certo (ainda não entendi porque os portadores do Anel tem que ir para Aman...)? e o Gimli, foi só porque ele tinha uma amizade muito grande com um elfo?
 
Foi uma dádiva especial dos Valar. Todos da Comitiva (mais Bilbo) receberam esse beneficio. Eles foram o principal motivo da derrota de Sauron, e por isso, foram convidados a terra de Aman. O único que não viajou foi Aragorn, que tinha um dever a cumprir em Gondor.
 
O único que não viajou foi Aragorn, que tinha um dever a cumprir em Gondor.
E Boromir :doh: :lol:
hum, mas porque eles iriam querer isso, se lá eles iriam morrer mais rápido? e, que eu saiba, Merry e Pippin também nãoforam, eles continuaram servindo a Rohan e a Gondor.
 
Lothíriel. disse:
Essa dadiva nao foi dada apenas para os portadores do anel?
Foi o que eu pensei, mas Gimli poderia ir às terras imortais e morrer mais rápido só para continuar com essa amizade?
 
Imadofus disse:
O único que não viajou foi Aragorn, que tinha um dever a cumprir em Gondor.
hum, mas porque eles iriam querer isso, se lá eles iriam morrer mais rápido? e, que eu saiba, Merry e Pippin também nãoforam, eles continuaram servindo a Rohan e a Gondor.

Sabia que tinha esquecido alguém... :doh:

A vida deles seria encurtada sim, mas haveria vantagens. Aman é como um paraíso. A vida é mais lenta e agradável do que na TM, e nunca há tristeza, doenças ou infelicidades. Vale ter sua vida diminuida para contemplar isto, não?

Lothíriel. disse:
Essa dadiva nao foi dada apenas para os portadores do anel?

Não sabemos. Gimli e Legolas chegaram a Aman? Não podemos dizer. Se eles chegarem, é provável que a dádiva fosse para toda a comitiva. Se não, talvez de fato tivesse só sido concedida aos portadores.
 
Legolas ir td bem, agora acho que a Galadriel pode ter dado uma forcinha pro Gimli :lol:
Mas sinceramente nao acredito que fosse pra toda comitiva nao, Merry, Pippin, Aragorn... :eek:
 
Aragorn era rei de Gondor. Nõ há motivos para ele abandonar seu povo.

Merry e Pippin não viajaram porque foram ver os últimos dias de Éomer. Eles já estavam muito velhos, e não havia razão para sairem da TM. Desse modo, foram para Gondor encontrar-se com Aragorn. Poucos anos depois morreram.
 
Morrer eles morreram pois não é Valinor que os faz imortal. Infelizmente por esse pensamento de que as terras imortais trazem a imortalidade que muitas vezes os Homens pisaram na jaca
 
A permissão para partir para as Terras Imortais foi dada apenas aos Portadores do Anel; Gimli partiu com Legolas com intuito de chegar à Aman, mas se eles chegaram, das duas uma, ou Gimli foi de bicão :obiggraz: ou a ele foi permitido ficar graças à Galadriel.
 
kybree Baggins disse:

Como os portos cinzentos e valinor era o lugar para onde os elfos e magos iam , era com certeza uma terra especial, sera que frodo e Sam se tornaram seres imortais ? Será q lá a ferida de Frodo deixou de existir, doer?

Bom, como o pessoal já disse, Valinor não torna ninguém imortal, não. São Terras Imortais, porque lá vivem elfos, Maiar e Valar (todos imortais), ou seja, Bilbo e Frodo acabaram morrendo.
Não sei se alguém comentou isso, mas o Sam não foi para lá... Ele ficou no Condado e terminou de escrever o Livro Vermelho, foi prefeito algumas vezes (não lembro o número exato) e teve filhos com a Rosinha... :wink:
 
Dizem que Sam foi sim, após a morte de Rosinha. Ele partiu e deixo o Livro com Elanor lá no Marco Ocidental, se não me engano, e partiu para os Portos. Não me lembro com que idade, mas ele já estava bem velhinho quando (dizem) fez isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo