• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o significado do expurgo do condado

eu penso que o mestre Tolkien pode muito bem ter sido influenciado pela sociedade em que vivia ao escrever Sda. mas isso é absolutamente normal, todos nós sempre fomos e sempre seremos influenciados pela nossa sociedade e pela época em que vivemos, mas se ele "queria" transmitir uma mensagem usando o expugo, ou Saruman ou qualquer coisa na obra isso é outra história... :o?:
 
I am Gandalf disse:
Tolkien sempre negou veemente que o Expurgo do Condado fosse uma alegoria a sua cidade natal:
Prefácio do SdA:
(...)algumas pessoas supuseram que o Expurgo do Condado reflete a situação da Inglaterra na época em que eu terminava a minha História. Isso não é verdade.(...)Ele tem de fato alguma base na experiência,embora pequena, e muito anterior. O lugar em que eu vivi na infância estava sendo lamentavelmemte destruído a ntes que eu completasse dez anos(...)"
Vc leu o prefácio?

Li. Você leu? :roll:

Ele afirma que é baseado numa experiência de vida. Nada a ver com uma alegoria. Alegoria são como comparações e críticas. O Expurgo do Condado sendo uma alegoria (o que não é na visão de Tolkien) seria uma espécie de comparação a vila de Tolkien e a Inglaterra como um todo. Tolkien não partilha dessa opinião. :wink:
 
Ele afirma que é baseado numa experiência de vida. Nada a ver com uma alegoria. Alegoria são como comparações e críticas. O Expurgo do Condado sendo uma alegoria (o que não é na visão de Tolkien) seria uma espécie de comparação a vila de Tolkien e a Inglaterra como um todo. Tolkien não partilha dessa opinião.
Bom eu não sei se vc percebeu... mais foi exatamente o q eu disse 8O !
Era uma alegoria sim! A destruição da cidade dele, e NÃO a situação da Ingaterra. Eu não disse que tinha a ver com a Inglaterra e SIM COM A CIDADE DELE!
Eu acho que você está fazendo uma pequena...melhor dizendo; grande confusão!
 
O único detalhe é que ALEGORIA e REFERÊNCIA são coisas completamente diferentes no sentido literário...
E tolkien DETESTAVA alegorias...
Querem exemplos??? Leiam a Bíblia... Milhares de páginas de pura alegoria
=P

Namarië
 
Primeiro, Marx e Engles nao criaram o Socialismo. Apenas apresentaram um sistema político e econômico socialista, como muitos outros fizeram, até bem antes.
O Expurgo do Condado tem sim, mesmo que involuntariamente, uma crítica ao modelo bolchevique.
A expurgo pode ser aplicado(eu li o prefacio) a qualquer sistema que, sob a falácia a igualdade sirva como meio de exploração de uns pelos outros. A crítica pode ser endereçada tanto ao socialismo real(todos iguais mas uns mais iguais que os outros) quanto ao capitalismo(igualdade na livre concorrência).
 
É verdade q ele sempre deixou bem claro q nao existiam apologias...
Pelo q li na biografia dele, o expurgo servia para mostrar q apesar de se ter combatido o mal maior, os probelams nunca acabam, a vida continua, e felizes para sempre não eh alcançado
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo