• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racionamento de Mestres e Jogadores Bons?

Nao querendo ser troll nem flamear, muito pelo contrario, quero expandir o horizente para os amigos, mando um link duma pesquisa sobre os tipos de jogadores de RPG no mundo, feita pela Wizards of the Coast, editora do D&D.

Pessoalmente, eu naum concordo em dividir os jogadores em categorias..... Acho q cada jogador é completamente diferente do outro.... e existem muitos casos q naum estão lá..... o q acontece com um jogador q gosta de combates mas faz questão q exista uma história explicando-os??? ele naum pode ser classificado pq, de acordo com o estudo, combate e histórias são características opostas.......

Eu, pessoalmente, não gosto do H&S puro..... pra mim RPG sem história naum é RPG..........

De qquer forma, eu naum acho q faltem jogadores bons....... eles apenas já tem seus próprios grupos fechados...... não q seja sempre preconceitos contra jogadores novos (no sentido de novos no grupo, naum necessariamente novatos), apenas q é um grupo q já joga há tempo e se entende de uma maneira própria....
 
Naum se tem que dividir em tipos de jogadores, mas sim julgar por cada pessoa pelo que ela é( enquanto atitude) e por como ela joga e por como ela se relaciona com o resto do grupo. neste tocante eu concordo plenamente com o Barlach...
 
Na minha opiniao o que acontece mesmo é a influencia dos chamados RPG de computador tipo Diablo e etc onde o jogo é basicamente matar bichinhos, esse é o objetivo mais claro para os novatos no RPG. Levando esse conceito para mesa dá no que dá...
 
Na minha o que acontece mesmo é a influencia dos chamados RPG de computador tipo Diablo e etc onde o jogo é basicamente matar bichinhos, esse é o objetivo mais claro para os novatos no RPG. Levando esse conceito para mesa dá no que dá...

com certeza...... apesar de chamarem RPG, esses jogos naum tem nada a ver com RPG de mesa........ mesmo nos jogos q tem alguma história, no final tudo se resume a matar o chefão......
 
Barlach disse:
Na minha o que acontece mesmo é a influencia dos chamados RPG de computador tipo Diablo e etc onde o jogo é basicamente matar bichinhos, esse é o objetivo mais claro para os novatos no RPG. Levando esse conceito para mesa dá no que dá...

com certeza...... apesar de chamarem RPG, esses jogos naum tem nada a ver com RPG de mesa........ mesmo nos jogos q tem alguma história, no final tudo se resume a matar o chefão......

Depende do que vc chama de "RPG de computador". Desde Final Fantasy até Baldurs Gate, ambos considerados RPGs, há histórias bem estruturadas e objetivos claros e concisos. O que não há é o livre arbitrio, algo muito dificil de se fazer num jogo eletronico. Isso atrapalha por não incentivas a criatividade do jogador, mas só isso.
Diablo e jogos do tipo são jogos que nunca vi serem chamados de RPG...

* Athos ao som de Gamma Ray - It's a Sin *
 
soh... tipow, Diablo eh chamado de RPG sim... principalmente pela presença de classes. Classificado em algumas lojas como Ação/RPG. Pelo menos aqui em Porto Alegre eu vejo assim.

Olha, eu curto pacas NWN, BG e series de RPG eletrônico, mas eu nunca levei aquilo como uma aventura de RPG mesmo, eu sempre fui mais pro lado do jogo de ação... eu sou o extremo oposto do H&Slasher na mesa de jogo, mas eu gosto mto de jogar arenas no NWN... serio mesmo. Isso não quer dizer nada se o kra nao leva do pc pra mesa... mas quem leva...

e tipo, o unico jogo de pc que eu conheço que da liberdade quase que total de interpretação é um que possivelmente poucos vão conhecer ou ja ter jogado, porque não vendem no brasil, fora os piratões... Ultima Online ou UO pra quem é mais familiarizado... realmente o jogo da liberdade de interepretar se tu escolher o shard(servidor) certo. é uma pena que vicie tanto.

Mas jogadores sao isso ae, as bases que eles tem é que guiam o jogo deles... meu ex-grupo tinha um bando de anormais dementes, os que nao eram advogado de regra eram choroes ou faziam pose de machão o jogo todo... agora melhorou com uma divisãozinha...
 
Diablo e jogos do tipo são jogos que nunca vi serem chamados de RPG...

Já vi esse tipo de rotulação numa edição antiga da Revista do CD-ROM. Eu acho nada haver mesmo e como nesse caso a mídia teve sua parcela de culpa.
 
Certamente não tem nada a ver com RPGs esses jogos, mas será que vocês não estam se confundindo ?

Há dois tipos de RPG's: O RPG "puro" e os CRPG's. O RPG é os FF da vida, nada a ver com o roleplaying game. CRPG's são aqueles que enfocam assuntos no RPG de mesa, em que você encarna um guerreiro, mago, etc... Eu sei, é difícil distinguir, mas são bem diferentes. Infelizmente, aqui no Brasil, nimguém conhece CRPG. É tudo generalizado como "RPG". Diablo, Planescape:Torment, Baldur's Gate, Neverwinter Nights, Icewind Dale, tudo isso são CRPG's.

Eu tinha uma ótima materia de quatro páginas sobre isso... mas, o site está fora do ar pro problemas no servidor. Quem sabe se ele voltar... :disgusti:
 
mas assim como o livro SDA, tais jogos saum uma influencia para o mundo de RPG, ainda mais com esta geraçao totalmente voltada para o mundo eletronico! Acho que e mais neste sentido que estavam se referindo. sinto muita falta do que aconteceu comigo: O RPG sende passado de pai pra filho, ou seja, vc ja começa jogando com algem maduro. Aqui no brasil ten-se esta visaum de RPG e coisa de adolecente, ou so para adultos problematicos. Quem sabe se nois do futuro naum mudemos isto...
 
Heceldamar disse:
Certamente não tem nada a ver com RPGs esses jogos, mas será que vocês não estam se confundindo ?

Há dois tipos de RPG's: O RPG "puro" e os CRPG's. O RPG é os FF da vida, nada a ver com o roleplaying game. CRPG's são aqueles que enfocam assuntos no RPG de mesa, em que você encarna um guerreiro, mago, etc... Eu sei, é difícil distinguir, mas são bem diferentes. Infelizmente, aqui no Brasil, nimguém conhece CRPG. É tudo generalizado como "RPG". Diablo, Planescape:Torment, Baldur's Gate, Neverwinter Nights, Icewind Dale, tudo isso são CRPG's.

Eu tinha uma ótima materia de quatro páginas sobre isso... mas, o site está fora do ar pro problemas no servidor. Quem sabe se ele voltar... :disgusti:

"Enfocam assuntos no RPG de mesa"? :eh: Já joguei em campanhas que se encaixariam perfeitamente em Final Fantasy 6, ou no 8, e que estão longe de parecer com Baldur's Gate.

A diferença entre RPGs e CRPGs pode ser a jogabilidade, que, no segundo caso, é mais dinâmica.
Mesmo assim, classificar Baldur's Gate no mesmo 'estilo' de jogo que Diablo é triste :| Exceto pelo tema 'fantasia medieval', e uma jogabilidade levemente parecida, não vejo nada de semelhança de um pro outro. O modo como abortam o próprio tema é completamente diferente.

* Athos ao som de Angra - Wuthering Heights *
 
Sobre a interpretação, bem... se vc ja tem dificuldade de arranjar um grupo descente que interprete e tal.. imagina eu que sou bem mais novo...
Bom, no meu grupo basicamente ninguem interpreta, nem ao menos cria uam história... ja tentei conversar e encher o saco deles, ja tentei dar premios pra quem interpretasse e tal, mais aprendi que, se seu grupo não gosta de interpretar, mude de grupo (o que não é possivel no meu caso), ou se acustume a eles

Conan disse:
tais jogos saum uma influencia para o mundo de RPG,
uma má influencia então... :)

acho que um rpg eletronico devia ter como caracteristica minima:
-Um pouco de estrategia e variações
-Uma história (mesmo basica) que progrida
-E que os personagens tenham caracteristicas psicologicas (não nessessariamente todos)

é estranho classificar diablo como um RPG... daria no mesmo que classificar Age of Empires como sendo 8O
 
Gwindor disse:
Sobre a interpretação, bem... se vc ja tem dificuldade de arranjar um grupo descente que interprete e tal.. imagina eu que sou bem mais novo...
Bom, no meu grupo basicamente ninguem interpreta, nem ao menos cria uam história... ja tentei conversar e encher o saco deles, ja tentei dar premios pra quem interpretasse e tal, mais aprendi que, se seu grupo não gosta de interpretar, mude de grupo

Hehe, acredite, isso é normal em grupos de jogadores mais novos, se fosse diferente seria uma exceção. Eu lembro muito bem do meu primeiro grupo e como eu lutava pra tentar faze-los mudar, mas era inutil, o que eles gostavam era de pancadaria pura e mandava quem tinha mais força fisica, preguei inumeras peças mas eles nao mudaram. Como vc disse, eu mudei de grupo, grupo no qual estou até hj(com uma ou outra mudança) onde todos gostamos, mais ou menos, do mesmo estilo de jogo.
 
Gwindor disse:
Conan disse:
tais jogos saum uma influencia para o mundo de RPG,
uma má influencia então... :)

Pode ate ser, mas pelo menos é uma maneira de se antrar no mundo do rpg! pode aparacer 13 pessoas que jogam, mas se 1 for boa ja valeu a pena.
 
Concordo com isso sobre os jogos mas vcs estão errados quanto ao NWN já que existem servers brasileiros de RP (Role-Playing) onde é obrigatória a interpretação o que eu axo bom para os novatos já que muitos se decepcionam com o RPG pq não é uma coisa mto visual, enquanto sua maior virtude está na imaginação :roll:

Ouvindo: Angra - Carry On
 
Concordo com muita coisa que falaram aqui. Porém acho que algumas coisas são mais relevantes para deteriorar a "qualidade" dos jogadores, como por exemplo a estruturação do D&D, a falta de imaginação que quase TODOS os jovens têm hj em dia e a frieza que impera os relacionamentos humanos.

Destes acima mencionados o máis fácil de resolver é a porcaria do método de experiência do D&D. Qualquer mestre com um pouco de feeling consegue resolver isso. (nesse ponto eu prefiro para jogadores iniciantes o storyteller e se possível vampiro, pq é o mais fácil para se começar a entender o q é RPG).

A coisa complica muito quando se pensa na falta de imaginação. Esse sim é um senhor abacaxi. A leitura de livros ajuda muito a melhorar isso, mas esse é um problema de geração. Vou dar o exemplo da minha geração que é a de grande parte de vcs; nós já tinhamos videogames naquela época, mas estes eram tão precários que praticamente tinhamos que imaginar o que estava acontecendo (vcs se lembram do ATARI? Ou dos primeiros Street fighters?). Hj em dia as crianças tem um universo virtual ao seu dispor onde as coisas são até mais perfeitas que a realidade. E mesmo assim nossa geração em termos de imaginação não é tão boa quanto a anterior onde nem existiam estes precários videogames. (isso é constatado pelo que vcs falaram: "...o RPG era levado muito mais a sério"; lógico, esse era o videogame dos kras!?!? Agora como a gente faz p/ explicar p/ um menino de 12 anos de hj que ele precisa imaginar toda a descrição de um mago conjurando uma magia se ele vê isso com muito mais facilidade em um jogo de computador?! Pra ele um mago conjurando uma magia vai ser sempre aquela merda que ele viu no jogo e pronto. E aquela merda de conjuração que ele viu no jogo é sempre a mesma toda vez que o mago do jogo conjura uma magia. E levando isso mais a fundo, o que que sempre muda nesses joguinhos? As armas, os montros, etc... E o que a mulecada quer nas aventuras de RPG de hj?!

A frieza nas relações explica o fato de muitos terem vergonha de interpretar. E o fato de muitas vezes nós como mestres e jogadores não conversarmos com nossos grupos e tentarmos aumentar a qualidade dos nossos amigos.

Só não podemos esquecer que os Hack'n Slash sempre existiram, não vão deixar de existir e tambem têm seu papel mesmo nas mais complexas tramas... ...ou então nenhum meio-orc bárbaro subiria de nível.

Na sociedade há um buraco que aumenta de geração em geração e o RPG só reflete isso.

[]'s
 
O RPG mesmo surgiu a partir de uma outra categoria de games, os chamados WARGAMES e muitos daquela epoca torcem o nariz pro rpg... Realmente é mais uma questão cultural de hoje em dia... o que eu tentei deixar claro é que os jogos ambientados em comum com o rpg não são nescessariamente os responsaveis pela "má" influencia dos novos jogadores, são mais uma consequencia, como o falcon demostrou no seu post do momento cultural pelo qual os jovens vivem hoje em dia... Claro que RPG é muito mais "criativo"( embora isto possa ser estremamente realtivo) do que jogos eletrônicos, mas se fez o mesmo escarceu por exemplo quando surgiu o cinema, com relação ao teatro! Um não deixou de existir em função do outro, embora eu reconheça que se de muito mais importancia ao cinema hoje em dia. Basta nós, que somos de uma geração mais vivida criarmos os meios para incentivar as novas gerações que estão por vir no mundo do RPG, e a melhor maneira que eu conheço e mestrando aventuras fodas, buscando pessoas de fora do meio, as quais vc ache que vai gostar de RPG! Vide o exemplo do meu pai, que jogava quando adolecente e que iniciou seus filhos mais tarde mestrando para eles!
 
Creio q muitos jogadores bons quando elogiados são tomados pelo orgulho.
Conheço uma jogadora assim...geralmente pensam que são os melhores e acabam se tornando maus jogadores...ou estragando o grupo.
Muitos dos jogadores q eu conheço só querem saber de mostrar que são melhores,que seus personagens são os melhores do mundo e que tal sistema é melhor q o outro...tsc... :evil:
Bem,o fato é que existem tbm aqueles que só querem jogar arena...acham que arena é tudo...um dia o cara q eu conheço disse q somos muito bobos de jogar do jeito q jogamos,que o bom é jogar em arena... :x
Meu,acho que se vc quer só brigar ,como se diz no warcraft :"tirar x1" então vá jogar magic ou warcraft... :disgusti:
 
Acho q isso td de ralacionamento de mestres e jogadores ou como ambos se formaram vem do bom senso do mestre ou do jogador... sem bom senso naum tem RPG... td tem q ser medido e certas ações moderadas... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo