• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boromir

Eönwë disse:
E além disso é fraco: foi o único da Sociedade que sucumbiu à tentação do Anel.

Não te esquece que o Frodo também sucumbiu à tentação do Anel... várias vezes ele brigou com o Sam porque este se oferecia para carregar um pouco para aliviar o fardo sobre Frodo, quando Sam o resgatou em Cirith Ungol ele dá um esporro no Sam, o chama de ladrão e tudo o mais... isso sem contar na hora "H", né? :wink:

Além disso, o Gandalf mesmo admitiu que sucumbiria ao Anel, e, por isso, negou veementemente que Frodo desse o Anel à ele...

Fora da Sociedade, temos ainda a Galadriel, que dá todo aquele escândalo quando Frodo e Sam olham no espelho.
 
Eu gosto do Boromir do livro sim. realmente, ele faz tudo pensando em Gondor.
Já no filme, ele eh mostrado o tempo inteiro como o "cara que quer o anel pra vencer e pronto". É bem diferente a personalidade de Boromir livro pra Boromir filme... Um, como disseram mais acima, sabe o q qr... o outro parece mais um louco ganancioso... pelo menos na minha opiniao...

ps: num sei se perceberam mais eu n gostei do boromir do livro :?
 
Para mim, Boromir é um personagem muito interessante e bem desenvolvido pelo Mestre Tolkien. Concordo com a Swanhild (como quase sempre ocorre), e gosto de ambos os Boromires (!), o do livro e o do filme. Sean Bean é um ótimo ator, e representou bem o conceito do personagem.

A diferença principal entre os dois para mim está na cor do cabelo... pois no livro ele era de cabelos negros, enquanto no filme é ruivo. Nada contra.
 
O Boromir do livro é muito mais interessante, o filme não mostra muito a preocupação dele com a cidade, o desespero com que ele chega no Conselho de Elrond, procurando ajuda. Ele tem o caráter forte, não é tão intelectual como o Aragorn, é um homem que prefere ver a força da espada, e algumas vezes é estúpido.
Gostei da atuação do Sean Bean, mas o afeição dele pelos hobbits, a preocupação dele em Caradhas e Moria foi esquecida.
Além é claro, do físico, o Boromir do livro é o típico homem de Gondor, moreno, cabelo ondulado, mais baixo apenas que o Aragorn mas, mais robusto e forte.
 
O Boromir tinha aquele sangue fervoroso, tão parecido com o pai. Porém, não tinha aquela nobreza da linhagem dos Reis, algo que Faramir transparecia. Nerwen, se voce vir a assistir a versão extendida, verá o belo tratamento que o PJ deu à ele, alem de que Sean Bean esteve ótimo!
 
Bueno...

Muitos aqui justificam as atitudes de Boromir comparando-o à nós mesmos... Não vejo que a situação deva ser encarada por este prisma. Comparo Boromir aos homens que Tolkien nos apresenta, por serem seus sentimentos, dúvidas, angústias e anseios mais pertinentes com a situação.

E, em comparação à estes, considero Boromir um fraco. Um fraco não somente por se deixar seduzir pelo poder do Anel, mas um fraco por sua arrogância. Além disso, penso como outros que postaram antes de mim, quando disseram que sua morte não serviu como redenção para seus atos passados.

Quanto às diferenças do Boromir do livro e o Boromir do filme, só me chateei com a inserção que Peter Jackson fez à fala final do homem de Gondor, quando ele chama Aragorn de meu rei. Foi uma tentativa clara de "suavizar" a barra da personagem.
 
Boromir é vítima e herói, é um homem com uma pressão imensa sobre suas costas, uma responsabilidade enorme (que depois o relutante Strider assumiria) ante um reino ameaçado e decadente, e por aí vai. Se vê diante de um artefato dos mais, senão o mais nefando da história de Arda, e sucumbe a ele. Mas ´como já foi dito, desconsiderando o que foi omitido nos filmes, Boromir era humano, e demonstra hombridade em várias passagens da obra. É um personagem rico, denso e menos arquétipo do que o herói perfeito. Tinha falhas e virtudes, e essa dicotomia que torna o personagem tão interessante, um contraponto ao quase "super-herói" Aragorn. :wink:
 
Bueno...

Esqueçamos então o super-heroi Aragorn.

Vejo em Boromir muito mais falhas que virtudes. Falhas estas que não me permitem ver nele uma vítima, muito menos um herói. Para tanto, coloco-o ao lado de seu irmão, Faramir. Que teria muito mais motivos para sucumbir à tentação do Anel (um modo de equiparar-se em amor com seu irmão perante Denethor), mas não o fez.
 
eu gosto do boromir do livro, meio durao e decidido o que ele fez..paciencia destino =] eu lembro q eu fiquei surpresa com a morte dele qndo neu li o livro, achava q os 9 permaneceriam unidos =]
 
Olá, sou novo aqui no fórum e fica a minha imensa honra em poder compartilhar desse espaço com pessoas de extremo conhecimento das obras de J.R.R. Tolkien.

Quanto ao assunto deste tópico, devo admitir que quando tentei ler a Sociedade do Anel (cerca de 3 anos antes do filme estrear) achei ele sonolento, e desisti de continuar com ele antes mesmo de terminar o capítulo "A profecia". Então veio o filme e minha curiosidade em torno do mesmo aumentou. Achei soberana a cena da morte de Boromir, e voltei a ler o livro apenas para obter mais informações sobre ele. Tolkien apenas o descreve como um homem alto, bem robusto e de feições fortes. Ele (Tolkien) não dá maiores detalhes sobre a personalidade de Boromir no livro e no filme a personagem também é bem misteriosa. PJ realmente teve muita sensibilidade ao transpor sua personalidade do livro para as telas. Ao meu ver, ambos os Boromir são magníficos e extremamente semelhantes.
 
Boromir é o homem nobre e sagaz que sofreu demais. Temos de entender o personagem e ver a beleza por trás dele. Boromir foi o único da sociedade que via seu povo sendo massacrado e os exércitos do Sauron cada ves mais forte. Se fosse em outra situação tenho certeza que ele não teria se sucumbido ao anel. Imaginem como é nosso povo sendo massacrado e o resto do mundo não estar ajudando (como não estavam no inicio). Imaginem o que se passava na mente de Boromir. Ele, um homem já sem esperanças vê o anel do poder e para ele isso significa vitória. Acho que Boromir é sim um dos personagens mais importantes.
 
Glorfindel disse:
Boromir é o homem nobre e sagaz que sofreu demais. Temos de entender o personagem e ver a beleza por trás dele. Boromir foi o único da sociedade que via seu povo sendo massacrado e os exércitos do Sauron cada ves mais forte. Se fosse em outra situação tenho certeza que ele não teria se sucumbido ao anel. Imaginem como é nosso povo sendo massacrado e o resto do mundo não estar ajudando (como não estavam no inicio). Imaginem o que se passava na mente de Boromir. Ele, um homem já sem esperanças vê o anel do poder e para ele isso significa vitória. Acho que Boromir é sim um dos personagens mais importantes.

É algo a ter em conta sim ;) Mas o Faramir foi sujeito à mesma tentação e não caiu nela.
Eu li algures, não sei onde, que a fraqueza do Boromir não se deveu apenas ao seu carácter, mas à sua ignorância quanto ao verdadeiro poder do Anel. Parece que Boromir era um homem que amavas as lutas e as armas e não se dedicava tanto a estudar a Tradição como o seu irmão Faramir. Sendo assim, creio que Boromir acreditava realmente que poderia salvar o seu reino através do Anel ;)

Eu gosto dele. Tem falhas, claro que tem... mas o Anel exercia um poder muito forte ;) O próprio Isildur não foi capaz de o destruir. Não gosto de pensar no Boromir nem como vítima nem como vilão: é apenas humano :)
 
Ehlana disse:
É algo a ter em conta sim ;) Mas o Faramir foi sujeito à mesma tentação e não caiu nela.
Eu li algures, não sei onde, que a fraqueza do Boromir não se deveu apenas ao seu carácter, mas à sua ignorância quanto ao verdadeiro poder do Anel. Parece que Boromir era um homem que amavas as lutas e as armas e não se dedicava tanto a estudar a Tradição como o seu irmão Faramir. Sendo assim, creio que Boromir acreditava realmente que poderia salvar o seu reino através do Anel ;)

Eu gosto dele. Tem falhas, claro que tem... mas o Anel exercia um poder muito forte ;) O próprio Isildur não foi capaz de o destruir. Não gosto de pensar no Boromir nem como vítima nem como vilão: é apenas humano :)

COncordo com vc plenamente
 
Ehlana disse:
Eu li algures, não sei onde, que a fraqueza do Boromir não se deveu apenas ao seu carácter, mas à sua ignorância quanto ao verdadeiro poder do Anel. Parece que Boromir era um homem que amavas as lutas e as armas e não se dedicava tanto a estudar a Tradição como o seu irmão Faramir. Sendo assim, creio que Boromir acreditava realmente que poderia salvar o seu reino através do Anel ;)

Não creio que o Faramir sabia mais sobre o Um Anel e os Anéis de Poder em geral do que o Boromir... o que se resumia às lendas populares. A Ruína de Isildur, A Ruína dos Homens, A Arma do Inimigo, etc...
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Não creio que o Faramir sabia mais sobre o Um Anel e os Anéis de Poder em geral do que o Boromir... o que se resumia às lendas populares. A Ruína de Isildur, A Ruína dos Homens, A Arma do Inimigo, etc...

Eu acho que ele poderia saber ;) Afinal, ele dava-se relativamente com o Gandalf ;) De certeza que, pelo menos, sabia um pouco mais do que o Boromir.
 
Mas vc acha que o Gandalf ia falar alguma coisa para algum homem, quem quer que fosse, sobre o Um Anel de Poder??? Ele ficou até com medo de contar a história pro hobbit Frodo. Esses assuntos não eram discutidos fora dos círculos dos Sábios. E muito poucas pessoas sabiam que o Anel ainda existia. Os magos, os grandes elfos e olhe lá.
 
Eu ainda acho que o único defeito de Boromir foi não ter esperança e não ter acreditado que Frodo pudesse chegar a Montanha. Acho que o desespero e o pensamento de Sauron pegando o anel foi que o fez fazer está escolha. Ele foi fraco, isso é verdade, mas tinha os motivos para tal.
 
Eu ainda acho que o único defeito de Boromir foi não ter esperança e não ter acreditado que Frodo pudesse chegar a Montanha. Acho que o desespero e o pensamento de Sauron pegando o anel foi que o fez fazer está escolha. Ele foi fraco, isso é verdade, mas tinha os motivos para tal.
Mas com certeza não foi só isso, ou você acha que ele não pensou em ter o Anel pra ele?
Boromir tentou roubar o Anel e acabaou! Ele é fraco ou seja o que for, mas tentou1
 
Mas com certeza não foi só isso, ou você acha que ele não pensou em ter o Anel pra ele?
Boromir tentou roubar o Anel e acabaou! Ele é fraco ou seja o que for, mas tentou1

Concordo que Boromir queria a posse do anel para ele, mas para salvar seu povo!
O mesmo pensamento ocorreu ao Sam quando ele usou o anel para salvar Frodo, ele pensou algo assim ( to sem o livro ):
- Use - o! Tome ele para você! você vai acabar com todo o mal e transformar toda essa terra em um lindo jardim!
Aí ao perceber o que estava fazendo, ele caiu em si e desistiu.
Concordo que Boromir foi fraco, mas temos que analisar a situação em que ele se encontrava, vendo seu povo morrer, vendo seu pai definhar.
Não vou defender o Boromir, mas não vou condená - lo também. Ele estava desesperado.
 
Nossa, a última coisa que o Boromir deve sofrer é uma condenação... o cara é uma das grandes vítimas do Um Anel de toda a história.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo