• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Último Samurai (The Last Samurai, 2003)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    20
Tava todo mundo muito chorão :mrgreen:

Mas eu gostei do mesmo jeito :grinlove: fazer eles tudo sisudo seria algo muito robótico (como o Weaving ser muito robô e mesmo assim ter mais carisma que o Neo). Era mais um filme dos orientais e o Cruise tentava não fazer feito. Sem falar que mostrar os orientais como sem sentimentos, sem emoção, alien já foi feito inúmeras vezes por Hollywood.

Hmmm... cortar o cabelo, mudar o nome são coisas que apenas a própria pessoa deve fazer. Um rito de passagem de vida, onde o eu antigo é "morto" dando lugar a um novo. É como se matassem o rapaz. (vide Mononoke Hime onde Ashitaka corta o cabelo na aldeia antes de partir e os anciões choram. Aquele é o totem de seu túmulo em vida, para os aldeões poderem orar pela sua alma, mesmo que não possam cremar/enterrar seu corpo)

Ele se conteve com o pedido do americano, pois confia no amigo, mesmo não entendendo a forma estranha de pensar "viva pra poder lutar depois". O que não significa que doa menos. Nesse contexto, chorar é até compreensível diante de uma morte maior.
 
Eu gostei bastante do filme, divertido, empolgante e com boas cenas de luta. Mas, pensando apenas nos filmes do Tom Cruise, Minority Report foi bem melhor.
 
Bem eu achei o filme maravilhoso, melhor até que o retorno do rei, adoro também a cultura oriental, e o filme retratou muito bem isso, e eu ñ achei eles chorões ñ, o filme fala sobre honra, sobre vc acreditar em algo e lutar por isso até o filme, morrer pelo q vc acredita é lindo e poucas pessoas hj em dia fazem isso, acreditam firmemente em alguma coisa ñ importa o q aconteca.
As lutas foram muito legais e bonitas, sabe ñ era aquele tipo de filme que só tem sangue, a guerra deles tinha objetivo tinha alma, e na minha opinião foi o q faltou no retorno do rei, na parte de gondor mais alma na guerra, mais sentimento.
O Tom Cruise tava muito bem no filme, mas quem ganhou foi o japones lider dos samurais, e o filho dele que atirava flechas tb era lindo e incrivelmente bom. :mrgreen:
Bem o filme é excelente, tem ação e sentimentos, tem histáoria e cultura.
Dou 10 pro ultimo samurai :D
 
S@brin@ disse:
O Tom Cruise tava muito bem no filme, mas quem ganhou foi o japones lider dos samurais, e o filho dele que atirava flechas tb era lindo e incrivelmente bom. :mrgreen:

Sobre atuações, a única que me convenceu mesmo foi a do Tetsumoto (é esse o nome?). Ele tinha uma expressão bem firme, e deixava transparecer emoções de forma que até pareciam fáceis. O Cruise eu gostei, mas nada muito acima da média. O filho eu achei normal, nada de mais.

Aliás, aquele outro japa (que bate nele com a espada de madeira) também era muito bom. :clap:
 
Tetsumoto significaria do lado do ferro. :mrgreen:

Katsumoto significa do lado da vitória :wink:

O filho quase decapita o Tom Cruise na cena do tigre. (comentário dos bastidores :grinlove:)

Eu adorava o "Bob" :lol:

E o outro japa era muito bom mesmo :clap:
 
nossa adorei esse filme super legal e a historia facinante, nossa adorei a interpretacao de Tom Cruise ele foi 10...... :mrgreen:
 
Eu achei um filmaço, mas como já foi dito em algum lugar, é difícil o diretor errar a mão em um tema como esse. Surpreendente seria se o filme fosse ruim, hehe.
 
Achei o filme muito bom!!! não só pelas histórias, pelas mensagens ou pelas atuações ... sei lá, esse filme me fez refletir muito sobre a minha vida, como ela estava e o q eu queria para ela... sem falar que nas duas vzs que eu fui ver ( fui na segunda com a minha mãe e fui na terça com o lestat) aconteceram coisas muito engraçadas...foi divertido :obiggraz:

Nossa.. eu adorei o "Bob"... eu ri muito... parecia uma maluca :mrgreen:

E aquele filhinho da Taka... q faz careta pro Tom Cruise na mesa ... mto bunitinhu ...quero ter um filho tão atentado qto ele :lol:
 
Eu gostei desse filme. Fora as batalhas que achei muito legais, o contexto da invasão de uma cultura por outra foi muito bem "colocado". :wink:
 
Eu achei forçado demais.
Poucas cenas me agradam, umas dessas foi o combate na flortesta. Na verdade o que mais me agradou foi o clima antes da luta. Porque depois vi algo realmente ridículo, um soldado americano matar sozinho uns 5 Samurais.
Não entendi também a ação dos Ninja, indo pra um corpo-a-corpo direto com os Samurais, um Ninja de verdade jamais teria feito isso.
Acho que o Bushido foi pouco explorado, na verdade mal explorado, e acho que lutas individuais seriam muito mais interessante que as guerras forçadas que aconteceram. A história é chata e previsível e Tom Cruise não convenceu.
Faltou MUITA coisa nesse filme e tinha muita coisa errada. Se a tentativa era mesmo uma homenagem a Kurosawa, passaram BEM longe. Mais um filme tipicamente hollywoodiano onde o que prevalece é a ação.

Entretanto o figurino estava perfeito. As Haramaki identicas. A fotografia estava divina e os atores japoneses bons também. Não sei o nome daquele Samurai de cabelos longos, mas foi meu personagem preferido no filme.
 
O lance surpreendente nesse filme é justamente ele ter impressionado quanto a retratação da filosofia, do modo de pensar japones. Todos estavam esperando que, por vir de Hollywood, haveria uma grande distorção.

Tirem os aspcetos ditos tecnicos e analisem isso. Apenas por isso o filme ja vale a pena.

Eu sei porque convivo com pessoas japonesas e sempre converso sobre isso com elas, smpre fui interessado.

Esta ai, por exemplo, a Primula, nossa amiga nihon-jin que nao deixa mentir. :mrgreen:
 
Acontece que a filosofia deles não foi tão bem mostrada e foi um pouco forçada também. Eu também me interesso pela filosofia deles, principalmente pelo Bushido e acho que foi muita fraca essa parte. Poderia ter sido MUITO melhor aproveitada.

E realmente a Primula sabe bastante sobre o assunto. Li umas coisas em seus posts que nunca tinha lido.
 
Eu não postei aqui ainda?

O filme foi ok. Teve levemente mais coisas boas do que merda, mas teve muita merda. O mais irritante foi que tudo ficou muito romantizado e inverossímil. Aqueles flashbacks que acontecem de 2 em 2 minutos ficaram ridículos - "Oh, eu matei mulheres e crianças e agora eu bebo pra esquecer o meu trauma e etc" (o que seria ok, se não ficassem esfregando isso na nossa cara de maneira histérica e manipulativa o tempo todo). Ah, o Imperador do Japão falando inglês foi o fim da picada.

67/100, com boa-vontade.
 
É,eu tb não tinha postado aqui anteriormente. 8O (ok,andei dando uma olhada nas páginas anteriores e vi que tem várias mensagens minhas :lol: ...é que não me veio à cabeça).

Assisti novamente o filme,gosto cada vez mais da narrativa poética centrada na cultura japonesa.

Estamos falando de Ficção,e "The Last Samurai" não precisa seguir à risca o que um épico pede.Não tem como não se emocionar com a cavalaria indo rumo à morte,aqueles sons de disparos de canhões,os japoneses sendo massacrados,mantendo a honra e coragem,levando com eles a alma da cultura japonesa,enfim,quando o filme chegou aos cinemas nem gostei tanto(devido ao impacto que o RDR causou).Hoje eu considero "O Último Samurai" um grande filme,não uma obra-prima,mas zilhões de vezes melhor que um "Tróia",por exemplo.

O forte do filme é a poesia na narrativa,nas imagens,apesar de o filme ser tecnicamente impecável tb.

Esqueçamos detalhes pouco comprometedores(clichês básicos de heroísmo e indução emocional),vamos apreciar um filme que emociona,um filme de uma beleza singular.

Minha cotação para o filme:82/100

E tb eu gosto porque meus avós por parte de Pai são Japoneses...por isso que a cultura japonesa(apesar de não muito centrada no filme) me fascina.
 
Acabei de ver. . .
Gostei muito do filme!
Muito mesmo!
A história me interessou!
O filme me emocionou!
E não achei grandes defeitos que pudessem me irritar profundamente. . .
Vou comprar o DVD com certeza!!!
 
Vi o filme e gostei muito. Achei boa a história, o figurino ficou perfeito, Tom e Ken estavam muito bem nos papéis e o final foi muito bem orquestrado. :D

Lembro que ano passado eu fiquei imaginando que este seria o grande adversário do Retorno do Rei no Oscar, o que não se confirmou. Mas também não era pra tanto... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo