• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo: O verdadeiro "Salvador"?

Artanis

Usuário
Eu tava pesando se Frodo foi realmente a pessoa que destruiu o anel e salvou a Terra -média.
Tá bom que ele carregou o anel e era concerteza um grande fardo, mas se ñ fosse o Sam lutar com a Laracna, tirar o anel do Frodo quando Sam pensou que ele estivesse morto (realmente eu acho que era inevitável o encontro com os orcs e a captura de Frodo) e carregado ele até a montanha da perdição quando Frodo estava sem forças o anel voltaria para Sauron.
Resumindo o verdadeiro destruidor do anel (de uma forma indireta) foi o Sam que passou o tempo todo incentivando e salvando Frodo dos perigos desde a separação de Sociedade no SdA. :x
 
Olhando por esse lado realmente foi o Sam

mas pdoemos ainda ressaltar que na hora em que Frodo teria que ter jogado o anel ele se recusou e o colocou em seu dedo, e nisso aparece Gollum que na briga acabou arrancando o anel de Frodo, que por sua vez em outra briga fez com que o anel cai-se no vulcão

Ou seja olhando por esse lado, podemos ver que o anel foi destruido por acaso :wink:
 
Por acaso ou ñ, foi destruido com a ajuda de Sam e agora olhando por esse lado Gollum tb ajudou muito! :mrgreen:
 
Olha, na verdade, muitas pessoas estiveram relacionadas com a destruição do anel direta e indiretamente...
Mas com certeza os 9 da sociedade foram os maiores responsáveis por este feito. Frodo por carregar o maior fardo, Sam por acompanhá-lo e carregar além do anel, o próprio Frodo. Gandalf, nem se fala; Legolas, Gimli e Boromir como bravos guerreiros, ao lado de Aragorn. Merry e Pip pela sua ajuda aos reinos de Rohan e Gondor... Pip ainda por "enganar" Sauron.

O destaque fica para os 4 hobbits com certeza... alguns personagens tb tiveram papel essencial como Gollum.

Por trás da destruição do anel, há uma verdadeira equipe, todos tiveram que trabalhar em conjunto para que o anel fosse destruido. :obiggraz:
 
Resumindo o verdadeiro destruidor do anel (de uma forma indireta) foi o Sam que passou o tempo todo incentivando e salvando Frodo dos perigos desde a separação de Sociedade no SdA

ele nao foi o verdadeiro destruidor pq ele não chegou a jogar a Anel no fogo. mas sim, a participação dele foi importantissima, assim como a do Gollum, do AAragorn, Gandalf e todos os outros. A Terra Média não foi salva por UM hobbit, e sim pelo esforço de várias pessoas.
 
Olha, na verdade, muitas pessoas estiveram relacionadas com a destruição do anel direta e indiretamente...
Mas com certeza os 9 da sociedade foram os maiores responsáveis por este feito

Eu vim aqui pra postar exatamente isso. :obiggraz:

Não adianta querer entrar no mérito de "quem ajudou mais". Essa afirmativa de "se não fosse o Sam, teria dado tudo errado" pode ser aplicada a praticamente qualquer outro personagem, não só ao Sam.

Tem muita gente que mudaria o título desse tópico para Gollum, e ainda assim ele seria bastante válido. Tanto que existe uma discussão exatamente assim, lá no fórum principal (JRR Tolkien). :mrgreen:
 
Hmm eu nao tinha pensado nisso, mas esse topico me convenceu, realmente nao se pode colocar o 'mérito' em apenas uma pessoa, ou duas.
Eu incluo até o faramir na lista que ajudou o frodo e o sam a prosseguir sendo totalmente gentil e entendeu perfeitamente a passagem deles.
 
tudo foi compativel para que o Frodo conseguisse chegar lá em cima e destruir... os mais simples e os mais crueis, podendo dizer que até gríma foi importante em toda a trajetória!
 
O grande lance da destruição do Um é Gollum. Desde o segundo capítulo de SdA, "A Sombra do Passado" quando lemos a conversa de Frodo e Gandalf, o mago já fala que vê que Gollum ainda tem um papel importante a desempenhar. E foi exatamente isso que ocorreu, afinal foi Gollum quem, mesmo que não intecionalmente, destrói o Anel ao tropeçar e cair dentro do fogo de Orodruim. Tanto que Frodo ainda diz a Sam que eles devem perdoar Gollum por tudo o que ele fez de mal, e relembram as palavras de Gandalf.
O próprio Tolkien dizia que Frodo falha no fim da demanda, ao recusar destruir o Um. Ele dizia isso para mostrar que comparar Frodo com Cristo (mais uma das várias alegorias que o povo tende a por na cabeça) era errado.

Na minha opinião, realmente falar que foi fulano ou ciclano quem destruiu o Anel não é justo. Muitos participaram direta ou indiretamente para que tudo terminasse como terminou. Mas no fim de tudo foi ele sim, Gollum, o responsável pela queda do Anel de Sauron nos rios de lava da Montanha da Perdição...
 
Bem acho que quem destruiu o anel foi a amizade, coragem e fé que todos os personagens tiveram. Tire apenas um personagem, mesmo aquele que aparece poucas vezes e tudo seria diferente, por isso a historia é tão especial ninguém teve maior destaque ou maior importancia, e tb nenhum foi pouco importante, cada um fez a sua parte para destruir o anel, e se ñ fosse por isso, pelo amor que ligava cada pesonagem o outro o anel ñ teria sido destruido.
 
todos da comitiva ajudaram.....mtos outros tbm....e se nao fosse o elrond pra acolher eles ....e se num fosse a Galadriel pra tbm dexa eles descansarem em lothlorien..eles teriam morrido no ataque dos Uruks junto ao parth galen.....ate mesmo o balrog de moria teve seu papel ao se matar e matar a gandalf , para ele ressuscitar com mais força e poder......todos ajudaram....
 
Fënnarfin disse:
todos da comitiva ajudaram.....mtos outros tbm....e se nao fosse o elrond pra acolher eles ....e se num fosse a Galadriel pra tbm dexa eles descansarem em lothlorien..eles teriam morrido no ataque dos Uruks junto ao parth galen.....ate mesmo o balrog de moria teve seu papel ao se matar e matar a gandalf , para ele ressuscitar com mais força e poder......todos ajudaram....

Concordo plenamente com a a afirmação de que todos tiveram sua contribuição para salvar a Terra Média, e acho que era exatamente isso que Tolkien queria mostrar: mesmo a menor das criaturas, como um hobbit pode mudar o destino do mundo e mais, sem união, coragem e lealdade isso não teria sido possível!

:D
 
Fënnarfin disse:
todos da comitiva ajudaram.....mtos outros tbm....e se nao fosse o elrond pra acolher eles ....e se num fosse a Galadriel pra tbm dexa eles descansarem em lothlorien..eles teriam morrido no ataque dos Uruks junto ao parth galen.....ate mesmo o balrog de moria teve seu papel ao se matar e matar a gandalf , para ele ressuscitar com mais força e poder......todos ajudaram....

Concordo plenamente com a a afirmação de que todos tiveram sua contribuição para salvar a Terra Média, e acho que era exatamente isso que Tolkien queria mostrar: mesmo a menor das criaturas, como um hobbit pode mudar o destino do mundo e mais, sem união, coragem e lealdade isso não teria sido possível!

:D
 
É verdade que todos ajudaram, mas a verdadeira esperança de vencerem estava depositada em Frodo... não adiantaria nada eles lutarem e enganarem o Sauron se Frodo não conseguisse levar O Anel até a Montanha da Perdição... É por isso que tem tanta ênfase no Frodo... ele não teria conseguido nada sem a ajuda de todos, e principalmente a de Sam, que o ajudava e o reanimava e a ajuda de Gollum, que roubou O Anel... pois ele msm diz que não teria conseguido jogar o Anel lá nas fendas.... :wink:
 
eu acho q na realidade naum teve um só salvador foram três: frodo,sam e gollum.....pq ali cada um realizou uma função na destruiçao do anel.......achu q mesmo se fosse sam o portador gollum q teria destruido o anel.....pois sam tb teria sucumbido ao poder do UM..... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo