• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Merlin é Gandalf, ou vice-versa?

The_Raven

Usuário
Gandalf,
longa barba caída sobre a capa, envolto nas sombras da aba de seu chapeu, conico e pontudo, gandalf porta ainda um cajado de madeira e uma espada, embora não tão poderosa possue fama para tremer as pernas de qualquer líder orc.


Embora não seja descrito assim Merlin acabou se tornando a própria descrição de Gandalf, embora como já disse é mais novo que gandalf, teria uns 30-40 anos segundo meus cálculos, quando se passa a história dos Cavaleiros da távola redonda, portanto a aperencia comumente atribuída a ele não lhe diz respeito, deve ter ocorrido alguma confusão quando foi representado por algum artísta em gravuras ou mesmo no cinema, não sei se estou certo, mas acredito que essa aparência, aliás tanto física quanto psicologica vem depois da publlicação de O Hobbit, ou Tolkien baseia seu mago em alguma descrição anterior a sua obra, e se a confusão poderia ter ocorrido aí. :o?: :o?: :o?:

Mas toda vez que vejo Merlin enxergo Gandalf, erguendo sua Glamdring, a Excalibur de Merlin.
Mesmo Ian McKellen, afirmou em uma entrevista, não sabia se Gandalf era UM esteriótipo de Mago ou era O esteriótipo de Mago, e portanto deveria ter cuidado com sua atuação, para não torná-lo algo clichê.

Alguém sabe qualquer coisa a respeito deste esteriotipo de mago e Merlin.
 
talvez o tolkien tenha se espirado na lenda de escalibur(ja q ele se baseou em muitas lendas para criar o sda), mas tbm depois de sda teve uma ressureiçao de historias medievais e de fantasia(e ateh o surgimento do rpg), mas talvez seja apenas uma conhecidencia. :x
 
é verdade, todo mago é meio parecido com o merlin
mas vai saber se a lenda de Merlin foi a primeira
eu acho q se criou esse estereotipo de mago por causa q na era medieval eles só achavam q os sabios e inteligentes eram os mais velhos (quer dizer, ancião)
e por isso q eles são velhinhos, com barba grande e encurvados
Finrond disse:
Mas toda vez que vejo Merlin enxergo Gandalf, erguendo sua Glamdring, a Excalibur de Merlin.
PERAI!!! :?
Excalibur nunca foi de Merlin
ela sempre representou o poder de Rei Arthur
tai um diferencia q o Gandalf tem de Merlin, um mago q usa espada :mrgreen:
 
Bom na verdade, a idéia de Gandalf veio quando Tolkien estava nos Alpes Suiços, quando ele viu um postal dos Alpes com um velho no cume que representava o espírito da montanha, então eu não acho que tem muito a ver não. Mas todo mago é parecido com Merlin( Melhor dizendo, Merlin é parecido com todo mago).
 
Eu já li uma vez que Tolkien realmente se inspirou em Merlin para criar Gandalf, embora seu nome venha de uma outra obra. Se não me engano o nome "Gandalf" era de um duende.

Aí, ele pegou algumas caracteristicas desses dois personagens e criou o Mago Cinzento.
 
Eu já li uma vez que Tolkien realmente se inspirou em Merlin para criar Gandalf, embora seu nome venha de uma outra obra. Se não me engano o nome "Gandalf" era de um duende.
O nome Gandalf pode ser encontrado no Beowulf se nao me engano, junto com os nomes de varios outros anoes do hobbit . Já sobre merlin e gandalf eu nao sei nao
 
Eu já li uma vez que Tolkien realmente se inspirou em Merlin para criar Gandalf, embora seu nome venha de uma outra obra. Se não me engano o nome "Gandalf" era de um duende.
Gandalf é o nome de um anão da mitologia nórdica citado na "Edda poética".
 
I am Gandalf disse:
Bom na verdade, a idéia de Gandalf veio quando Tolkien estava nos Alpes Suiços, quando ele viu um postal dos Alpes com um velho no cume que representava o espírito da montanha, então eu não acho que tem muito a ver não. Mas todo mago é parecido com Merlin( Melhor dizendo, Merlin é parecido com todo mago).
Exatamente! Mas era um postal de um velho sentado em cima de uma pedra. Mas Tolkien não deu atenção ao postal por um bom tempo! E apenas quando estava escrevendo (não sei qual livro!) que ele se recordou do postal. O nome de Gandalf era de um anão antes, o mesmo que acontece com o nome de Aragorn, que no início era um Hobbit de Bri. (tudo isso tem aqui na Valinor)
Sobre Gandalf paracer com Merlin eu acho que é pura fachada, pois Merlin, podemos dizer é um nome conhecido mundialmente! Quase todo mundo saberia dizer quem é Merlin, mesmo que seja uma descrição bem ínfima. :wink:
 
Disse que ao meu ver se criou um esteriotipo de mago com chapeu de cone e cajado, velho e arqueado a partir de Gandalf, e mesmo Merlin, sendo uma figura universal e tal caiu nesse esteriotipo, queria saber se este esteritipo de mago ocorreu antes de ser criado Gandalf, ou se foi tolkien quem o fez.

:disgusti: :disgusti:

Lembrando em Cavaleiros da távola Redonda é comum a maioria das versões que Merlin recebeu a Excalibur da Dama do Lago, a usou ainda antes de Arthur ser coroado, a espada foi entregue a arthur por meio da "eleição" feita na pedra onde esta foi cravada por Merlin, depois de morto em combate a espada volta para Merlin que a devolve ao Lago. Em outras versões ela é dada a Arthur por Deus (ou Jesus em outras) quando ele a desembainha de uma bigorna de forma semelhante a pedra.
Há um bom filme a respeito de Merlin que tem como título "Merlin" :lol:
Penso que a excalibur está mais para a Anduril do que para a Glamdring :mrgreen:
 
Merlin naum é uma pessoa, é um título dado ao posto mais alto dos druídas.... esse famoso Merlin velho de longas barbas brancas é o Taliesin, e ele naum tinha entre 30-40 anos, ele era muito velho, mas era velho nos padrões normais, nada como Gandalf que era mais velho que a propria terra..... o Merlin de 30-40 anos é o Kevin, que assumiu esse posto apos Taliesin, ainda na epoca de Arthur....
Esse "modelo" de mago velho e barbudo é muito antigo, e vem realmente de Taliesin, que foi o mais famoso Merlin... Gandalf veio bem depois de Taliesin... portanto a aparencia original é de Taliesin....
 
valeu Finarfin eram respostas assim que procurava :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:

ainda não pude ler uma versão satisfatoria de Cavaleiros da Távola Redonda se vc puder me indicar uma? ficaria muito grato, aliás de oinde você tirou essa dos Merlins?

valeu de novo
 
J. Timón disse:
valeu Finarfin eram respostas assim que procurava :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:

ainda não pude ler uma versão satisfatoria de Cavaleiros da Távola Redonda se vc puder me indicar uma? ficaria muito grato, aliás de oinde você tirou essa dos Merlins?

valeu de novo

Existem vários texto sobre os Merlins, e varias versões da Távola Redonda que retratam isso... a minha preferia é d'As Brumas de Avalon...
 
Finarfin disse:
J. Timón disse:
valeu Finarfin eram respostas assim que procurava :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:

ainda não pude ler uma versão satisfatoria de Cavaleiros da Távola Redonda se vc puder me indicar uma? ficaria muito grato, aliás de oinde você tirou essa dos Merlins?

valeu de novo

Existem vários texto sobre os Merlins, e varias versões da Távola Redonda que retratam isso... a minha preferia é d'As Brumas de Avalon...

Aí galera, voces toa ligado gostei de ver...
Também recomendo Brumas de Avalon, prestem atenção pois isso não é só história, é lenda de lá, e o poder que tinha a figura feminina nesta lenda..,.
Valeu
 
a representação dos magos como o gandalf,merlin ,sarumam e etc...... é uma representação dos druidas,que eram magos assim com chapeu em cone ,longa barba e as vezes possuiam como animal de estimação uma águia,druidas tem haver ,eu acho,com umpouco dos celtas...... :roll:
 
é....os druídas eram 'sacerdotes' da antiga civilização celta....
alem das "brumas.."q é otimo tem o livro "DRUÍDAS", não lembro o autor, é um inglês q pesquisou em toda grã bretanha e irlanda sobre esses fantasticos seres, la tem historias e intrigantes enigmas....tem outro, "os cavalerios da távola redonda", é de um Francês ,tb não lembro o nome do autor, este livro não conta historia, ele faz um 'guia' da vida dos caras, o q usavam, comiam, bebiam, vestiam....
 
se tolkien se baseou na lenda nao vamos saber tao cedo hehehehe
mas merlin nao era uma pessoa e sim um cargo pertencentes aos druidas.
bem... quem jah leu as brumas de avalon sabe bem como eh...
Talvez seja criaçao da autora o fato de merlin ser um cargo e nao uma pessoa, mas faz muito mais sentido do que aquela velha lenda de um merlin unipotente e unipresente.
 
Acho que Tolkien se baseou pelo menos um pouco em Merlin já que existem várias semelhanças, tais como: o cajado, a espada, barba, os dois tem uma especie de "cargo" (Gandalf é um Maiar, que foi para a TM para ajudar, e Merlin era um cargo druida).
 
Merlin nao era uma pessoa... Merlin eram varias pessoas, porem apenas 1 merlin podia existir de cada vez...
E nas brumas de avalon merlin nao era necessariamente um mago, mas sim um bardo.

Talvez tolkien tenha se baseado na aparencia e na funçao (Merlin tb deveria agir para que os acontecimentos andassem a favor de uma causa, no caso do livro seria a existencia de Avalon)
 
Gigi disse:
Eu já li uma vez que Tolkien realmente se inspirou em Merlin para criar Gandalf, embora seu nome venha de uma outra obra. Se não me engano o nome "Gandalf" era de um duende.

:wink: Acho que não, li certa vez que Tolkien se inspirou em Odin e não em Merlim para criar Gandalf e que o nome "Gandalf" fazia parte de um poema nórdico de onde ele tirou vários nomes de anões, e que significava "Elfo Feiticeiro".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo