• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mitologia Tolkiana e o cristianismo

655321

Usuário
Alguém aqui é um católico fervoroso como Tolkien? Alguém aqui é católico não praticante(eu sou)? Alguém aqui é judeu? Muçulmano? Ateu?
Se vcs seguem outra religião, vcs não acham estranho sermos tão fanáticos por um livro q se baseia no cristianismo, especialmente em doutrinas católicas??
Imaginem: Um muçulmano fã de SdA. Não seria isso meio paradoxal? é óbvio q muçulmanos podem ler o livro( não estou sendo preconceituoso aqui). Mas se vcs pensarem, em toda mitologia Tolkiana, e lembrarem q Tolkien é católico, vão achar muitas semelhanças, então.... Seria a mitologia Tolkiana uma forma de propagar o cristianismo(além da obra literária)? Será q no subconcsiente de Tolkien ele estava fazendo isso ao criar essa mitologia? E se isso for verdade, seria realmente paradoxal q pessoas seguidoras de outra religião "adorassem" Tolkien.
é meio q uma viagem isso :roll: , mas é uma discussão interessante...
 
Não acredito que o professor quisesse propagar o cristianismo através da obra.
Ele apenas não quis ser considerado pagão, por isso tem essas semelhanças com o catolicismo.
Mas realmente, isso da uma discussão interessante.
Ah! Eu sou católico também, só que não sou fervoroso....
 
...

É verdade. Por exemplo, o nome "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei". Tirando "dos Anéis", ficaria O Senhor: O Retorno do Rei... :mrgreen:

Brincadeiras à parte, talvez exista sim, alguma relação entre a obra e o cristianismo. Vejamos, podemos relacionar Eru - Deus, Valar - Santos, Ainur - Anjos. O Mal sempre é Mal, então Lúcifer - Melkor, que por sinal possuem a mesma história, o anjo/ainur orgulhoso que se rebela contra Deus/Eru e etc.

Mas fica um questão no ar: seria Frodo o Messias? :roll:

...
 
E se isso for verdade, seria realmente paradoxal q pessoas seguidoras de outra religião "adorassem" Tolkien.
é uma bela teoria
eu li q teve um censo na australia e muitas pessoas responderam q são seguidoras da religião Jedi!! :?
porq ñ ser um devoto de Eru Ilúvatar?? :obiggraz:
 
Não vejo nada de católico na obra.

Esse negócio de bem contra o Mal, de um Senhor poderoso que comanda forças negras contra o bem de todo o mundo é coisa antiga, é um assunto que interfere em filosofia e em teologia puramente dita.... não adianta aqui separar religiões e dizer com qual as obras de Tolkien parece.Aliás, lutas entre o bem e mal são abordados em todas as religiões.

Mesmo um homem ateu escreveria algo parecido, uma luta entre bem e mal.
 
MaxDirty disse:
é uma bela teoria
eu li q teve um censo na australia e muitas pessoas responderam q são seguidoras da religião Jedi!! :?
porq ñ ser um devoto de Eru Ilúvatar?? :obiggraz:

Teve uma reportagem numa revista (acho que na VIP) em que um pessoal monta uma barraquinha num lugar de São Paulo que é tradicional as pessoas prograrem a sua fé. Mas eles íam pregar a religião Jedi, só pra ver qual seria a reação do povão. Teve várias pessoas que disseram que conhecia a religião, teve umas que realmente se interessaram e queria saber como fazer pra ser iniciado. Tudo na maior seriedade.

[]'s
 
Religião Jedi? Isso é novo pra mim.

Devotos de Eru Ilúvatar..... meu Deus do céu, que tempos malucos!
No fundo no fundo, todos os deuses de todas mitologias existentes no mundo representam alguém nas religiões.... vide que em muitos livros Zeus, o maior de todos na mitologia grega , é considerado como o Deus das atuais religiões ligas ao critianismo. Se Eru Ilúvatar também tem algo disso, não seria de se estranhar.
 
O sda tem algumas semelhanças com o catolicismo com certeza, mas acho que naum foi essa a intençao de tolkien,
Brincadeiras à parte, talvez exista sim, alguma relação entre a obra e o cristianismo. Vejamos, podemos relacionar Eru - Deus, Valar - Santos, Ainur - Anjos. O Mal sempre é Mal, então Lúcifer - Melkor, que por sinal possuem a mesma história, o anjo/ainur orgulhoso que se rebela contra Deus/Eru e etc.

e toda religiao tem seu deus maiorial, seus subordinados( no caso do catolicismo os santos ) e espiritos elevados só que de menor escala como anjos.

NÃo creio que essa foi a intenção ORIGINAL de tolkien, mas no fim ele acabou dandos uns toques de religião na obra. O que resultou numa obra perfeita, mas diisso nunca saberemos a verdadeira versÃo, pois como todos sabem ele já partiu...

Ahnn e mesmo não sendo católico sou um Fã fiel de Tolkien!! :amem:
.:G@nd@lf:.
 
Mas fica um questão no ar: seria Frodo o Messias?
Eu num tinha pensado nisso :think: ! Escreva uma teoria pra gente sobre isso e poste aqui! :mrgreen:
Não vejo nada de católico na obra.

Esse negócio de bem contra o Mal, de um Senhor poderoso que comanda forças negras contra o bem de todo o mundo é coisa antiga, é um assunto que interfere em filosofia e em teologia puramente dita.... não adianta aqui separar religiões e dizer com qual as obras de Tolkien parece.Aliás, lutas entre o bem e mal são abordados em todas as religiões
Eu disse que havia pararelos com o cristianismo e com doutrinas católicas, e não que a obra é católica....
Mesmo um homem ateu escreveria algo parecido, uma luta entre bem e mal.
Vc tá muito enganada Idril. Uma pessoa ateu não acredita em "Deus superior", nenhum deles. E portanto não escreveria uma obra como a de Tolkien.
Como?! Se Tolkien fosse ateu não haveria Eru, Morgoth, e etc e tal.
Um homem ateu poderia abordar conflitos entre bem e mal mas de forma humana, jamais com deuses "corrompidos".
 
.:G@nd@lf:. disse:
O sda tem algumas semelhanças com o catolicismo com certeza, mas acho que naum foi essa a intençao de tolkien,
Brincadeiras à parte, talvez exista sim, alguma relação entre a obra e o cristianismo. Vejamos, podemos relacionar Eru - Deus, Valar - Santos, Ainur - Anjos. O Mal sempre é Mal, então Lúcifer - Melkor, que por sinal possuem a mesma história, o anjo/ainur orgulhoso que se rebela contra Deus/Eru e etc.

e toda religiao tem seu deus maiorial, seus subordinados( no caso do catolicismo os santos ) e espiritos elevados só que de menor escala como anjos.

NÃo creio que essa foi a intenção ORIGINAL de tolkien, mas no fim ele acabou dandos uns toques de religião na obra. O que resultou numa obra perfeita, mas diisso nunca saberemos a verdadeira versÃo, pois como todos sabem ele já partiu...

Ahnn e mesmo não sendo católico sou um Fã fiel de Tolkien!! :amem:
.:G@nd@lf:.
...

Sim, de fato creio também que Tolkien não teve a mínima intenção, pois ao tratar de assuntos desse calibre, torna-se praticamente inevitável tais semelhanças, sejam elas claras ou obscuras.

Ora, somos todos fãs de Tolkien! Tais fatores só tornam a obra mais convincente, como você mesmo afirmou, .:G@and@alf:. .
 
Idril Nénmacil disse:
Religião Jedi? Isso é novo pra mim.

Acho que não fui muito claro no meu post. Eles foram pregar a religião Jedi como uma brincadeira, mas muita gente achou que era de verdade e levou a sério.

I am Gandalf disse:
Vc tá muito enganada Idril. Uma pessoa ateu não acredita em "Deus superior", nenhum deles. E portanto não escreveria uma obra como a de Tolkien.
Como?! Se Tolkien fosse ateu não haveria Eru, Morgoth, e etc e tal.
Um homem ateu poderia abordar conflitos entre bem e mal mas de forma humana, jamais com deuses "corrompidos".

Eu acho que pode. Ele pode não acreditar num deus mas sabe que isso faz parte da cultura da humanidade e pode ser uma inspiração. Afinal, ele vai escrever uma ficção, não um livro sagrado que diz a verdade absoluta.

[]'s
 
Vc tá muito enganada Idril. Uma pessoa ateu não acredita em "Deus superior", nenhum deles. E portanto não escreveria uma obra como a de Tolkien.
Como?! Se Tolkien fosse ateu não haveria Eru, Morgoth, e etc e tal.
Um homem ateu poderia abordar conflitos entre bem e mal mas de forma humana, jamais com deuses "corrompidos".


Será mesmo que não escreveria algo, embora seja uma heresia dizer sobre aquilo em que não se acredite?
 
Eu acho que pode. Ele pode não acreditar num deus mas sabe que isso faz parte da cultura da humanidade e pode ser uma inspiração. Afinal, ele vai escrever uma ficção, não um livro sagrado que diz a verdade absoluta.
Bom se eu fosse escrever um livro, iria sair da minha imaginação, das minhas esperiências de vida, e sobretudo no que EU ACREDITO. Eu ñ sei vc, mas eu seria assim....

Será mesmo que não escreveria algo, embora seja uma heresia dizer sobre aquilo em que não se acredite?
Eu acho que não. Vc já viu algum ateu escrever livro baseado no cristianismo? Se souber me cite um exemplo....
 
Não baseado no cristianismo eu estou dizendo. Mas escrever sobre algo em que ele não acredita, mesmo que esbarre no religioso... não estou falando em religioso, aliás, e sim numa força maior acima dos humanos, justamente para não tachar o que estou falando em "religioso, cristianismo, etc".

Por um lado eu fico pensando.... seria meio estranho eu escrever algo baseado no que não acredito, mas não impossível.
 
I am Gandalf disse:
Bom se eu fosse escrever um livro, iria sair da minha imaginação, das minhas esperiências de vida, e sobretudo no que EU ACREDITO. Eu ñ sei vc, mas eu seria assim....

Do mesmo jeito que Tolkien usou elfos, magos e dragões, um ateu pode usar um deus. Ele pode usar desse artifício pra passar outros valores que ele acredita.

Ou será que Tolkien acreditava em elfos, magos e dragões?

[]'s
 
Bem... eu acho que tolkien fez suas obras com pitadas de... digamos... varias religioes e nao so o catolicismo.
Ja encontrei coisas parecidas com as obras de Tolkien ate na Umbanda. 8O
Nao querendo dizer que ele se baseou nela... acho que ele nem chegou a ouvir falar !!

Nao gosto dessa comparaçao de valar com santos e maiar com anjos pq os dois sao ainur, Valar mais poderosos e Maiar menos... santos e anjos sao coisas totalmente diferentes.

Coisas muito legais que encontrei e que tem bastante semelhança com as obras de Tolkien sao as historias que fazem parte da mitologia grega... na historia de Perseu por ex... a terra das ninfas eh perfeitamente comparavel a Aman...

Acho que podemos encontrar semelhanças religiosas e culturaias nas obras de tolkien para muitos tipos de historias e culturas !!
 
Bem, coisas que Tolkien baseou na doutrina católica e que estão presentes em suas obras:
O Ainulindalë é igual a versão católica da criação do mundo.
A Rebelião dos Noldor é baseado na expulsão de Adão e Eva do paraíso.
Frodo e Aragorn seriam Jesus, só que Frodo é o Jesus católico,, que veio de um lugar pequeno e seu esforço e sacrífício salvaram a humanidade, Aragorn seria o Jesus judáico, um filho de reis e líder de guerra.
Há outras passagens que são baseadas no cristianismo, mas quem souber que as cite....
 
Eu sou ateu e um grande fã de Tolkien... Se a obra dele foi baseada no cristianismo (coisa q eu sempre me disseram e eu sempre aceitei) não modifica o meu gosto pela mitologia... Eu adoro mitologias (greco-romana por exemplo) e tbm conheco bastante histórias sobre as religiões corrente, mas isso não muda minha crença...
Quando eu jogo RPG ser ateu tbm nunca me impediu de ser um clérigo por exemplo... pq eu tenho consiência do q p/ mim é ficção ou não... do q é verdade ou não (pelos meus conceitos)...
O q eu adimiro é a capacidade, de Tolkien (no caso de SdA) ou de uma sociedade, de criar (mais uma vez isso é MINHA opinião, sem querer duvidar da crença de ninguém) uma série de fatos q formam um grnade história...
Sou e sempre vou ser fã de Tolkien e axo q isso independe da religião, pois tendo sido proposital ou não axo q tolkien não iria querer q as pessoas não gostassem de sua mitologia só pq ela parece Católica...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo