• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que metaleiros gostam de Tolkien?

Eu realmente acho que não há ligação direta entre as duas coisas. Como muitos disseram aqui, Tolkien realmente não gostaria de ouvir um Cradle Of Filth por exemplo.. A ligação que existe é entre o universo Tolkieniano e a abordagem medieval apresentada por muitas bandas, o que impele, consequentemente, um leitor ligar uma música a uma passagem do livro por exemplo.
E acredito também que a maioria (entendam, existe uma minoria) das pessoas que escutam músicas triviais como Vanessa Camargo, Sandy e Jr e cia, possuem outros interesses.. provavelmente por histórias que abordam como tema principal o amor e "coisas meigas", e não por épicos de dificil e longa leitura como LDTR.

8-)
 
Concordo plenamente, não é uma questão de coincidência... é uma questão de imaginação! Veja as abordagens nas letras de bandas como Nightwish (Elvenpath) ou Blind Guardian (Immaginations from the Otherside)...
 
Pô,nem curto esses metal farofa medieval não! e amo tolkien! curto bandas de metal tb mas caindo mais pro Death,Grind,Black,Splater!
 
É uma questão de opinião! Se preferem ler Senhor dos Anéis ouvindo Tiririca, então... paciência né? :twisted:

Valeu!

khobold, o "metaleiro farofeiro" mais temido do velho oeste (Seria Valinor?)...
 
Não cabe o rótulo "metaleiro" aqui, mas geralmente, fãs de metal melódico tem uma forte tendencia a se envolver com a literatura tolkiana. Motivo? Bem obvio, essas bandas tendem a usar com mais frequencia em suas letras temas de fantasia e medievais (duas coisas que se misturam e as vezes se confundem, musica medieval nem sempre tem tema de fantasia). É meio que lógico, se uma pessoa curte esse lance de fantasia na música, vai procurar isso também na literatura, e no cinema, e assim em diante.

Agora quanto ao "metal farofa", bem, se estamos falando de bandas que possuem letras baseadas em Tolkien, cabe lembrar que nem só as bandas que vc chama de "metal farofa" foi inspirada pelas obras de Tolkien. Led Zeppelin, Rush, Running Wild e Smashing Pumpkins possuem referencias a obra do professor em algumas de suas letras, e creio eu, nenhuma dessas se encaixa no rótulo, pois com excessão do Running Wild, nenhuma dessas bandas é se quer heavy metal.

Eu tenho a seguinte opnião: headbangers tem bom gosto, caso o contrario estariam ouvindo Broz ou algo assim...e não acredito que o tipo de gente que ouça Broz leia alguma coisa :lol:
 
Pois é, a pergunta teria q ser...pq pessoas q leem Tolkein, gostam de rock (generalizando)?Bom, mto facil, pq apenas bandas q fazem rock escrevem sobre a mitologia de Tolkien, ow seja, nada impede de uma pagodeiro ow um funkero ow ate um forrozeiro fazer uma letra sobre a mitologia de Tolkien, so q pense q estranho: no ritmo de pago c escuta assim : "Q pena, Ungoliant com sugou as seivas doces de Telperioonn, oo oo..."uhahuauh iria fica estranho e tbm naum combina com a inteligencia destas pessoas... :lol:, está é a razaum mais adequada, pq rockeiros tem inteligneci suficiente pra leer e escrever musica sobre mitologia Tolkieniana...
 
Não acredito que seja questão de inteligência pois isso já carrega uma carga de preconceito. Existem pessoas inteligentes que não escutam pagode, mas gostam de um samba raiz por exemplo, e não devemos generalizar. Não é o meu caso, mas acredito que o único motivo é o fato de o melódico e o "farofa" apresentarem motivos medievais..
O que não impede que pessoas que curtem Black, Death, que realmente não falam do companherismo medieval, gostem de LDTR...

:roll:
 
Eu acho que os pagodeiros e funkeiros nao estao preocupados em passar um entretenimento saudavel e inteligente para as pessoas, mas sim em ganhar dinheiro. E o que ganha dinheiro nesse pais sao aquelas letrinhas toscas e imbecis que o povao gosta. Os fas de Rock e Metal ja preferem musicas com um bom instrumental e boas letras.

E eu acho que o Tolkien iria curtir pra caramba a The Battle of Evermore do Led Zeppelin, que, junto com o Blind, e a banda mais Tolkien que ja existiu.
 
valadan disse:
Os fas de Rock e Metal ja preferem musicas com um bom instrumental e boas letras.

Olha....aí depende MUITO....do rock....rock clássico, progressivo, etc realmente tem bom instrumental e boas letras....agora essas bandas de pop...Charlie brown jr, CPM22,Aliados 13 etc..que hoje em dia são considerados Rock...além de um péssimo instrumental, todas as músicas falam da mesma coisa, tem instrumental podre, músicas nada trabalhadas, que qualquer um faz igual e melhor...além disso, todas as músicas parecem iguais...

valadan disse:
E eu acho que o Tolkien iria curtir pra caramba a The Battle of Evermore do Led Zeppelin, que, junto com o Blind, e a banda mais Tolkien que ja existiu.

Existem muitas bandas, muitas mesmo, que falam sobre Tolkien....claro que Blind é a principal (já que lançou um disco sobre O Silmarillion, tem uma música chamada Lord of the rings, e sempre em um de seus cds cita Tolkien), porém, não sei se Led zeppelin consegue ser mais tolkeniana que várias outras bandas de metal por ai...
 
Olha, estou ouvindo neste momento The Battle of Evermore e com certeza ele iria adorar, naum sei se ele ainda era vivo mais acredito que Tolkien se ainda estivesse vivo ele estaria ouvindo agora, mais acho que quando o Led Zeppelin criou The Battle of Evermore ele ainda era vivo!!!

Led Zeppelin Rox!!!!!!!!!!
 
C'mon, Led Zepp é fantástico! Não sei se é especificamente Tolkien, e é claro que Blind Guardian é muito mais, mas Led é ótimo, não ousem apedrejá-lo! :obiggraz:

Este tópico está muito bom, se me permitem...

E, também me surpreendi com o número de metaleiros, com camisetas bonitas e pretas [inclusive eu! há...] e cabelos compridos que foram prestigiar SdA, na estréia... ué, se SdA tiver realmente alguma relação com rock'n'roll, MaiS uMa bELa RaZão pra mim amar SdA!!!

Mas eu concordo com a história das letras de metal melódico terem a ver com fantasia e coisas fantásticas. E também com a história de inteligência ter a ver... [não diria inteligência, mas CuLtuRa...] :|
 
Eu acho que é uma questão de emoção: quando vc lê Tolkien é um livro que te passa emoção, da mesma forma quando vc ouve metal.
Existe um certo preconceito aqui em dizer que pagodeiros ñ são inteligentes e por isso ñ leêm nada. Isso é mentira ñ vamos julgar os outros pelo tipo de música que eles gostam...
Mas eu acho que é tb uma questão de profundidadeXsuperficialidade. Ouve um pagode(generalizando), um funk pra ver se uma música dessa tem profundidade. Ñ tem. E eu acho que é por isso que metaleiros gostam de Tolkien. É claro que uma pessoa pode gostar de Tolkien e "possuir" certa profundidade em sua pessoa sem ser metaleiro.
Mas e as Avrils da vida? Tem gente que ouve Avril Lavigne, e se acha o metaleiro(minha prima...) e mesmo assim gosta de Tolkien. É como GilGalad disse CPM22 e Avril Lavigne, e etc são pop-revoltado-achando-que-é-rock.
 
Bem,eh interessante esse assunto,e pelo q vi não há mais mtu oq falar...acho q a pergunta: pq metaleiros gostam de Tolkien, não há uma resposta concreta, assim como pagodeiros,axézeiros,funkeiros, os meltaleiros tbm curte Tolkien! Talvez se indentifiquem com coisas diferentes do autor comparando aos outros devido ao diferente estilo.Se alguém conhece a banda Rhapsody e jah viu a história no encarte dos CDs verá q eh do mesmo estilo das obras de Tolkien, e eh uma banda de metal q se indentifica com Tolkien, como qualquer outra banda tb pode fazer o mesmo.
:roll:
 
Ouço Rap e gosto de ler..... acho que não é todos os metaleiros que curtem tolkien não....ai é generalizar
 
Não todos, claro. Mas volto aqui pra dizer:

Uma grande parte dos caras que tavam no cinema era metaleiro!
Se não houvesse alguma ligação, haveria maioria de pessoas comuns!

I am Gandalf disse:
Eu acho que é uma questão de emoção: quando vc lê Tolkien é um livro que te passa emoção, da mesma forma quando vc ouve metal.

Amei isso... :grinlove:
 
em grande parte, isso acontece porque quem ouve metal são pessoas cultas(na maioria de vezes), a literatura é ato comum para nós. o metal tambem tem grande ligação com a musica classica, celta, medieval, nordica; principalmente por causa de inumeras bandas europeis, que buscam em suas origens, inspiração para suas melodia e letras.
 
Lord Fingolfin disse:
em grande parte, isso acontece porque quem ouve metal são pessoas cultas(na maioria de vezes), a literatura é ato comum para nós. o metal tambem tem grande ligação com a musica classica, celta, medieval, nordica; principalmente por causa de inumeras bandas europeis, que buscam em suas origens, inspiração para suas melodia e letras.
Olha, eu acho isso um grande preconseito...
Ñ se julga a pessoa pelo tipo de música que ela ouve, ela ñ é culta ou burra, por isso. Conheço pessoas muito burras que que ouvem SÓ heavy metal, e pessoas inteligentes que ouvem forró(ergh!).
 
por isso mesmo q botei entre parenteses "na maioria das vezes",é claro que não podemos generalizar esse tipo de assunto, mas a porcentagem de pessoas que são cultas, leêm Tolkien e ouvem(como tu mesmo botou) forro é realmente muito pequena!!!!
Cordialmente, Lord Fingolfin.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo