• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o nada eh maior que tudo!

Hellblazer

Usuário
na superinteressante desse mes tem uma materia dizendo que o nada tem mais massa que toda a materia do universo!

o mais legal que eu achei foi que , nas experiencias, eles avaliam o risco de uma trombada naqueles aceleradores de particulas poder tragar todo o planeta!parece coisa de "de volta pro futuro" , desestabilizar o universo e tal...acho que os cientistas estao cada vez mais loucos! :mrgreen:
 
O Nada simplesmente não existe. Não pode existir. Se ele existe automaticamente deixa de ser nada pra ser alguma coisa. O Vilya tinha colocado a explicação completa em algum tópico no antigo Ciências.

Por isso que todo mundo diz que essas matérias da Superinteressante são meio sensacionalistas.
 
O título do tópico é "o nada é maior que tudo". Ser maior não significa nescessáriamente ter maior massa; se for apenas sobre volume, o nada provavelmente ocupa volume maior que a matéria.
A definição de matéria é, se não me engano, tudo aquilo que possui massa. Então se o nada tem massa ele é matéria. 8O 8O 8O :?
 
Yumi Kezuru disse:
O título do tópico é "o nada é maior que tudo". Ser maior não significa nescessáriamente ter maior massa; se for apenas sobre volume, o nada provavelmente ocupa volume maior que a matéria.
A definição de matéria é, se não me engano, tudo aquilo que possui massa. Então se o nada tem massa ele é matéria. 8O 8O 8O :?

é um titulo pra chamar a atenção..como disse ser maior é ter mais massa ou maior volume. para que haja uma dessas medidas tem que haver algo. Nada é a palvra que descreve o não existente.
 
Na verdade não é tão sensacionalista qto a revista quer fazer parecer.

Acontece,que no vácuo quase absoluto do espaço distante,são gerados a cada bilionésimo de segundo incontáveis pares de partícula-antipartícula que se aniquilam quase imediatamente para saldar a sua "dívida" de energia`.É só ver a equação E=mc² . esse "m" é a massa proposta pelos cientistas (73% de todo o espaço) o "c" é a energia cinética e o "e" é a energia que é "emprestada" pasa essas partículas para que apareçam espontaneamente.Mas,para que o sistema preserve su aenergia total inalterada, é presciso que esses pares se aniquilem.O nada não é vazio.É que essas aniquilações acontecem tão rápido que não dá quase pra registrar.

Essa massa é medida num bilionésimo de segundo.è como uma foto de alta velocidade,naquele= momento,existiam zilhões de pares partícula-antipartcula,mas,no momento seguinte,já tinha se aniquilado pra "pagar" a dívida energética :wink:
 
hmm..sim,esqueci do "c".

Sim e não,já que isso acontece no ~vácuo,que então deixa de ser vácuo para logo depois,voltar a ser vácuo :think:
 
Bowser disse:
Bah, a Superinteressante nada mais eh do q a Veja versão Nerd... faz mto barulho pra coisa q num significa nada...
O que, seguindo o raciocínio do tópico, quer dizer que fazer barulho significa alguma coisa sim ;)
 
Nada é qdo não há materia, certo? Então oq a reportagem quis dizer foi q se reunirmos tudo oq não há de materia no universo( os espaços entre os atomos) ele vai ocupar um volume igual a 73%(acho q é isso) do volume total do universo.
Foi isso q eu entendi, achei a materia clara e objetiva e não sensacionalistas como muitos dizem.
Aliás quase sempre ouço dizerem q a super - interessante é sensacionalista e não sei oq mais e blábláblá. Na minha opinião é uma revista para pessoas q são "leigos" em assuntos tão complicados. não é pra defender a revista, mas para dizer q sou totalmente contra essa elitização da "sabedoria"(inutil na vida real).
 
Então oq a reportagem quis dizer foi q se reunirmos tudo oq não há de materia no universo( os espaços entre os atomos) ele vai ocupar um volume igual a 73%(acho q é isso) do volume total do universo.
Não,a revista não fala de volume,e sim de massa :wink:

Cara,leia o meu post :?
 
É,aquele gráfico é infeliz,sim.Na verdade,ele fala de massa,mas o volume é só pra comparar,.Tipo,as duas primeiras bolas (matéria tradicional e matéria escura) ocupam 27% do volume da caixa,isso representa 27% da massa do espaço,sacou? :wink:

Os edtitpres é que são umas bestas mesmo,liga não :P
 
cara pra inicio de conversa a super interessante eh UMA PORCARIA.


segundo calcular a massa do universo envolve uma coisa q ainda NAO se sabe. se a expançao dele eh eterna, se ela vai parar ou se pior ela vai parar e voltar. portanto nao podemos dizer muita coisa acerca da massa do universo. no entanto existem algumas contas q dao coisas parecidas com oq vc falou, so q tem um problema, nessas contas sao muito vagas, e nao explicam por exemplo pq cargas d'agua ainda nao nos desgarramos do braço da galaxia. mas vamos la mesmo q tudo isso seja levado em conta ainda temos o problema de provar as particulas virtuais, (stephen hawkns ja falou q se nego achar um buraco negro diminuindo ele ganha o nobel[isso seria uma forma de provar as particulas virtuais, mas eu nao vou me dar ao trabalho q explicar isso aki])

portanto fazer como a super interessante fez e afirmar q o "nada"tem mais materia q o "tudo" eh altamente irresponsavel e anti-etico.

e digo mais, existe uma maxima na fisica q diz q o "tudo eh o nada e o nada eh o tudo" isso vem de extrapolaçoes matematicas...


Dwarf
 
Logan Macloud disse:
cara pra inicio de conversa a super interessante eh UMA PORCARIA.

Ditto, nunca mais senti vontade de ler alguma desde a palhaçada que postaram sobre evolução biológica ser contradita pela termodinâmica :roll:

Logan Macloud disse:
segundo calcular a massa do universo envolve uma coisa q ainda NAO se sabe. se a expançao dele eh eterna, se ela vai parar ou se pior ela vai parar e voltar. portanto nao podemos dizer muita coisa acerca da massa do universo.

De acordo com as últimas teorias, não haverá um Big Crunch, o Universo se expandirá indefinidamente. A razão disso é porquê somando as estimativas de matéria bariônica e matéria escura, e levando em consideração a constante cosmológica ( a tal da "energia escura" ), mesmo em um futuro do Universo em trilhões e trilhões de anos onde cada galáxia viraria um gigantesco buraco negro, a quantidade de matéria não seria suficiente para fazer uma retração total, e consequentemente, desenvolver outra singularidade.

É, mas a SUPER cada dia se supera :|
 
Sobre essa ultima coisa que vc falou Stein, eu tbm já vi falando que essa energia escuro do vácuo acelera o universo. É a mesma coisa que vc disse?

E outra coisa que a Super fez e ficou desorganizado. No final da matéria tem uma figura mostrando os vários tipos de vácuo. Tem o mais normal, onde 1cm^3 tem tantas moléculas, depois o industrial com menos moléculas ainda. E o'vácuo mais "perfeito" é o do Universo, não que ele não tenha nenhum átomo de gases espalhado, mas são tão poucos que dividindo por todo o volume do vácuo nao teria nem um átomo em 1cm^3. Isso eu entendi direito, mas daí a confusão é se quando eles dizem que o vácuo tem mais massa que o resto, eles se referem à esses átomos tao espalhados que se fossem unidos teriam massa maior? Mas isso é diferente do que a reportagem diz.

Pelo que entendi, o vácuo seria uma espécia de matéria "dormente", que sem energia não se manifesta. Mas que, conforme as esperiencia nos Aceleradores de partículas, quando uma particula choca com a outra (neutrons se nao me engano) cria uma energia tão grande que é suficiente para reanimar essa massa dormente, mas ela aparece somente por bilionésimos de segundos para depois desaparecer. Isso foi o que entendi do texto, mas no final da reportagem vem essa figura, e deixa duas interpretações. E, o medo que eles têm que o Hellblaizer comentou, é que essas esperiências gerem uma reação em cadeia, como a da bomba H, so que seriam em proporções inimagináveis vezes maiores.
 
E as vezes também sai algumas coisas boas. Eu achei essa reportagem boa. Mas só de ver a capa deu um desanimo de ler. Sempre a mesma coisa.
 
quando eles dizem que o vácuo tem mais massa que o resto, eles se referem à esses átomos tao espalhados que se fossem unidos teriam massa maior?
Não,não é nada disso,é que na verdade,o vácuo tem energia,e essa energia se converte e desconverte em materia zolhões de vezes por segundo,saca?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo