• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Fruta D`ouro...

então os elfos são mais velhos que os Ents? mas se eu não me engano Barbavore menciona isto em aDT : "Os elfos começaram tudo, é claro, despertando as arvores e ensinando-as a falar e aprendendo a sua fala-de-árvore."... será que isto também seria aplicado aos Ents?
 
Até hoje não me si da cabeça que fruta D'ouro é uma elfo. Me lembro que no livro por duas vezes, Frodo se refere a ela com sendo da raça élfica. Aliás todas as caractrísticas: voz bela e tal, a indicam sendo um elfo.
 
Finarfin disse:
Eru criou os ents a pedido de Yavanna só depois que ela ouve Aulë dizer que os filhos de Iluvatar derrubariam as árvores, mas mesmo assim, Eru ordenou que os ents só despertariam depois dos primogenitos.
O máximo que pode ser é que Barbarvore seja a criatura viva mais antiga da Terra-média, o que pode ser bem verdade, aliás, o único que poderia competir com ele era o Círdan, mais ainda achu que o Barbarvore era o mais velho.

CORREÇÃO: Falei nesse post que Eru criou os Ents a pedido de Yavanna depois que Aulë disse para ela que as arvores seriam derrubadas, mas na verdade os Ents foram criados na Música...
Mas mesmo assim só puderam despertam depois dos Elfos... então os Elfos são mais velhos que os Ents...
 
exatamente... naun foram os elfos que ensinaram aos Ents... mas já no caso das arvores foram sim os elfos... :wink:
 
Até hoje não me si da cabeça que fruta D'ouro é uma elfo. Me lembro que no livro por duas vezes, Frodo se refere a ela com sendo da raça élfica. Aliás todas as caractrísticas: voz bela e tal, a indicam sendo um elfo.
Eu já tinha dito isso aqui, mas o meu post sumiu :tsc: : eu li em um texto aqui na Valinor que Fruta d´Ouro seria uma Maia.. mas também dizia que Tom Bombadil era um Maia :roll: , então..
Mesmo assim, eu ainda acho bem provável que ela seja Maia :)
 
°Arien° disse:
Até hoje não me si da cabeça que fruta D'ouro é uma elfo. Me lembro que no livro por duas vezes, Frodo se refere a ela com sendo da raça élfica. Aliás todas as caractrísticas: voz bela e tal, a indicam sendo um elfo.
Eu já tinha dito isso aqui, mas o meu post sumiu :tsc: : eu li em um texto aqui na Valinor que Fruta d´Ouro seria uma Maia.. mas também dizia que Tom Bombadil era um Maia :roll: , então..
Mesmo assim, eu ainda acho bem provável que ela seja Maia :)

é oq a minha pessoa já disse aki várias vezes... eles saun bem semelhantes aos Maiar... ate por Gandalf parecer ter certa intimidade com eles... :wink:
 
Galera..tenho uma foto Bem Bacana Da Fruta D'ouro Aqui!
MacBride%20%2020%20-%20Fruta%20d'ouro.gif
 
°Arien° disse:
Até hoje não me si da cabeça que fruta D'ouro é uma elfo. Me lembro que no livro por duas vezes, Frodo se refere a ela com sendo da raça élfica. Aliás todas as caractrísticas: voz bela e tal, a indicam sendo um elfo.
Eu já tinha dito isso aqui, mas o meu post sumiu :tsc: : eu li em um texto aqui na Valinor que Fruta d´Ouro seria uma Maia.. mas também dizia que Tom Bombadil era um Maia :roll: , então..
Mesmo assim, eu ainda acho bem provável que ela seja Maia :)

Tom Bombadil tem tudo para ser um maiar, mas Fruta D'ouro veio depois dele, nasceu depois, e Arda parecia já está formada quando ela surgiu, pois ela era filha do rio. Sabemos que os maia vieram todos juntos para a Para Ea , portanto ela não pode ser uma maia. Lí um texto aqui na Valinor que dizia que apesar de no livro está constando que ela era filha do rio, isso não precisa ner necessariamente verdade, o que convehamos já é ignorância. Acho que talvez Fruta D'ouro seja uma elfo que surgiu da própia terra, no mesmo momento quando os elfos surgiram na Terra Média, e o rio da qual ela é filha, pode ser muito bem o Lago Cuiviénen, e Bombadil a encontrou e os dois se enamoraram.

Essa é minha teoria, e apesar dos textos da Valinar eu ainda considero Goldberry como um dos maiores mistério de Tolkien, que nenhum texto poderá solucionar, de antemão, acho que minha teoria é mais romântica, do que simplesmente dizer que ambos são uma estirpe dos maia.
 
Em O Silmarillion a aparência de Yavanna é caracterizada como se segue:

"Na forma de uma mulher ela é alta, e vestida em verde; mas algumas vezes toma outras formas. Alguns a viram parada como uma árvore sob o céu, coroada com o Sol; e de todos os seus galhos pingava um orvalho dourado sobre a terra árida, e ela crescia verde com o milho; pois as raízes da árvores estavam nas águas de Ulmo, e os ventos de Manwë falavam em suas folhas."

Quando encontramos Fruta d"Ouro pela primeira vez, ela está vestida de verde: "seu vestido era verde, verde como jovem gramado, pontilhado de prata como gotas de orvalho" [Sda, 1]. Quando Tom oficialmente apresenta Fruta d"Ouro, ele diz "Aqui está minha Fruta d"Ouro toda vestida em verde-prateado...". Quando ela diz adeus aos Hobbits, ela está novamente vestida de verde e Frodo, em resposta a seus apelos, se refere especificamente a esta cor quando ele começa falando para ela: "Minha bela dema, vestida toda em verde!". Esta caracterização da vestimenta comum de Fruta d"Ouro suporta a hipótese dela ser Yavanna.
Quando nós encontramos com ela pela primeira vez, seus pés estavam rodeados por água, Esta cirscunstância, contudo, não é inconsistente como sua imagem árvore, a qual, como registrada, tinha seus pés ou raízes nas "aguas de Ulmo".
Enquanto a despedida continua, além disso, uma descrição análoga à da descrição da árvore é dada:
"Ali, no topo, estava ela, acenando para eles: os cabelos esvoaçavam soltos, e, conforme captavam a luz do sol, brilhavam e reluziam. Uma luz como o brilho da água sobre a grama orvalhada vinha de seus pés, enquanto dançava".
Os cabelos esvoasavam soltos é uma mensão aos ventos de Manwë nas folhas de Yavanna.
 
Finarfin disse:
Em O Silmarillion a aparência de Yavanna é caracterizada como se segue:

"Na forma de uma mulher ela é alta, e vestida em verde; mas algumas vezes toma outras formas. Alguns a viram parada como uma árvore sob o céu, coroada com o Sol; e de todos os seus galhos pingava um orvalho dourado sobre a terra árida, e ela crescia verde com o milho; pois as raízes da árvores estavam nas águas de Ulmo, e os ventos de Manwë falavam em suas folhas."

Quando encontramos Fruta d"Ouro pela primeira vez, ela está vestida de verde: "seu vestido era verde, verde como jovem gramado, pontilhado de prata como gotas de orvalho" [Sda, 1]. Quando Tom oficialmente apresenta Fruta d"Ouro, ele diz "Aqui está minha Fruta d"Ouro toda vestida em verde-prateado...". Quando ela diz adeus aos Hobbits, ela está novamente vestida de verde e Frodo, em resposta a seus apelos, se refere especificamente a esta cor quando ele começa falando para ela: "Minha bela dema, vestida toda em verde!". Esta caracterização da vestimenta comum de Fruta d"Ouro suporta a hipótese dela ser Yavanna.
Quando nós encontramos com ela pela primeira vez, seus pés estavam rodeados por água, Esta cirscunstância, contudo, não é inconsistente como sua imagem árvore, a qual, como registrada, tinha seus pés ou raízes nas "aguas de Ulmo".
Enquanto a despedida continua, além disso, uma descrição análoga à da descrição da árvore é dada:
"Ali, no topo, estava ela, acenando para eles: os cabelos esvoaçavam soltos, e, conforme captavam a luz do sol, brilhavam e reluziam. Uma luz como o brilho da água sobre a grama orvalhada vinha de seus pés, enquanto dançava".
Os cabelos esvoasavam soltos é uma mensão aos ventos de Manwë nas folhas de Yavanna.
8O uhum... nun tinha pensado nisso... Goldberry/Yavanna e talz... mas é uma teoria aceitável e provável... entaun o Tom seria Aulë... :wink:

mas prefiro sendo Maiar... :lol:
 
Olha eu estava pesquisando o assunto e na Universo Fantástico número 6 eu achei em uma entrevista com Ronald Kyrmse a resposta para a pergunta:

É uma pergunta feita a ele por Simone Hornburg que escreveu para a revista. Era o seguinte:

Quem é o mais antigo? Tom Bombadil, como afirma Elrond, no COnselho, ou Barbárvore, como relata Gandalf a Théoden?

A resposta: :wink:

Creio que sua pergunta possa ser respondida se interpretarmos corretamente os trechos que voce menciona. Elrond diz que Tom "caminhava nas florestas e colinas há muito tempo, e mesmo naquela época ele era mais velho que os velhos. Chamavam-no de larwain Ben-adar, o mais antido e sem pai. Já Gandalf afirma que Barbárvore é Fangorn e quando conversar com ele ouvirá a fala da mais velha de toda as criaturas vivas. Poderíamos então compreender que Barbárvore pode perfeitamente ser mais antigo do que Tom. Este que é sem dúvida uma criatura viva.

Por isso meu caros amigos temos três possibilidades:

1) se afirmarmos que Tom é mais antigo que os Valar estaremos dizendo que Barbarvore é mais antigo também.

2) já se dissermos que Tom veio depois dos Valar estaremos dizendo que barbárvore não é tão antigo quanto os Valar.

3) nosso caro amigo Ronald Kyrmse pode estar errado.

Eu não vou discutir se Tom é mais antigo que os Valar mas acho que BArbárvore estava na terra antes dos Valar, não logico que foi criado primeiro.
 
Eu acho q ela naum é elfa, nem humana, nem hobbit, nem uma mistura disso tudo!! :lol: :lol: Acho q , como mts já disseram ela é um mistério como Tom Bombadil!! de qualquer maneira... acho q a teoria mais provável é que ela seja Yavanna
 
eu sempre imaginei Fruta d'Ouro como elfa... quanto a barbavore e os Ents, eu acredito que eles realmente sejam mais novos que os mais antigos elfos.. mas creio que não existam elfos na Terra-Media mais velhos que barbávore... será? talvez Galadriel ou Celeborn.. não .. eu acho que não... :mrgreen:
 
Finarfin disse:
Em O Silmarillion a aparência de Yavanna é caracterizada como se segue:

"Na forma de uma mulher ela é alta, e vestida em verde; mas algumas vezes toma outras formas. Alguns a viram parada como uma árvore sob o céu, coroada com o Sol; e de todos os seus galhos pingava um orvalho dourado sobre a terra árida, e ela crescia verde com o milho; pois as raízes da árvores estavam nas águas de Ulmo, e os ventos de Manwë falavam em suas folhas."

Quando encontramos Fruta d"Ouro pela primeira vez, ela está vestida de verde: "seu vestido era verde, verde como jovem gramado, pontilhado de prata como gotas de orvalho" [Sda, 1]. Quando Tom oficialmente apresenta Fruta d"Ouro, ele diz "Aqui está minha Fruta d"Ouro toda vestida em verde-prateado...". Quando ela diz adeus aos Hobbits, ela está novamente vestida de verde e Frodo, em resposta a seus apelos, se refere especificamente a esta cor quando ele começa falando para ela: "Minha bela dema, vestida toda em verde!". Esta caracterização da vestimenta comum de Fruta d"Ouro suporta a hipótese dela ser Yavanna.
Quando nós encontramos com ela pela primeira vez, seus pés estavam rodeados por água, Esta cirscunstância, contudo, não é inconsistente como sua imagem árvore, a qual, como registrada, tinha seus pés ou raízes nas "aguas de Ulmo".
Enquanto a despedida continua, além disso, uma descrição análoga à da descrição da árvore é dada:
"Ali, no topo, estava ela, acenando para eles: os cabelos esvoaçavam soltos, e, conforme captavam a luz do sol, brilhavam e reluziam. Uma luz como o brilho da água sobre a grama orvalhada vinha de seus pés, enquanto dançava".
Os cabelos esvoasavam soltos é uma mensão aos ventos de Manwë nas folhas de Yavanna.

Não creio nisso. Yavanna era uma das mais poderosas dos valar, talvez a mais poderosa depois de Varda. Não acho que ela em algum momento deixou Valinor, o reino abançoado para morar numa pequena casa com um homem barbudo. Além disso a beleza dela devia ser imensa, mas Frodo parece não ter se imprenssionado muito com a beleza dela mais que e a de Arwen e a de Galadriel. Não acredito também que um kara tão mongol como Tom seja Aule, e pela autura, devia ser um anão e não um, Valar. Não condigo imaginar um Valar menor que um homem mortal.
 
Saradoc disse:
Não creio nisso. Yavanna era uma das mais poderosas dos valar, talvez a mais poderosa depois de Varda. Não acho que ela em algum momento deixou Valinor, o reino abançoado para morar numa pequena casa com um homem barbudo. Além disso a beleza dela devia ser imensa, mas Frodo parece não ter se imprenssionado muito com a beleza dela mais que e a de Arwen e a de Galadriel. Não acredito também que um kara tão mongol como Tom seja Aule, e pela autura, devia ser um anão e não um, Valar. Não condigo imaginar um Valar menor que um homem mortal.

Não se esqueça que os Valar podem assumir a forma que quiserem... e Yavanna adorava as plantas e animais que viviam na Terra-média, tanto que criou os Ents para protege-los....
 
Finarfin disse:
Saradoc disse:
Não creio nisso. Yavanna era uma das mais poderosas dos valar, talvez a mais poderosa depois de Varda. Não acho que ela em algum momento deixou Valinor, o reino abançoado para morar numa pequena casa com um homem barbudo. Além disso a beleza dela devia ser imensa, mas Frodo parece não ter se imprenssionado muito com a beleza dela mais que e a de Arwen e a de Galadriel. Não acredito também que um kara tão mongol como Tom seja Aule, e pela autura, devia ser um anão e não um, Valar. Não condigo imaginar um Valar menor que um homem mortal.

Não se esqueça que os Valar podem assumir a forma que quiserem... e Yavanna adorava as plantas e animais que viviam na Terra-média, tanto que criou os Ents para protege-los....

Mesmo assim vale lembrar que o punico valar que ainda raramente vinha a Terra-Média era Ulmo, nenhum outro jamais deixou o Reino Abençoado depois da partida dos elfos na Primeira Era. Outra coisa, se Fruta D'ouro já estava lá com Tom a muito tempo, então ela não pode ser Yavanna, pois Yavanna esteve o tempo todo em Vainor até o momento da destruição da árvores, e depois ainda ficou lá chorando pela sua destruição. Nos depararíamos aí com um grande problema. É como enigmas da nossa humanidade como o Sudário.

Há muitos problemas par dizermos que Fruta D'ouro é Yavanna, e tudo indica que essa possibilidade é muito remota, assim como dizer que ela é uma maia. Todo mundo fica fazendo drama em cima desse mistério de forma desnecessária. Está claro que Goldberry é um elfo, não pra que a discussão !!!
 
Bom.. certeza nos nunca vamos ter.... mas acho a teoria mais provavel até agora essa dela ser Yavanna..... e naum é dito que ela está morando lá na floresta velha desde as primeira era, tanto que aquele lugar nem devia existir naqueles tempos... mas nada impede de Yavanna e Aulë tirarem umas férias de Valinor e irem disfarçados para a Terra-média...
 
Bom.. certeza nos nunca vamos ter.... mas acho a teoria mais provavel até agora essa dela ser Yavanna..... e naum é dito que ela está morando lá na floresta velha desde as primeira era, tanto que aquele lugar nem devia existir naqueles tempos... mas nada impede de Yavanna e Aulë tirarem umas férias de Valinor e irem disfarçados para a Terra-média...

Mesmo sendo provável não acho que seja. Se estudarmos a fundo veremos que não dá para saber pois do mesmo jeito que há fatos que provam alguma coisa há fatos que desmentem.
 
Nunca pensei nela como uma elfa, sempre vi como uma coisa à parte, tanto ela quanto Tom, e a verdade é que não dá pra saber memo, só conjecturar...Não acho que ela seja Yavanna não... Só a descrição da roupa é pouco pra afirmar isso... mas, enfim, tudo é possível...
 
É possível excluir todas as possibilidades para o Tom, e também para a Fruta D'Ouro. Eu acho a idéia deles serem valar bonita, mas ela não se sustenta. O Tom diz que está na TM antes de Melkor, e antes da chuva - ou seja, antes que o mundo seja mundo.

Com a Fruta D'Ouro o texto não é tão direto, mas ele fala sobre os sentimentos do Frodo. Ele sente uma alegria grande naquela presença, mas diferente da dos elfos.

E maiar, para o Tom, nós ainda podemos excluir pelo fato de o Anel não lhe despertar nenhum interesse ou causar nenhum efeito. E temos exemplos de maiar corrompidos pela cobiça, eles estavam sujeitos a isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo