• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil e Frutad´ouro. Maiar?

Não há certeza se Tom Bombadil era um Maiar, talvez ele fosse apenas um espírito bom e forte que veio habitar a Terra-Média e era senhor absoluto da Floresta velha de Eriador e não havia nenhum poder forte o suficiente tanto do mal e do bem para atingí-lo dentro de seus territórios. Já Frutad´ouro era filha de uma Maiar serva do Valar Ulmo, que protegia os rios ou algo parecido. Queria discutir sobre este assunto cheio de controvérsias e ver o que vcs podem dizer!!!
 
Re: Tom Bombadil e Frutad´ouro. Maiares?

Johan Dunedain disse:
Não há certeza se Tom Bombadil era um Maiar, talvez ele fosse apenas um espírito bom e forte que veio habitar a Terra-Média e era senhor absoluto da Floresta velha de Eriador e não havia nenhum poder forte o suficiente tanto do mal e do bem para atingí-lo dentro de seus territórios. Já Frutad´ouro era filha de uma Maiar serva do Valar Ulmo, que protegia os rios ou algo parecido. Queria discutir sobre este assunto cheio de controvérsias e ver o que vcs podem dizer!!!
Talvez não exista uma resposta, mas a hipótese de serem elfos está totalmente descartada(não que eu acredite nela)?

obs: singular Maia/Vala; plural Maiar/Valar (nada de maiares)
 
Vou falar a minha toria:

Tom soh pode ser um dos Valar, dificilmente seria um Maia! Ainda keru pensar um poko mais sore essa ideia, mas ces podem ajudar!
Pra mim ele eh Aule q foi mandado por Manwe para ''vijiar'' a TM! E Fruta D'Ouro eh claru q eh Yavanna = provedora de FRUTOS!
Por q seria Aule: Manwe permaneceu na Taniquetil ''governando'' tudo por la! Ulmo eh claru q fiko no mar! entaum por ordem dos mais poderosos fikaria Aule na TM jah q os dois mais poderosos jah tem seus lugares! 8-)
Ainda tem outras coisas q tenhu q peskisar qnt a morada d Tom e a de Aule e os gostos dos dois!!!

Q q ces axam?? faz sentido ou voei mt??
 
Eu também acho que Tom seja Aulë e que Fruta d'Ouro seja Yavanna, mas naum por esses motivos.... Aulë naum precisaria ir para TM como um vigia de Manwë...
acho mais que o casal tava passando umas férias lá....
mas leio o texo que tem aqui na Valinor que falo sobre essa hipotese..... mas lembre, são apenas hipoteses....
 
Existem milhares de teorias.. aliás Tom é um assunto que tira o sono até dos mais estudiosos sobre tolkien... (aparte os, desculpem me o termo, idiotas, que dizem que era um simples boneco de Christopher que caiu na privada...)

Depois de muito pensar eu cheguei a uma teoria viajada mesmo, nem se compara com a do Iluvë:

Tom é Tolkien:

Ambos eram pacíficos, amavam poesia e suas mulheres
adoravam a terra onde pisavam, mas somente num raio de poucas milhas...

nas palavras do Ilu.... :mrgreen:

Q q ces axam?? faz sentido ou voei mt??

:|

Ah.... e tipo... se Baga D'Ouro era filha do rio nao tem como ela ser Yavanna..... sacou?
 
Desculpem os erros na língua de plural e singular! Mas este negócio de Fruta D´ouro ser uma Elfa pode ser verdade? E este negócio de Tom ser Tolkien pode ser viajado mas é bem interessante!!
 
The NIGHT ELF disse:
Mas no livro afirma q Fruta d'Ouro é uma Elfa!!!!!!

afirma? onde?

É possivel que sejam mesmo espiritos... Tolkien afirma nas cartas que Fruta D'ouro era a representação corporea das estações do ano. :o?:
 
Eu naõ acho q tem q colocar no tom algo q existe... quer dizer... o anel nao afeta ele, isso é extremamente exeção... agora, isso da frtua representar as estações achei deveras interessante... eu gostaria mais de saber pq os dois ficam alí naquele lugar, o resto é resto... :wink:

O fato é que a fantasia de tom bombadil ganhou o concurso de fantasias na hobbitcon, isso q importa :D

A propósito, fruta acho coisada demais pra elfa, sei lá ;) ela parece mais uma fadinha feliz.
 
I am Gandalf disse:
Fruta d'ouro é uma elfa?????
Onde diz isso no livro???

Naum diz... ... a menos que esteja nas Aventuras de Tom Bombadil.... porque nos outros naum diz nada disso...

Morrigan disse:
Eu naõ acho q tem q colocar no tom algo q existe... quer dizer... o anel nao afeta ele, isso é extremamente exeção... agora, isso da frtua representar as estações achei deveras interessante... eu gostaria mais de saber pq os dois ficam alí naquele lugar, o resto é resto... :wink: .

Pelo fato de que o Anel naum o afeta que eu acho mais provavel que ele seja um Vala, pois são as unicas criaturas conhecidas na obra de Tolkien que o Anel naum faria efeito....
Ah.. e naum se esqueça que quem comanda as estações é a Yavanna....
 
Finarfin disse:
I am Gandalf disse:
Fruta d'ouro é uma elfa?????
Onde diz isso no livro???

Naum diz... ... a menos que esteja nas Aventuras de Tom Bombadil.... porque nos outros naum diz nada disso...

Nada é dito nas Aventuras de Tom Bombadil... q não são nada mais que uma coleção de musiquinhas de Tom... muitas delas já publicadas no Senhor dos Anéis.
 
Na verdade esse seria o jeito mais correto.... em inglês é Goldberry.... gold é ouro e berry é baga, grão....
Berry pode ser fruta em inglês tb. Eua cho Fruta d'ouro uma tradução apropriada ,já que em inglês(como vc mesmo disse) é Goldberry. Melhor do que Baga D'ouro...
 
Acho que Tom Bombadil e frutaD'ouro são mais que maiar, são valar, então as coisas ficam muito mais facieis de serem esclarecidas. Pois não existem tantos Valar no ËA quanto os maiar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo