• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SDA tem Preconceitos???????

Duvido que um homem estudado como Tolkine tivesse tal preconceito

Além do mais ele não gosta de Alegorias duvido que deixa-se algo dele transparecer em sua obra
 
Fëanor_Tilion disse:
Cheguei então a conclusão que ele é racista e dos mais escrotos, mas isso é compreebsível tando em vista a época que suas obras foram escritas...

Acredito que você então chegou a uma idéia errada, pois Tolkien apenas quis retratar a realidade, colocando os sulistas negros pois são de origem africana e os orientais amarelos para serem iguais são os orientais no nosso planeta.
É certo que ele viveu em um país, porque não dizemos continente, marcado pelo racismo explicito, como foi os anos em que Tolkien viveu.
Mas apesar de Tolkien colocar todas as raças boas como brancas, mas sei lá, não acho isso racismo, afinal de contas, ele escrevendo, tinha que colocar seus heróis como ele era, branco!
não é mto bem contado sobre os povos do leste e do sul nem sua origem..qdo eru criou os homens nao disse se tinham tipos diferentes nem como surgiram os orientais e os negros...pelo menos eu nao li nada sobre.
Engano seu, claro que é contado sobre a origem dos orientais e negros, eles nasceram junto com os outros homens, mas enquanto os edain ( formadores dos Numenorianos ) vieram para o oeste, eles permaneceram lá no leste.

Então você não leu direito o meu post: Tolkien é racista pela forma como trata esses povos, e o fato dele ser estudado ou não, não invalida o fato dele ser um racista. Tolkien não fez aí uma alegoria, apenas transmitiu o seu estado de espírito...
 
Tolkien era fruto do seu tempo.
Ele reproduziu a percepção de sua sociedade.

Acredito que se ele tivesse escrevendo seus livros NOS DIAS DE HOJE ele teria muito mais cuidado com a descrição dos homens "bons, "maus", "nobres de sangue puro" e etc, pois ele poderia ser acusado de racista, já que essa polêmica só foi levantada nas últimas décadas.
 
Por tudo que eu sei sobre Tolkien acho difícil imaginar ele como racista, mas como eu ñ conheci ele, né... ñ posso ter certeza só por isso
o q eu acho q tem que ser considerado é que ele queria fazer uma mitologia pra Europa, por isso ñ da p/ afirmar que ele era racista, pois como os sulistas seriam os africanos, e os homens do leste os asiáticos... nada mais natural do que os heróis dele sejam brancos, pq eles seriam os antepassados dos europeus atuais :)
 
Então você não leu direito o meu post: Tolkien é racista pela forma como trata esses povos, e o fato dele ser estudado ou não, não invalida o fato dele ser um racista. Tolkien não fez aí uma alegoria, apenas transmitiu o seu estado de espírito...
Cara, nada contra você, mas você encucou que Tolkien é racista, e portanto, nada que eu possa fazer aparentemente contra.
Mas como já disseram, Tolkien era um produto da sociedade em que vivia, uma época marcada pelo racismo declarado, com lugares exclusivos pra brancos e outro para os " diferentes ".
Pode ser que Tolkien era racista, mas em relação a isso, basta você pegar um livro de história, ele mostra a história do ponto de vista do colonizador, que chega achando se o único civilizado, achando que somente ele e seu povo é bom enquanto o resto é mau.
Tolkien apenas mostrou a história do ponto de vista do povo de Gondor, e para eles os sulistas e orientais eram mals porque os atacavam.
E mesmo assim, Tolkien não se diz escritor de suas obras, ele é um mero tradutor, por isso a história não esta no ponto de vista dele e sim de quem escreveu os textos ( Bilbo, Frodo e Sam ).
 
e tem outra, a Guerra do Anel é contada na visão dos povos do oeste. se fosse contado na visão dos homens de harad, por exemplo, os maus seriam os elfos e homens do oeste, e não os haradrim e orientais

Poiseh.. a historia ;varia de acordo com quem conta.. mas tipo, eu nao axo q ele fosse racista nao... mas tb nao posso afirmar nada né?
 
Nào acho que o Tolkien seja racista. Mas dentro da história do Senhor dos Anéis,existia um preconceito enorme. Principalmente com Hobbits e Anões.
 
Mas dentro da história do Senhor dos Anéis,existia um preconceito enorme. Principalmente com Hobbits e Anões.
Não sei onde você viu preconceito com hobbits e anões.
Entre anões e elfos existe uma raiva histórica, por isso eles não se dão bem, mas com os hobbits não há preconceito, há uma falta de conhecimento geral dos outros povos em relação a eles, culpa as vezes dos próprios hobbits que não gostam de se misturar com os outros povos.
 
Há preconceito sim. Por causa do tamanho!! Vc não se lembra da cena em que o Denethor fica rindo do Pippin,quando ele diz que quer ser servo do Denethor. E quando o Merry quer lutar,e ninguém deixa.... :evil:
 
Há preconceito sim. Por causa do tamanho!! Vc não se lembra da cena em que o Denethor fica rindo do Pippin,quando ele diz que quer ser servo do Denethor. E quando o Merry quer lutar,e ninguém deixa....

O Denethor começou a rir porque ele já estava meio doido e achou hilário que alguém do tamanho do Pippin quisesse entrar no exército quando tudo, pelo menos para o Denethor, estava perdido.
E quanto ao Merry, o próprio Théoden disse, eles precisavam de pressa, ninguém podia levar peso extra, um pônei não iria aguentar fazer a mesma velocidade dos cavaleiros. Não acho que isso seja preconceito.
 
Nào acho que o Tolkien seja racista. Mas dentro da história do Senhor dos Anéis,existia um preconceito enorme. Principalmente com Hobbits e Anões.

Isso é verdade... por causa de seu tamanho e no caso dos hobbits pela frqueza.... mas axo q ele escreveu assim para falar do preconceito m si na terra média.... isso nao diz se ele era ou nao racista...
 
Não acho que o fato dos povos "vencedores" em SDA serem brancos é uma prova do racismo do Tolkien... A idéia da obra dele não era criar uma mitologia, baseada nas mitologias européias??

Talvez fosse um sentimento meio imperialista, tendo o povo do sul e do leste como bárbaros sem salvação prontos para serem catequizados e incluídos no modo de vida de Gondor (ou da Inglaterra, se você for pensar assim)

No início do século, creio que fosse bem natural um catedrático inglês (é, ele era sul-africano, mas filho de ingleses, e não africâner, que é a etnia declaradamente racista) pensasse dessa maneira quanto a povos longíquos, exóticos, diferentes.

Portanto, SDA não é racista. É imperialista, colonialista. 8O
 
J. J. Flash disse:
Portanto, SDA não é racista. É imperialista, colonialista. 8O

Caro amigo, eu concordo com muita coisa que vc disse acima.
Entretanto, o fato é que o "imperialismo e o colonialismo" é fundamentado, ideologicamente, por pressupostos racistas.

Continuo achando que Tolkien era racista. Mas hoje só temos essa consciência pq nas últimas décadas essa questão passou a ser encarada como um problema da nossa sociedade. Tolkien era fruto do seu tempo.

Ele era um "racista cultural" pois viveu e cresceu numa sociedade assim.
Mas tenho certeza dq ele não era um "racista de opinião" (oq seria lamentável e vergonhoso para um acadêmico).

Ser ou não racista, depende muito da sociedade em que o indivíduo vive. Por exemplo, durante o Terceiro Reich na Alemanha, ser anti-semita não era racismo, era questão de Estado e conduta moral.

Tolkien é racista aos olhos de hoje.
Na época, era apenas um "inglês" consciente do papel "civilizatório".
 
cara, esse assunto pode parecer irrelevante para quem vê que tolkien nem sequer pensou que poderia haver alguma hipótese de discriminação gerada de suas obras, com o qual eu concordo. mas eh relevante quando refletimos: jamais teria havido tais hipoteses se nao houvesse essa coisa imbecil que eh o racismo no mundo. olhos simples e sabios veriam da seguinte forma: eh uma representação comum de bem contra mal, sem levar em conta cor da pele. o fato de a maioria estar do lado do "Bem", segundo é este na visão dos Povos do Oeste, são, estes sim, irrelevantes; os povos negros têm esta cor de pele por motivos físicos (a região que habitavam era assolada pelo sol) e por jamais terem visto a luz do Oeste, ou terem contato com aqueles ou descendentes destes que a viram, além do que foram dominados por Melkor ou Thauron, Senhores da Escuridão.

Ainda fico pensando... será que se, em vez de brancos, os protagonistas fossem descritos em sua maioria negros, os livros teriam o mesmo sucesso? ou ainda, será que seriam publicados, visto o ridiculo racismo no mundo, que era pior naquela época?

desculpem se escrevi demais, mas me peguei refletindo... :P
 
Não consigo ver essa questão pela ótica do preconceito racial, mas sim pela ótica da preferência religiosa.
Tolkien era católico, e criou seu mundo baseado em sua crença...um Deus único, anjos, céu, inferno, etc. Eu sempre vi os outros povos da terra-média(sulista e orientais) como se fossem os nosso mulçumanos, os nossos povos orientais, que geralmente não acreditam em deuses ou como os nosso povos africanos, que tem diversos deuses. Então acho que na ótica de Tolkien, aqueles povos(orientais, sulistas, etc.) não eram inimigos, eles eram apenas povos que não tinham sua crença em um deus único, que ainda não tinham recebido o conhecimento sobre o verdadairo Deus, e sobre como foi a verdadeira concepção do mundo. Na minha concepção os Elfos e os homens que tinham o conhecimento da existência dos Valar é que detinham o verdadeiro conhecimento em relação ao mundo. Acho que mesmo para esses mesmos homens e elfos, os outros povos que serviam a Morgoth, não o serviam por seram maus, mas sim por não terem conhecimento sobre quem realmente detinha o poder, e sobre quem realmente tinham criado o mundo. Pra os sulistas e orientais e quaisquer outro que lutasse ao lado de Morgoth, Ele(morgoth) era o deus supremo, Ele era o criador do mundo, Ele detinha todo o poder, e aqueles elfos e homens eram na verdade rebeldes, ou criaturas completamente estúpidas que tinham tido a audácia de desafia-lo.
Por esse motivo não consigo ver racismo em sua obra. Ainda mais que pra mim, quando Tolkien criou os elfos, ele tentou criar dentro da concepção dele, uma raça perfeita, mas que raça perfeitta seria essa se ela fosse preconceituosa, racista? Os elfos e os homes que conviveram com eles, tinham embuído em sua natureza e educação, aceitar cada um do jeito que é: alto, baixo, gordo, magro, feio, bonito. A única coisa que eles não aceitavam era a maldade, mas a aparência, ou cor da pele, duvido que tivessem qualquer relevância no caso. Até mesmo os orcs, com a aparência que têm, se não fossem maus(pq são maus por natureza), seriam perfeitamante bem recebidos por esses elfos e homens.
 
Eu acho que quando se escreve uma obra, por mais que o autor seja imparcial, ele deixa transparecer, mesmo que inconcientemente suas preferências, gostos, modo de pensar.Quero deixar claro que eu não estou dizendo que Tolkien seja racista, mas vcs também não podem dizer que ele não é.Nós não conhecemos ele, não conviviamos com ele, então não podemos dizer que ele é ou não e. :o?:
No trecho citado lá atrás, eu acho que no livro, os maus variam de acordo com o ponto de vista.Os outros povos foram enganados, para eles, os brancos eram maus. :obiggraz:
 
Glauci_elf disse:
Nào acho que o Tolkien seja racista. Mas dentro da história do Senhor dos Anéis,existia um preconceito enorme. Principalmente com Hobbits e Anões.

Isso é verdade... por causa de seu tamanho e no caso dos hobbits pela frqueza.... mas axo q ele escreveu assim para falar do preconceito m si na terra média.... isso nao diz se ele era ou nao racista...

Nossa, isso está completamente errado. Tolkien queria mostrar justamente o contrário! Que mesmo as pessoas fracas, pequenas e oprimidas pela sociedade podem fazer grandes feitos. Vocês entenderam errado...

Quanto a ele ser racista ou não...

Primeiramente:
Oeste da Terra Média = Europa
Leste da Terra Média = Ásia
Sul da Terra Média = África

Vamos lá...

Se procurarmos, vários fatos que ocorreram em Arda são ligados a História da Europa. Por exemplo, o imenso exército do Oeste (Estados Unidos) vem salvar os povos quase destruídos por Morgoth na Guerra da Ira (1ª Guerra Mundial? Alemanha?).

Bem, se o Sul da Terra Média representa a Africa, nada mais natural que os habitantes de lá sejam de pele escura. Mesma coisa com os Pardos e a Ásia.

O fato do Sul e o Leste terem povos perversos, tem origem no Oeste da Terra Média! Ou seja, originalmente os povos eram bons, mas foram enganados pelos seres malignos (Sauron, Saruman etc) do Oeste (Europa). Vendo desse ponto, a origem do mal está nos Europeus (colonização e exploração forçada?).

"Ah, mas não precisavam ser negros, nem pardos!"

Se não fossem, viriam da onde? Do norte???? Os povos só poderiam vir do Sul e do Leste, e como esses são representados como África e Ásia... E não eram só os Haradrin e os Sulistas que eram ruins, há diversos atos maléficos vindo de Brancos (Como os bardos de Rohan, Saruman etc).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo